- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Astronomia na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino fundamental – Relatos de Professores
R$72,00Neste livro temos a satisfação de apresentar os relatos de aulas de professores (as) que abordam o ensino de Astronomia com alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, isso parece muito oportuno já que a produção bibliográfica nacional é escassa com relação a este tema nestes níveis de ensino. Como afirma o prof. Rodolpho Caniato no prefácio desta obra, “esforços como os aqui relatados e que incluem a atividade, o aspecto lúdico e a discussão são mais uma séria contribuição e em particular para o uso da Astronomia tanto na formação do cientista quanto na do Cidadão do Mundo”. Cada relato acompanha uma reflexão dos próprios professores, cujas contribuições podem servir de incentivo para quem precisa conhecer um pouco mais sobre diferentes metodologias do ensino de Astronomia para crianças. Reunindo 20 relatos de professores e contendo mais de 100 fotos, desejamos que a leitura deste livro possa incentivar muitos outros professores a também refletirem sobre sua prática atual de trabalho e começarem a buscar meios de sentirem a satisfação de ensinar esta bela ciência, a astronomia!
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Elementos semióticos em atividades de modelagem matemática
R$88,00No presente livro os 13 capítulos se direcionam a diferentes elementos da semiótica peirceana ou a caracterizações de Duval para tratar dos signos em atividades de modelagem matemática. No Capítulo 1, intitulado Interlocuções entre Modelagem Matemática e Semiótica, Lourdes Maria Werle de Almeida, Karina Alessandra Pessoa da Silva e Michele Regiane Dias Veronez tratam de diferentes interlocuções da semiótica com a modelagem com a finalidade de entender e identificar o papel da semiótica no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Paulo Henrique Hideki Araki, no Capítulo 2, A atribuição de significado em uma atividade experimental de modelagem matemática, apresenta uma atividade experimental investigativa para discutir a atribuição de significado, associando os interpretantes produzidos pelos alunos com o fenômeno e com os objetos matemáticos que emergiram na atividade de modelagem matemática desenvolvida pelos alunos. elementos semióticos em atividades de modelagem matemática 11 No Capítulo 3, Análise semiótica da comunicação em uma atividade de modelagem matemática com experimentação, Robson Aparecido Ramos Rocha investiga como a comunicação em atividades de modelagem matemática é mediada por signos. A análise realizada evidencia como a semiose dos alunos associa objetos matemáticos e a situação estudada na atividade de modelagem. Signos interpretantes no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática é o tema de Thiago Fernando Mendes no Capítulo 4. A caracterização de interpretante imediato, interpretante dinâmico e interpretante final é realizada em uma atividade de modelagem matemática desenvolvida por alunos em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. No Capítulo 5, A geração de signos em uma atividade de modelagem matemática em um contexto tecnológico, Carina Chulek analisa interpretantes produzidos pelos alunos quando o desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática é ancorado n
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Energia Eólica Perspectivas e desafios no Rio Grande do Norte
R$60,00Responder aos desafios socioambientais é uma das problemáticas mais complexas das sociedades contemporâneas. No cerne dessas problemáticas tem a questão energéticas, central para movimentar e dinamizar a funcionalidade das sociedades. Entretanto, hoje a dinâmica global energética é altamente dependente dos recursos fósseis, principal gerador de emissões de gases do efeito estufa, contribuindo diretamente para o aquecimento global, marcadamente influenciado pelas ações antrópicas. Neste contexto, é fundamental pensar alternativas energéticas que possam contribuir para mitigar uma transição energética seja mais renovável e sustentável, não apenas enquanto produto final, ou seja, na eletricidade produzida, mas em toda sua cadeia produtiva. Entretanto, esse parece não estar sendo o caminho da expansão das energias renováveis como fonte alternativa à dependência fóssil, envolta em controvérsias entre o discurso de sustentabilidade, de renovável e de baixa emissão de gases na atmosfera. O Brasil. neste cenário, aparece como naturalmente favorável à expansão de fontes renováveis, impulsionando pela experiência no uso de fontes renováveis e com grande capital natural para dinamizar, especialmente as energias eólicas e fotovoltaicas. Contudo, não define um marco regulatório que posso atuar de forma estratégica na construção de uma cadeia efetivamente sustentável e integrada às dinâmicas territoriais, e assim atuar frente aos impactos socioambientais provocados na exploração das energias renováveis. É com base nesta constatação, que este livro, apresenta um conjunto de capítulos que tangenciam como vem se dando a dinâmica da energia renovável brasileira. Particularmente, as análises, estão com foco na energia e no Rio Grande do Norte, estado brasileiro líder nacional na produção deste tipo de fonte energética, discutindo seus desafios e possibilidades para que alcance a condição de atividade produtiva socialmente justa, com man
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Equações Diferenciais Ordinárias: Teoria Qualitativa
R$99,00Esta é uma introdução suficientemente abrangente à teoria qualitativa de equações diferenciais, podendo em particular servir de texto base auto-contido a um segundo curso de equações diferenciais ordinárias. Pode também ser usado como ponto de partida para o estudo de tópicos importantes de equações diferenciais e sistemas dinâmicos que são frequentemente remetidos para disciplinas mais avançadas. Em particular, estudam-se equações lineares, funções de Lyapunov, conjugações topológicas, variedades invariantes, equações no plano, teoria de bifurcações, formas normais e sistemas hamiltonianos. Sendo auto-contido, o livro pode servir para estudo independente e pode ser usado como obra de referência em qualquer disciplina que use as equações diferenciais como ferramenta, designadamente em cursos de Biologia, Engenharia, Física, Economia, Gestão e naturalmente Matemática. LUÍS BARREIRA é professor de Matemática no Instituto Superior Técnico. Doutorou-se em Matemática na Pennsylvania State University em 1996. Recebeu os prémios Gulbenkian Ciência em 2007, UTL/Santander Totta em Matemática em 2007 e Ferran Sunyer i Balaguer em 2008. É autor ou co-autor de mais seis livros, dois deles na IST Press, com os outros publicados por AMS, Birkhäuser, Cambridge e Springer. É ainda autor ou co-autor de mais de 100 artigos de investigação em matemática, sobretudo em equações diferenciais e sistemas dinâmicos. CLÀUDIA VALLS é professora de Matemática no Instituto Superior Técnico. Doutorou-se em Matemática na Universitat de Barcelona em 1999. Recebeu o prémio UTL/Santander Totta em Matemática em 2008. É co-autora dos livros Stability of Nonautonomous Differential Equations (Springer) e Exercícios de Análise Complexa e Equações Diferenciais (IST Press). É ainda autora ou co-autora de mais de 100 artigos de investigação em matemática, sobretudo em equações diferenciais e sistemas dinâmicos.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Experimentar na diferença: um banquete de monstruosidades acadêmicas
R$66,00Esse cardápio leva a assinatura do “bando de gastronomia criativa” Grupo de Estudos e Pesquisa Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências (GEPECS), então você já sabe que estamos tratando do oferecimento de um banquete acadêmico generoso, surpreendente, original, sofisticado, elegante e alegre, cheio de singularidades e de múltiplas entradas. Hummm… Olha, esse não é um banquete qualquer não, viu? O nome disso é luxúria intelectual, dizem que é um novo (a)normal e, para chegar a ele, aqui entraram em cena marteladas, rachaduras, rachas, travas, trava-línguas, destrava-léguas, linguagens, agenciamentos, conceitos, composições, poses, posicionalidades. Já botou sua roupa de ir? Se não sabe experimentar, então desce pro play com esse menulivro da diferença pura! É bem possível que você goste… e você sabe, né? Quem tem possibilidades tem tudo. Vai querer provar?
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Física 3 Eletromagnetismo, Teoria e Problemas Resolvidos
R$99,00Este livro é o terceiro volume de uma coleção que terá quatro volumes abordando de forma clara e objetiva todo o programa de física básica dos cursos de ciências exatas. A série é muito rica em exercícios propostos e resolvidos. Sumário Campo elétrico, lei de gauss, potencial elétrico, capacitores e energia eletrostática, lei de Ohm e lei de Joule, Circuitos de corrente contínua, campo magnético, lei de Ampére e lei de Biot-Savart, Indução eletromagnética e Equações de Maxwell, Magnetismo em meios materiais e supercondutividade.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
História da Educação Matemática e formação de professores – aproximações possíveis
R$88,00As pesquisas em história da Educação Matemática têm contribuído para uma reflexão sobre múltiplas histórias de práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática e para se analisar impactos das formações dadas a esses professores para ingresso em um estilo de pensamento e ação docente na Educação Básica e Superior, cujos resultados de pesquisas oferecem um rol mais diversificado de temas relativos à História da Educação Matemática, tendo em vista o avanço dos estudos nessa área na atualidade. Este livro é resultado de reflexões sobre debates estabelecidos durante e após a realização do IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática ocorrido em 2018 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem como meta contribuir para que os docentes de matemática possam tomar a diretriz histórica como um elemento problematizador e reflexivo acerca do desenvolvimento de ideias relativas às culturas matemáticas escolares, bem como sobre a complementação de uma compreensão ampliada dos processos estabelecidos historicamente nas aulas de matemática e nos processos de objetivação de saberes matemáticos em cada um dos níveis de ensino. Iran Abreu Mendes Coordenador da Coleção
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Métodos Computacionais no Estudo de Macromoléculas Biológicas
R$77,00O presente exemplar reúne textos de diversos pesquisadores bra- sileiros com reconhecida competência no estudo de macromo- léculas de interesse biológico. Os capítulos discorrem sobre temas importantes e atuais na área. Devido à complexidade dos proble- mas envolvendo macromoléculas, grande parte dos trabalhos realizados sobre esses sistemas são computacionais. O conjunto dos textos apresentados aqui refletem essa tendência. Este livro busca apresentar de forma didática e compreensível os assuntos importantes discutidos na área, sem perder de vista o rigor matemático requerido para avançar, de forma consistente e segura, o conhecimento científico sobre o assunto tratado. Essa característica emerge de seu principal objetivo, que foi homenagear os Professores José Roberto Ruggiero e Jorge Chahine. O fator comum que motivou os autores a se juntarem e escrever os textos que compões esse exemplar, foi o reconhecimento da atuação desses dois docentes. Esse reconhecimento se refere principalmente a atuação profissional, mas também envolve fatores humanos. SUMÁRIO PREFÁCIO Elso Drigo Filho 9 PRINCÍPIOS DA SIMULAÇÃO POR DINÂMICA MOLECULAR Pedro Geraldo Pascutti 15 SIMULAÇÕES DE DINÂMICA MOLECULAR APLICADAS A SISTEMAS BIOLÓGICOS Carlos Roberto de Souza Camilo | Luiz Fernando da Costa Zonetti | Ingrid Bernardes Santana Martins | Alexandre Suman de Araujo 37 DINÂMICA ESTRUTURAL DE PROTEÍNAS Ana Ligia Scott | Eric Allison Philot | Angelica Nakagawa Lima 69 MODELOS SIMPLES PARA PROBLEMAS COMPLEXOS: OS MECANISMOS DE ENOVELAMENTO E EVOLUÇÃO PROTEICA POR MODELOS DE REDE CÚBICA Ronaldo Júnio de Oliveira | Gabriel Gouvêa Slade | Leandro Cristante de Oliveira 91 ENOVELAMENTO DE PROTEÍNAS UTILIZANDO MODELOS BASEADOS EM ESTRUTURA Antonio B. Oliveira Jr | Paulo Ricardo Mouro | Vinícius de Godoi Contessoto | Vitor B. P. Leite 121 ESTUDO DAS INTERAÇÕE
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
UBIRATAN INCOMENSURÁVEL
R$99,00[Ubiratan] teceu uma trajetória de vida profissional, pessoal e cidadã de singular beleza e profundidade, onde os saberes dialogam e se emprestam visões, perspectivas, experiências, dúvidas, incertezas e habilidades em fluxo que vai alargando horizontes e iluminando o que sempre esteve aí, presente, mas que as “gaiolas epistemológicas” (como o Professor costumava designar) não nos permitiam enxergar.
Lia Diskin
Ou 3x de R$33,00 s/ juros