TEMPO QUE CHORA NAS IMAGENS DO RIO DA VIDA, O

R$33,00 R$26,40

Anos setenta seus pais nunca entenderam o que sua filha via no cinema que eles não viam ninguem pula, ninguem desafia a profundidade de uma agua parada todos temem o que não veem nem compreendem as aguas profundas impoem um respeito ao ser humano que faz com quem ele institifamente tema o perigo.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

TEOREMAS GEOMÉTRICOS CURIOSOS E SUAS HISTÓRIAS – Vol. 4

R$33,00 R$26,40

A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. O autor desperta a curiosidade do leitor ao apresentar quatro teoremas que não são tão conhecidos – da Galeria de Arte, de van Aubel, de Clifford para circunferências e do duplo-seis de Schläffi – a partir dos quais proporciona discussões a respeito das conjecturas iniciais e processos de prova, até chegar as possíveis refutações e aperfeiçoamento dos conceitos envolvidos nesses teoremas. Esses foram escolhidos sob o adjetivo de “curiosos” e por possibilitar uma dupla discussão simultânea quanto à abordagem: histórica e didática.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Teoria crítica e teorias críticas latino-americanas e educação

R$99,00 R$79,20

Coletânea de produção de pesquisadores do grupo de pesquisa Teoria crítica e teorias críticas latino-americanas e educação. Tem como objetivo o entrecruzamento de abordagens que perpassam experiências formativas, estéticas e educação, direito, infância e filosofia, apoiadas em variadas bases teórico-metodológicas de pensadores da teoria crítica e latino-americanos comprometidos com a superação dos cerceamentos presentes no processo educacional. Busca-se uma autorreflexão crítica que desperte a resistência às formas de dominação que sacrificam sujeitos imbricados num processo histórico desafiador voltado para a emancipação. Espera-se que esta obra contribua para a discussão sobre educação, numa perspectiva de oposição à naturalização da barbárie, favorecendo o compromisso com a construção da autonomia e liberdade de ação e pensamento.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

R$99,00 R$79,20

Trata-se de uma obra pensada para ser uma referência para pesquisadores e profissionais da educação que gostariam de conhecer e familiarizar-se com la Teoria da Objetivação(TO), uma teoria de ensino e aprendizagem elaborada pelo professor e pesquisador em educação matemática Luis Radford. A TO se caracteriza por ser uma teoria da corrente sociocultural, por ter forte ênfase semiótica e por considerar como objeto não apenas o saber, mas também o ser. Ser e saber são na TO componentes do processo de ensino e aprendizagem indissociáveis entre si. O livro apresenta a TO a partir de recortes de estudos investigativos, os quais exemplificam as aplicações dessa teoria para o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática e para a formação de professores, Trata-se de um livro de caráter técnico-científico que discute possibilidades de se usar a TO no contexto educacional, ao propor um conjunto de 10 textos originários de pesquisas e dois artigos teóricos que trazem contribuições para pluralidade de propostas que aliam os pressupostos da TO à proposição de práticas inovadoras para o ensino de Ciências e Matemática.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática

R$110,00 R$88,00

Teoria da objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e se tornar no ensino e aprendizagem da matemática apresenta uma nova teoria educacional na qual o aprendizado é visto como um processo cultural-histórico coletivo. A teoria se afasta das concepções atuais de aprendizagem que se concentram na construção ou aquisição de conteúdo conceitual. A teoria parte do princípio de que a escola não produz apenas saberes, mas produz também subjetividades. Consequentemente, o aprendizado é conceitualizado como um processo de saber e se tornar. Com base no trabalho de Vygotsky e Freire, a teoria da objetivação oferece uma perspectiva para transformar as salas de aula em lugares de vida comunitária onde os estudantes experimentam uma ética de solidariedade, responsabilidade, pluralidade e inclusividade. A teoria da objetivação postula o objetivo da educação em geral, e da educação matemática em particular, como um esforço político, social, histórico e cultural voltado para a criação dialética de sujeitos reflexivos e éticos que se posicionam criticamente em discursos e práticas matemáticas histórica e culturalmente constituídas, e que refletem sobre novas possibilidades de ação e pensamento. O livro é de particular interesse para educadores em geral e educadores matemáticos em particular, bem como para estudantes de graduação e pós-graduação. Luis Radford é professor na Universidade Laurentian, no Canadá. Sua pesquisa se concentra no ensino e aprendizagem da matemática a partir de uma perspectiva histórico-cultural e histórica, e na educação como um processo social transformador. Ele conduz pesquisas em sala de aula com professores do ensino fundamental e médio.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Teoria da Relatividade

R$55,00 R$44,00

Este livro destina-se a alunos de Física Básica que queiram entender a famosa Teoria da Relatividade e não apenas adquirir a habilidade para a solução de problemas. Apresentamos a Teoria de uma forma não convencional introduzindo o leitor diretamente na geometria do espaço-tempo. Esta abordagem é simples e revela a verdadeira natureza dos conceitos espaço-temporais. Leitores que já conhecem a Teoria da Relatividade encontrarão inúmeros estímulos para uma análise crítica do próprio entendimento. Este pequeno livro tenta revelar os aspectos objetivos da estrutura do espaço-tempo, evitando os conceitos relativos, que muitas vezes dão a impressão de que tudo não passa de truques. desta forma, esperamos poder contribuir para um entendimento sólido da teoria.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

TEORIA DA RELATIVIDADE NO NÍVEL MATEMÁTICO DO ENSINO MÉDIO

R$38,00 R$30,40

Este livro foi escrito tendo como alvo principal os estudantes e professores do ensino médio. Assim, o uso da Matemática é restrito ao conteúdo dessa matéria nesse nível do ensino. Mas o texto pode ser compreendido por outros leitores e leitoras, que tenham um conhecimento matemático semelhante. A teoria da Relatividade de Albert Einstein (1879-1955) é geralmente dividida em duas partes: a Relatividade Restrita (RR), publicada em 1905, e a Relatividade Geral (RG), publicada em 1916. O Autor acredita que ambas deveriam ser introduzidas na disciplina Física do ensino médio. Essas teorias modificaram substancialmente as concepções do mundo físico que prevalece nesse ensino, que é baseado nos conhecimentos do século XIX. A Relatividade Restrita ou Especial, que é muito bem estabelecida, trata dos eventos ligados a grandes velocidades, como por exemplo, na Física das partículas elementares, e também da equivalência entre massa e energia, que se aplica à geração de energia nas usinas nucleares de força e luz. Quanto à Relatividade Geral, ela tem profundas implicações na Astrofísica e Cosmologia modernas, por exemplo, na física dos buracos negros e nos modelos de criação e evolução do Universo físico.

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

Teoria de Campos e a Natureza – Parte Quântica

R$209,00 R$167,20

Este livro decorre das minhas notas de aula dos cursos sobre Teoria de Campos e Física de Partículas, ministrados na pós-graduação do Instituto de Física da UFRJ. Estas minhas notas circularam muito, entretanto, quem ainda as tem, ou lembra delas, vai notar que o livro ficou bem diferente. Reescrevi quase tudo. Procurei dar uma sequência mais harmoniosa. Refiz também muitos cálculos. Deu muito trabalho, mas foi sempre agradável. O que mantive mesmo foi a ideia desses cursos, a teoria de campos e sua conexão com a Natureza. O título do livro encerra esta ideia. Procurei manter uma sequência paralela entre teoria e experiência. Fui até o ano de 2013, quando a Natureza disse sim ao bóson de Higgs. O livro é desenvolvido em 19 capítulos com uma lista de exercícios no final de cada um. O Apêndice D contém a solução de alguns desses exercícios. No desenvolvimento dos capítulos são citadas algumas referências específicas e, no final, há um conjunto de referências mais geral. Os três primeiros apêndices complementam e estendem a parte teórica do texto, e suas referências são bem mais específicas.

Ou 3x de R$69,67 s/ juros

Teoria de Grupos

R$110,00 R$88,00

Um dos mais ativos ramos da Matemática atualmente é a Teoria de Grupo e sua aplicação ao estudo de Física. A importância do estudo da Teoria de Grupo surgiu basicamente com o livro de Hermann Weyl, intitulado Gruppentheorie und Quantenmehanic, publicado em 1928, no qual é mostrada a existência de uma relação íntima entre as Leis Gerais da Teoria Quântica e a própria Teoria de Grupo. Isso acontece ao observar que todos os números quânticos, com exceção do número principal n, são índices que caracterizam as representações de grupo. O presente livro está dividido em 8 capítulos. Nos primeiros três há a parte formal da Teoria de Grupo e suas Representações e nos cinco capítulos seguintes são discutidas algumas aplicações à Física.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Teoria do Campo Eletromagnético e da Relatividade

R$220,00 R$176,00

A teoria do campo eletromagnético e da relatividade, juntamente com as mecânicas clássica, quântica e estatística, compõem o núcleo da formação teórica atual para os físicos, tanto na graduação como na pós-graduação. Uma base sólida nesses assuntos é um requisito essencial para uma formação mais avançada ou especializada. O autor, José Roberto Mahon, procurou desenvolver os fundamentos e conceitos de forma abrangente e aprofundada, mostrando diversas aplicações e exemplos atuais. Os tópicos introduzidos são tratados de forma compreensiva, procurando-se expor claramente as deduções dos principais resultados. Espero que o texto seja estimulantes por ter uma apresentação diferente e nitidamente mais madura e profunda que aquela apresentada em sua formação básica e início do ciclo profissional. Um programa típico de graduação em eletromagnetismo envolve dois semestres com ênfase nas leis fundamentais, equações de onda eletromagnética e radiação. As ferramentas matemáticas utilizadas incluem cálculo vetorial, equações diferenciais parciais e funções especiais. No início da pós-graduação vemos mais profundamente o desenvolvimento relativístico e tópicos anaçados do eletromagnetismo clássico, como radiação e espalhamento, multipolos toroidais, radiação por partícula em movimento e supercondutividade. O objetivo do texto é apresentar o eletromagnetismo e a relatividade no contexto da física moderna. Assim, o texto está dirigido aos estudantes avançados de graduação e da pós-graduação em física, estudantes de ciências exatas e engenharia, que trazem uma base sólida da graduação, que gostariam de aperfeiçoar seus conhecimentos, ou seja, espera-se que o estudante tenha familiaridade com o material básico de um curso de eletromagnetismo (nível de graduação) e de matemáticas para física e engenharia.

Ou 3x de R$73,33 s/ juros

Teoria dos Sistemas Dinâmicos: Uma Introdução

R$82,00 R$65,60

Este livro é uma primeira introdução à teoria dos sistemas dinâmicos. Pode em particular servir de texto base auto-contido a uma disciplina correspondente ou servir para estudo independente. Pode também ser usado como ponto de partida para o estudo de tópicos mais avançados. A teoria dos sistemas dinâmicos é muito vasta, além de ser extremamente activa em termos de investigação. Foi por isso necessário fazer uma selecção cuidada do material, de modo a dar uma visão suficientemente alargada e ainda assim controlar o tamanho do texto, indicando bibliografia adicional para tópicos mais avançados. A exposição é directa e rigorosa. Em particular, todos os resultados apresentados no livro são demonstrados. Além disso, tentámos que cada demonstração fosse tão simples quanto possível. O texto inclui ainda muitos exemplos, que ilustram detalhadamente os novos conceitos e resultados, bem como exercícios no final de cada capítulo, com nível de dificuldade variável. Há diferenças importantes entre este livro e a larga maioria dos textos existentes na literatura (com nível análogo e com alguma intersecção de tópicos): a) demonstramos todos os resultados, o que frequentemente não acontece em textos introdutórios, apesar de isso não significar que as demonstrações são mais complicadas ou que exigem técnicas adicionais, necessitando sobretudo algum cuidado preparatório ou a restrição a classes apropriadas de sistemas dinâmicos, o que se justifica plenamente numa primeira abordagem; b) evitamos tópicos menos centrais, o que muitas vezes também não acontece em textos introdutórios, preferindo outros autores incluir tópicos adicionais, mesmo que de forma menos rigorosa ou menos detalhada, o que em nossa opinião é desajustadoa um texto base auto-contido e de tamanho controlado, podendo antes indicar-se literatura adicional para tópicos mais avançados.

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

Teoria Eletromagnética – Parte Clássica – capa dura

R$209,00 R$167,20

Edição em capa dura: Este livro decorre das notas de aula do professor Barcelos no Instituto de Física da UFRJ e é destinado, principalmente, ao estudante do Bacharelado em Física. Sumário: 1 – Equações de Maxwell 2 – Eletrostática no vácuo 3 – Magnetostática no vácuo 4 – Correntes e circuitos 5 – Eletrostática em meios dielétricos 6 – Magnetostática em meios materiais 7 – Ondas eletromagnéticas 8 – O Eletromagnetismo e a Relatividade A – Transformadas de Fourier do campo eletromagnético B – Resolução de alguns exercícios

Ou 3x de R$69,67 s/ juros