- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
ANSIEDADE E TRAUMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
R$0,00Que as emoções façam parte do cotidiano da sala de aula, ninguém
têm mais dúvidas. Não só professores e professoras vivem e convivem diariamente com aquilo que alunas e alunos nos trazem diariamente, como cada vez mais o campo da educação exige um olhar para os
aspectos emocionais da vida escolar. Uma convergência de campos de pesquisa
vêm apontando para como o desenvolvimento de uma rica vida emocional
é mais do que somente um “empecilho” para a educação, mas parte integral
da aprendizagem. Mary Helen Immordino-Yang e Antonio Damásio falam
em “pensamento emocional”; e há cada vez mais pressão para uma “educação
sócio-emocional” a-crítica e a-histórica. O que esse volume pretende é apresentar um campo de estudos sobre as emoções em sala de aula que discute
como a escola, na forma de um microssistema que pode reproduzir tanto operações de poder quanto produzir potência e liberdade, pode agir para produzir
ansiedade e fortalecer traumas, ou para mitigar traumas e romper barreiras
erguidas pela ansiedade à matemática, às ciências e à avaliação.
Esse volume é fruto de cinco anos de pesquisa do Grupo de Pesquisas em
Neurociências, Comportamento & Cognição (Unifesspa), no campo da educação em ciências e matemática, e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino
de Ciências (Gepec/Unifesspa). Juntando achados das neurociências, da psicologia educacional e escolar, da psicologia social, da teoria da atividade, da
sociologia das emoções, e da teoria crítica, nos aprofundamos em tentar entender fenômenos como a Ansiedade às Ciências, a Ansiedade à Matemática, e o
ensino informado pelo trauma, e como professores e professoras compromissados com uma educação libertadora podem utilizar esses conhecimentos para,
através de uma “curadoria afetiva”, discutir essas emoções negativas, re-ligá-las
às suas raízes comunitárias e coletivas, e levar a escola a assumir um papel ativo
na vida emocional de seus estudantes. Longe de encontrar “receitas de bolo”,
o professor e a professora encontrarão aqui uma perspectiva crítica e transdisciplinar sobre esses fenômenos, suas relações e impactos na aprendizagem,
e como a escola pode contribuir para gerar ou manter estados de ansiedade,
estresse, e trauma – ou, se aberta à criticidade de suas próprias práticas, mitigar
esses estados ao reconectá-los às suas raízes coletivas
No primeiro capítulo, apresentamos um paradigma geral para avançar
além da “educação socioemocional”, a-crítica e a-histórica, conectando teóricos como Mary Helen Immordino-Yang, Antonio Damásio, Albert Bandura,
Vygotsky e Bronfenbrenner à leitura crítica das relações entre saúde mental
e opressão contidas na Abordagem Poder-Ameaça-Significado. Esse paradigma geral serve de base para a compreensão dos outros fenômenos analisados nos próximos capítulos. No segundo capítulo, apresentamos o conceito
de Ansiedade às Ciências (o medo, desconforto, ou aversão que estudantes e
a sociedade em geral apresentam em relação a conceitos científicos, aos cientistas, e a atividades relacionadas à ciência) e, a partir de uma leitura do poder
ideológico e do poder corporificado, discute aspectos relacionados à raça e ao
gênero nesse fenômeno. O capítulo três discute o conceito-irmão de Ansiedade
à Matemática, e como este se relaciona com crenças de autoeficácia e bloqueios
de aprendizagem, e como o poder ideológico, o poder coercitivo e o capital cultural e o controle aversivo contribuem para esses estados. O último capítulo se
dedica a apresentar o ensino informado pelo trauma; a percepção de que processos traumáticos podem impactar uma grande quantidade de domínios da
vida vêm alcançando também a educação, com o desenvolvimento mais amplo
de estratégias que ajudem educadores a “quebrar o ciclo do trauma” vivido por
estudantes. Utilizando-se amplamente do paradigma apresentado no capítulo
1, demonstramos como aspectos do poder localizados nos diversos microssistemas nos quais o aluno se insere contribuem para a criação de processos
traumáticos, e como esses processos traumáticos impactam negativamente a
sala de aula e a aprendizagem.
Trata-se, é claro, de uma incursão breve no tema, mas esperamos que
possa contribuir para discussões e práticas mais críticas na interface entre emoção e aprendizagem em sala de aula. Para além de uma educação que busque
adequar o aluno ao que é esperado socialmente dele, “adestrando-o” para um
mercado de trabalho, os nossos estudos vêm apresentando consistentemente a
necessidade de uma visão crítica sobre esses fenômenos, e de agir em diversos
níveis dos micro e mesossistemas. Boa leitura!
Caio Maximino
Cultura da física:Contribuições em homenagem a Amelia Imperio Hamburger, A
Coletânea de textos dos mais renomados físicos brasileiros, contando um pouco da história da física no Brasil, através de seus trabalhos e da correlação dos mesmos com a Professora Amelia Imperio Hamburger, uma das grandes pesquisadores do Instituto de Física da USP, herdeira direta da tradição acadêmica da física dos anos cinqüenta.Livro produzido em co-edição com o Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Cultura da física:Contribuições em homenagem a Amelia Imperio Hamburger, A. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autor: Videira e Salinas ( org. )
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Didática da Matemática e a mobilização de processos cognitivos Digital
R$0,00Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
Didática da Matemática e a mobilização de processos cognitivos:
reflexões sobre aspectos teórico-metodológicos do ato de ensinar é um livro destinado a professores que ensinam matemática em todos os níveis de escolaridade. Nele há um chamado para pensarmos sobre os diferentes e interconectados aspectos que interferem e influenciam na aprendizagem matemática.
É consenso, em várias obras que se debruçam acerca deste tema,
que estamos didaticamente estagnados no século passado, em grande
parte de nossas instituições. Neste sentido que a autora problematiza
e nos apresenta a perspectiva da Neurociência Cognitiva como
um esforço e alternativa interdisciplinar para pensarmos os desafios
didáticos no contexto do ensino de matemática.
Se de um lado não há milagres a se esperar, do outro, não é possível
ignorar que o campo educacional tem como objeto de seu trabalho
a aprendizagem e esta estrutura-se cognitivamente, sua compreensão
perpassa pela estrutura bio-psico-social que a compõe e implica. É diante do reconhecimento destas dimensões e interseções que a presente obra se apresenta, não para impor determinada perspectiva
do que significa aprender e ensinar matemática, mas como
um esforço de refletir sobre este processo.
Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência
Este livro traz uma descrição abrangente das atividades na área de Centros e Museus de Ciências.
Relata a experiências tais como: planejamento de centros e museus de ciência, processo ensino-aprendizagem, educação e divulgação, a universidade e a estruturação de centros, parques temáticos, produção de equipamentos, planejamento de exposições, museologia, treinamento de monitores e política de financiamento de para centros e museus de ciência. Conta com a colaboração de mais de trinta pesquisadores e diretores de instituições.
Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autor: Silvério Crestana; Ernest Hamburger ; Dilma M. SIlva ; Sérgio Mascarenhas ( org. )
Ou 3x de R$60,00 s/ juros
Educação, ambiente, corpo e decolonialidade
9786555633252Este livro é constituído de uma coletânea de textos ímpares que foram produzidos por intelectuais das mais diversas esferas do contexto latino-americano. Esse é um projeto que teve como eixos de reflexão as temáticas da “educação, do ambiente, do corpo e da decolonialidade”, temas que perpassam os desafios do nosso tempo, apontando não apenas para a crítica do presente, mas também para um esforço conjunto de imaginarmos mundos outros, diferentes desses nos quais habitamos e construímos nossas histórias.
É uma obra que está em sintonia com o pensamento de Paulo Freire, que promove a valorização de uma educação dialógica e o respeito às diferenças e a valorização dos saberes dos outros.
Ou 3x de R$44,00 s/ juros
Estomatologia Estudo Simplificado da Boca. Prevenção Bucal
O livro é destinado a pais e professores e contém orientações da saúde bucal das crianças e adolescentes, está escrito em uma linguagem clara e didática.
Estomatologia Estudo Simplificado da Boca. Prevenção Bucal. SAÚDE
Autor: Marcio Valle de Lima
Ou 3x de R$14,33 s/ juros
Introdução à Astronomia e Astrofísica – vol. 1
R$0,00Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
Introdução à Astronomia e Astrofísica – vol. 2
R$0,00Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
Introdução à Astronomia e Astrofísica – vol. 3
R$0,00Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
Química e Arte para um Ensino Humanizado
R$0,00Química e Arte para um Ensino Humanizado.
Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
Livro_Química e Arte para um ensino humanizado