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Como ensinar análise combinatória
A análise combinatória envolve raciocinio importantes e representa campos de imensas potencialidades para resolução de problemas em matemática, mas o pensamento combinatório tem sido apresentado na escola como um formulário. Nesse livro, apresentamos uma proposta de ensino de análise combinatória baseada na Teoria das situações de Guy Brousseau. Dentro da chamada Didática Francesa da Matemática, buscando a ideia de situação didática, uma ferramenta que possibilita compreender de que forma aprendizagem matemática pode ser mais autônoma, envolvendo habilidades investigativas, interpretativas, criticas e criativas. Ligamos esse conceito com as teorias do desenvolvimento de Vygostky, e propomos que situações não didáticas possam ser aproveitadas de forma intencional, por meio da adoção de sequencias didáticas que proporcionem vivências desafiadoras para os alunos.
Ao procurar respostas para perguntas que ele mesmo faz, o aluno assume para si a tarefa de construir seu próprio pensamento combinatório. O professor, sempre com papel fundamental no processo, precisa permitir e provocar o aluno para que ele assuma essa tarefa, desenvolvendo-se autonomamente. Por, isso além de apresentar uma proposta inovadora para o ensino, o presente texto também traz reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Como Não fazer uma tese
Este livro, inicialmente, fora escrito ao candidato em início de sua pesquisa de doutoramento. Após leitura de pareceristas das editoras, concluiu-se que seria também do interesse do orientador. Seus capítulos escrutinam as principais fazes da elaboração de uma tese. Inicia com a escolha do tema de pesquisa e do orientador e avança até a sessão da defesa. Clóvis Ultramari escreve seu livro com quatro grandes características que lhe garantem uma singularidade prazerosa: 1. Serve-se, o tempo todo, de referências a outros autores, garantindo uma riqueza de campos de conhecimento diversos. 2. Resgata de sua memória um brilhante acervo literário para reforçar sua crença na importância da boa escrita. 2. Afasta-se, explicitamente, do modelo de manuais ou diretrizes que se propõem a guiar o candidato passo a passo. 4. Insiste, veementemente, que devemos buscar prazer no trabalho do pesquisador, no do candidato a doutor e na relação entre eles. O estilo que Clóvis Ultramari utiliza é irônico, divertido, algumas vezes, como ele mesmo diz, “cínico”. Com isso, garante que a leitura desse livro não seja mais um “fardo” de compromisso de leitura a fazer, mas sim um passatempo útil.
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Como Não fazer uma tese
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Competência Leitora nas aulas de ciências para o ensino médio
A presente obra resulta da parceria de trabalho entre o Grupo de Pesquisa Llenguatge i ensenyament de les ciències (Linguagem e ensino de Ciências) – LIEC da Universidade Autónoma do Barcelona e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Argumentação e Ensino de Ciências vinculada à linha de Pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O grupo LIEC tem longa experiência na área de Ensino de Ciências e desenvolve pesquisas com vistas a investigar o desenvolvimento de competências comunicativas no âmbito da aprendizagem de Ciências. Interesse comum ao dos pesquisadores da UFRN e uma das motivações para a organização
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
COMPETÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
E m Competências da Sustentabilidade na Atuação Profissional,
a professora-doutora Janaína Dourado constrói pontes de conhecimentos que interligam reflexões sobre sustentabilidade, competências e habilidades neste e para este século, além de formação profissional e mercado de trabalho, ressaltando o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, entidade em que atua, no que se refere a práticas importantes nessa instituição que foram relevantes para compor seus estudos acerca da temática em foco.
Sob essa ótica, nós, leitores, ao atravessarmos as “pontes” edificadas
pela doutora Janaína Dourado quanto a temas que envolvem sustentabilidade, não olhamos mais para o planeta da mesma forma, porque ela nos convida a (re)vermos conceitos sobre nossa atuação dentro e fora das instituições/corporações profissionais, como a consolidar em nós valores imprescindíveis para vivermos em harmonia com o planeta, sem ilhar as pessoas, mas permitindo a elas atravessarem e construírem.
Ou 3x de R$26,67 s/ juros
Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição (capa dura)
O livro problematiza e desconstrói duas ideias há muito consolidadas no campo acadêmico-científico: a concepção de intelectual imputada exclusivamente aos portadores da cultura científica e a consagração do intelectual acadêmico como o único leitor das linguagens fenomênicas do mundo. Aqui a expressão intelectual assume novos contornos e significados, uma vez que comporta também pessoas comuns que se distinguem pelo modo de observar os fenômenos com atenção e criar métodos específicos para conhecê-los, decifrá-los, explicá-los. Aproximar e fazer dialogar essas duas experiências noológicas – simétricas e assimétricas ao mesmo tempo – pode facilitar a expressão de um pensamento complexo que amplia seus horizontes para além da aproximação e religação entre áreas de especialidades da cultura científica. Ampliada em dois capítulos, recontextualizados alguns fragmentos para garantir atualidade, e cuidadosamente revisada, essa segunda edição assume uma natureza inaugural, como inaugurais, fundadoras e originais são as ideias, reflexões e argumentos apresentados pela autora em relação à reorganização porque passam as ciências desde meados do século 20. CARLOS ALDEMIR FARIAS
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição (capa mole)
Durante muito tempo fomos instruídos, no interior de nossa educação formal e escolar, a consolidar duas idéias que este livro procura problematizar e desconstruir. A primeira é a que limita a concepção de intelectual aos portadores da cultura científica e consagra o intelectual acadêmico como um tradutor privilegiado das verdades e concepções do mundo, dos fenômenos. A segunda diz respeito à desclassificação dos saberes da tradição, comumente entendidos como inferiores, sem fundamento, um estágio balbuciante do pensamento. Reconstruir a simbiose das duas faces de um mesmo intelectual é o que se espera da atual reorganização do conhecimento e da cultura. Os métodos, modelos de pensamento e estratégias de que se valem os intelectuais da tradição muito têm a oferecer aos métodos, modelos e estratégias do pensar dos intelectuais acadêmicos. Aproximar essas duas experiências cognitivas – simultaneamente assimétrica, opostas e complementares – pode fazer emergir um pensamento complexo que amplia seus horizontes para além do diálogo entre as especialidades da cultura científica. Por essa razão, esse livro é dirigido a professores, alunos e pesquisadores que investem em uma ciência aberta, complexa e transdisciplinar, independentemente de suas áreas de conhecimento.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Composições na Amazônia ancestralidade, formação de professores e educação em Ciências
Um evento acadêmico é momento de congregar pessoas que compartilham interesses comuns e, o nosso, envolve tudo aqui aquilo que se relaciona ao Ensino de Biologia.
Rumando na contramão da sisudez da academia, prezamos por um evento onde a alegria se fez presente em cada (re)encontro, gesto, olhar, atividade. Os textos reunidos neste livro são testemunho de um encontro leve, produtivo, potente, rico, diverso e, acima de tudo, alegre… Como acreditamos que devem ser todos os encontros que pretendem falar sobre a vida e seu ensino. Celebramos essa oportunidade e compartilhamos aqui uma amostra, ou um “tiquinho” dos movimentos e fluxos que nos moveram no III EREBIO-Norte.
Boa leitura!
Leda Valéria Alves da Silva – SEMED/Belém
Sandra Nazaré Dias Bastos – UFPA/IECOS
9786555635232
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Compton
Apesar do conceito de fóton ter tido origem na explicação de Einstein do espectro de radiação de corpo negro, foi Compton a exibir a evidência experimental que convenceu a maioria da comunidade científica, nos anos 1920, a aceitar a existência do fóton como uma das partículas elementares da natureza. No entanto, a descoberta do chamado efeito Compton não foi ema consequência imediata das hipóteses de Einstein sobre a quantização da luz. A hipótese de que o quantum luz – o fóton – era portador de momentum e energia foi emergido gradativamente ao longo de seus trabalhos sobre o espalhamento de raios X pela matéria. Seus insights não decorreram de qualquer estímulo causado pelo êxito de outros grandes físicos de sua época, se originaram de sua própria expertise em conceber seus experimentos. Em mais um texto que aborda de modo original a biografia dos grandes físicos que erigiram o edifício da Mecânica Quântica, Bassalo & Caruso nos lembram que, seguindo a tradição dos melhores físicos experimentais norte-americanos, Compton dedicou-se com grande profundidade a um número reduzido de tópicos experimentais, Vitor Oguri IF_UERJ
Ou 3x de R$10,33 s/ juros
Computação 3D conceitos, prática, mercado
Programas de C3D são usados em uma ampla variedade de aplicações. A indústria do cinema usa-os para criar e manipular personagens e objetos, para filmes. A área médica usa-os para criar modelos detalhados de órgãos. A indústria de videogames usa-os para criar jogos. O setor de ciência usa-os para criar modelos altamente detalhados de compostos químicos. O segmento de arquitetura usa-os para criar modelos de edifícios e paisagens. A engenharia usa-os para projetar novos dispositivos, veículos e estruturas,e uma série de outras aplicações. Este livro foi escrito para quem quer se iniciar na C3D ou quem já tem noções mas procura uma base teórica mais forte e estruturada. Ele foi dividido em três partes: 1ª parte: Como 3D vira 2D, isto é, como nosso mundo em 3D entra na tela 2D de um computador. Mostro as noções básicas de fisica e matemática (mas não se preocupe, não tem fórmulas ou equações), somente conceitos. Também detalho os recursos de hardware e software que você precisará e como trabalhar de forma correta. 2ª parte: Como 2D vira 3D, isto é, como fazer que uma imagem em 2D da tela tenha a aparência de três dimensões. Mostro como funcionam os programas; quais são os seus recursos e quais são os tipos de pacotes que você deve conhecer. Em resumo é uma preparação importante para entender o que você está fazendo ao usar um programa de C3D. 3ª parte: Na Prática – Um Designer 3D profissional precisa adquirir bons hábitos de trabalho desde o início. Mostro alguns deles. Em seguida apresento as várias opções no mercado de trabalho, por exemplo, você pode ser um freelancer ou trabalhar para uma empresa. Também dou indicações de como avaliar uma escola, como se especializar e se preparar para procurar um emprego. Espero que você se sinta motivado para seguir carreira na C3D.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Computação Natural – uma jornada ilustrada
A computação natural é uma linha de pesquisa inovadora que une a computação e a natureza de várias formas. A natureza, através das redes neurais, sistemas imunológicos, insetos e da teoria da evolução, vem fornecendo inspiração para o desenvolvimento de ferramentas computacionais de solução de problemas; a computação, através de sua capacidade de processar e armazenar informação, vem sendo usada para simular fenômenos naturais; e a natureza também fornece outras matérias primas para computar, como moléculas e elétrons, além do silício. Este livro disserta sobre todos esses temas usando uma linguagem intermediária entre a técnica-científica e a popular, numa jornada destinada aos alunos de graduação e pós-graduação das ciências exatas e biológicas, dentre outras. A jornada tem o objetivo de explicar sucintamente o que é a computação natural, quais conceitos estão envolvidos e em que contextos ela pode ser aplicada. A fonte de referencia básica é o livro ” Fundamentals of Natural Computing: basic concepts, algorithms, and applications” (L. N. de Castro, CRC Press, 2006), a partir do qual a estrutura e muitos exemplos dessa jornada foram retirados. A escrita aqui, entretanto, é mais leve e ilustrada, facilitando o entendimento do que é e para que serve a Computação Natural. Seja bem vindo a essa Jornada!
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Conceitos de Física Quântica vol 1
Este volume é uma introdução bastante suave à Física Quântica, que dá ênfase aos conceitos, às interpretações e às questões filosóficas da teoria. Uma das finalidades do livro é complementar as disciplinas usuais de Mecânica Quântica com abordagem mais intuitiva e menos matemática. Ele pode ser aproveitado mesmo por aqueles que nunca cursaram uma disciplina de Mecânica Quântica, como alunos de Filosofia, Ensino de Ciências, História da Ciência e outras áreas científicas.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros