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A Construção da Estrutura Conceitual da Física Classica
A Construção da Estrutura Conceitual da Física Clássica é o resultado da compilação de notas de aula escritas para meus cursos de história da física da Universidade de Brasília. trata-se de um texto compacto de denso, mas direto. Procurei selecionar temas que permitissem narrar o processo de ascensão e de queda da chamada visão de mundo mecanicista, cujos marcos históricos inicial e final são, respectivamente, a Revolução Científica do século XVII e o advento da relatividade especial e da física quântica, ao final do século XIX. Há, neste texto, duas preocupações básicas. a primeira, a de que fosse perpassado por e interpretado à luz de alguns conceitos básicos da filosofia da ciência. A meu ver, esse é o único modo significativo de narrar a sua história. Em segundo lugar, a de que ele consista em uma narrativa que possua um fio condutor ininterrupto e que seja capaz de dar sentido e unidade ao conjunto dos episódios narrados. Embora seja falso que a história da ciência seja um processo de acumulação contínua, dirigido para fins pré-determinados, é verdade que nenhum período histórico ignora o seu próprio passado. A história da ciência possui uma racionalidade e, desse ponto de vista, não é, jamais, um eterno reconstruir-se a partir do nada.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
A construção do conceito de área a partir de atividades fundamentais na história da matemática
Este Livro mostra aos professores do Ensino Fundamental, por meio de dessenvolvimento de atividades, como a história da matemática nos permite tomar decisão pedagógica para favorecer ao aluno na construção e significação do conceito de área e sua medida, e na compreensão de que os conhecimentos não são prontos, mas construidos em processo que envolve tempo, conhecimentos, contextos e pessoas.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
A Construção do Discurso Antijesuítico na Amazônia Portuguesa( 1705-1759)
O antijesuitismo é um movimento histórico considerado tão antigo quanto a própria Companhia de Jesus, uma vez que praticamente nasceu com a Ordem. Neste livro estudamos o discurso antijesuítico amazônico construído durante a primeira metade do século XVIII por um dos mais acérrimos inimigos que os jesuítas conheceram, Paulo da Silva Nunes. Esse agente autointitulava-se Procurador dos Povos do Maranhão e empreendeu uma campanha contra os jesuítas na colônia por mais de dezesseis anos e, na Corte, entre os anos de 1724 e 1742, escrevendo documentos em que não apenas elencava denúncias contra a Companhia de Jesus mas apresentava um projeto político para impedir a total “ruína do Maranhão”. No entanto, não compreendemos esse movimento como um fenômeno local, mas como parte integrante e importante de um movimento global, uma vez que defendemos a tese de que o antijesuitismo cunhado na primeira metade do século XVIII na Amazônia colonial por Paulo da Silva Nunes influenciou de maneira determinante as ações, políticas e discursos antijesuíticos dacampanha empreendida por Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, na Corte, na Europa e na colônia durante a segunda metade daquele mesmo século, culminando na expulsão da Ordem de todas as terras da Coroa portuguesa em 1759 e na sua extinção total em 1773.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
A Convenção dos Algarismos
Este livro é uma narrativa romanceada do que acontece numa convenção dos algarismos inusitada reunindo os algarismos indoarábicos, onde acontece de tudo, intrigas, ciúmes e vaidades que vão surgindo em meio a uma disputa frenética para chegar à resposta: qual o algarismo que está acima de todos os outros? Durante a disputa os algarismos nos trazem fatos descobertos de matemáticos famosos. Assim ficamos conhecendo melhor Carl Friederich Gauss, O Príncipe dos Matemáticos, cuja história nos remete a uma escola do interior da Alemanha dirigida sob rígidos princípios medievais. Um desfile de curiosidades numéricas e de marcos da História da Matemática entram nesse envolvente romance “A Convenção do Algarismos” , é um thriller que, no final, proporciona ao leitor um novo entendimento da realidade e da trajetória do pensamento humano. Índice: 1 – Os Conferencistas 2 – A Ideia 3 – Os Preparativos 4 – A Abertura 5 – AS Primeiras Palestras 6 – A História do Corvo 7 – Os Números Perfeitos 8 – O Interlúdio 9 – A Surpreendente Palestra 10 – O Erro do 7 11 – A Hora e a Vez do 9 12 – As Últimas Palestras 13 – O Veredicto 14 – Epílogo Apêndice: O problema das 7 pontes A Matemátics do Babiolônios A regra de divisibilidade por 3 Os triângulos Pitagóricos Os Triângulos de Herão Os Números Primos O Problema do Papiro de Rhind A Regra dos Noves-Fora Regras de divisibilidade por 7 Os Quadrados Mágigos A Teoria de Grupos O Monstro A Medalha Fields A mais recente descoberta
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
A Cosmologia na Sala de Aula
Este livro é destinado principalmente aos professores de Ciências que queriam introduzir a história do nosso Universo nas suas aulas. Justificando a perspectiva racionalista greco-romana-judaica-cristã que tratamos no primeiro Capítulo, passamos revista à construção da Cosmologia contemporânea com um mínimo de complexidade matemática. Várias atividades foram propostas para desenvolver junto aos alunos e oferecer para eles um panorama bastante completo dos assuntos essenciais. O material também será de interesse do público em geral que possua uma formação mínima em Ciências.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
A criatividade como destino – Transdisciplinaridade, cultura e educação
Neste livro estão reunidos dez ensaios que formam um mosaico cognitivo que inclui escritos sobre criatividade, pensamento racional, pensamento simbólico, Educação Matemática, Etnomatemática e uma antropologia fundamental cuja base é essencialmente universalista. O vigor de suas idéias é extremamente relevante para educadores, estudantes de graduação e pós-graduação em Matemática, Física, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Cìências da cognição, estudos literários.
Ou 3x de R$28,33 s/ juros
A cultura da física: contribuições em homenagem a Amelia Imperio Hamburger
Este Livro é uma reimpressão da primeira edição do livro impresso em 2001 em comemoração aos 65 anos da professora e pesquisadora Amelia Imperio Hamburger. Amelia foi aluna, pesquisadora e depois docente do Departamento de Física da Antiga Faculdade de Fílosofia, Ciências e letras da Universidade de São Paulo, absorvendo o espirito critico, a abrangência de interesses e a generosidade dos fundadores da Física contemporânea no Brasil . O livro é recheado de artigos de grandes ciêntistas brasileiros que tiveram participação especial de toda a vida profissional da Amélia. É um livro com enorme valor histórico.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
A descoberta do Teorema de Pitágoras
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Ou 3x de R$14,67 s/ juros
A Diversidade de Culturas e Gêneros no Ensino Infantil e de Jovens Adultos
Este volume faz parte de uma coleção de 6 (seis) livros que apresentam alguns dos trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Ciência e Tecnologia, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) para professores da Secretaria Municipal de Educação de Santo André – SP, durante os anos de 2015 a 2017. Os livros foram formatados pela reunião de trabalhos relacionados à uma mesma temática, tais como o Ensino Infantil, o Ensino de Jovens e Adultos, o Currículo Escolar, a Neurociência, questões de Gênero e de novas Tecnologias para a educação. Os trabalhos elaborados refletem como os alunos, que são “professores-alunos”, aplicaram os conceitos apreendidos ao longo do curso em suas experiências diárias em sala de aula. Também, refletem como conteúdos discutidos ao longo do curso se relacionam com o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação de Santo André – SP na época da oferta do curso.
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
A diversidade em discussão: inclusão, ações afirmativas, formação e práticas docentes
Discutir sobre diversidade no Brasil não se constitui uma tarefa fácil. Nos Últimos Quinze anos, em razão dos avanços das politicas públicas no tocante a inclusão, tanto na educação básica quanto no ensino superior, essas alcançaram níveis jamais vistos, em relação a formação inicial e continuada e, sobretudo, frente a problematização das práticas docentes. Nesse cenário atual diante de ataques a democracia e o recrudescimento de tais políticas encontram-se em risco e, por consequência, as conquistas e os avanços relacionados ás ações havidas em âmbito nacional também. Reflexões , debates de toda natureza, produções cientificas e circunstanciadas são relevantes para que mantenhamos essa temática em pauta, ainda que , o futuro apresente grandes desafios. Esta coletânea apresenta seis grandes desafios. Esta coletânea apresenta seis capítulos produzidos doze autores pertencentes a quatro universidades brasileiras, a partir da finalização do curso de especialização em Relações Étnicos-raciais para o ensino Fundamental , financiado pelo Ministério da Educação/UNIAFRO, promovido pelo Núcleo Gera, da UFPA.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
A Doença do Neoliberalismo: O falso dilema entre saúde e economia na pandemia do novo coronavírus
O Brasil enfrenta a pior crise de sua história como nação. A crise política provocada pelo golpe de 2016 engendrou uma gravíssima crise econômica, que terminou sendo turbinada pela pandemia da COVID-19. Muitos economistas tratam a economia como uma dimensão isolada da sociedade. Os mercados possuem prioridade e privilégios exorbitantes. Mesmo às custas da propagação da miséria e da fome. É o bem-estar da economia acima do bem-estar da população. Situação emblematicamente simbolizada pelo dilema entre vidas e economia. Porém, nem todos os os economistas comungam deste culto fúnebre. Nos primeiros dias da pandemia, alguns professores do departamento de ciências econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro propuseram um conjunto medidas econômicas que aliviasse os efeitos da pandemia. Buscava-se um caminho contrário aquele do tenebroso dilema mencionado acima. Retomava-se uma tradição humanista da economia na qual ela deve servir ao bem-estar da população, e não o contrário. Enquanto o negacionismo econômico neoliberal que sustentava tal dilema se negava a promover políticas de combate à crise , o grupo de economistas pela vida foi crescendo. Foi se ampliando o debate, a troco de ideias e as iniciativas. Este livro é fruto deste processo. Uma obra produzida no calor do momento que busca resgatar os princípios de uma economia popular. Relembrando um tradição de grandes economistas brasileiros que buscavam construir um país mais justo. Parafraseando talvez o maior deles, a construção interrompida precisa ser retomada. Será tarefa de todos nós. Esperamos que essa obra seja uma pequena contribuição nesta direção. Viva o povo Brasileiro.
Ou 3x de R$26,67 s/ juros
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES
O presente livro traz o ensino de Ciências em consonância com
a Educação Ambiental como elemento chave para abrir portas para diálogos inter-multi e transdisciplinares, assim como, para a produção de sentidos na escola. Juntos, contribuem para que esse espaço formal exerça seu papel como agente de trans-formação da realidade. Ao saborear cada página, perceba que a Educação Ambiental não é um apêndice curricular, ela é um processo de permanente aprendizagem que carrega uma inegável força em termos filosóficos, epistemológicos e metodológicos no ensino de Ciências.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros