Contextualização e Argumentação no Ensino de Química: O enfoque CTS aliado à pedagogia de Paulo Freire

Educar visando à alfabetização científica torna-se cada dia mais urgente. O Ensino de ciências pode e deve contribuir para a formação de um cidadão que esteja atento a questões que emergem de uma sociedade em constante transformação, cujas relações com a Ciência e a tecnologia aparecem de forma cada vez mais complexa, permeadas por interesses econômicos e de poder. Exercer plenamente a cidadania nesse contexto implica também atentar-se para o apelo midiático atual que insiste em se impor à elaboração de um olhar mais crítico para as questões sociocientíficas. Buscando colaborar com a incorporação de um ensino que tenha como cerne a alfabetização científica nas salas de aula de Química, são apresentados, neste livro, uma sequência didática (SD) sobre os aditivos químicos nos alimentos e os resultados de sua aplicação em uma turma de 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, durante o mestrado da primeira autora. Inspirando-se nos pressupostos do ensino de CTS e na Pedagogia de Paulo Freire, a SD contou com o trabalho com fichas indicadores e textos que tratavam do uso de conservantes e corantes em alimentos processados e ultraprocessados e os seus efeitos na saúde humana. O incentivo ao debate e à interação em sala de aula, ao longo da aplicação da SD, resultou na elaboração conjunta de argumentos pelos alunos, os quais indicam o avanço em suas percepções acerca do tema, bem como habilidade de expressar e defender seus pontos de vista. O livro faz parte das ações do Projeto 88881157927/2017 – 01 Promob/Fapitec/Capes.

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Educar visando à alfabetização científica torna-se cada dia mais urgente. O Ensino de ciências pode e deve contribuir para a formação de um cidadão que esteja atento a questões que emergem de uma sociedade em constante transformação, cujas relações com a Ciência e a tecnologia aparecem de forma cada vez mais complexa, permeadas por interesses econômicos e de poder. Exercer plenamente a cidadania nesse contexto implica também atentar-se para o apelo midiático atual que insiste em se impor à elaboração de um olhar mais crítico para as questões sociocientíficas. Buscando colaborar com a incorporação de um ensino que tenha como cerne a alfabetização científica nas salas de aula de Química, são apresentados, neste livro, uma sequência didática (SD) sobre os aditivos químicos nos alimentos e os resultados de sua aplicação em uma turma de 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, durante o mestrado da primeira autora. Inspirando-se nos pressupostos do ensino de CTS e na Pedagogia de Paulo Freire, a SD contou com o trabalho com fichas indicadores e textos que tratavam do uso de conservantes e corantes em alimentos processados e ultraprocessados e os seus efeitos na saúde humana. O incentivo ao debate e à interação em sala de aula, ao longo da aplicação da SD, resultou na elaboração conjunta de argumentos pelos alunos, os quais indicam o avanço em suas percepções acerca do tema, bem como habilidade de expressar e defender seus pontos de vista. O livro faz parte das ações do Projeto 88881157927/2017 – 01 Promob/Fapitec/Capes.

Informações

Peso 264 g
Dimensões 1 × 16 × 23 cm
Autor

Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2021

Edição

Categoria

QUÍMICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura