Coleção Histórias da matemática em estudos e no ensino os 10 volumes

R$250,00

Coleção Histórias da matemática em estudos e no ensino os 10 volumes. NULL

Autor: Cristiane Coppe e Mònica Siqueira – org

Ou 3x de R$83,33 s/ juros

COMMENTARIOLUS – Pequeno Comentário de Nicolau Copérnico sobre suas próprias hipóteses acerca dos movimentos celestes

R$66,00

Commentariolus é a primeira descrição que Copérnico divulgou a respeito de sua revolucionária teoria heliocêntrica, escrito em 1519, esse pequeno texto circulou de forma manuscrita, não tendo sido publicado durante a vida do autor.è um importante documento histórico, que permite estudar a evoluçao e a formação do pensamento astronômico de Copérnico.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Como Dialogar com um Negacionista

R$55,00

Elika é muito mais do que professora e cientista: é uma cidadã implicada na sua realidade. Seus trabalhos científicos são marcados por uma dedicação a diminuir as distâncias entre as Ciências Exatas e as Humanas. Afinal, como afirma, todas as ciências são humanas! Graduada em Física, tem doutorado em Filosofia. Este livro explora fronteiras e encara os desafios epistemológicos que possuímos no Brasil que não conhece o Brasil” porque não se escuta, não sabe dialogar e assim não desenvolveu, ainda, as condições para celebrar sua diversidade como oportunidade para seu desenvolvimento. O trabalho que temos em mãos pode ser compreendido também como parte do esforço da comunidade científica para a popularização da ciência, pois articula os desafios da conquista do diálogo com negacionistas à ampliação dos debates em torno de ciências no plural, capazes de responder aos embates que a sociedade possui. ” – Sueli de Lima

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Como ensinar análise combinatória

R$55,00

A análise combinatória envolve raciocinio importantes e representa campos de imensas potencialidades para resolução de problemas em matemática, mas o pensamento combinatório tem sido apresentado na escola como um formulário. Nesse livro, apresentamos uma proposta de ensino de análise combinatória baseada na Teoria das situações de Guy Brousseau. Dentro da chamada Didática Francesa da Matemática, buscando a ideia de situação didática, uma ferramenta que possibilita compreender de que forma aprendizagem matemática pode ser mais autônoma, envolvendo habilidades investigativas, interpretativas, criticas e criativas. Ligamos esse conceito com as teorias do desenvolvimento de Vygostky, e propomos que situações não didáticas possam ser aproveitadas de forma intencional, por meio da adoção de sequencias didáticas que proporcionem vivências desafiadoras para os alunos.

Ao procurar respostas para perguntas que ele mesmo faz, o aluno assume para si a tarefa de construir seu próprio pensamento combinatório. O professor, sempre com papel fundamental no processo, precisa permitir e provocar o aluno para que ele assuma essa tarefa, desenvolvendo-se autonomamente. Por, isso além de apresentar uma proposta inovadora para o ensino, o presente texto também traz reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Como Não fazer uma tese

R$55,00

Este livro, inicialmente, fora escrito ao candidato em início de sua pesquisa de doutoramento. Após leitura de pareceristas das editoras, concluiu-se que seria também do interesse do orientador. Seus capítulos escrutinam as principais fazes da elaboração de uma tese. Inicia com a escolha do tema de pesquisa e do orientador e avança até a sessão da defesa. Clóvis Ultramari escreve seu livro com quatro grandes características que lhe garantem uma singularidade prazerosa: 1. Serve-se, o tempo todo, de referências a outros autores, garantindo uma riqueza de campos de conhecimento diversos. 2. Resgata de sua memória um brilhante acervo literário para reforçar sua crença na importância da boa escrita. 2. Afasta-se, explicitamente, do modelo de manuais ou diretrizes que se propõem a guiar o candidato passo a passo. 4. Insiste, veementemente, que devemos buscar prazer no trabalho do pesquisador, no do candidato a doutor e na relação entre eles. O estilo que Clóvis Ultramari utiliza é irônico, divertido, algumas vezes, como ele mesmo diz, “cínico”. Com isso, garante que a leitura desse livro não seja mais um “fardo” de compromisso de leitura a fazer, mas sim um passatempo útil.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Como Não fazer uma tese

R$55,00

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Competência Leitora nas aulas de ciências para o ensino médio

R$66,00

A presente obra resulta da parceria de trabalho entre o Grupo de Pesquisa Llenguatge i ensenyament de les ciències (Linguagem e ensino de Ciências) – LIEC da Universidade Autónoma do Barcelona e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Argumentação e Ensino de Ciências vinculada à linha de Pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O grupo LIEC tem longa experiência na área de Ensino de Ciências e desenvolve pesquisas com vistas a investigar o desenvolvimento de competências comunicativas no âmbito da aprendizagem de Ciências. Interesse comum ao dos pesquisadores da UFRN e uma das motivações para a organização

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

COMPETÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

R$80,00

E m Competências da Sustentabilidade na Atuação Profissional,
a professora-doutora Janaína Dourado constrói pontes de conhecimentos que interligam reflexões sobre sustentabilidade, competências e habilidades neste e para este século, além de formação profissional e mercado de trabalho, ressaltando o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, entidade em que atua, no que se refere a práticas importantes nessa instituição que foram relevantes para compor seus estudos acerca da temática em foco.
Sob essa ótica, nós, leitores, ao atravessarmos as “pontes” edificadas
pela doutora Janaína Dourado quanto a temas que envolvem sustentabilidade, não olhamos mais para o planeta da mesma forma, porque ela nos convida a (re)vermos conceitos sobre nossa atuação dentro e fora das instituições/corporações profissionais, como a consolidar em nós valores imprescindíveis para vivermos em harmonia com o planeta, sem ilhar as pessoas, mas permitindo a elas atravessarem e construírem.

Ou 3x de R$26,67 s/ juros

Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição (capa dura)

R$82,00

O livro problematiza e desconstrói duas ideias há muito consolidadas no campo acadêmico-científico: a concepção de intelectual imputada exclusivamente aos portadores da cultura científica e a consagração do intelectual acadêmico como o único leitor das linguagens fenomênicas do mundo. Aqui a expressão intelectual assume novos contornos e significados, uma vez que comporta também pessoas comuns que se distinguem pelo modo de observar os fenômenos com atenção e criar métodos específicos para conhecê-los, decifrá-los, explicá-los. Aproximar e fazer dialogar essas duas experiências noológicas – simétricas e assimétricas ao mesmo tempo – pode facilitar a expressão de um pensamento complexo que amplia seus horizontes para além da aproximação e religação entre áreas de especialidades da cultura científica. Ampliada em dois capítulos, recontextualizados alguns fragmentos para garantir atualidade, e cuidadosamente revisada, essa segunda edição assume uma natureza inaugural, como inaugurais, fundadoras e originais são as ideias, reflexões e argumentos apresentados pela autora em relação à reorganização porque passam as ciências desde meados do século 20. CARLOS ALDEMIR FARIAS

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição (capa mole)

R$44,00

Durante muito tempo fomos instruídos, no interior de nossa educação formal e escolar, a consolidar duas idéias que este livro procura problematizar e desconstruir. A primeira é a que limita a concepção de intelectual aos portadores da cultura científica e consagra o intelectual acadêmico como um tradutor privilegiado das verdades e concepções do mundo, dos fenômenos. A segunda diz respeito à desclassificação dos saberes da tradição, comumente entendidos como inferiores, sem fundamento, um estágio balbuciante do pensamento. Reconstruir a simbiose das duas faces de um mesmo intelectual é o que se espera da atual reorganização do conhecimento e da cultura. Os métodos, modelos de pensamento e estratégias de que se valem os intelectuais da tradição muito têm a oferecer aos métodos, modelos e estratégias do pensar dos intelectuais acadêmicos. Aproximar essas duas experiências cognitivas – simultaneamente assimétrica, opostas e complementares – pode fazer emergir um pensamento complexo que amplia seus horizontes para além do diálogo entre as especialidades da cultura científica. Por essa razão, esse livro é dirigido a professores, alunos e pesquisadores que investem em uma ciência aberta, complexa e transdisciplinar, independentemente de suas áreas de conhecimento.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Composições na Amazônia ancestralidade, formação de professores e educação em Ciências

R$60,00

Um evento acadêmico é momento de congregar pessoas que compartilham interesses comuns e, o nosso, envolve tudo aqui aquilo que se relaciona ao Ensino de Biologia.
Rumando na contramão da sisudez da academia, prezamos por um evento onde a alegria se fez presente em cada (re)encontro, gesto, olhar, atividade. Os textos reunidos neste livro são testemunho de um encontro leve, produtivo, potente, rico, diverso e, acima de tudo, alegre… Como acreditamos que devem ser todos os encontros que pretendem falar sobre a vida e seu ensino. Celebramos essa oportunidade e compartilhamos aqui uma amostra, ou um “tiquinho” dos movimentos e fluxos que nos moveram no III EREBIO-Norte.

Boa leitura!

Leda Valéria Alves da Silva – SEMED/Belém

Sandra Nazaré Dias Bastos – UFPA/IECOS

9786555635232

 

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Compton

R$31,00

Apesar do conceito de fóton ter tido origem na explicação de Einstein do espectro de radiação de corpo negro, foi Compton a exibir a evidência experimental que convenceu a maioria da comunidade científica, nos anos 1920, a aceitar a existência do fóton como uma das partículas elementares da natureza. No entanto, a descoberta do chamado efeito Compton não foi ema consequência imediata das hipóteses de Einstein sobre a quantização da luz. A hipótese de que o quantum luz – o fóton – era portador de momentum e energia foi emergido gradativamente ao longo de seus trabalhos sobre o espalhamento de raios X pela matéria. Seus insights não decorreram de qualquer estímulo causado pelo êxito de outros grandes físicos de sua época, se originaram de sua própria expertise em conceber seus experimentos. Em mais um texto que aborda de modo original a biografia dos grandes físicos que erigiram o edifício da Mecânica Quântica, Bassalo & Caruso nos lembram que, seguindo a tradição dos melhores físicos experimentais norte-americanos, Compton dedicou-se com grande profundidade a um número reduzido de tópicos experimentais, Vitor Oguri IF_UERJ

Ou 3x de R$10,33 s/ juros