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Argumentação no ensino de ciências: construções com a escola
R$0,00Neste livro são discutidos desafios e possibilidades da implementação da atividade argumentativa em aulas de ciências na Educação Básica, tendo em vista a realidade cotidiana da escola. No campo de Ensino de Ciências, existem diferentes perspectivas de argumentação, mas nesta obra, sem abrir mão do rigor teórico, são apresentadas as articulações, considerando a multiplicidade de olhares, contextos e vivências, que refletem como diferentes perspectivas se entrecruzam no contexto escolar. O livro está organizado em duas partes: na primeira, Possibilidades da argumentação no Ensino de Ciências: aproximações epistemológicas e pedagógicas, estão organizados trabalhos que buscam delinear contribuições e possibilidades da atividade argumentativa para o ensino de ciências, a partir de bases teóricas, resultados de pesquisa de natureza empírica e de revisão de literatura. Na segunda, Caminhos para a argumentação na realidade escolar: construções pedagógicas e metodológicas, estão organizados trabalhos que trazem sequências didáticas focalizando o desenvolvimento da argumentação a partir de diferentes lentes teóricas e metodologias de ensino. Com a publicação desta obra, convidamos leitores e leitoras, em suas diferentes realidades escolares e contextos, a problematizarem e contribuírem para a construção de processos argumentativos na escola.
Fundamentos de Alfabetização científica e tecnológica
Instigados por um cenário contemporâneo em que situações de pós-verdade e negacionismo científico se instalam nos mais diversos contextos com intenções ideológicas e políticas que podem ferir os modos democráticos, justos e igualitários de organização da sociedade, os autores alertam para uma necessidade crucial de fortalecer
a alfabetização científica e tecnológica para o desenvolvimento do pensamento crítico e a transformação social, na formação de crianças, jovens e adultos. Esse é o caminho apontado como forma de combater e de evitar que sujeitos sejam cooptados por uma avalanche de desinformação e fakenews (infodemia) para incitar a adoção de posturas pouco refletidas e negacionistas, prejudicando um crescimento voltado para a equidade e justiça social, que se constrói por meio do diálogo e do respeito à diversidade e pluralidade
de ideias bem argumentadas. (Dra. Edênia do Amaral – UFRPE).
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Interacciones polisémicas de las etnomatemáticas como un programa: interfaces con la acción pedagógica, la ética de la diversidad, la justicia social y la paz total: Evidencias de campo
R$0,00De acordo com as diversas perspectivas culturais e contextos internacionais, este livro destaca muitas interlocuções polissêmicas da Etnomatemática como um Programa de educação matemática com distintas áreas do conhecimento etnográfico, principalmente em relação às muitas concepções teóricas, filosóficas e metodológicas que cada um de nós traz de nossas experiências fora da academia e que podem promover um senso de curiosidade e cidadania em nossa busca comum por paz e justiça social.
Em consonância com as diversas perspectivas culturais e contextos internacionais, este livro destaca muitas interlocuções polissêmicas da Etnomatemática como um Programa de educação matemática com diferentes áreas do conhecimento etnoxista, principalmente em relação às múltiplas concepções teóricas, filosóficas e metodológicas que cada um de nós traz de nossas experiências fora da academia e que podem promover um senso de curiosidade e cidadania em nossa busca comum por paz e justiça social.
Maçonaria – origens e dilemas
Não há consenso, no debate historiográfico sobre as origens da Maçonaria; mas para uma série de autores, geralmente não-historiadores, haveria uma origem da Ordem. Bastaria depurar todas as narrativas, confrontando-as com a fontes (assim considerados apenas os documentos oficiais), salvaguardas de toda-verdade, para assinalar “verdadeiro” ou “falso” em tudo aquilo que, de escrito aos itens de cultura material e práticas rituais, diz respeito aos fazeres maçônicos. Na quase totalidade desses escritos, aparecem usos muitíssimo equivocados do conceito de anacronismo afim de sustentar que “o que não estava lá” (como objeto ou como ideia/conceito) desde o princípio (num dado marcador originário), é anacronismo por ter sido ali colocado. A síntese, posta aqui em termos simplistas, desvela a compreensão de uma história contínua, linear e disputada entre posturas de progressismo e de conservadorismo (esta última, a dos “puristas”), sem quebras de paradigmas, rupturas e sínteses dialéticas que demarcam os fluxos e refluxos da história, ocultando também as forças conflitivas que peleiam nesse espectro. E são desconsideradas, nesses procedimentos, tanto as mudanças que, como processos históricos, afetam as estruturas sociais (objetos da ciência histórica) quanto a historicidade dos fenômenos sócio-históricos, ou seja, mitificações e mesmo falseamentos que adentram à História e se fundem aos objetos de interesse do historiador. Sob essa perspectiva crítica, o presente esforço tem o objetivo de contribuir para o assentamento de uma nova abordagem que não conceba pura e simplesmente uma História da Maçonaria; mas uma História Social da Maçonaria, ainda por ser escrita.
9786555636444Ou 3x de R$26,67 s/ juros
Políticas Públicas e Práticas Sociais: Cidadania, Saúde, Educação, Comunicação e Segurança Alimentar
A leitura desta obra é bem-vinda, pois vivemos um momento único e intrigante da história do Brasil. Depois de vivenciarmos um período de grande progresso democrático com inclusão e participação social nunca vistos, fomos novamente tomados por uma perspectiva de desenvolvimento que remonta o passado. A desconstrução dos avanços e o desmonte do sonho quase certo de, finalmente, podermos desfrutar de uma nação economicamente pujante, com justiça social, saúde e educação, nos confronta com a necessidade urgente e firme de delimitar os espaços onde evoluímos, progredimos e trouxemos melhoras. Para que o sonho continue vivo e nunca se perca! Edson Martins
Ou 3x de R$29,33 s/ juros