A Doença do Neoliberalismo: O falso dilema entre saúde e economia na pandemia do novo coronavírus

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O Brasil enfrenta a pior crise de sua história como nação. A crise política provocada pelo golpe de 2016 engendrou uma gravíssima crise econômica, que terminou sendo turbinada pela pandemia da COVID-19. Muitos economistas tratam a economia como uma dimensão isolada da sociedade. Os mercados possuem prioridade e privilégios exorbitantes. Mesmo às custas da propagação da miséria e da fome. É o bem-estar da economia acima do bem-estar da população. Situação emblematicamente simbolizada pelo dilema entre vidas e economia. Porém, nem todos os os economistas comungam deste culto fúnebre. Nos primeiros dias da pandemia, alguns professores do departamento de ciências econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro propuseram um conjunto medidas econômicas que aliviasse os efeitos da pandemia. Buscava-se um caminho contrário aquele do tenebroso dilema mencionado acima. Retomava-se uma tradição humanista da economia na qual ela deve servir ao bem-estar da população, e não o contrário. Enquanto o negacionismo econômico neoliberal que sustentava tal dilema se negava a promover políticas de combate à crise , o grupo de economistas pela vida foi crescendo. Foi se ampliando o debate, a troco de ideias e as iniciativas. Este livro é fruto deste processo. Uma obra produzida no calor do momento que busca resgatar os princípios de uma economia popular. Relembrando um tradição de grandes economistas brasileiros que buscavam construir um país mais justo. Parafraseando talvez o maior deles, a construção interrompida precisa ser retomada. Será tarefa de todos nós. Esperamos que essa obra seja uma pequena contribuição nesta direção. Viva o povo Brasileiro.

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Conteúdos cordiais: física humanizada para uma escola sem mordaça

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O que se pretende é o estabelecimento de uma dinâmica de alteridade entre os participantes desse tipo de aula que contemple, através de processos dialógicos, situações que emanam de práticas socioculturais que são compartilhadas por segmentos sociais excluídos, no sentido de entendê-los e relacioná-los com um ensino de Física humanizada. Mas, mais do que isso, fazer emergir do diálogo que se impõe uma explicação da discriminação existente em práticas socioculturais históricas que estão na base da exclusão desses segmentos, e submetê-las a considerações críticas. As situações escolhidas nos vários capítulos do livro constituem exemplares da alteridade possível e necessária de ser planejada para, dialógica e criticamente, serem abordadas em processos educativos, sobretudo os escolares. Situações representativas de sínteses de processos de discriminação resultantes de algo que, talvez, pudesse ser denominado de “cultura de exclusão”, que enjeitam tanto pessoas como a cultura por elas produzidas, são apresentadas em exemplares. Esse tipo de cultura, manifestada em diversas atividades organizadas e estruturadas historicamente, culminam numa tensa convivência com muitos segmentos sociais que, com a implementação de políticas públicas de inclusão, estão chegando ao ensino médio e universitário. Assim, os exemplares escolhidos em sintonia com pressupostos da Ética da Razão Cordial exploram a potencialidade de tratar criticamente situações criadas pela “cultura da exclusão” e que, oportunizam, ao mesmo tempo, a abordagem de alguma conceituação física, e mesmo da história da Física, que os autores relacionam com a situação que está sendo considerada, numa esperança de promover um ensino de Física humanizado. Demétrio Delizoicov

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Métodos Matemáticos para Física e Engenharia volume 1 – CÁLCULO COMPLEXO

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Este é um livro sobre métodos matemáticos para a resolução de problemas de física. antes de tudo, é um texto de física que focaliza a atenção nas ferramentas matemáticas necessárias para a resolução de problemas mais complexos. A matemática envolvida é tratada de forma séria e tão completa quanto possível, mas a motivação é predominantemente a aplicação dela na física. Assim, sempre que possível, ela é abordada no âmbito de aplicações físicas, com o uso mais amplo possível de exemplos e de motivações de caráter geométrico. muitos teoremas são demonstrados com nível variado de rigor e de generalidade. Os critérios para a escolha do que demonstrar incluem o tempo e o esforço envolvidos e a utilidade das demonstrações no sentido de promover uma melhor compreensão das estruturas matemáticas sob exame. A ênfase na apresentação da matemática é a exibição e compreensão clara das estruturas e dos procedimentos envolvidos. Esta abordagem tem um caráter algorítmico, visando a utilização da matemática nas aplicações, bem como o seu uso como a linguagem da física. Sumário 1 Número, a Linguagem da Ciênia 1 2 A Simpliidade dos Números Complexos 17 3 Funções Elementares, mas Nem Tanto 33 4 Funções Ainda Menos Elementares 49 5 Aspetos Geométrios das Funções 65 6 Efeitos de Borda em Capaitores 81 7 Cálulo Complexo I: Difereniação 99 8 Cálulo Complexo II: Integração 115 9 Derivadas e Integrais Complexas 137 10 Desigualdades Complexas e Séries 153 11 Séries, Limites e Convergênia 169 12 Representação de Funções por Séries 187 13 Demonstrações e Critérios de Convergênia 205 14 Série de Laurent e Resíduos 227 15 Cálulo de Integrais por Resíduos 243 16 Resíduos em Superfíies de Riemann 265 A Frações Continuadas 283 B Séries para as Raízes Quadradas dos Inteiros 289 C A Aproximação de Stirling 297 D Alguns Fatos da Análise Real 301

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