Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável

R$77,00 R$61,60

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019, “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, permitiu a integração de dois dos maiores espaços de popularização da ciência da Universidade Federal de Juiz de Fora: o Centro de Ciências e o Jardim Botânico. Este último, inaugurado no dia 12 de abril de 2019, em uma área remanescente da Mata Atlântica, apresenta uma concepção de atuação que vai ao encontro da temática da SNCT 2019. Dessa forma, tivemos a oportunidade de realizar, conjuntamente, a 8ª Jornada de Divulgação Científica, com atividades ocorrendo nesses dois importantes equipamentos e atingindo vinte cidades da Zona da Mata de Minas Gerais. Foram convidados professores e estudantes da Educação Básica de escolas dessas cidades, que tiveram o transporte custeado pelos recursos advindos da Chamada CNPq/MCTIC Nº 09/2019, sendo que a grande maioria jamais tinha visitado nenhum dos dois locais, configurando-se assim em uma ação de educação científica e inclusão social. Foram realizadas oficinas com a participação de docentes, técnicos administrativos em educação, discentes de graduação e pessoas de comunidades tradicionais, com ampla relação à Bioeconomia e ao desenvolvimento sustentável, como: Tecnologia Social e Ciência: construção de forno de cupinzeiro; Plantas Alimentícias Não Convencionais no Contexto Multidisciplinar: sociobiodiversidade e educação ambiental; Tingimento Natural: cores da natureza; dentre outras, que contaram com a participação direta dos convidados. Este livro, o sexto volume de nossa série “Ciência em Dia: Jornadas de Divulgação Científica”, reúne os textos referentes às oficinas realizadas, democratizando o conhecimento nelas compartilhado, possibilitando o acesso a toda a sociedade. Eloi Teixeira César Diretor Geral do Centro de Ciências

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Computação 3D conceitos, prática, mercado

R$99,00 R$79,20

Programas de C3D são usados em uma ampla variedade de aplicações. A indústria do cinema usa-os para criar e manipular personagens e objetos, para filmes. A área médica usa-os para criar modelos detalhados de órgãos. A indústria de videogames usa-os para criar jogos. O setor de ciência usa-os para criar modelos altamente detalhados de compostos químicos. O segmento de arquitetura usa-os para criar modelos de edifícios e paisagens. A engenharia usa-os para projetar novos dispositivos, veículos e estruturas,e uma série de outras aplicações. Este livro foi escrito para quem quer se iniciar na C3D ou quem já tem noções mas procura uma base teórica mais forte e estruturada. Ele foi dividido em três partes: 1ª parte: Como 3D vira 2D, isto é, como nosso mundo em 3D entra na tela 2D de um computador. Mostro as noções básicas de fisica e matemática (mas não se preocupe, não tem fórmulas ou equações), somente conceitos. Também detalho os recursos de hardware e software que você precisará e como trabalhar de forma correta. 2ª parte: Como 2D vira 3D, isto é, como fazer que uma imagem em 2D da tela tenha a aparência de três dimensões. Mostro como funcionam os programas; quais são os seus recursos e quais são os tipos de pacotes que você deve conhecer. Em resumo é uma preparação importante para entender o que você está fazendo ao usar um programa de C3D. 3ª parte: Na Prática – Um Designer 3D profissional precisa adquirir bons hábitos de trabalho desde o início. Mostro alguns deles. Em seguida apresento as várias opções no mercado de trabalho, por exemplo, você pode ser um freelancer ou trabalhar para uma empresa. Também dou indicações de como avaliar uma escola, como se especializar e se preparar para procurar um emprego. Espero que você se sinta motivado para seguir carreira na C3D.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Contribuições de um Centro de Ciências para a formação Continuada de Professores

R$82,00 R$65,60

Inaugurado em agosto de 2006, com o objetivo de promover a divulgação e a popularização da Ciência, através de exposições, experimentos de laboratório, jornadas científicas, da interação direta com diversos aparatos pedagógicos, dentre outras atividades , o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora alçou vôos ainda mais altos. Assim, passou a ser tambem de nossa contribuição para a Educação Ciêntifica, o oferecimento de cursos de formação continuada para professores do Ensino Básico, de modo a propiciar-lhes um aparecimento de seu processo formativo em um grande ambiente não-escolar de ensino, iniciamos assim com um primeiro curso no ano de 2007, com o apoio da FAPEMIG, e o sucesso desta primeira turma nos levou a concentrar esforços para que novas propostas formativas pudessem ocorrer. A partir de 2010, com o apoio da CAPES, através do programa Novos Talentos, tivemos a oportunidade de tornar está uma ação permanente do centro de Ciências . Este livro, que agora temos o orgulho de apresentar, é o resultado de um trabalho desenvolvido por muitas mãos, fruto de parcerias que vem sendo estabelecidas e fortalecidas no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora, sem as mãos as quais não teria sido possível desenvolver as ricas experiências aqui relatadas e, tampouco, compartilha-las através deste livro. Seus Autores são professores que dedicam seus esforços á formação continuada e aqui pretendem compartilhar suas experiências. Destaca-se ainda que dois dos relatos produzidos por professoras participantes de um de nossos grupos colaborativos. Temos a crença de que qualquer possibilidade de melhoria da educação brasileira perpassa pela via do desenvolvimento profissional docente, o que implica na defesa de políticas públicas que favoreçam a qualificação e a valorização dos professores.

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

Cultura e Subjetividade

R$88,00 R$70,40

Este livro reúne doze textos e pretende desdobrar-se em novas formas de pensar ciência, educação, cultura e subjetividade. Sua leitura é um convite para a transversalidade, confirmando que o pensamento solicita criação, a alegria própria da ação de escrever, de ler, de pensar, de criar conhecimentos. Cada texto é um signo, um bloco de sensibilidade que pode de algum modo balançar o pensamento, levando-o a girar em outros movimentos. Nesse encontro há um transbordamento de considerações para agenciar forças que podem traçar linhas para as ideias a partir de pontos singulares. Há ressonâncias que acolhem o contraste, mas igualmente abrigam o que difere. Trata-se de destacar um sopro para além de incumbência do espírito de peso.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Didática e Epistemologia da Biologia

R$99,00 R$79,20

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e
docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
Didática e Epistemologia da Biologia é o vigésimo título da
coleção. Apresenta discussões epistemológicas relacionadas ao
conhecimento biológico e as implicações didáticas decorrentes
destes debates, oferecendo uma ferramenta aos pesquisadores
da área, bem como propostas de abordagens para os professores
em exercício. Esta produção compartilha o conhecimento gerado
ao longo das investigações conduzidas no “Grupo de Pesquisa em
Epistemologia da Biologia” (GPEB).

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Educação e Relações Raciais: Conceituação e Historicidade

R$104,00 R$83,20

A diversidade dos objetos de investigação traçados neste livro percorre um longo caminho, que vai desde uma análise da experiência norte-america sobre as ações afirmativas, passa pelo movimento organizado da cultura Hip-Hop no Brasil, deflagra, a partir das narrativas orais, os proesso de educação e memória sobre o que vem a ser quilombola, até chegar ao pertencimento racial e às relações sociais estabelecidos em alguns espaços escolares da região amazônica. As discussões trazidas à tona apontam, sobretudo, para a valorização da identidade negra no sistema educacional brasileiro e para o fortalecimento de uma identidade positiva no tocante à superação da marca racial por meio das políticas de ações afirmativas e marcos regulatórios.

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

Educação em Ciências e Matemática na Amazônia

R$104,00 R$83,20

Educação em Ciências e Matemática na Amazônia: percursos formativos, saberes e práticas é uma obra de singular importância para o campo educacional no seu sentido mais amplo. Isso porque os trabalhos de pesquisa aqui reunidos apresentam estudos que, a partir de temáticas da educação em ciências e matemática, examinam, sob diferentes enfoques epistemológicos, metodológicos e campos empíricos, questões cuja relevância e atualidade são de grande interesse para nós comprometidas com a Educação. Trata-se de uma coletânea que prima por sua excelência acadêmica e que, resguardando essa excelência, tem o grande mérito de ter sido escrita em uma linguagem não hermética. Gelsa Knijnik

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

Sociedade e Ambiente: território, desigualdade e vulnerabilidade

R$104,00 R$83,20

A urbanização é um fenômeno marcante do século XXI e apresenta processos descontínuos e com estruturas diferenciadas de território para território, de cidade para cidade, tornado seus espaços mais suscetíveis a diferentes situações de vulnerabilidades e desigualdades. Este livro apresenta uma coletânea de artigos acadêmico-científicos resultantes de pesquisas que discutem, a partir de enfoques temáticos distintos, perspectivas de análises sobre a realidade socioambiental em contextos urbanos e que refletem sobre as relações, a sociedade e o ambiente.Tais assuntos são tratados sob a ótica das desigualdades sociais e espaciais, da participação política e social, da proteção e do direito urbano e ambiental, das problemáticas socioambientais e das condições de vulnerabilidade sob diversos focos dimensionais.

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

TÓPICOS EM TEORIA QUÂNTICA DOS CAMPOS

R$99,00 R$79,20

Livro publicado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Fisicas – CBPF Sumário: 1- Introdução: os triunfos e limitações da TEORIA quântica dos campos 2- A TEORIA dis campos em espaços curvos 3- O problema da energia divergente do ponto-zero 4- A TEORIA de campos: a temperatura finita 5- A transição de fase fluorescente-superradiante 6- A expansão perturbativa para o acoplamento forte 7- A entropia específica para campos com interação 8- Renormalização perturbativa na presença de estruturas macroscópicas 9- O método de quantização estocástica de Parisi-Wu 10- Quantização estocástica não-markoviana 11- A quatização estocástica em variedades riemannianas 12- Conclusões

Ou 3x de R$33,00 s/ juros