- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Ciência em dia: jornadas de divulgação científica. Ciência para a redução das desigualdades
R$55,00Este livro tem como tema o que foi proposto para discussão na Sétima Jornada de Divulgação Científica, a “Ciência para Redução das Desigualdades”. Os textos aqui apresentados denotam o esforço de um grupo de pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com a verdade, com o compromisso moral e científico do Centro de Ciências da UFJF de tornar a Ciência um bem acessível a todas as pessoas. Um grupo que leva a Ciência para as ruas, praças e escolas, empenhado em diminuir as desigualdades de todas as espécies. O primeiro capítulo, “Arduíno Não é só Para Meninos”, apresenta o relato de um minicurso, ministrado durante a 7ª Jornada de Divulgação Científica, que oportunizou o contato de meninas, alunas do Ensino Básico em escolas públicas, com elementos de programação, lógica e o desenvolvimento de pequenos circuitos elétricos, despertando o interesse delas para as carreiras científicas e tecnológicas. O segundo capítulo, “Uso de Softwares de Visualização no Ensino”, continua no contexto das tecnologias, apresentando o relato de uma oficina que combina o uso de novas tecnologias e ferramentas de visualização como recurso auxiliar no ensino e na compreensão da Ciência. Também busca incluir, atrair e incentivar a presença e a participação de meninas, em especial meninas negras, em espaços ocupados majoritariamente por homens. O texto ainda inclui exemplos de mulheres que foram ícones no desenvolvimento do pensamento científico e cultural da humanidade. “Contando Nossas Histórias”, o terceiro capítulo, apresenta uma oficina que traz relatos de trajetórias de vida de mulheres envolvidas em atividades científicas, seja como pesquisadoras, professoras, estudantes de graduação ou de pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento humano (Física, Química, Antropologia, Educação e Engenharias). O quarto capítulo, “Arqueologia da experimentação nas oficinas de Expressões Tecnológicas”, nos leva a passear por atividades que perpassam a experimentação da maté
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Cinema e História da Matemática Entrelaços Possíveis
R$55,00O cinema é uma das escolas da vida e oportuniza a criação de ambientes favoráveis às narrativas históricas sobre nossas raízes socioculturais. Este livro trata das relações didáticas entre Cinema e História da Matemática. Considera que tais relações constituem um ambiente favorável à aprendizagem matemática e ao desenvolvimento da criatividade. Contribui para um exercício cognitivo na produção de ideias plurais sobre História, Educação e Matemática, apoiado na arte cinematográfica. Traz um elenco de filmes disponíveis no mercado que tratam diretamente de personagens e fatos da história da Matemática, bem como das relações metafóricas com esse ramo do conhecimento. O livro apresenta uma nova estética para iluminar a formação de professores de Matemática e sua atuação em sala de aula como uma lente para ampliar nossos horizontes cognitivos.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
O Início da Carreira Docente: Um estudo para o aprofundamento r reflexão dessa fase
R$55,00Eu gostaria muito de ter lido mais sobre o início da docência, antes de entrar como professor em sala de aula, […] Todo esse preâmbulo para dizer o quanto uma obra que trata do início da docência é importante nos tempos atuais […] Mas agora, tempos de ventos chuvosos, que pode vir e guiar, tanto o formador, quanto o formando, na seara do início da docência; tudo isso transmutado na forma de livro, intitulado: O início da carreira docente: um estudo para aprofundamento e reflexão dessa fase […] minha opinião é que o livro é muito bem escrito. De uma professora, que um dia iniciou sua carreira, para outros professores que irão iniciar. E deve ser lido por futuros professores. Mas é primordial que seja lido por formadores. Eis um desafio. Necessário. E nunca é tarde para começar. Pois começo, como eu disse, é uma palavra poética… Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (Professor Titular da UFG Esse livro foi baseado na dissertação de mestrado que se trata de um dos primeiros estudos sobre o início da carreira docente em Química desenvolvida no Brasil, segundo a pesquisa realizada em 2014 na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) por Mírian Xavier em sua tese de doutorado.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCACAO
R$50,00Conviver com a incerteza do conhecimento é um dos desafios propostos por Edgar Morin para aqueles que abraçam o pensamento complexo como horizonte. Este livro proporciona reflexões nessa direção e aposta nas potencialidades criativas e solidárias dos seres humanos para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, mais poética. Trata-se de um desafio a enfrentar com ética e esperança, não apenas pelos educadores nas escolas, mas por todos os cidadãos que acreditamno potencial humano da educação. Em sete capítulos, escritos de forma clara, direta, autônoma e complementar, Izabel Petraglia contempla inquietações recorrentes e convergentes vividas, sentidas e exercitadas em disciplinas ministradas pela autora em cursos de pós-graduação em Educação em diferentes instituições brasileiras. Cabe aos educadores o desafio de imaginar e fazer acontecer novas configurações complexas e transdisciplinares que privilegiem a construção de um conhecimento pertinebte, porque aberto e reponsável, nas escolas e universidades. É esse o apelo deste livro. Carlos Aldemir Farias e Iran Abreu Mendes Coords da Coleção
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
STOMÁKHION DE ARQUIMEDES: POSSIBILIDADES PARA UM ESTUDO DE GEOMETRIA E COMBINATÓRIA
R$55,00A coleção “História da Matemática no Ensino de Matemática”
é formada por oito volumes que se configuram como
uma ampliação dos materiais referentes aos minicursos
apresentados no XV Seminário Nacional de História da Matemática
(SNHM) promovido pela Sociedade Brasileira de História
da Matemática.
Com o objetivo de contribuir para o aumento da literatura
de História da Matemática que pode ser utilizada para o ensino
de Matemática nos diversos níveis de ensino, os volumes dessa
coleção se voltam à apresentação de possibilidades de abordar
temáticas relativas à História da Matemática no ensino na Educação
Básica ou no Ensino Superior.
Nesse volume, os autores apresentam aos leitores o jogo
stomákhion, que é constituído por peças poligonais que, combinadas,
formam diferentes figuras. Mostram, em uma perspectiva
histórica, que este jogo foi tema de uma obra de Arquimedes
e abordam como este estudioso ampliou o propósito
original do jogo. Os autores descrevem a construção geométrica
do stomákhion usando régua e compasso e propõem um intrigante
desafio: de quantas maneiras diferentes é possível combinar
as peças do jogo no formato de um quadrado? Ao longo
da obra, os autores discutem questões relevantes para
professores e professoras de matemática, tais como
as possibilidades de abordar esse problema e
como formulá-lo na linguagem matemática.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros