- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
HORTA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL VIVÊNCIAS AGROECOLÒGICAS
R$0,00A implementação de hortas escolares como práticas agroecológicas constitui-se uma estratégia didática importante para o ensino fundamental. Além de promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental, as hortas oferecem oportunidades práticas para uma aprendizagem interdisciplinar, integrando Ciências (ciclos naturais – água, fotossíntese, crescimento das plantas e biodiversidade); Matemática (medição de áreas, cálculo de volumes de solo, planejamento de plantio com base em medidas e contagem de plantas); Geografia (climas, solos e importância da agricultura familiar); História (estudo das práticas agrícolas tradicionais e evolução da agricultura, história da alimentação); Língua Portuguesa (leitura e escrita de textos sobre plantas, meio ambiente e sustentabilidade). A horta se constitui um microcosmo para o aluno (1) aprender sobre a importância da biodiversidade e do equilíbrio ecológico; (2) compreender a origem dos alimentos e a importância da alimentação saudável; (3) desenvolver práticas de compostagem e manejo sustentável do solo; e (4) contribuir para o desenvolvimento de habilidades práticas em equipe. As hortas promovem, ainda, o diálogo entre escola e comunidade, ao agenciar a participação dos pais e parcerias com agricultores familiares, com trocas de conhecimentos e de recursos. Este livro reúne oito capítulos, frutos de projetos de extensão em comunidades rurais e de pesquisas científicas financiadas pelo CNPq, desenvolvidos em parcerias com seis universidades públicas brasileiras: UERN, UFERSA, USP, UnB, UFPB e UFPA. Trata-se de uma abordagem valiosa para o ensino fundamental, que deve ser encorajada e apoiada por professores e gestores escolares.
OS ORGANIZADORES