O Corpo na Pedagogia Freinet

R$55,00

Este livro estabelece um diálogo sobre os estudos do corpo na educação. Toma com base os escritos e pesquisas do educador francês Celétin Freinet( 1896 – 1966) para pensar a aprendizagem integral do sujeito. Sugere um modelo de educação que considere o corpo, o movimento corpóreo e a experiência sensório-motor como um processo integral pautado na diversidade, nas descobertas individuais e em grupo, na afetividade. O diálogo proposto tem por finalidade provocar reflexões, novas atitudes e reencantamentos no processo de aprender e ensinar, não somente na escola, mas na vida. Trata-se de uma viagem corporal que valoriza a corporeidade vivenciada pela criança por meio de descobertas e do Movimento Carlos Aldemir Farias e Iran Abreu Mendes – Coords

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Vigotski, Bakhtin e nossos trabalhos

R$100,00

Trabalho, energia, campo, força, potencial, movimento e referencial… Apesar de a Física estar de alguma maneira presente, não são exatamente estes os temas abordados neste livro. Ao percorrer suas páginas o leitor encontrará diferentes trabalhos orientados pela mesma educadora, a professora Dra. Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima, organizadora deste compêndio. São textos que versam sobre o Ensino de Ciências para alunos deficientes visuais, as relações entre Ciência e Arte, temas de Física, Química e Educação Ambiental. Uma verdadeira superposição construtiva de campos.

Educar é isso: O professor, carregado de saberes, gera ao redor de si um campo capaz de influenciar outras cargas e imprimir nelas uma força. Uma boa orientação faz-se através de ação e reação. Todos ensinam e aprendem, mediatizados pelo diálogo.

Tanto conhecimento em constante movimento nos remete ao conceito de referencial. Os estudantes e pesquisadores em processo de matura- ção inicial ou continuada encontrarão nas páginas deste livro uma in- teressante oportunidade de apreciar a utilização de referenciais como Vigotski, Bakhtin, Paulo Freire, Bachelard e Engeström, dentre outros.

Se pensarmos pelo viés da educação inclusiva, os trabalhos e pesquisas apresentados por esses autores, vinculados ao LEPPEDV (Laboratório de Ensino e Pesquisa para Pessoas com Deficiência Visual), serão de grande utilidade para os professores que, se ainda não o fizeram, certamente ensinarão para estudantes deficientes visuais, com baixa visão ou com qualquer outra questão que necessite de uma educação efetivamente inclusiva.

Parabéns ao grupo, à orientadora, aos pós-graduandos e às instituições. Que essas cargas gerem mais campos capazes de impactar outras cargas, realizar mais trabalhos e gerar movimento entre diferentes potenciais. Isso é educar. É a troca dialógica, impactante e transformadora.

9786555634976

 

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