As experiências relativas ao vazio de Blaise Pascal

R$55,00

Os volumes temáticos da série “Temas em História da Ciência” complementam o livro História da Ciência para formação de professores. Além de apresentar um episódio histórico, com base em pesquisa no campo da história da ciência, cada volume desta série traz ainda sugestões para o ensino, fornecendo ao professor subsídios para levar a história da ciência para a sala de aula. Voltados a professores de todos os níveis de ensino e a licenciandos, os livros desta série também se propõem a contribuir para divulgar a história da ciência ao público interessado em geral. Escrito por pesquisadores em história da ciência, este livro apresenta a atividade experimental de Pascal tendo por foco de discussão o lugar e o uso das experiências na estrutura argumentativa de seu discurso em filosofia natural, com especial ênfase à prova da existência do vazio

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Ensino de física e de matemática: múltiplos olhares sobre o ensino e a aprendizagem

R$77,00

A leitura da obra provocou de imediato uma reflexão serena sobre como estive posicionada como estudante durante o Ensino Médio e, o mais importante, onde e como me encontro hoje frente à importância do Ensino de Física e de Matemática. Os estudos apresentados criteriosamente nos conduzem a um oportuno comparativo
entre o ensino de Física Clássica e o ensino da Física Moderna Contemporânea, destacando a função da formação continuada de professores para o ensino de Física e de Matemática no Ensino Médio.
O zelo dos autores para com o leitor que não é da área é percebido em cada página através da linguagem palatável que caracteriza todos os conceitos apresentados na obra. Aos docentes é um incentivo para fortalecer a divulgação cientifica e a troca de experiências na educação básica e um convite para somar nessa caminhada pedagógica
pela educação. Aos demais, uma ginástica mental inspiradora que impregna a mente e o coração com aquela alegria suave que uma boa leitura proporciona. A vontade de ensinar e aprender é a tônica desta obra construída por várias mãos.
Profa. Dra. Ana Cléa Gomes de Sousa
Pedagoga do Ins6tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Sobral.
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente exerce a função
de Coordenadora Técnico-Pedagógica no IFCE campus de Sobral.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

ENTRE VIRTUDE E VÍCIOS: Educação, Sociabilidades, cor e ensino de História

R$50,00

Entre virtudes e Vícios reúne cinco ensaios autônomos e complementares e aposta em uma nova história da educação no Brasil. Desconstrói as formulações, representações e imagens negativas que o senso comum construiu e alimentou sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas, porque entende que essas imagens que insistem em permanecer no nosso imaginário reforçam antigos preconceitos que impedem o crescimento igualitário do país, Este livro caminha em direção a uma proposta de educação que comporta o diverso como um valor importante na estruturação de um país menos arrogante, porque tolerante e respeitoso com a diversidade cultural brasileira. Carlos Aldemir Farias

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

METODO DOS MINIMOS QUADRADOS COM FORMALISMO MATRICIAL

R$55,00

O presente livro sistematiza os principais resultados do Método dos Mínimos Quadrados(MMQ) necessários para o uso em Física e outras ciências experimentais. Inicialmente, o texto adota o formalismo não-matricial tradicional, mais familiar para estudantes e profissionais, quando algumas convenções e propriedades gerais são estabelecidas. Em seguida, desenvolve-se um formalismo matricial que, à primeira vista, pode parecer complexo. Entretanto, o leitor logo verificará que ele é simples e fácil de implementar nos sistemas computacionais atualmente acessíveis a estudantes, professores e cientistas experimentais interessados no assunto. O formalismo matricial permite o uso e a determinação das matrizes de covariâncias de uma maneira simples, além de facilitar a resolução de outros problemas relativamente difíceis caso continuássemos adotando o formalismo tradicional, como, por exemplo, a imposição de vínculos entre parâmetros. As expressões adequadas para o cálculo (e a propagação) de matrizes de covariância também ficam simplificadas com o uso do formalismo matricial. As propriedades mais importantes do MMQ são demonstradas ou ilustradas. Os vários exemplos desenvolvidos no texto são bem próximos às situações reais encontradas no dia a dia dos laboratórios.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Mundaka Upanisad: O Conhecimento de Brahman e do Atman

R$55,00

Este livro foi escrito com o propósito de trazer aos leitores da língua portuguesa uma tradução comentada de uma UPANISAD – um importante texto filosófico da Índia. A versão apresentada procura ser fiel ao pensamento indiano clássico. O grande número de citações de outros textos (especialmente as UPANISADs e os VEDAs) nos comentários tem o objetivo de esclarecer o significado de pontos obscuros pela comparação com passagens análogas apresentadas em outras obras. Para a realização da presente obra foram consultadas várias traduções da MUNDAKA-UPANISAD, bem como dos outros textos citados nos comentários. Uma bibliografia sucinta é apresentada ao final do livro. A MUNDAKA-UPANISAD é apresentada neste livro estrofe por estrofe, acompanhada do texto em sânscrito (transliterado, ou seja, utilizando-se um alfabeto semelhante ao romano). Muitas palavras chave do texto são impossíveis de traduzir, por isso foram mantidas no idioma original. Para destacar essas palavras do sânscrito, elas foram grafadas com letras maiúsculas.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Proposições para aguçar os jovens

R$50,00

Compiladas ou escritas por volta do ano 800 por Alcuíno de York (738-804), as 53 Proposições para Aguçar os Jovens são problemas recreativos de aritmética, álgebra, geometria e lógica que vêm há séculos encantando a todos os que apreciam um bom divertimento intelectual. Nesta edição bilíngue, traduzimos e comentamos todas as Proposições deste que é considerado o mais antigo texto de matemática recreativa escrito em latim. Não só alunos, professores e apreciadores de matemática em geral terão o que aprender com este livro, como também pesquisadores e historiadores, que verão aqui muitos dos problemas fundadores de diversas áreas da matemática contemporânea. — Frederico Andries Lopes é Doutor em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro e professor associado do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. É tradutor de textos antigos de matemática escritos principalmente em latim. Já publicou livros sobre linguagens de programação e gramática latina. Mantém o site fredlopes.com.br.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros