- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
MATEMÁTICA DO ENSINO: ALGUNS ENSAIOS
O GHEMAT-SC Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, certificado pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC) é associado ao Programa de Pós-Graduação
em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Possui como líderes o professor Dr. David Antonio da Costa e a professora Dra. Iara immer. Interage diretamente com o GHEMAT-Brasil – Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (https://
ghemat-brasil.com.br).
A cada semestre, o grupo adota um cronograma de estudos
e atividades que normalmente destacam um tema de estudo ou uma determinada obra de referência, que perpassa de forma transversal as pesquisas realizadas no GHEMAT-SC no âmbito da História da educação matemática.
Por meio desta estratégia de estudos e trabalhos técnicos, mantém-se coesão e alinhamento aos projetos temáticos propostos pelos GHEMAT-Brasil.
Este livro reúne textos produzidos por membros do GHEMAT-SC que abordam variados itens matemáticos e sua caracterização na perspectiva da matemática do ensino.
Números negativos, conceito de número, polígonos e multiplicação são subtemas analisados para a elaboração de matemáticas próprias da cultura escolar.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros