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Diálogos e reflexões sobre tecnologias digitais na educação matemática
O livro destina-se a professores de Matemática em formação inicial que buscam entender melhor a temática que envolve o uso da tecnologia no ensino da Matemática e àqueles que aspiram aprofundar reflexões e entendimentos sobre a temática. Sumário: 1 – da zona de conforto à zona de risco 2 – O ensino de matemática e o uso das TIC 3 – Cálculo diferencial e integral e tecnologias digitais 4 – Vale a pena utilizar tecnologias digitais na educação? 5 – A tecnologia touchscreen. 6 – Uma trajetória profissional 7 – Programas 1×1 na Catalunha
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e América Latina
Lançamento – a partir de 11 de outubro Desde la crisis capitalista global de 2008 la neoliberalización de los sistemas educativos sigue avanzando. Por un lado, ha habido una fuerte expansión global de políticas pro-privatización que han transformado las lógicas de actuación de los centros educativos, así como del profesorado, estudiantes y familias. Principalmente, estos avances de la neoliberalización se han desarrollado a través de cuasimercados escolares, mecanismos de rendición de cuentas, políticas de elección de centro, vouchers o cheques escolares, sistemas de incentivos económicos, lógicas de actuación gerencialistas y rankings de escuelas. Por otro lado, también ha habido un mayor avance de otras dinámicas pro-privatización más estructurales que han logrado la proliferación de las escuelas privadas en deterioro de las públicas, y una mayor in uencia de actores políticos privados que están liderando las agendas educativas públicas. Principalmente, estas lógicas estructurales pro-privatización han sido orquestadas por Organismos Internacionales (OCDE, FMI, Banco Mundial), think-tanks, corporaciones empresariales y fundaciones lantrocapitalistas. Con la crisis capitalista global acentuada a raíz de la pandemia global Covid-19 todos estos procesos pro-privatización siguen expandiendo la neoliberalización de los sistemas educativos. Ahora son las redes políticas de gobernanza y las lógicas de actuación capitalista de las corporaciones tecnológicas las que están ocupando los nuevos protagonismos en la privatización educativa. Es necesario seguir analizando aspectos históricos y presentes para vislumbrar la neoliberalización contemporánea en educación. Este es un libro imprescindible para comprender cómo el capitalismo y la neoliberalización en educación avanzan en América Latina. Geo Saura Universidad de Granada, España
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Didática da Matemática e a mobilização de processos cognitivos
Didática da Matemática e a mobilização de processos cognitivos:
reflexões sobre aspectos teórico-metodológicos do ato de ensinar é um livro destinado a professores que ensinam matemática em todos os níveis de escolaridade. Nele há um chamado para pensarmos sobre os diferentes e interconectados aspectos que interferem e influenciam na aprendizagem matemática.
É consenso, em várias obras que se debruçam acerca deste tema,
que estamos didaticamente estagnados no século passado, em grande
parte de nossas instituições. Neste sentido que a autora problematiza
e nos apresenta a perspectiva da Neurociência Cognitiva como
um esforço e alternativa interdisciplinar para pensarmos os desafios
didáticos no contexto do ensino de matemática.
Se de um lado não há milagres a se esperar, do outro, não é possível
ignorar que o campo educacional tem como objeto de seu trabalho
a aprendizagem e esta estrutura-se cognitivamente, sua compreensão
perpassa pela estrutura bio-psico-social que a compõe e implica. É diante do reconhecimento destas dimensões e interseções que a presente obra se apresenta, não para impor determinada perspectiva
do que significa aprender e ensinar matemática, mas como
um esforço de refletir sobre este processo.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Didática da Matemática e Neurociência Cognitiva: Elementos para uma articulação em favor da Aprendizagem Matemática
Esta obra apresenta o resultado da análise de elementos teóricos e metodológicos acerca de fenômenos da aprendizagem oriundos da articulação entre a Teoria Antropológica do Didático (TAD), Níveis de Funcionamento do Conhecimento e da Neurociência Cognitiva. Foi sob a impregnação dessa perspectiva que se fez a opção por buscar na articulação entre os dois quadros teóricos da Didática da Matemática e alguns elementos da Neurociência Cognitiva, a possibilidade de compreender a aprendizagem de funções trigonométricas, mais especificamente, a função seno.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Didática do Cálculo – Epistemologia, ensino e aprendizagem
Este livro foi organizado em três eixos: epistemologia, ensino e aprendizagem. Não se trata de um livro de receitas e sim de material onde cada eixo nos instiga a prosseguir com sua leitura e contribui para estimular discussões entre pares, sejam professores de Cálculo e/ou pesquisadores. Os autores, são professores, pesquisadores, nesta área, de diferentes pontos de nosso país e diferentes referenciais teóricos, ampliando a riqueza desta obra. Os títulos dos seis capítulos que compõem o eixo 1 nos transportam para a evolução do conhecimento em relação ao Cálculo, trazendo contribuições que vão dos Babilônios até Arquimedes; de Galileu e Cavalieri; Newton, Descartes e Leibniz; de Euler em diante. Aborda ainda as aplicações do Cálculo e o Cálculo no contexto da cultura francesa. O eixo 2 aborda questões relativas a alguns obstáculos didáticos que podem contribuir com a evasão ou repetição nas universidades. A leitura desses capítulos nos leva a ponderar como em nossas salas de aula tratamos do desenvolvimento do conceito de variável, do conceito de função, das relações numéricas sob três enfoques: aritmético, algébrico e geométrico. Trazendo reflexões e ajudando a modificar esse quadro de evasão e repetência. O livro apresenta no eixo 3 mobilizações didáticas para a aprendizagem, com focos nos temas do eixo 2
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Didatização Lúdica no Ensino de Química / Ciências – Teorias de Aprendizagem e Outras Interfaces
Com o crescimento vertiginoso de trabalhos científicos utilizando jogos e atividades lúdicas no ensino de química/ ciências, é cada vez mais necessário a proposição de obras que discutam aspectos teóricos e metodológicos para a aplicação do lúdico em sala de aula ou na formação de professores. E isso é mais importante quando consideramos que precisamos sempre de novos trabalhos e novos olhares sobre o lúdico para que a área não se torne endogênica e se definhe com o tempo. Precisamos sempre de renovação, de um horizonte ilimitado, para que sejamos sempre mais compromissados com o lúdico em nossas ações pedagógicos. Com este livro, esperamos que você aprenda mais ainda sobre o lúdico no ensino de química / ciências e que nos ajude a deixar esta área maior ainda, mais plural, lúdica e mais completa, sempre com o pensamento que a aprender pode e deve ser divertido e que por meio da Didatização Lúdica, é possível contribuir com os anseios da Educação Científica, favorecendo espaços para a construção de ideias e ideias inovadores e necessários para o século XXI. Assim, contra parafraseando o Professor Psicoanalista Daniel Stern, este livro é livro, porém o seu fim, não está em si mesmo! Por isso, esta obra traz várias perspectivas de pesquisadores brasileiros que te ajudarão a ampliar o espectro existente na relação intrínseca entre o lúdico e o ensino das ciências naturais APLICAÇÃO: Use sem moderação! Recomendado para professores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da educação. É muito útil também, para todos aqueles que, em algum momento, interessam-se por experiências lúdicas no campo da educação Química / Ciências em geral. Este Livro é leitura complementar para as disciplinas de didática, instrumentação e metodologia de ensino em cursos de graduação em licenciatura e pós-graduação
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Diferentes olhares, múltiplos focos e autoformação continuada de educadores matemáticos – Grupo EMFoco
O Grupo Educação Matemática em Foco – EMFoco – é um grupo de estudos formados por professores de matemática que, em sua maioria, trabalha em escolas públicas. Os autores retratam suas experiências desenvolvidas em formação de professores e em salas de aula de matemática. Em cada capítulo, está presente a voz, o olhar, o pensar dos membros do EMFoco. Professores reflexivos com olhares multifacetados acerca da realidade vivenciada nas salas de aula e que buscam em teóricos, elementos que fundamentem seus discursos e fortaleçam suas ações na prática. O EMFoco é a resistência de quem quer continuar professor da Educação Básica, mas, ao mesmo tempo, não teme novos caminhos e possibilidades. Assim, espera-se que os docentes, especialmente os de Matemática, possam ter contato com uma modalidade de autoformação continuada de professores que possam compartilhar experiências que gerem outros EMFocos, contribuindo desta forma, para a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Dinâmica de Emoções, Sentimentos e Comportamentos
A posição de um planeta a corrente elétrica que percorre um fio a concentração de um acido num tubo de ensaio e a quantidade de predadores num ecossistema são as variavéis de estudos consagrados sobre mecãnica celeste, eletromagnetismo, cinética quimica e cadeias alimentares. Entretanto, mais mais recentemente, tem sido realizados estudos sobre sistemas mentais e sistemas sociais em que as variaveis de interesse são a intensidade do amor pela pessoa amada, a felicidade que se sente no dia a dia a dor durante um luto, o numeros de pessoas viciadas em alcool, em jogos digitais ou em trabalho.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Dirac –
Este livro descreve as contribuições mais significativas do físico teórico Paul Dirac, um dos mais importantes físicos do século passado, ganhador do prêmio Nobel aos 31 anos de idade. Além de detalhar realizações revolucionárias tais como a sugestão da existência da anti-matéria e o novo entendimento do vácuo, o livro também discorre sobre a importância da beleza matemática das leis da natureza e sobre o comportamento social do pesquisador. Os autores informam com profundidade adequada várias sutilezas do trabalho científico e fazem do texto uma leitura leve e agradável. O livro tem importância histórica e aparece no momento oportuno, com grande valor para os apaixonados pela ciência em geral. ( Dionisio Bazeia)
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática
OS AVANÇOS tecnológicos e matemáticos são tão antigos quanto os seres humanos, mas hoje em dia o ensino de matemática se esforça para acompanhar a velocidade das mudanças das tecnologias digitais. Para acompanhar essas mudanças a Educação Matemática precisa investigações contínuas para entender com aproveitar dessas tecnologias que atualmente fornecem ferramentas para a visualização e a comunicação de informações. À medida que o paradigma das atividades online muda do computador, seja desktop ou laptop, para o dispositivo móvel, é necessário que educadores pensem cuidadosamente como essa mudança tecnológica pode afetar potencialmente o aprendizado do estudante. Neste sentido é importante e urgente, este livro pois ele traz elementos novos para a literatura sobre a inserção da nova tecnologia de dispositivos móveis na Educação Básica e no Ensino Superior. Se olharmos as pesquisas em Educação Matemática não apenas no Brasil percebemos que há poucas investigações que focam nos smartphones e tablets, e seus aplicativos e softwares. Assim, essa organização de pesquisas contribui para preencher uma lacuna notável nos estudos em Educação Matemática. Nos nove capítulos – sobre a utilização dos dispositivos móveis – que este livro oferece a literatura em Educação Matemática e as contribuições de pesquisas se manifestam nos diferentes tópicos abordados. As investigações apresentadas variam dos anos inicias ao ensino médio, incluindo o profissionalizante. Estão voltadas para as licenciaturas e a formação matemática de professores. Quanto aos conteúdos exploram desde numeração à geometria e, em termos de processos matemáticos, abordam desde a composição de transformações geométricas até justificativas e argumentações matemáticas. 10 MARCELO ALMEIDA BAIRRAL & MERCEDES CARVALHO SANTOS (ORGS.) Além dessa diversidade de tópicos, níveis e preocupações matemáticas esta obra também fornece considerações teóricas e interdisciplinares. Por exemplo, como os dispositivos móveis proporci
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Diversidade Sociocultura Indígena: novos olhares para a pesquisa, o ensino e a formação de professores que ensinam matemáticas
Tive a honra de ser convidado pelos organizadores deste livro para escrever algumas linhas sobre a obra. A Educação Indígena foi, e ainda é, uma das minhas paixões. Já faz algum tempo que não me dedico ao tema, mas sempre fico atento toda vez que me deparo com ele. Assim, um novo livro tratando da formação dos professores indígenas é sempre uma esperança a mais, para mim. Ver o tema abordado, com tamanha seriedade, respeitando as culturas, valores e crenças dos povos indígenas, é um dos meus sonhos como educador. Somente um indígena pode assumir tal compromisso, pois é ele o melhor conhecedor de sua cultura. E fazer esse trabalho com a Matemática do “não-indígena” é uma tarefa desafiadora, mas necessária. Uma vez um indígena me disse: “o ‘branco’ usa a Matemática como uma ‘arma’, precisamos também ter essa ‘arma’, para podermos lutar de igual para igual com eles”. Essa consciência política, que o indígena me transmitiu, convenceu-me ainda mais a importância que tem para eles possuírem esse bem da humanidade: a Ciência Matemática. O livro que tens em mãos traz várias experiências de como fazer esse processo. Profº Dr Eduardo Sebastiani Ferreira campinas, SP, 2018
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA TEXTOS E CONTEXTOS
Divulgar ciência parece um grande desafio quando figuras públicas desautorizam o pensamento científico. Divulgar ciência parece um desafio quando preferimos dialogar entre pares e não acreditamos que a ciência possa ser para todas as pessoas. Esse livro busca enfrentar tais desafios e, para isso, apresenta um compilado de textos de pesquisadoras e pesquisadores que têm feito de seu fazer científico um ato político. Um ato baseado no entendimento de que o domínio sobre o conhecimento científico, sobre o fazer da ciência e de todas as relações que cercam tal produção humana é um direito de todos e todas. Convidamos você, leitora e leitor, a conhecer os dezessete capítulos que compõe esta obra. Quando pensamos neste projeto tínhamos em mente criar espaços para diferentes vozes e contextos, contemplando a diversidade brasileira e convidando pesquisadores de outros países que há alguns anos se dedicam aos estudos na área. Destacamos ainda, que o projeto emerge da necessidade de problematizar práticas de Divulgação Científica que vem sendo desenvolvidas no contexto escolar. Os textos reunidos neste livro refletem sobre estes aspectos. Os autores destacam a diversidade de meios para se divulgar a Ciência, trazendo experiências de exposições científicas, textos jornalísticos, práticas artísticas, uso de plataformas digitais, por exemplo. Além disso, procuramos trazer uma discussão sobre a relação entre a formação de professores e os espaços museais, pensando as diferentes linguagens e sentidos intrínsecos a estes espaços. Evidencia-se assim, uma diversidade de abordagens e perspectivas que podem oportunizar aos leitores um aprofundamento nas temáticas tratadas. Estamos cientes que neste livro não estão todas as formas de se pensar a divulgação da Ciência, até porque estamos diante de uma temática diversa e complexa, mas consideramos um avanço no sentido de conseguir reunir subsídios em busca de um diálogo e, sobretudo, de uma ampliação sobre o que ve
Ou 3x de R$29,33 s/ juros