A Matemática a ensinar e a Matemática para Ensinar: Novos Estudos sobre a formação de professores

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O tema da formação de professores, e da formação de professores que ensinam matemática, em particular, tem constituído, já de longa data, motivação para a realização de numerosos estudos e pesquisas . Também este estudo acerca-se da temática. E, em específico, analisa em perspectiva histórica a constituição de saberes envolvidos na formação de professores. Tais saberes são considerados sob novas bases conceituais tendo em conta saberes objetivados. Saberes que se institucionalizam ao longo do tempo, em termos de saberes explícitos, formalizados, transmitidos e incluídos intencionalmente na formação de professores. Essa opção deixa de parte várias outras formas de saberes e competências envolvidos na formação de futuros docentes tratados por outros tipos de estudos . No âmbito dos diferentes estudos sobre a formação de professores Gatti (2014) apresenta uma síntese do estado de conhecimento sobre a formação inicial de professores nos cursos de graduação, no qual discute aspectos convergentes nas pesquisas. Nesse rol de aspectos alguns são os destaques dados aos saberes de formação de professores. O primeiro deles se refere à pouca penetração das conclusões de pesquisas na institucionalização dos cursos de formação de professores o que, segundo a autora, contribui para a manuten- ção da ideia de que o conhecimento disciplinar é suficiente para a formação do professor. Ela alerta para a dificuldade na tomada de decisão sobre o que um professor deve saber para ensinar quando não há um olhar específico para os cursos de licenciaturas:

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ÀCIDOS GRAXOS – DA EXTRAÇÃO A QUANTIFICAÇÃO

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O termo “lipídio” ainda não obteve uma definição universal satisfatória. Entretanto, grande parte dos livros descreve os lipídios como um grupo de compostos orgânicos naturais que apresentam solubilidade em solventes orgânicos. Esta definição, no entanto, não é unânime, pois outras substâncias possuem solubilidade em solventes orgânicos, porém não são lipídios, ou até algumas classes lipídicas apresentam uma maior solubilidade em água do que em solventes orgânicos como é o caso dos monoacilgliceróis, composto formado por uma molécula de glicerol ligada a um ácido graxo por meio de uma ligação éster. Outra definição utilizada, afirma que os lipídios são com postos que compreendem óleos (composto predominantemente por ácidos graxos insaturados e líquidos a temperatura ambiente) gorduras (predominância de ácidos graxos saturados e a temperatura ambiente se encontram no estado sólido) e ceras (lipídios que apresentam em sua estrutura ésteres de ácidos graxos unidos a álcoois monohidroxilados). No entanto, esta definição exclui os lipo polissacarídeos (lipídio ligado a um polissacarídeo), lipoproteínas (lipídio unido a uma proteína), glicerofosfolipídeos (derivados do glicerol que apresentam o grupamento fosfato na estrutura) e os 10 Ácidos graxos: da extração à quantificação esfingolipídeos (lipídios que possuem esfingosina em sua estrutura), que também são compostos lipídicos. Como pode-se perceber, as definições existentes até o momento são passíveis de críticas, visto que, ou não abrangem todas as classes de compostos lipídicos ou os definem de maneira genérica. Desta forma, profissionais que trabalham com esta classe de compostos têm proposto o uso do termo “lipídios” a ácidos graxos (ácidos monohidroxílicos, onde a carbonila está ligada a uma cadeia alquílica) e seus derivados (ésteres ou amidas) e compostos relacionados diretamente através de vias biossintéticas ou funcionalmente a estes compostos.

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Ciência em dia: Jornadas de divulgação cientifica Ano Internacional da Luz

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A (Organização) o proclamar 2015 como o Ano Internacional da Luz, as Nações Unidas demonstraram a importância de se promover a conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz possibilitam o desenvolvimento humano e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, comunicação, saúde e agricultura. Em todo o Brasil, divulgadores da Ciência se movimentaram para a realização de inúmeras atividades, com o objetivo de levar os conhecimentos relacionados à temática Luz para toda a população, em todos os níveis de idade. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Centro de Ci- ências da Universidade Federal de Juiz de Fora promoveu a 4ª Jornada de Divulgação Científi ca, com o apoio do CNPQ, através da Chamada MCTI/CNPQ/SECIS Nº 90/2013 que, a exemplo das três edições anteriores, contou com um ciclo de palestras baseadas no tema central da SNCT. Foram assim apresentadas quatro palestras, por pesquisadores de renome, que atingiram um público amplo e diversifi cado de estudantes do Ensino Básico, licenciandos e pessoas da população em geral. Este novo volume da série “Ciência em Dia: Jornadas de Divulgação Científica” traz o material referente à nossa quarta jornada, com todos os textos girando sobre o tema “Luz”. Assim, como o livro anterior, esperamos que este novo volume possa servir de inspiração para os leitores, em especial aos jovens de nosso país, levando-os a aspirar seguir pelos caminhos da Ciência. Eloi Teixeira César Diretor Geral do Centro de Ciências

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Compton

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Apesar do conceito de fóton ter tido origem na explicação de Einstein do espectro de radiação de corpo negro, foi Compton a exibir a evidência experimental que convenceu a maioria da comunidade científica, nos anos 1920, a aceitar a existência do fóton como uma das partículas elementares da natureza. No entanto, a descoberta do chamado efeito Compton não foi ema consequência imediata das hipóteses de Einstein sobre a quantização da luz. A hipótese de que o quantum luz – o fóton – era portador de momentum e energia foi emergido gradativamente ao longo de seus trabalhos sobre o espalhamento de raios X pela matéria. Seus insights não decorreram de qualquer estímulo causado pelo êxito de outros grandes físicos de sua época, se originaram de sua própria expertise em conceber seus experimentos. Em mais um texto que aborda de modo original a biografia dos grandes físicos que erigiram o edifício da Mecânica Quântica, Bassalo & Caruso nos lembram que, seguindo a tradição dos melhores físicos experimentais norte-americanos, Compton dedicou-se com grande profundidade a um número reduzido de tópicos experimentais, Vitor Oguri IF_UERJ

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Landau

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Esse texto, que faz parte de uma coleção que está sendo escrita pelos Professores Bassalo & Caruso, traz de forma simples e elegante a vida e obra do grande cientista Lev Davidovich Landau (1908-1968). O texto está dividido, didaticamente, de forma agradável e pode perfeitamente ser utilizado em cursos de história da física ou da ciência, e com, certeza, será rica referência para futuros estudantes (graduação e pós-graduação) e professores que irão desenvolver suas atividades nessa área como também na área da educação.

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Luzes encurvam-se no céu: Einstein, Mito e Ciência

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Ao narrar como a Relatividade foi testada pelo eclipse de 1919, o autor deste livro examina como comunidades e instituições científicas agem. Revela como a figura de Sir Arthur Eddington(1882-1944, astrofísico britânico, membro da Royal Society e da Sociedade Britânica de Astronomia) foi relevante nessa história e como sua vida pessoal está entrelaçada às expedições científicas que fotografaram o eclipse, a ponto de percebermos como indissociáveis vida privada e atividade científica, o que só foi possível quando, aos estudos históricos e filosóficos tradicionais, os Estudos CTS acrescentaram aspectos antropológicos e sociológicos, nesta nova abordagem do fazer científico. A intenção do livro é alcançar o leitor não necessariamente familiarizado com as ideias relacionadas à Relatividade de Einstein. Daí o esforço para evitar, na medida do possível, uma abordagem técnica ou rebuscada. Trata-se de mostrar que a aceitação dessas ideias louvadas como um dos maiores feitos científicos da história das Ciências deveu-se a fatores, não apenas teóricos, mas também sociais. A aceitação não ocorreu simplesmente porque os sábios, ao conhecê-la, teriam concluído imediatamente que de fato, estavam diante das mais precisas leis da natureza. Para isso foi necessário superar obstáculos sociais até mesmo de ordem bélica e racial, além dos referentes à rejeição do próprio conteúdo teórico, como o leitor poderá perceber no decorrer da leitura deste trabalho.

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Narrativas e história oral: possibilidades de investigação em educação matemática

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Este Livro tem como objetivo criar espaços de discussão e exercícios acerca das narrativas e história oral e de suas potencialidades para a pesquisa e para a formação de professores de Matemática, a partir do pressuposto de que estudar as narrativascomo possibilidades de investigação em Educação Matemática significa, dentre outros aspectos, discutir a constituição intencional de fontes históricas via narrativas orais.

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Pauling – biografia

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Terá havido alguém que, durante uma só vida, tenha conseguidouniÀcarconceitosfundamentaisdafísica,daquímica,da biologia, da farmacologia e da medicina? Que tenha pesquisado a estrutura complexa de minerais e proposto regras para a sua decifração, esclarecendoa natureza das ligaçõesquímicas? Que desvendasse a estruturados aminoácidos,dos peptídeos, das proteínas e quase, quase, a do DNA? Que identiÀcasse a origem molecular de doenças hereditárias, abrindo caminho ao seu controle? Alguémque pesquisasse em cristalograÀa dos raios X, em difração eletrônica, em física nuclear, em imunologia e em nutricionismo? Que produzisse mais de meio milhar de artigos cientíÀcos e mais de dezena e meia de livros? Que tenha auferido dois prêmios Nobel, ambos não partilhados,um pela Química (1954) e outro pela Paz (1962)? Houve, sim. Foi o cientista estadunidense Linus Carl Pauling. Durante cerca de sessenta anos contribuiu de forma excepcionalmente relevante para o avanço da ciência, da química em particular. O seu livro “The Nature of the Chemical Bond”, foi o livro de ciência mais vendido no século XX e, sem dúvida, o livro de química mais inÁuente de todos os tempos. Linus Pauling foi um cientista raro. Um homem de muitas virtudes, não livre de defeitos e de contradições

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