Argumentação no ensino de ciências: construções com a escola

R$0,00

Neste livro são discutidos desafios e possibilidades da implementação da atividade argumentativa em aulas de ciências na Educação Básica, tendo em vista a realidade cotidiana da escola. No campo de Ensino de Ciências, existem diferentes perspectivas de argumentação, mas nesta obra, sem abrir mão do rigor teórico, são apresentadas as articulações, considerando a multiplicidade de olhares, contextos e vivências, que refletem como diferentes perspectivas se entrecruzam no contexto escolar. O livro está organizado em duas partes: na primeira, Possibilidades da argumentação no Ensino de Ciências: aproximações epistemológicas e pedagógicas, estão organizados trabalhos que buscam delinear contribuições e possibilidades da atividade argumentativa para o ensino de ciências, a partir de bases teóricas, resultados de pesquisa de natureza empírica e de revisão de literatura. Na segunda, Caminhos para a argumentação na realidade escolar: construções pedagógicas e metodológicas, estão organizados trabalhos que trazem sequências didáticas focalizando o desenvolvimento da argumentação a partir de diferentes lentes teóricas e metodologias de ensino. Com a publicação desta obra, convidamos leitores e leitoras, em suas diferentes realidades escolares e contextos, a problematizarem e contribuírem para a construção de processos argumentativos na escola.

Fundamentos de Alfabetização científica e tecnológica

R$50,00

Instigados por um cenário contemporâneo em que situações de pós-verdade e negacionismo científico se instalam nos mais diversos contextos com intenções ideológicas e políticas que podem ferir os modos democráticos, justos e igualitários de organização da sociedade, os autores alertam para uma necessidade crucial de fortalecer
a alfabetização científica e tecnológica para o desenvolvimento do pensamento crítico e a transformação social, na formação de crianças, jovens e adultos. Esse é o caminho apontado como forma de combater e de evitar que sujeitos sejam cooptados por uma avalanche de desinformação e fakenews (infodemia) para incitar a adoção de posturas pouco refletidas e negacionistas, prejudicando um crescimento voltado para a equidade e justiça social, que se constrói por meio do diálogo e do respeito à diversidade e pluralidade
de ideias bem argumentadas. (Dra. Edênia do Amaral – UFRPE).

9786555635317

 

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Políticas Públicas e Práticas Sociais: Cidadania, Saúde, Educação, Comunicação e Segurança Alimentar

R$88,00

A leitura desta obra é bem-vinda, pois vivemos um momento único e intrigante da história do Brasil. Depois de vivenciarmos um período de grande progresso democrático com inclusão e participação social nunca vistos, fomos novamente tomados por uma perspectiva de desenvolvimento que remonta o passado. A desconstrução dos avanços e o desmonte do sonho quase certo de, finalmente, podermos desfrutar de uma nação economicamente pujante, com justiça social, saúde e educação, nos confronta com a necessidade urgente e firme de delimitar os espaços onde evoluímos, progredimos e trouxemos melhoras. Para que o sonho continue vivo e nunca se perca! Edson Martins

Ou 3x de R$29,33 s/ juros