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Edmundo e o Mundo
Edmundo é um menino curioso que deseja entender a forma do mundo. Sua mãe lhe disse que o mundo é redondo, mas entre o dito e o criado por sua imaginação há uma grande diferença! Essa diferença vai sendo ajustada na medida em que ele conversa com seus familiares.
Baseado na experiência do autor como professor, formador de professores e divulgador da astronomia, o texto deste livro foi construído a partir das principais pesquisas sobre as concepções das crianças sobre a forma da Terra, numa tentativa de conduzir,
de forma lúdica e com lindas ilustrações, o entendimento das crianças sobre este tema, que se tornou surpreendentemente controverso, nos últimos anos, nas redes sociais.
Glênon Dutra é professor do Curso de Licenciatura em Física da UFRB. Coordenou por cerca de dez anos o Programa Astronomia no Recôncavo da Bahia, auxiliando na divulgação dessa ciência no interior do estado.
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Lelis é um premiado ilustrador e quadrinista, com trabalhos publicados no Brasil, França e Sérvia e empresta seu traço para dar vida a essa história
Ou 3x de R$14,33 s/ juros
EDUCAÇÃO AMBIENTAL SINTRÓPICA ENSAIOS PARA O FUTURO
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre
pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
Este livro reúne 20 capítulos que têm como desafios discutir e promover atividades educativas ambientais em instituição que convergem para o desenvolvimento da Educação Ambiental Sintrópica (EAS). Ou seja, aquela que contribua para a melhoria do ensino e do aprendizado intelectual, social e afetivo das novas gerações, a partir dos pressupostos indicados pelas temáticas de expertise do grupo.
Na primeira parte, onze textos apresentam reflexões com diversos enfoques sobre a constituição da EAS. Já a parte II do livro reúne nove relatos de pesquisas que vêm sendo realizadas desde 2019 por diversos atores que participam do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização – GEPEASA, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp, Campus de Bauru, SP.
Desejamos que os artigos aqui apresentados sirvam para a discussão
sobre a implementação qualificada da Educação Ambiental em contextos educativos, em tempos de urgência frente a ameaças que atingem, em escola nacional, a educação escolar, e de amplitude mundial a ciência e a sobrevivência dos humanos e demais seres pela destruição em larga escala da biodiversidade.
Ou 3x de R$44,00 s/ juros
Educação ambiental: Conceitos e aplicações
Este livro foi produzido a partir do I Seminário Internacional da Educação, realizado em 2019 na Faculdade de Educação da USP. Tínhamos como objetivo central, naquela oportunidade, pensar a política e a educação nos tempos que correm e refletir sobre o lugar social da escola pública no momento presente. Com a finalidade de ampliar e difundir os importantes debates promovidos no evento, o livro se encontra em suas mãos traz um conjunto de textos que compõem um rico painel de reflexões sobre a escola de nosso tempo: a igualdade de oportunidades na escola pública; o universalismo da escola republicana; a pluralidade cultural e a necessidade da inclusão social; a avaliação do rendimento escolar, em suas várias dimensões; o lugar social da formação de professores; o futura dos direitos humanos, especificamente do direito à educação. Trata-se de pensar sobre os projetos de educação para todos, com todas as conquistas e contradições ainda presentes nos dias atuais, quando continuam em pauta os desafios para se efetivar uma escola que seja, de fato, democrática. Procuramos aqui retratar um pouco o estado atual das pesquisas em educação no Brasil. Vivemos tempos sombrios, em que os projetos e prospectos de uma educação progressista parecem estar obnubilados. Cabe resgatar a lembrança e a esperança de trajetos, histórias e narrativas que desenharam um mundo pedagógico mais justo, mais fraterno e mais bem distribuído. Que o futuro que se avizinha possa receber este volume como um legado de esperança em tempos melhores.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Educação Científica Freireana na Escola
Este livro, fruto do trabalho realizado por educadoras e educadores entre os anos de 2013 e 2018, está sendo publicado em um momento muito trágico para a educação brasileira, quando a cúpula do atual governo federal defende concepções retrógradas com a Escola sem Partido, a ideologia de gênero e o “expurgo” de Paulo Freire das escolas. O livro, referenciado no processo educacional de Investigação Temática, criado pelo educador Paulo Freire, apresenta oito trabalhos, abrangendo os diferentes níveis de ensino presencial. São oito experiências educacionais em que o leitor encontrará exemplos de que a educação científica não se faz de A sobre B, mas de a com B, mediatizados pelo mundo, onde A e B constituem o par educador – educando, como ele sugeria em Pedagogia do Oprimido. O leitor vai se deparar, ainda, com as mais diferentes conceituações e temáticas freireanas: crítica à memorização e ao depósito de conhecimento presentes na educação bancária; valorização do diálogo entre o par educador – educando, trocando conhecimentos; os tr~es momentos pedagógicos, envolvendo o estudo da realidade e seus temas geradores, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento; problematização da relação entre ciência e tecnologia; entre várias outras. Docentes da educação básica (Ensino Fundamental e Ensino médio) e superior, particularmente das Licenciaturas, encontrarão em cada uma experiências relatadas um convite para um diálogo sobre uma proposição de educação científica problematizadora e libertária. Prof. Dr. João Zanetic
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Educação e diversidades na Amazônia
Este almanaque será um convite para descobrirmos e tomarmos consciência da importância da educação e da diversidade na Amazônia, principalmente saberes sobre dança, arte marajoara, culinária, diversidade étnico-racial, religiosidade, esporte música, moda, politica, saúde, respeito às diferenças, gênero, raça, etnia. O propósito aqui empreendido não é, nem jamais poderia ser, oferecer soluções ou aplicabilidade a toda qualquer situação educativa. Contudo, em todos os textos incluídos, encontra-se a preocupação com a escola, com o professor e com o aluno do Ensino Fundamental. Entrar nesse universo permitirá compreender, de forma panorâmica, a sociodiversidade amazônica.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Educação e Experiências Formativas: ensaios, relatos e vivências educativas
Vivemos tempo de desafios, de enfrentamentos e resistências. Estamos preocupados com a pandemia do vírus Covid-19 (Coronavírus), são vários países mundo com o surto da doença, infectando e matando milhões de pessoas. Benjamin tece suas críticas à negação da experiência que permeia a modernidade e ao risco que ela traz, o qual reside na ausência de espaço para a experiência e na possibilidade de se perder a capacidade de narrar, de contar a sua própria história. A Coletânea Educação e Experiências Formativas: Ensaios, relatos e vivências educativas abre um espaço para “narrar”, “contar”, de compreender o horizonte do esvaziamento da contemporaneidade logo que abrimos mão do desiderato da totalidade e assim reconhecermos a fragilidade da humanidade e sua pequenez ante a existência. É, portanto neste contexto, de caos e pandemia, que se configuram as condições necessárias para a emergência “novas” possibilidades da emancipação humana. Alex Sander da Silva
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Educação e Formação no Contexto da Sociedade Danificada: para além do território demarcado
A coletânea de textos, intitulada Educação e formação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado, é um projeto que conta com a participação de pesquisadores de vários lugares do Brasil, um trabalho conjunto que coloca em pauta o contexto social, político, educacional e econômico do Brasil na atualidade, chamando a atenção dos brasileiros e do mundo.
Os embasamentos teóricos dos pesquisadores contaram com o pensamento de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Marx Horkheimer, Herbert Marcuse; Karl Marx, Christoph Türcke, Jacques Le Goff, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Jacques Delors, Os embasamentos teóricos dos pesquisadores contaram com o pensamento de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Marx Horkheimer, Herbert Marcuse; Karl Marx, Christoph Türcke, Jacques Le Goff, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Jacques Delors,
Os organizadores esperam que os adultos possam ser capazes de ensinar as crianças, adolescentes e jovens a caminharem e viver em liberdade, cercados do alimento mais poderoso no planeta, o amor maior pela vida nossa e do outro, antídoto a qualquer ódio, a falta de generosidade ou sabedoria.
Ao educador lhe resta resistir ao desmonte das escolas e universidades públicas no país, um patrimônio do povo brasileiro. Assistimos emocionados as conquistas dos nossos jovens que corajosamente estudaram e se prepararam para conquistar sua entrada numa universidade pública, diante das políticas de sucateamento da esfera pública.
Também não podemos deixar de citar as universidades parceiras da educação, como as confessionais e as comunitárias, que se aliam para contribuir com o processo de formação de qualidade para qualquer ser humano, possibilitando formação e colocação no mundo do trabalho, quando a educação é de qualidade e prima por uma formação e não almeja apenas o lucro.
Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Educação e Relações Raciais: Conceituação e Historicidade
A diversidade dos objetos de investigação traçados neste livro percorre um longo caminho, que vai desde uma análise da experiência norte-america sobre as ações afirmativas, passa pelo movimento organizado da cultura Hip-Hop no Brasil, deflagra, a partir das narrativas orais, os proesso de educação e memória sobre o que vem a ser quilombola, até chegar ao pertencimento racial e às relações sociais estabelecidos em alguns espaços escolares da região amazônica. As discussões trazidas à tona apontam, sobretudo, para a valorização da identidade negra no sistema educacional brasileiro e para o fortalecimento de uma identidade positiva no tocante à superação da marca racial por meio das políticas de ações afirmativas e marcos regulatórios.
Ou 3x de R$34,67 s/ juros
Educação em astronomia: repensando a formação de professores
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP. Este livro deriva dos resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos durante as atividades de Pós-graduação do autor (mestrado e doutorado no Programa em Educação para a Ciência, da UNESP, campus Bauru), sob orientação do coautor (reconhecido pesquisador na área de Ensino de Física no país). Inserido nos estudos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da UNESP/Bauru, a obra apresenta alguns dos fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em professores da educação básica relacionados ao ensino da astronomia, e o seu texto é permeado pelo seguinte questionamento central: quais são os principais elementos formativos que um programa de formação docente em astronomia deve contemplar no sentido de fornecer subsídios para a construção da autonomia nos professores participantes? Para explorar esta problemática, apresenta-se, aqui, uma visão geral sobre os principais modelos e trabalhos atuais na área da formação de professores, estabelecendo-se relações com a Educação em Astronomia.
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Educação em Ciências e Matemática na Amazônia
Educação em Ciências e Matemática na Amazônia: percursos formativos, saberes e práticas é uma obra de singular importância para o campo educacional no seu sentido mais amplo. Isso porque os trabalhos de pesquisa aqui reunidos apresentam estudos que, a partir de temáticas da educação em ciências e matemática, examinam, sob diferentes enfoques epistemológicos, metodológicos e campos empíricos, questões cuja relevância e atualidade são de grande interesse para nós comprometidas com a Educação. Trata-se de uma coletânea que prima por sua excelência acadêmica e que, resguardando essa excelência, tem o grande mérito de ter sido escrita em uma linguagem não hermética. Gelsa Knijnik
Ou 3x de R$34,67 s/ juros
Educação Matemática e Pesquisa: Algumas Perspectivas
A Educação Matemática pode ser considerada um campo de investigação que tem se caracterizado por apresentar interlocuções com outras áreas do conhecimento e temáticas de investigação bastante plurais. O Programa de Pós-graduação em Ensino da Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina e Cornélio Procópio, apresenta este livro que de resultados de pesquisa e ensaios teóricos, cujas temáticas abarcam parte do variado leque de interlocuções característicos da Educação Matemática, dentre os quais podem se destacar a formação de professores de matemática, avaliação da aprendizagem, tecnologias no ensino de matemática, modelagem matemática, investigação matemática, educação do campo e etnomatemática. As reflexões apresentadas em cada um dos doze capítulos podem ser consideradas relevantes para os envolvidos com a Educação Matemática, seja no âmbito da pesquisa ou da formação e prática docente.
Ou 3x de R$34,67 s/ juros
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SOCIEDADE
Educação Matemática e Sociedade reúne um conjunto de textos selecionados pelas organizadoras a partir das investigações desenvolvidas no âmbito do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), da Unisinos. O propósito constitui-se em assinalar a possibilidade de re?etir sobre o tema, articulado à concepção teórico-conceitual de Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault, para quem “a verdade é aquilo que dizemos ser verdadeiro”. O livro ?ui em um contínuo, mediado por questões a?ns, e apresenta peculiaridades por abranger variados procedimentos metodológicos circunscritos à análise de documentos e/ou entrevistas, observações etnográ?cas, ou por abarcar estudos situados em diferentes espaços-tempos. Transporta potência para pensar desa?os essenciais no campo da Educação Matemática contemporânea, a partir de diferentes práticas desenvolvidas nas escolas. Problematiza enunciados reiterados no âmbito educacional, como: “os alunos não aprendem matemática por falta de base”, e provoca docentes e pesquisadores engajados com o seu tempo a manejar outros ?os, ideias e movimentos para além dos processos rígidos escolares e ? losó?cos. CONTEXTOS DA CIÊNCIA FERNANDA WANDERER GELSA KNIJNIK (Organizadoras) ISBN 978-85-7861-425-6 Carlos Aldemir Farias Iran Abreu Mendes Coordenadores da Coleção
Ou 3x de R$34,67 s/ juros