- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
CONTEXTOS HISTÓRICOS E MATEMÁTICOS A PARTIR DO ESTUDO DE ILUSTRAÇÕES – Vol. 3
A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. As autoras fazem uso de fontes originais – imagens, desenhos, gravuras e ilustrações – que podem propiciar discussões de contextos históricos e da matemática de modo a possibilitar o ensino dos conceitos identificados nessas fontes. Enveredam pelas representações da arte egípcia – a Tumba de Menna e a Câmara Transversa – e analisam a ilustração que aparece originalmente no tratado de Matemática de Juan Caramuel y Lobowitz, intitulado Mathesis biceps vetus et nova, publicado em 1670, para apresentar possíveis práticas matemáticas.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Contextualização e Argumentação no Ensino de Química: O enfoque CTS aliado à pedagogia de Paulo Freire
Educar visando à alfabetização científica torna-se cada dia mais urgente. O Ensino de ciências pode e deve contribuir para a formação de um cidadão que esteja atento a questões que emergem de uma sociedade em constante transformação, cujas relações com a Ciência e a tecnologia aparecem de forma cada vez mais complexa, permeadas por interesses econômicos e de poder. Exercer plenamente a cidadania nesse contexto implica também atentar-se para o apelo midiático atual que insiste em se impor à elaboração de um olhar mais crítico para as questões sociocientíficas. Buscando colaborar com a incorporação de um ensino que tenha como cerne a alfabetização científica nas salas de aula de Química, são apresentados, neste livro, uma sequência didática (SD) sobre os aditivos químicos nos alimentos e os resultados de sua aplicação em uma turma de 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, durante o mestrado da primeira autora. Inspirando-se nos pressupostos do ensino de CTS e na Pedagogia de Paulo Freire, a SD contou com o trabalho com fichas indicadores e textos que tratavam do uso de conservantes e corantes em alimentos processados e ultraprocessados e os seus efeitos na saúde humana. O incentivo ao debate e à interação em sala de aula, ao longo da aplicação da SD, resultou na elaboração conjunta de argumentos pelos alunos, os quais indicam o avanço em suas percepções acerca do tema, bem como habilidade de expressar e defender seus pontos de vista. O livro faz parte das ações do Projeto 88881157927/2017 – 01 Promob/Fapitec/Capes.
Ou 3x de R$26,33 s/ juros
Contribuição ao Estudo Histórico e Crítico do Pensamento Matemático
Consoante Bourbaki, a unidade e a diversidade da Matemática se podem representar por “uma grande cidade, cujos subúrbios não cessam de crescer, de um modo um tanto caótico,sobre um terreno circundante, enquanto o centro se reconstrói periodicamente, cada vez segundo um plano mais claro e um ordenamento mais majestoso, derrubando os bairros antigos e seus dédalos de vielas, para construir alamedas, mais largas e mais cômodas, que conduzem à periferia”. Neste novo volume da Coleção Ciência & Sociedade, o leitor encontrará a descrição de diversos caminhos ao longo dos quais o pensamento matemático evolveu, ao longo dos últimos quatro séculos. Para a comodidade do leitor, o autor dividiu o livro em três partes. Na primeira parte, discutiu-se o método que presidiu a redação da obra. Na segunda parte, estudaram-se a evolução do cálculo infinitesimal, a dinâmica do pensamento geométrico e alguns aspectos epistêmicos. Na terceira parte, expuseram-se os modos de definição e de argumentação e discutiram-se o método axiomático e a concepção estrutural da Matemática.
Ou 3x de R$66,00 s/ juros
Contribuições da Neurociência para a Educação: Alunos, Professores e Diretores
Este volume faz parte de uma coleção de 6 (seis) livros que apresentam alguns dos trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Ciência e Tecnologia, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) para professores da Secretaria Municipal de Educação de Santo André – SP, durante os anos de 2015 a 2017. Os livros foram formatados pela reunião de trabalhos relacionados à uma mesma temática, tais como o Ensino Infantil, o Ensino de Jovens e Adultos, o Currículo Escolar, a Neurociência, questões de Gênero e de novas Tecnologias para a educação. Os trabalhos elaborados refletem como os alunos, que são “professores-alunos”, aplicaram os conceitos apreendidos ao longo do curso em suas experiências diárias em sala de aula. Também, refletem como conteúdos discutidos ao longo do curso se relacionam com o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação de Santo André – SP na época da oferta do curso.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Contribuições de um Centro de Ciências para a formação Continuada de Professores
Inaugurado em agosto de 2006, com o objetivo de promover a divulgação e a popularização da Ciência, através de exposições, experimentos de laboratório, jornadas científicas, da interação direta com diversos aparatos pedagógicos, dentre outras atividades , o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora alçou vôos ainda mais altos. Assim, passou a ser tambem de nossa contribuição para a Educação Ciêntifica, o oferecimento de cursos de formação continuada para professores do Ensino Básico, de modo a propiciar-lhes um aparecimento de seu processo formativo em um grande ambiente não-escolar de ensino, iniciamos assim com um primeiro curso no ano de 2007, com o apoio da FAPEMIG, e o sucesso desta primeira turma nos levou a concentrar esforços para que novas propostas formativas pudessem ocorrer. A partir de 2010, com o apoio da CAPES, através do programa Novos Talentos, tivemos a oportunidade de tornar está uma ação permanente do centro de Ciências . Este livro, que agora temos o orgulho de apresentar, é o resultado de um trabalho desenvolvido por muitas mãos, fruto de parcerias que vem sendo estabelecidas e fortalecidas no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora, sem as mãos as quais não teria sido possível desenvolver as ricas experiências aqui relatadas e, tampouco, compartilha-las através deste livro. Seus Autores são professores que dedicam seus esforços á formação continuada e aqui pretendem compartilhar suas experiências. Destaca-se ainda que dois dos relatos produzidos por professoras participantes de um de nossos grupos colaborativos. Temos a crença de que qualquer possibilidade de melhoria da educação brasileira perpassa pela via do desenvolvimento profissional docente, o que implica na defesa de políticas públicas que favoreçam a qualificação e a valorização dos professores.
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Controvérsias na Pesquisa em Ensino de Física
O livro reúne reflexões realizadas pelos pesquisadores convidados para mesas redondas e escola de formação ocorridas no XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, em torno da temática “Controvérsia”. O pensamento heterogêneo e divergente dos pesquisadores convidados foi chamado à cena com o intuito de fortalecer, evidenciar e questionar os fundamentos que subjazem às opções de ordem metodológica, teórica, epistemológica, ética, política e ontológica, presentes nas pesquisas em Ensino de Física no Brasil. Tal posicionamento reflete o amadurecimento da área que, em processo de internacionalização, vem exigindo, dentre outras posturas, profundo conhecimento de suas origens e fundamentos.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Convite à Física Matemática
Este livro, dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação em Física, tem um duplo propósito: servir de introdução ao modo matemático de pensar e de iniciação à Física Matemática. Com isto em mente, as duas primeiras partes consistem numa introdução à lógica seguida de uma apresentação matematicamente rigorosa dos principais resultados do cálculo de funções de uma variável. Q terceira parte é uma exposição das bases da análise funcional, com ênfase na teoria de operadores em espaços de Hilbert e aplicações à mecânica quântica.
Ou 3x de R$55,00 s/ juros
Corajosas Transgressões: Reflexões e Relatos de Experiências de Educadores
Este livro é corajoso, rico e necessário para a compreensão de fatos e situações que vivemos na educação de nosso país. Seu título reflete a perspectiva crítica sobre nossa realidade educacional acentuando, desde sua capa, as atividades físicas e intelectuais de nossos professores, historicamente muito difíceis e pioradas pelo contextos da Pandemia Covid-19 que assola o país há quase dois anos em todos os aspectos. Estão presentes, no conjunto, um belo e rico Prefácio, uma excelente Apresentação, quinze textos distribuídos em duas partes e uma informação sobre os autores, todos eles elaborados com base nas realidades recentes. Oito textos na Parte I discorrem em defesa do fortalecimento da escola e sete textos tratam sobre práticas pedagógicas na Parte II. Trata-se de produção rica, variada, permitindo visão ampla sobre os temas. Tal produção coloca ao alcance do público da área um material muito útil a estudantes das escolas de formação e também em atividades de formação continuada para professores
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Corpo vivente e a constituição do conhecimento matemático
O titulo deste livro, Corpo vivente e a constituição do conhecimento matemático, dedicado à relação entre o corpo vivente e a matemática, poderá surpreender os leitores: como conciliar a concretude do corpo e a abstração de uma ciência teórica, por excelência, que é a Matemática? Parece haver um abismo entre as duas realidades, uma empírica e outra teórica. Mas quem empreende a leitura do texto deve admitir que se depara com algo novo, que abre caminho para uma busca ainda não realizada, mas extremamente válida. Ou seja ele tem que admitir que não é algo extravagante. Pelo contrário, algo que não havia lhe ocorrido até então, mas que vale a pena explorar.Os diferentes capítulos estão agrupados em très partes, indo da noção corpo, explicitando a de corpo-vivente e expondo a relação entre o corpo e o saber matemático, para chegar, finalmente, a uma questão específica do campo digital, A formulação é puramente fenomenológica e a prova dessa formulação encontra-se por meio de uma escavação arqueológica, como diria Husserl, que vai do conhecimento matemática como já constituído, às condições que permitem que ele se constitua: a primeira condição preliminar que se encontra é precisamente a da corporalidade.
Angela Ales Bello
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Correlações Quânticas no Espaço de Fases
Este livro é o 3º volume da coleção Tópicos de Física publicada em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF). Este texto, que mantém um pé na mecânica clássica e outro na mecânica quântica, desenvolveu-se a partir de um curso apresentado no MPIPKS- Dresden em 2005 e na escola do CBPF em 2009. Procura aclarar o elo entre a teoria semiclássica, interna à mecânica quântica de um sistema isolado e a aparência clássica que emerge devidoà sua interação com o meio ambiente
Ou 3x de R$10,33 s/ juros
Cosmologia
Este livro é o 4º volume da coleção Tópicos de Física publicada em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF). Este livro introduz o leitor às principais técnicas necessárias para o estudo da Cosmologia. Os modelos cosmológicos examinados permitem ao leitor adquirir uma visão da evolução da Cosmologia e entender as razões que fizeram do modelo cosmológico de Friedmann a base do cenário padrão. Entre outras novidades, examinam-se modelos cosmológicos sem singularidades e se descreve a teoria das perturbações ao formalismo quase – maxwelliano da teoria da relatividade geral.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros