APORTES PARA A ABERTURA DISCIPLINAR A PARTIR DA INCLUSÃO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA

R$65,00

O livro Aportes para Abertura Disciplinar a partir da Inclusão, História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química surge do intento de pesquisadoras e pesquisadores em compartilhar possibilidades em vista a conceber um Ensino de Química mais profuso, incluso e veemente alicerçado. Nessa busca, elegemos textos com eixos na Formação de Professores, trazida aqui pelo advento da interdisciplinaridade, na Inclusão de Surdos e na História e Filosofia da Ciência.
Contamos, por tanto, com a grata participação de colaboradores da UFJF, UFOP, UFF, UFOPA e Universidad del Valle que, através de suas distintas vivências, revelam a sala de aula como ponto de encontro. Cada capítulo, assim, traz um pouco de seus autores, o que reflete suas experiências acadêmicas e profissionais, sejam elas enquanto construtores de classes mais inclusivas ou pesquisadoras em um mundo diverso, ainda que desigual.
Esperamos que este livro, através das possibilidades apresentadas e conforme as especificidades de cada sala de aula, sirva como fonte de inspiração e debates

Ou 3x de R$21,67 s/ juros

Aprendendo a ler o céu – Pequeno guia prático para Astronomia Observacional

R$55,00

Aprenda a procurar os astros no céu noturno. Localize planetas, estrelas, aglomerados estelares e nebulosas. Saiba quando ocorrerão os principais fenômenos astronômicos, tais como as fases da Lua, eclipses, chuvas de meteoros, etc. Construa instrumentos didáticos simples para entender a esfera celeste e seus movimentos. Por meio de atividades práticas, saiba como introduzir conteúdos fundamentais de astronomia observacional no ensino de Ciências, articulando-os com outras disciplinas como Matemática, Geometria, História, Artes, etc. Reconheça as principais constelações e suas joias celestes aprendendo a usar os mapas celestes apresentados nesta publicação. Esta obra representa apenas um modesto esforço no sentido de promover o incentivo ao reconhecimento do céu noturno e o interesse pela Astronomia, uma vez que esta motivadora Ciência contribui para a compreensão da natureza humana, e nos desperta para a responsabilidade e consciência planetária individual, enquanto um ser habitante do único corpo celeste conhecido que pode continuar nos abrigando vivos.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

APRENDENDO NOVAS E EXPLORANDO ANTIGAS CONEXÕES MATEMÁTICAS EDUCACIONAIS

R$50,00

Com o objetivo de oferecer a alunos, professores e futuros professores experiências significativas e prazerosas com a matemática, o livro foi estruturado em quatro partes, nas quais são abordados os seguintes diagramas numéricos: retângulos e quadrados mágicos; cubos, poli cubos, cubo mágico numérico; quadrados bem comportados e faixas harmoniosas. Os diferentes objetos matemáticos analisados neste livro podem fornecer valiosas contribuições para aulas de matemática de diferentes níveis de ensino. Além do aspecto motivador, que faz com que alguns desses objetos estejam presentes em diferentes veículos de comunicação, o estudo orientado de suas características possibilita o estabelecimento de diferentes “conexões matemáticas”, de forma prazerosa e significativa.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ASTROQUÍMICA E ARTE EM PROL DA VALORIZAÇÃO DO ADOLESCENTE

R$0,00

Olá, querido professor!
Este material foi estruturado com base na Aprendizagem de Ciências regida por uma
perspectiva de Educação em Direitos Humanos (EDH). Em relação ao conteúdo científico
trabalhado, este se adéqua às atribuições descritas na Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e, por conseguinte, a sequência didática foi elaborada para ser aplicada no 9º ano do
Ensino Fundamental regular. Nesse sentido, o intuito deste material é promover o aprendizado
de conteúdos relativos à formação química do universo sob o ponto de vista da Educação em
Direitos Humanos. Para esse fim, a sequência didática se baseia na contação de história de um
livro intitulado Estrelas também falam (Apêndice A deste produto educacional, páginas 177 a
231). Trata-se de um livro paradidático, de autoria própria, que articula conceitos das ciências
naturais no ramo da formação química do universo e sua relação com o ser humano enquanto
ser material.
Ao todo, são necessárias oito etapas e, nestas, destacamos o uso de: questionários,
atividades ilustrativas (desenhos) e interpretações textuais como instrumentos avaliativos.
Obs.: Na página 163, encontra-se um breve resumo para te auxiliar na análise dos desenhos.
Ressaltamos que o produto didático aqui descrito foi aplicado numa turma de 9º ano do
Ensino Fundamental regular da rede privada e, assim, fez parte dos requisitos necessários à
obtenção do título de Mestre em Ensino de Física do curso de Mestrado Nacional Profissional
em Ensino de Física (MNPEF), polo 34 do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Embora utilizado no último ano do Ensino
Fundamental, entendemos que este material também tem potencial aplicabilidade no Ensino
Médio regular, haja vista o amplo desenvolvimento de conteúdos ao considerar a
aprendizagem de astroquímica num recorte referente à origem do universo.
Como a EDH está, pouco a pouco, sendo trabalhada nas aulas de Ciências, após muita
pesquisa, fizemos um resumo – de tamanho viável – para que você, professor, faça um melhor
proveito do nosso produto educacional e, assim, contribua para essa disseminação também.
Chamamos o referido resumo de MAP – Material de Apoio ao Professor (Apêndice B deste
produto educacional, páginas 232 a 248). Portanto, antes de você aplicar a sequência didática
na sua sala de aula, recomendamos fortemente a leitura e compreensão do MAP, pois trata-se
de um material compilado para te auxiliar nas possíveis discussões fomentadas durante a
aplicação do produto, bem como para ampliar ainda mais seu campo de conhecimento quanto
à Educação em Direitos Humanos.
Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz
Contato: rayanacruz.ray@gmail.com

Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares

R$60,00

Este livro reúne uma coletânea de artigos sobre aprendizagem significativa. O primeiro deles apresenta, na visão do autor, uma descrição da teoria clássica da aprendizagem significativa tal como proposta por David Ausubel em 1963 e por ele reiterada em 2000. Os demais já foram apresentados em congressos ou publicados em periódicos. Dois deles buscam destacar o papel indispensável da linguagem e da interação social na aprendizagem significativa, particularmente em episódios de ensino. Três outros tratam de instrumentos facilitadores da aprendizagem significativa propostos por Ausubel ou por continuadores do seu trabalho: os organizadores prévios, os mapas conceituais e os diagramas V.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Aprendizagens da docência no Ensino Superior

R$88,00

Diante do desafio de formar professores para o Ensino Superior nas Instituições de Ensino Brasileiras, em especial para a área de Ciências na natureza organizamos este livro à partir de contribuições na forma de resultados pesquisas sobre formação de professores, discussões sobre metodologias e estratégias de ensino, relatos de experiências bem sucedidas e reflexões sobre os sujeitos envolvidos no processo, sempre fundamentadas em ampla revisão bibliográfica. As contribuições abordam diferentes aspectos da docência no Ensino Superior seja identificando e reconhecendo saberes necessários a atuação deste professor, debatendo a urgência na superação da ideia de senso comum de que o conhecimento é suficiente para lecionar e que o ensino possa ser limitado a uma prática conteúdista. Por fim, apresenta a defesa da profissionalização docente neste nível atrelado a uma formação específica como princípios ao combate da desvalorização da docência universitária. Desta forma, conforme destacou o professor Otávio Maldaner no prefácio desta obra ¨Tenho a expetativa de que o presente livro possa motivar mais e muitos outros estudos e que a pesquisa na Docência Universitária se constitua um verdadeiro campo de estudos, algo como já foi realizado no campo da Docência na Educação Básica. Não se trata de alguém pesquisar sobre isso, mas é todo professor universitário, organizado em algum coletivo específico, participar dos estudos¨. Assim, prezada e prezado colega fica o convite para que se junte a nós e a outros tantos pesquisadores que vem enfrentando este desafio.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Aproximações entre matemática, literatura e história

R$44,00

A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra e mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 e os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que podem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, os autores nos proporcionam um momento de re- flexão sobre o papel da literatura enquanto fonte histórica, nos levando a descobrir as potencialidades e/ou as limitações destes para a pesquisa em História da Matemática ou História da Educação Matemática. Como atividades, serão trazidas narrativas elaboradas por Platão, Dom Bosco e Lewis Carroll.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Argumentação no ensino de ciências: construções com a escola

R$0,00

Neste livro são discutidos desafios e possibilidades da implementação da atividade argumentativa em aulas de ciências na Educação Básica, tendo em vista a realidade cotidiana da escola. No campo de Ensino de Ciências, existem diferentes perspectivas de argumentação, mas nesta obra, sem abrir mão do rigor teórico, são apresentadas as articulações, considerando a multiplicidade de olhares, contextos e vivências, que refletem como diferentes perspectivas se entrecruzam no contexto escolar. O livro está organizado em duas partes: na primeira, Possibilidades da argumentação no Ensino de Ciências: aproximações epistemológicas e pedagógicas, estão organizados trabalhos que buscam delinear contribuições e possibilidades da atividade argumentativa para o ensino de ciências, a partir de bases teóricas, resultados de pesquisa de natureza empírica e de revisão de literatura. Na segunda, Caminhos para a argumentação na realidade escolar: construções pedagógicas e metodológicas, estão organizados trabalhos que trazem sequências didáticas focalizando o desenvolvimento da argumentação a partir de diferentes lentes teóricas e metodologias de ensino. Com a publicação desta obra, convidamos leitores e leitoras, em suas diferentes realidades escolares e contextos, a problematizarem e contribuírem para a construção de processos argumentativos na escola.

Aristóteles e o estudo dos seres vivos

R$60,00

Aristóteles é muito conhecido por seus estudos filosóficos e também por suas contribuições científicas. Poucos conhecem e estudam, no entanto, seus trabalhos sobre zoologia. Não se trata de um aspecto marginal ou secundário da obra aristotélica. Das obras do famoso filósofo que foram conservadas, as que tratam dos seres vivos possuem um volume equivalente à soma de todos os seus escritos sobre física e sobre lógica. Ele descreveu e comparou centenas de animais, estudou seus órgãos internos e propôs interpretações teóricas sobre a vida e sobre a fisiologia. Este livro, do historiador da ciência Roberto de Andrade Martins, revela ao público esse aspecto pouco explorado da contribuição de Aristóteles, mostrando por que ele é considerado um dos maiores pesquisadores da zoologia de todos os tempos.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

ARITMÉTICA, A PEDAGOGIA MODERNA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1870-1920 – Vol. 10

R$28,00

20 Anos de SBHMat! A Sociedade Brasileira de Historia da matemática (SBHMat), fundada em 30 de março de 1999, completou 20 anos e as comemorações ocorreram durante a realização do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM). Para a consecução de seus fins, a SBHMat implantou, a partir de 2001, uma série de textos decorrentes dos minicursos apresentados nos seminários, este ano denominada de Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, além de dar maior significado aos minicursos, possibilita acesso a alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação. Os textos publicados no XIII SNHM são independentes e referências sobre as temáticas abordadas no evento, que podem contribuir para o desenvolvimento das áreas História da Matemática e História da Educação Matemática, com enfoques à formação de professores.

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

Arquimedes o mito e sua obra

R$99,00

Neste livro, o leitor encontrará textos sobre a vida do cientista grego, assim como boa parte de sua obra. Arquimedes, o maior gênio da antiguidade, deixou um legado científico que se caracteriza como um dos maiores deixado por um único homem. Seus trabalhos abordam assuntos relacionados à engenharia, mecânica, astronomia, matemática, física, entre outros.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Arquimedes, o Centro de Gravidade e a Lei da Alavanca

R$94,00

Lançamento!! Arquimedes, o Centro de Gravidade e a Lei da Alavanca é um livro que lida com os aspectos fundamentais da física. Descreve os principais eventos na vida de Arquimedes e o conteúdo de suas obras. Discute um grande número de experiências relacionadas com o equilíbrio de corpos suspensos que estão sob a ação gravitacional terrestre. Todas as experiências são descritas com clareza e realizadas com materiais simples, baratos e facilmente acessíveis. Estas experiências levam a uma definição conceitual precisa do centro de gravidade e ilustram procedimentos práticos para encontrá-lo com precisão. São analisadas as condições de equilíbrio estável, neutro e instável. São descritos e explicados muitos brinquedos de equilíbrio. Aspectos históricos relacionados a este conceito são apresentados, juntamente com os valores teóricos do centro de gravidade de diversos corpos obtidos por Arquimedes. O livro também explica como construir e calibrar balanças e alavancas precisas e sensíveis. São realizadas diversas experiências com estes instrumentos até se chegar a uma definição matemática do centro de gravidade e à lei da alavanca, também chamada de primeira lei da mecânica. São descritas diversas consequências desta lei, assim como diferentes demonstrações de como se chegar nela. É feita uma análise detalhada das obras de Euclides e de Arquimedes, assim como uma tradução de duas obras destes autores. Uma ampla bibliografia é incluída no final da obra.

Ou 3x de R$31,33 s/ juros