Cognição Matemática: História, Antropologia e Epistemologia –

Sumário: Apresentação……………………………………………………………. 07 1. Antes que as outras incógnitas fossem inventadas: investigações didáticas acerca dos métodos e problemas da álgebra italiana medieval……………………………………………………………………….. 19 2. A invenção de uma ideia matemática: a segunda incógnita em álgebra…………………………………………………………………………………63 3. Sobre Psicologia, Epistemologia Histórica e o Ensino da Matemática: Rumo a uma história sociocultural da Matemática………………… 95 4. Equações do segundo grau em sala de aula: uma abordagem babilônica………………………………………………………………………. 129 5. A origem histórica do pensamento algébrico………………………… 153 6. Sobre os limites epistemológicos da linguagem: conhecimento matemático e prática social durante a Renascença…………………….. 201 7. As condições epistelomológico-culturais da emergência do simbolismo algébrico ………………………………………………………………. 249 8. Cultura, conhecimento e o self: matemática e a formação de novas sensibilidades sociais no Renascimento e Islão Medieval……….. 285 9. Cultura e cognição: Por uma antropologia do pensamento matemático…………………………………………. 335 10. As éticas de ser e conhecer: rumo a uma teoria cultural da aprendizagem………………………………………………….. 399 Sobre o Autor……………………………………………………………….. 439

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Sumário: Apresentação……………………………………………………………. 07 1. Antes que as outras incógnitas fossem inventadas: investigações didáticas acerca dos métodos e problemas da álgebra italiana medieval……………………………………………………………………….. 19 2. A invenção de uma ideia matemática: a segunda incógnita em álgebra…………………………………………………………………………………63 3. Sobre Psicologia, Epistemologia Histórica e o Ensino da Matemática: Rumo a uma história sociocultural da Matemática………………… 95 4. Equações do segundo grau em sala de aula: uma abordagem babilônica………………………………………………………………………. 129 5. A origem histórica do pensamento algébrico………………………… 153 6. Sobre os limites epistemológicos da linguagem: conhecimento matemático e prática social durante a Renascença…………………….. 201 7. As condições epistelomológico-culturais da emergência do simbolismo algébrico ………………………………………………………………. 249 8. Cultura, conhecimento e o self: matemática e a formação de novas sensibilidades sociais no Renascimento e Islão Medieval……….. 285 9. Cultura e cognição: Por uma antropologia do pensamento matemático…………………………………………. 335 10. As éticas de ser e conhecer: rumo a uma teoria cultural da aprendizagem………………………………………………….. 399 Sobre o Autor……………………………………………………………….. 439

Informações

Peso 507 g
Dimensões 1,8 × 16 × 23 cm
Autor

Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2012

Edição

Categoria

MATEMÁTICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura