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Ensino a aprendizagem significativa
R$77,00O título deste livro é bem ilustrativo de seu conteúdo. Mas esse conteúdo vai muito além de descrever a teoria da aprendizagem significativa e suas implicações para o ensino. Trata-se de um compilação de trabalhos sobre aprendizagem significativa, alguns deles fazendo uso de mapas conceituais. Nesses trabalhos a aprendizagem significativa é usada como um referencial para organizar um ensino voltado para a compreensão, para captação de significados, em contraposição ao ensino para a testagem, cujo foco é o preparo para as provas, para a aprendizagem mecânica, puramente memorística, de respostas corretas. São feitas interfaces com outras teorias de aprendizagem e mapas conceituais são usados naturalmente. Não há a intenção de descrever o que são mapas conceituais e como podem ser usados. O mapeamento conceitual é utilizado como parte da redação dos artigos, procurando facilitar a exposição dos conceitos e teorias abordados em alguns dos artigos que constituem o livro. Outro aspecto a destacar é que este livro foi organizado pensando em professores e professoras e sua importante, e difícil, tarefa como facilitadores de uma aprendizagem realmente significativa.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Feynman
R$66,00Bassalo, da UFPa, e Francisco Caruso, da UERJ, toma a biografia de Richard Feynman como pretexto para um passeio pelas áreas da física nas quais o físico norte-americano atuou. Desta maneira, os leitores são levados a uma apresentação sumária de temas como Fissão nuclear e construção da bomba atômica, Biologia, Eletrodinâmica Quântica, Superfluidez, Maser, Teoria V-A, Partículas e Campos, Pártons e Quarks, e Computação. O livro é rico em detalhes e histórias, certamente refletindo a rica experiência de Bassalo com os seus tradicionais livros Crônicos da Física. O livro é baseado em leitura de boas obras sobre Feynman e em histórias vivenciadas pelos autores. Bem como na leitura e comentário de vários de seus artigos originais. Das várias histórias e conceitos apresentados ao longo do texto, eu gostaria de destacar como Feynman analisava seu próprio estilo científico é, por isto, dedicado ao modo como Feynman distinguia a matemática da Babilônia e da Grécia antigas. O rigor da demonstração a partir de primeiros princípios, força da segunda tradição, não tinha relevância para os babilônios, os quais valorizavam sobremaneira o bom funcionamento e adequação dos cálculos realizados. Feynman identificava-se com o estilo babilônio. Os historiadores da física do século XX identificam neste estilo o pragmatismo próprio da física norte-americana e consideram Feynman o melhor exemplo deste estilo. Esta distinção nos ajuda a compreender a diversidade das tradições e estilos em ciência, e pode nos ajudar a valorizar um ensino de física que apresente mais flexibilidade e sensi-bilidade a esta diversidade que é própria da ciência. Feynman veio ao Brasil mais de uma vez, a primeira logo após a criação do CBPF, no final da década de 1940. Deu cursos em português e deixou vários comentários sobre o ensino de física no nosso país. É natural, portanto, que os autores tenham dedicado um capítulo às relações entre o físico norte-americano e o Brasil (Capítulo 10 – Idiossincrasias e[…]
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