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APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ASTROQUÍMICA E ARTE EM PROL DA VALORIZAÇÃO DO ADOLESCENTE
R$0,00Olá, querido professor!
Este material foi estruturado com base na Aprendizagem de Ciências regida por uma
perspectiva de Educação em Direitos Humanos (EDH). Em relação ao conteúdo científico
trabalhado, este se adéqua às atribuições descritas na Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e, por conseguinte, a sequência didática foi elaborada para ser aplicada no 9º ano do
Ensino Fundamental regular. Nesse sentido, o intuito deste material é promover o aprendizado
de conteúdos relativos à formação química do universo sob o ponto de vista da Educação em
Direitos Humanos. Para esse fim, a sequência didática se baseia na contação de história de um
livro intitulado Estrelas também falam (Apêndice A deste produto educacional, páginas 177 a
231). Trata-se de um livro paradidático, de autoria própria, que articula conceitos das ciências
naturais no ramo da formação química do universo e sua relação com o ser humano enquanto
ser material.
Ao todo, são necessárias oito etapas e, nestas, destacamos o uso de: questionários,
atividades ilustrativas (desenhos) e interpretações textuais como instrumentos avaliativos.
Obs.: Na página 163, encontra-se um breve resumo para te auxiliar na análise dos desenhos.
Ressaltamos que o produto didático aqui descrito foi aplicado numa turma de 9º ano do
Ensino Fundamental regular da rede privada e, assim, fez parte dos requisitos necessários à
obtenção do título de Mestre em Ensino de Física do curso de Mestrado Nacional Profissional
em Ensino de Física (MNPEF), polo 34 do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Embora utilizado no último ano do Ensino
Fundamental, entendemos que este material também tem potencial aplicabilidade no Ensino
Médio regular, haja vista o amplo desenvolvimento de conteúdos ao considerar a
aprendizagem de astroquímica num recorte referente à origem do universo.
Como a EDH está, pouco a pouco, sendo trabalhada nas aulas de Ciências, após muita
pesquisa, fizemos um resumo – de tamanho viável – para que você, professor, faça um melhor
proveito do nosso produto educacional e, assim, contribua para essa disseminação também.
Chamamos o referido resumo de MAP – Material de Apoio ao Professor (Apêndice B deste
produto educacional, páginas 232 a 248). Portanto, antes de você aplicar a sequência didática
na sua sala de aula, recomendamos fortemente a leitura e compreensão do MAP, pois trata-se
de um material compilado para te auxiliar nas possíveis discussões fomentadas durante a
aplicação do produto, bem como para ampliar ainda mais seu campo de conhecimento quanto
à Educação em Direitos Humanos.
Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz
Contato: rayanacruz.ray@gmail.com
Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares
Este livro reúne uma coletânea de artigos sobre aprendizagem significativa. O primeiro deles apresenta, na visão do autor, uma descrição da teoria clássica da aprendizagem significativa tal como proposta por David Ausubel em 1963 e por ele reiterada em 2000. Os demais já foram apresentados em congressos ou publicados em periódicos. Dois deles buscam destacar o papel indispensável da linguagem e da interação social na aprendizagem significativa, particularmente em episódios de ensino. Três outros tratam de instrumentos facilitadores da aprendizagem significativa propostos por Ausubel ou por continuadores do seu trabalho: os organizadores prévios, os mapas conceituais e os diagramas V.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Aprendizagens da docência no Ensino Superior
Diante do desafio de formar professores para o Ensino Superior nas Instituições de Ensino Brasileiras, em especial para a área de Ciências na natureza organizamos este livro à partir de contribuições na forma de resultados pesquisas sobre formação de professores, discussões sobre metodologias e estratégias de ensino, relatos de experiências bem sucedidas e reflexões sobre os sujeitos envolvidos no processo, sempre fundamentadas em ampla revisão bibliográfica. As contribuições abordam diferentes aspectos da docência no Ensino Superior seja identificando e reconhecendo saberes necessários a atuação deste professor, debatendo a urgência na superação da ideia de senso comum de que o conhecimento é suficiente para lecionar e que o ensino possa ser limitado a uma prática conteúdista. Por fim, apresenta a defesa da profissionalização docente neste nível atrelado a uma formação específica como princípios ao combate da desvalorização da docência universitária. Desta forma, conforme destacou o professor Otávio Maldaner no prefácio desta obra ¨Tenho a expetativa de que o presente livro possa motivar mais e muitos outros estudos e que a pesquisa na Docência Universitária se constitua um verdadeiro campo de estudos, algo como já foi realizado no campo da Docência na Educação Básica. Não se trata de alguém pesquisar sobre isso, mas é todo professor universitário, organizado em algum coletivo específico, participar dos estudos¨. Assim, prezada e prezado colega fica o convite para que se junte a nós e a outros tantos pesquisadores que vem enfrentando este desafio.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Aproximações entre matemática, literatura e história
A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra e mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 e os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que podem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, os autores nos proporcionam um momento de re- flexão sobre o papel da literatura enquanto fonte histórica, nos levando a descobrir as potencialidades e/ou as limitações destes para a pesquisa em História da Matemática ou História da Educação Matemática. Como atividades, serão trazidas narrativas elaboradas por Platão, Dom Bosco e Lewis Carroll.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Argumentação no ensino de ciências: construções com a escola
R$0,00Neste livro são discutidos desafios e possibilidades da implementação da atividade argumentativa em aulas de ciências na Educação Básica, tendo em vista a realidade cotidiana da escola. No campo de Ensino de Ciências, existem diferentes perspectivas de argumentação, mas nesta obra, sem abrir mão do rigor teórico, são apresentadas as articulações, considerando a multiplicidade de olhares, contextos e vivências, que refletem como diferentes perspectivas se entrecruzam no contexto escolar. O livro está organizado em duas partes: na primeira, Possibilidades da argumentação no Ensino de Ciências: aproximações epistemológicas e pedagógicas, estão organizados trabalhos que buscam delinear contribuições e possibilidades da atividade argumentativa para o ensino de ciências, a partir de bases teóricas, resultados de pesquisa de natureza empírica e de revisão de literatura. Na segunda, Caminhos para a argumentação na realidade escolar: construções pedagógicas e metodológicas, estão organizados trabalhos que trazem sequências didáticas focalizando o desenvolvimento da argumentação a partir de diferentes lentes teóricas e metodologias de ensino. Com a publicação desta obra, convidamos leitores e leitoras, em suas diferentes realidades escolares e contextos, a problematizarem e contribuírem para a construção de processos argumentativos na escola.
Aristóteles e o estudo dos seres vivos
Aristóteles é muito conhecido por seus estudos filosóficos e também por suas contribuições científicas. Poucos conhecem e estudam, no entanto, seus trabalhos sobre zoologia. Não se trata de um aspecto marginal ou secundário da obra aristotélica. Das obras do famoso filósofo que foram conservadas, as que tratam dos seres vivos possuem um volume equivalente à soma de todos os seus escritos sobre física e sobre lógica. Ele descreveu e comparou centenas de animais, estudou seus órgãos internos e propôs interpretações teóricas sobre a vida e sobre a fisiologia. Este livro, do historiador da ciência Roberto de Andrade Martins, revela ao público esse aspecto pouco explorado da contribuição de Aristóteles, mostrando por que ele é considerado um dos maiores pesquisadores da zoologia de todos os tempos.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
ARITMÉTICA, A PEDAGOGIA MODERNA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1870-1920 – Vol. 10
20 Anos de SBHMat! A Sociedade Brasileira de Historia da matemática (SBHMat), fundada em 30 de março de 1999, completou 20 anos e as comemorações ocorreram durante a realização do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM). Para a consecução de seus fins, a SBHMat implantou, a partir de 2001, uma série de textos decorrentes dos minicursos apresentados nos seminários, este ano denominada de Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, além de dar maior significado aos minicursos, possibilita acesso a alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação. Os textos publicados no XIII SNHM são independentes e referências sobre as temáticas abordadas no evento, que podem contribuir para o desenvolvimento das áreas História da Matemática e História da Educação Matemática, com enfoques à formação de professores.
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
Arquimedes o mito e sua obra
Neste livro, o leitor encontrará textos sobre a vida do cientista grego, assim como boa parte de sua obra. Arquimedes, o maior gênio da antiguidade, deixou um legado científico que se caracteriza como um dos maiores deixado por um único homem. Seus trabalhos abordam assuntos relacionados à engenharia, mecânica, astronomia, matemática, física, entre outros.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Arquimedes, o Centro de Gravidade e a Lei da Alavanca
Lançamento!! Arquimedes, o Centro de Gravidade e a Lei da Alavanca é um livro que lida com os aspectos fundamentais da física. Descreve os principais eventos na vida de Arquimedes e o conteúdo de suas obras. Discute um grande número de experiências relacionadas com o equilíbrio de corpos suspensos que estão sob a ação gravitacional terrestre. Todas as experiências são descritas com clareza e realizadas com materiais simples, baratos e facilmente acessíveis. Estas experiências levam a uma definição conceitual precisa do centro de gravidade e ilustram procedimentos práticos para encontrá-lo com precisão. São analisadas as condições de equilíbrio estável, neutro e instável. São descritos e explicados muitos brinquedos de equilíbrio. Aspectos históricos relacionados a este conceito são apresentados, juntamente com os valores teóricos do centro de gravidade de diversos corpos obtidos por Arquimedes. O livro também explica como construir e calibrar balanças e alavancas precisas e sensíveis. São realizadas diversas experiências com estes instrumentos até se chegar a uma definição matemática do centro de gravidade e à lei da alavanca, também chamada de primeira lei da mecânica. São descritas diversas consequências desta lei, assim como diferentes demonstrações de como se chegar nela. É feita uma análise detalhada das obras de Euclides e de Arquimedes, assim como uma tradução de duas obras destes autores. Uma ampla bibliografia é incluída no final da obra.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Arte e Revolução: Maximalista
Série Saber & Crítica 2
A relação dialética entre a Arte e a Ideologia sempre foi palco de acirradas discussões. Estaria o feito artístico relacionado ou mesmo compromissado com posturas políticas? Ou a obra de arte goza de certa autonomia dentro de suas especificidades como linguagem artística? Em que medida o artista pode conceber algo que contribua para o desenvolvimento da linguagem artística, ao mesmo tempo em que seu produto artístico revele determinada tendência ideológica regressiva? Conteúdos ideológicos reacionários podem, ainda assim, estar relacionados a feitos artísticos de grande qualidade estética? E quanto ao contrário? Feitos artísticos com conteúdo ideológico progressista ou mesmo revolucionário podem estar condicionados, do ponto de vista das linguagens artísticas, a formulações regressivas e ideologicamente comprometidas com tendências reacionárias? E há também as obras que são revolucionárias na forma e no conteúdo, assim como as que são reacionárias tanto numa coisa quanto na outra! O exercício estético não se aparta do mundo, mas certamente reivindica para si certa autonomia, e assim entenderam o feito artístico os maiores revolucionários: Marx, Engels, Lênin, Trotsky, Rosa Luxemburgo… Para se entender essa intrincada relação entre criação artística e política, é preciso desvendar em que consiste a obra de arte, quais seus condicionantes históricos e como se dão suas possíveis interpretações.
Ou 3x de R$9,00 s/ juros
Artífices do sonho: oitenta anos do curso de Química da UFMG.
Artífices do sonho é uma coletânea que se propõe a realizar um exercício de memória coletiva e ao mesmo tempo prestar um tributo às muitas personalidades que construíram a história do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, que em 2023 comemorou os 80 anos da criação do Curso de Graduação em Química. A história do Departamento de Química é composta de muitas vozes que construíram, ao longo desses 80 anos, um dos melhores cursos da área no país, de qualidade inegável e de relevância para a sociedade, contribuindo para a produção de conhecimento inovador no campo da Química. O livro procura registrar ao longo dessa história os muitos feitos individuais que transbordam para o coletivo, narrando a transcendência de um legado que compõe o tecido institucional diverso e multifacetado. “O que a memória ama fica eterno”, como assinala a poeta mineira Adélia Prado. É nesse sentido que esta coletânea, primorosamente organizada por Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, cumpre sua sina ao registrar na memória individual e coletiva os sonhos de muitos e, ao fazê-lo, inscreve na história institucional uma marca que fica registrada para a próximas gerações. São histórias de vidas, registros de experiências e experimentos, memórias multifárias e diversas, vestígios indeléveis que compõem o traçado institucional. Ao tecer suas memórias, os autores convidados se tornam artesãos da palavra e da memória, registrando os sonhos passados de muitos e, ao mesmo tempo, acalentando os sonhos daqueles ainda estão por vir. Vida longa ao Departamento de Química da UFMG!
Sandra Regina Goulart Almeida
Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
As Cevianas Notáveis do Triângulo: Uma Análise de Livros Didáticos na Perspectiva da história das Disciplinas Escolares (1969-2019)
Direcionado às formações inicial e continuada de professores, bem como aos docentes de Matemática atuantes no Ensino Básico, este texto foi produzido na mesma época em que se observava a inclusão do termo – “ceviana” – em alguns didáticos de Matemática aprovados pelo PNLD – 2020. Inserida em um movimento contemporâneo de pesquisa em Educação Matemática, ” As cevianas notáveis do triângulo: uma análise de livros didáticos na perspectiva da história das disciplinas escolares (1969 – 2019)” promove uma discussão sobre o ensino das cevianas notáveis (altura, mediana e bissetriz interna) do triângulo nas últimas cinco décadas, tendo como alicerce os livros didáticos de Matemática e Desenho Geométrico utilizados no oitavo ano de Ensino Fundamental. Neste sentido, este livro assume um caráter inovador ao apresentar uma pesquisa atual e até então, não explorada no Brasil, uma vez que os materiais direcionados à discussão dos assuntos inerentes às cevianas são restritos, principalmente ao que se refere à não utilização deste termo em sala de aula e a escassez de abordagens históricas relacionadas ao matemático italiano Giovanni Benedetto Ceva (1747-1834) em livros didáticos de Matemática e compêndios de História da Matemática. Autor
Ou 3x de R$22,00 s/ juros