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POSSIBILIDADES PARA ESPERANÇAR: UMA DÉCADA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA
Este livro, fruto do trabalho coletivo realizado pelo grupo de estudos, pesquisas e discussões, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, “Educação em Ciências em Diálogo” – GEPECiD, apresenta 5 capítulos, abrangendo diferentes práxis de um esperançar coletivo.
“Coletivamente, organizamos capítulos que pudessem representar a nossa história nesses 10 anos. Essa proposta, mais do que indicar caminhos para uma educação problematizadora e dialógica, pretende problematizar aspectos que estão impedindo a construção de uma escola e de uma sociedade pautadas pela justiça social, em que a leitura crítica de mundo possa ser realizada”.
O leitor vai encontrar sementes carregadas de esperanças, potencialidades e desafios, de processos reflexivos pautados no Estilo de Pensamento Curricular Freireano, em busca de terrenos mais férteis. Sementes essas, germinadas coletivamente pelas “abelhas” que constituem a colmeia de construção de conhecimentos
cultivados em busca de uma transformação educacional e social.
“Queremos, com essa obra, continuar o diálogo não apenas com aqueles que compartilham do nosso Estilo de Pensamento, mas, como uma característica nossa, dialogar e aprender também com os demais sujeitos educadores e educadoras (em formação inicial ou permanente) que, assim como nós, sonham e trabalham por um outro mundo possível”.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Práticas de Ensino de Matemática em cursos de licenciatura em pedagogia
Sinopse A grande maioria dos estudantes de licenciatura, ao serem convidados a refletirem sobre a disciplina de Matemática, têm no imaginário os cálculos e os processos educativos mais formais, carregados de fórmulas e algoritmos com pouca ligação com o seu cotidiano. Assim, cada vez mais as práticas de ensino em Matemática têm se tornado extremamente importantes no Cursos de Licenciatura em Pedagogia, cuja complexidade remonta ao início da formação de professores! A interface entre teoria e prática em aulas de Matemática abre um leque de oportunidade de diálogos que fortalecem a formação dos futuros professores que irão ensinar essa disciplina na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste sentido, este livro pretende coligar atividades que envolvam, ao mesmo tempo, teoria e prática em aulas de Matemática, utilizando-se de oficinas assentadas na formação inicial de professores, e procura desconstruir a ideia de que a Matemática está a serviço da exclusão, tanto no âmbito escolar como fora dele, fortalecendo o papel da prática social da Matemática. Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira Professor Pesquisador da Universidade de Brasília – UnB
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Práticas de ensino e (na) formação de professores
Este livro apresenta parte dos resultados provenientes do projeto Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFT promovido pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre os anos de 2013-2016. O projeto foi contemplado pelo edital 019/2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo era contribuir para elevação da qualidade dos cursos de licenciatura em Artes, Educação do Campo, Matemática e Pedagogia, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a fi m de fomentar melhorias na formação didático-pedagógica dos profi ssionais do magistério da educação básica em laboratórios de ensino (LEMAT, LAPPE, LIFE e outros) e em seu campo de trabalho. As ações desenvolvidas por docentes e discentes da Universidade juntamente com professores e alunos da Educação Básica, promoveram experiências ricas de formação humana com refl exões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro e fora da Universidade. Esperamos que a proposta apresentada proporcione debates e refl exões relacionadas às práticas presentes na formação inicial e continuada de professores, assim como, na Educação Básica, buscando discussões a fim de propor ações e caminhos para minimizar os problemas relacionados à aprendizagem, com a participação de todos os envolvidos no processo, caracterizando uma construção coletiva
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Práticas de ensino e de formação na educação em ciências e matemática
Esta obra reúne artigos de professoras e professores que investigam a própria prática no âmbito da Educação Básica. São práticas de ensino e formação de docentes que ensinam Ciências (Química, Física e Biologia) ou Matemática, que revelam não só processos investigativos neste contexto, mas também indicativos dos produtos educacionais elaborados por meio da formação stricto sensu que vivenciaram no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC/UFPA). São pesquisas e produtos educacionais que incidem sobre as problemáticas cotidianas ocorri
das na sala de aula ou em práticas de formação docente.
Nesse movimento intelectual, docentes autoras e autores se desenvolvem profissionalmente, avançam nas ações diárias, e tendem a tornarem-se lideranças nos espaços educativos em que atuam, ampliando assim a rede de formação docente para o ensino de Ciências e Matemática.
São doze artigos que compõem este livro, cujo objetivo principal é propiciar inspiração e motivação para estudos e pesquisas sobre a própria prática, bem como oferecer subsídios teórico-metodológicos de práticas de ensino e de formação na área de Ciências e Matemática.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS FEMININAS: HISTÓRIAS DE MULHERES NAS CIÊNCIAS DA MATÉRIA
Estudos baseados em dados sobre atividades de mulheres nos diversos campos científicos vêm se desenvolvendo cada vez mais intensamente. No Brasil, isso é evidenciado pela recente criação do portal de divulgação científica Ciência & Mulher, numa iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para “enaltecer o papel de mulheres cientistas”1. Mas, desde 2013, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vem publicando a série Pioneiras da Ciência no Brasil, enquanto iniciativa de popularização da ciência. A 6ª edição dessa série foi lançada em junho de 2016, reafirmando o “objetivo principal de mostrar as histórias das mulheres pesquisadoras que contribuíram, de forma relevante, para o avanço do conhecimento científico e para a formação e ampliação do sistema científico e tecnológico no Brasil”2. Com essas iniciativas, nosso país toma parte de um movimento internacional que visa à valorização da mulher no campo de ciência e tecnologia. Grupos de profissionais promovem seminários e conferências para refletir e discutir sobre os problemas, desafios e avanços das conquistas femininas em ambientes tradicionalmente ocupados por homens. Tal é o caso do Women in Engineering (Mulheres na Engenharia), grupo ligado ao Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos norte-americano, que tem uma rede internacional, sendo que uma das malhas foi criada aqui no Brasil, na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp3. Ultimamente também tem crescido a preocupação de atrair mais mulheres para a ciência, procurando questionar antigas ideias referentes, por exemplo, à falta de inclinação feminina à matemática ou física já desde o Ensino Médio. Sumário Apresentação Introdução 1 As práticas femininas e os conhecimentos sobre a matéria 2 A grande dama da ciência 3 A biografia como construção 4 A biografia e o ambiente sociocultural e científico 5 A biografia revelando est
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Práticas Matemáticas em atividades didáticas para os anos iniciais
Este livro seleciona alguns conteúdos de Matemática relacionados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sugere diversas maneiras de abordagem didática para que alguns conteúdos sejam trabalhados concretamente em sala de aula. As atividades propostas e os materiais utilizados são simples e fáceis de manipular de forma dinâmica na escola, de modo a atingir os objetivos do Ensino de Matemática para as séries iniciais.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Práticas Socioculturais e Educação Matemática
Práticas socioculturais podem ser compreendidas como os saberes e fazeres de grupos sociais no interior de uma cultura específica. São desenvolvidas na busca de soluções para problemas singulares que surgem na vida das diversas comunidades humanas. Elas contribuem para vencer os desafios cotidianamente enfrentados pelas sociedades, na superação de suas dificuldades e conforme as necessidades de cada grupo. Tais práticas podem ser inovadoras ou tradicionais, conforme os interesses individuais ou coletivos, e de acordo com as características culturais do lugar onde são desenvolvidas. Este livro reúne dez ensaios resultantes de pesquisas e reflexões sobre práticas socioculturais em contextos distintos – Américas, Europa e África. Assim, são problematizados e analisados elementos matemáticos históricos, como regra de três, logaritmos, simetrias, padrões-de-fitas, entre outros, que fizeram e fazem emergir conhecimentos matemáticos potencialmente dinâmicos para serem tomados como pontos de partida no ensino de Matemática. Os estudos aqui presentes também descortinam significados conceituais e metacognitivos relacionados à interação dos domínios da cultura, da Matemática e da escola.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Primeiros elementos de semiótica – sua presença e sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática
Com muita força, a semiótica passou a fazer parte de maneira explícita da didática da matemática, a partir da metade da década de 1990 quando, dentre os primeiros, Raymond Duval evidenciou a necessidade de usa-Ia e as armadilhas que ela cria para a construção cognitiva dos objetos matemáticos. A partir de então, a semiótica passou a ser um dos temas de didática mais estudados pelos especialistas de todo o mundo, talvez mesmo o mais estudado. Dentre os estudos modernos da semiótica despertam um particular interesse aqueles realizados por Luis Radford. Este volume tem o objetivo de oferecer, a todos os professores, os primeiros elementos da disciplina e muitos exemplos de caráter didático concreto.(…)
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Princípios de Análise e Exercícios de Cálculo
Este livro foi escrito pensando nos estudantes que gostam de cálculo e também para aqueles que não gostam, pois os temas são apresentados de forma clara, simples e concisa, facilitando o estudo e compreensão. Em alguns casos, ilustramos os resultados com muitos exemplos e, em outros, o rigor matemático não é abandonado. No começo de cada capítulo, damos as definições necessárias juntamente com uma breve teoria. Além disso, o material teórico é composto por uma grande quantidade de exemplos e problemas de diferentes dificuldades. Os problemas, bem como os métodos para a solução, são sistematizados. Em cada final de capítulo, disponibilizamos uma série de exercícios que servem para facilitar o entendimento, complementar o texto teórico e que podem ser resolvidos com métodos apresentados anteriormente.
Ou 3x de R$40,33 s/ juros
Probabilidade básica
Este livro é o resultado da experiência dos autores no ensino de probabilidade para estudantes de Estatística e que pode ser utilizado, também, por estudantes de ciências exatas. O resultado é um volume que cobre completamente o conteúdo de uma disciplina de um semestre de probabilidade em um nível de graduação, apresentado de forma sintética, preservando certo rigor nos fundamentos da teoria de maneira que o leitor possa continuar seus estudos em tópicos mais avançados, como processos estocásticos, teoria assintótica e inferência estatística. O livro é dividido em cinco capítulos. Os quatro primeiros apresentam a probabilidade definida através dos axiomas de Kolmogorov, variáveis aleatórias discretas e contínuas, um grande número de modelos probabilísticos, variáveis aleatórias bidimensionais e exemplos. O quinto e último capítulo apresenta os principais conceitos e propriedades de convergência de variáveis aleatórias com suas principais aplicações. Este capítulo é opcional mas tomamos a decisão de apresentá-lo devido à popularização de métodos estatísticos recentes e sofisticados, tais como machine learning e big data, que se baseiam fundamentalmente em resultados assintóticos. No decorrer do texto apresentamos caixas diferenciadas com material mais especializado com o intuito de motivar os estudantes a aprofundarem suas análises mas que podem ser omitidas em uma primeira abordagem sem prejuízo do aprendizado.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Probabilidade exercícios comentados volume 1
Este livro aborda conceitos fundamentais da teoria da probabilidade através de exercícios resolvidos e destina-se, principalmente, a estudantes de graduação ou pós-graduação em ciências exatas interessados em praticar, aprofundar ou testar seus conhecimentos em probabilidade. Aspectos teóricos e práticos da probabilidade são apresentados e discutidos em diversos exercícios e problemas clássicos da teoria das probabilidades: problema da ruína do jogador, problema dos casais, problema da eleição, entre outros, estão incluídos. A leitura deste livro requer conhecimentos elementares de teoria dos conjuntos. Os leitores encontrarão problemas comentados e detalhadamente escritos com especial cuidado na linguagem matemática utilizada. Diversas técnicas probabilísticas estão apresentadas nos exercícios: condicionamento, particionamento e recorrências. Um livro de exercícios é uma excelente forma de aprofundar a aprendizagem. Encorajamos o leitor a olhar cada um dos problemas aqui apresentados como um desafio. Conselho Editorial. Élcio Lebensztayn Roberto Teodoro Gurgel de Oliveira Carlos Alexandre Gomes da Silva
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Probabilidade exercícios comentados volume 2
Os autores Iesus C. Diniz e Juan R. Cruz oferecem o Volume 2 de seu Probabilidade: Exercícios Comentados. Os dois volumes formam uma importante fonte em Português para o estudo de alunos de cursos de Probabilidade em nível de Graduação e Pós-Graduação. Lembre-se o leitor de que no Volume 1 são abordados os primeiros fundamentos da Teoria da Probabilidade: _-álgebras, espaços de probabilidade e variáveis aleatórias, e são descritos os principais modelos de distribuições discretas e contínuas. O Volume 2 inicia com a definição de esperança de variáveis aleatórias, nos casos discreto, contínuo e geral. Incluem-se aí aplicações com o uso de variáveis aleatórias indicadoras, funções geradoras de momentos, esperança condicional e os teoremas de convergência relacionados ao tema. No Capítulo 2, apresentam-se desigualdades probabilísticas, ferramentas essenciais no estudo de variáveis aleatórias, especialmente na análise de propriedades de sequências. O Capítulo 3 trata dos vários tipos de convergência de variáveis aleatórias: convergência quase certa, em probabilidade, em média e em distribuição. O Capítulo 4 é dedicado à formulação das Leis dos Grandes Números. Alguns resultados fundamentais sobre sequências e séries numéricas e convergência de sequências de funções são revisados no Apêndice. Como no Volume 1, o livro apresenta os conceitos e teoremas de cada assunto com boa riqueza de detalhes, assim como as demonstrações dos resultados principais. A teoria é mesclada com exercícios resolvidos, permitindo ao leitor aprofundar o entendimento. Companheira da Estatística, a Probabilidade é essencial em muitas áreas do conhecimento, com aplicações na modelagem de fenômenos aleatórios, e relevância em uma perspectiva genuinamente matemática. Esperamos que Probabilidade: Exercícios Comentados seja útil ao leitor, ajudando-o a entender e se aperfeiçoar nessa disciplina.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros