Cirurgia Vascular de forma prática e para concurso

R$187,00 R$149,60

O livro Cirurgia Vascular de forma prática e para concursos apresenta 21 temas que são abordados de maneira objetiva e com linguagem de fácil compreensão. Com foco principal no estudantes de medicina e residentes de cirurgia vascular, foram colocadas questões específicas e com gabarito comentado, ao final de cada capítulo. O livro possui ainda dezenas de fotografias, ilustrações e imagens que enriquecem o texto e auxiliam no entendimento dos assuntos.

Ou 3x de R$62,33 s/ juros

Classical Statistical Mechanics

R$44,00 R$35,20

Esse livro foi o livro texto do curso que Leon Rosenfeld ministrou no CBPF em 1953. Um texto clássico e inédito. Sumário: Statistical thermodynamics Classical Statistics The Ergodic Theorem Statistics of closed systems Statistics of open systems

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Clube de ciências da UFPA: aprendizagens entrelaçadas de docência e iniciação científica

R$88,00 R$70,40

Esta é uma obra coletiva, cujos artigos são recortes de pesquisas realizadas sobre ou no Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), comemorativa aos 40 anos de existência do CCIUFPA. Ela só se tornou possível porque, em 1979, o saudoso Professor Dr. João Paulo do Vale Mendes, então Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, acreditou na jovem professora recém-chegada à Instituição, a professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves, e em seus propósitos de inovação na formação de professores de Ciências e Matemática. Sim, ele acreditou, apoiou e apostou no trabalho. Profissional de visão futurista, ele compreendeu que renovar a formação de professores no interior da UFPA, por meio de práticas de investigação, promoveria a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. O apoio foi enorme! Até compôs a equipe interdisciplinar do CCIUFPA no início dos anos de 1980. Desejamos que o leitor tenha muito proveito com a leitura dos diferentes artigos. Nossa expectativa é contribuir para que novas oportunidades de formação de professores e de iniciação científica sejam criadas, de modo a promover a construção de cidadãos alfabetizados cientificamente, comprometidos com transformações positivas de si e do meio socioambiental e cultural em que vivem. Nos diferentes artigos, evidenciam-se entrelaçamentos de aprendizagens, quer da docência para a iniciação cientifica, quer da iniciação científica, em si, tanto em termos teóricos, quanto de práticas coletivas que orientam e fundamentam a formação de professores para o exercício do Ensino de Ciências e Matemáticas voltado para o desenvolvimento da iniciação científica de estudantes da Educação Básica, por meio da pesquisa em aula. São abordagens de pesquisa narrativa e pesquisa-formação, que encaminham a formação do cidadão crítico, ao perceber, investigar e analisar problemas de seu entorno, buscando respostas para perguntas investigativas, por meio do trabalho coletivo e estudos teórico-práticos. Nossos agradecim

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

CODOCÊNCIA E SURDEZ: ENCONTROS E DIÁLOGOS

R$99,00 R$79,20

QUE é uma Cantata? Um tipo de composição vocal para uma ou mais vozes com acompanhamento instrumental que contém mais de um movimento e cujo texto não é um fato dramático e sim lírico, descrevendo uma situação psicológica (adaptado da Wikipedia). Ao ler o livro que você tem agora em suas mãos, e como me foi solicitado pelo Prof. Eleandro escrever o prefácio, não pensei em outra palavra para título. A palavra brotou em minha mente, depois de um conjunto de reflexões sobre como deveria escrever este prefácio. Veio como uma associação inconsciente. Por quê? Porque o livro baseia-se em uma estrutura musical que tem prelúdio, interlúdio e poslúdio. O título deste prefácio precisa ser significado, lembrando que aflorou e mexeu comigo, antes mesmo de eu procurar saber exatamente o seu significado. Caiu como uma luva! Então vamos lá. Este livro é uma composição. Não vocal, está certo, mas textual. E não é composto por uma única voz, mas por várias vozes de professores ou outros profissionais da Educação, como o Tradutor Intérprete de Língua de Sinais/Portuguesa – TILSP, interessados e preocupados em melhorar a qualidade do ensino brasileiro. As diferentes vozes se aplicam aqui, mais ainda, pois temos autores que militam em diferentes áreas do conhecimento, tanto nas Ciências Humanas, quanto nas Sociais e nas Exatas: Química, Matemática, Ciências, Artes (capítulo 5, em musicalidade de surdos e capítulo 13, em artes cênicas), tecnologia, e outras áreas que envolvem interdisciplinaridade, como descrito no capítulo 9, que versa sobre Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – TEC NEP, nos Institutos Federais de Ensino. A cantata tem um lirismo porque lida com alguma sorte de situação psicológica. Neste livro existe uma harmonia nas vozes dos autores que os aglutina em torno de um mesmo tema: a codocência. Diferentes situações psicológicas estão contempladas neste livro, com o diálogo envolvendo uma diversidade de seres humanos e profissionais. No capítulo 8, por exemplo, a fmília do educando surdo está em destaque, assim como a professora da sala de recursos, em interação buscando a parceria.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Cognição Matemática: História, Antropologia e Epistemologia –

R$121,00 R$96,80

Sumário: Apresentação……………………………………………………………. 07 1. Antes que as outras incógnitas fossem inventadas: investigações didáticas acerca dos métodos e problemas da álgebra italiana medieval……………………………………………………………………….. 19 2. A invenção de uma ideia matemática: a segunda incógnita em álgebra…………………………………………………………………………………63 3. Sobre Psicologia, Epistemologia Histórica e o Ensino da Matemática: Rumo a uma história sociocultural da Matemática………………… 95 4. Equações do segundo grau em sala de aula: uma abordagem babilônica………………………………………………………………………. 129 5. A origem histórica do pensamento algébrico………………………… 153 6. Sobre os limites epistemológicos da linguagem: conhecimento matemático e prática social durante a Renascença…………………….. 201 7. As condições epistelomológico-culturais da emergência do simbolismo algébrico ………………………………………………………………. 249 8. Cultura, conhecimento e o self: matemática e a formação de novas sensibilidades sociais no Renascimento e Islão Medieval……….. 285 9. Cultura e cognição: Por uma antropologia do pensamento matemático…………………………………………. 335 10. As éticas de ser e conhecer: rumo a uma teoria cultural da aprendizagem………………………………………………….. 399 Sobre o Autor……………………………………………………………….. 439

Ou 3x de R$40,33 s/ juros

Como Dialogar com um Negacionista

R$55,00 R$44,00

Elika é muito mais do que professora e cientista: é uma cidadã implicada na sua realidade. Seus trabalhos científicos são marcados por uma dedicação a diminuir as distâncias entre as Ciências Exatas e as Humanas. Afinal, como afirma, todas as ciências são humanas! Graduada em Física, tem doutorado em Filosofia. Este livro explora fronteiras e encara os desafios epistemológicos que possuímos no Brasil que não conhece o Brasil” porque não se escuta, não sabe dialogar e assim não desenvolveu, ainda, as condições para celebrar sua diversidade como oportunidade para seu desenvolvimento. O trabalho que temos em mãos pode ser compreendido também como parte do esforço da comunidade científica para a popularização da ciência, pois articula os desafios da conquista do diálogo com negacionistas à ampliação dos debates em torno de ciências no plural, capazes de responder aos embates que a sociedade possui. ” – Sueli de Lima

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Como ensinar análise combinatória

R$55,00 R$44,00

A análise combinatória envolve raciocinio importantes e representa campos de imensas potencialidades para resolução de problemas em matemática, mas o pensamento combinatório tem sido apresentado na escola como um formulário. Nesse livro, apresentamos uma proposta de ensino de análise combinatória baseada na Teoria das situações de Guy Brousseau. Dentro da chamada Didática Francesa da Matemática, buscando a ideia de situação didática, uma ferramenta que possibilita compreender de que forma aprendizagem matemática pode ser mais autônoma, envolvendo habilidades investigativas, interpretativas, criticas e criativas. Ligamos esse conceito com as teorias do desenvolvimento de Vygostky, e propomos que situações não didáticas possam ser aproveitadas de forma intencional, por meio da adoção de sequencias didáticas que proporcionem vivências desafiadoras para os alunos.

Ao procurar respostas para perguntas que ele mesmo faz, o aluno assume para si a tarefa de construir seu próprio pensamento combinatório. O professor, sempre com papel fundamental no processo, precisa permitir e provocar o aluno para que ele assuma essa tarefa, desenvolvendo-se autonomamente. Por, isso além de apresentar uma proposta inovadora para o ensino, o presente texto também traz reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Como Não fazer uma tese

R$55,00 R$44,00

Este livro, inicialmente, fora escrito ao candidato em início de sua pesquisa de doutoramento. Após leitura de pareceristas das editoras, concluiu-se que seria também do interesse do orientador. Seus capítulos escrutinam as principais fazes da elaboração de uma tese. Inicia com a escolha do tema de pesquisa e do orientador e avança até a sessão da defesa. Clóvis Ultramari escreve seu livro com quatro grandes características que lhe garantem uma singularidade prazerosa: 1. Serve-se, o tempo todo, de referências a outros autores, garantindo uma riqueza de campos de conhecimento diversos. 2. Resgata de sua memória um brilhante acervo literário para reforçar sua crença na importância da boa escrita. 2. Afasta-se, explicitamente, do modelo de manuais ou diretrizes que se propõem a guiar o candidato passo a passo. 4. Insiste, veementemente, que devemos buscar prazer no trabalho do pesquisador, no do candidato a doutor e na relação entre eles. O estilo que Clóvis Ultramari utiliza é irônico, divertido, algumas vezes, como ele mesmo diz, “cínico”. Com isso, garante que a leitura desse livro não seja mais um “fardo” de compromisso de leitura a fazer, mas sim um passatempo útil.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Competência Leitora nas aulas de ciências para o ensino médio

R$66,00 R$52,80

A presente obra resulta da parceria de trabalho entre o Grupo de Pesquisa Llenguatge i ensenyament de les ciències (Linguagem e ensino de Ciências) – LIEC da Universidade Autónoma do Barcelona e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Argumentação e Ensino de Ciências vinculada à linha de Pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O grupo LIEC tem longa experiência na área de Ensino de Ciências e desenvolve pesquisas com vistas a investigar o desenvolvimento de competências comunicativas no âmbito da aprendizagem de Ciências. Interesse comum ao dos pesquisadores da UFRN e uma das motivações para a organização

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

COMPETÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

R$80,00 R$64,00

E m Competências da Sustentabilidade na Atuação Profissional,
a professora-doutora Janaína Dourado constrói pontes de conhecimentos que interligam reflexões sobre sustentabilidade, competências e habilidades neste e para este século, além de formação profissional e mercado de trabalho, ressaltando o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, entidade em que atua, no que se refere a práticas importantes nessa instituição que foram relevantes para compor seus estudos acerca da temática em foco.
Sob essa ótica, nós, leitores, ao atravessarmos as “pontes” edificadas
pela doutora Janaína Dourado quanto a temas que envolvem sustentabilidade, não olhamos mais para o planeta da mesma forma, porque ela nos convida a (re)vermos conceitos sobre nossa atuação dentro e fora das instituições/corporações profissionais, como a consolidar em nós valores imprescindíveis para vivermos em harmonia com o planeta, sem ilhar as pessoas, mas permitindo a elas atravessarem e construírem.

Ou 3x de R$26,67 s/ juros

Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição (capa mole)

R$44,00 R$35,20

Durante muito tempo fomos instruídos, no interior de nossa educação formal e escolar, a consolidar duas idéias que este livro procura problematizar e desconstruir. A primeira é a que limita a concepção de intelectual aos portadores da cultura científica e consagra o intelectual acadêmico como um tradutor privilegiado das verdades e concepções do mundo, dos fenômenos. A segunda diz respeito à desclassificação dos saberes da tradição, comumente entendidos como inferiores, sem fundamento, um estágio balbuciante do pensamento. Reconstruir a simbiose das duas faces de um mesmo intelectual é o que se espera da atual reorganização do conhecimento e da cultura. Os métodos, modelos de pensamento e estratégias de que se valem os intelectuais da tradição muito têm a oferecer aos métodos, modelos e estratégias do pensar dos intelectuais acadêmicos. Aproximar essas duas experiências cognitivas – simultaneamente assimétrica, opostas e complementares – pode fazer emergir um pensamento complexo que amplia seus horizontes para além do diálogo entre as especialidades da cultura científica. Por essa razão, esse livro é dirigido a professores, alunos e pesquisadores que investem em uma ciência aberta, complexa e transdisciplinar, independentemente de suas áreas de conhecimento.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Compton

R$31,00 R$24,80

Apesar do conceito de fóton ter tido origem na explicação de Einstein do espectro de radiação de corpo negro, foi Compton a exibir a evidência experimental que convenceu a maioria da comunidade científica, nos anos 1920, a aceitar a existência do fóton como uma das partículas elementares da natureza. No entanto, a descoberta do chamado efeito Compton não foi ema consequência imediata das hipóteses de Einstein sobre a quantização da luz. A hipótese de que o quantum luz – o fóton – era portador de momentum e energia foi emergido gradativamente ao longo de seus trabalhos sobre o espalhamento de raios X pela matéria. Seus insights não decorreram de qualquer estímulo causado pelo êxito de outros grandes físicos de sua época, se originaram de sua própria expertise em conceber seus experimentos. Em mais um texto que aborda de modo original a biografia dos grandes físicos que erigiram o edifício da Mecânica Quântica, Bassalo & Caruso nos lembram que, seguindo a tradição dos melhores físicos experimentais norte-americanos, Compton dedicou-se com grande profundidade a um número reduzido de tópicos experimentais, Vitor Oguri IF_UERJ

Ou 3x de R$10,33 s/ juros