Educação em ciências sob diferentes perspectivas epistemológicas

R$90,00

“Os capítulos da obra que você tem em mãos são constituídos por temas candentes da nossa contemporaneidade. Como cabe à universidade, uma das suas funções é, também, produzir conhecimentos inéditos em sintonia com tais temas e este livro reflete parte dessa produção. Nele estão presentes articulações com o aporte de especificidades que caracterizam as várias unidades que estruturam acadêmica e administrativamente as distintas áreas do conhecimento, cada uma com suas epistemes, e que constituem o patrimônio histórico-cultural acumulado pelo ser humano desde o surgimento do Homo sapiens”.

9786555636161

Demétrio Delizoicov

Ou 3x de R$30,00 s/ juros

Educação Matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa dura

R$110,00

Versão em Capa Dura
O livro convida a uma viagem por uma série de textos escritos por
pesquisadores em Educação Matemática no Brasil e no exterior,
discutindo temas que abordam as Tecnologias Digitais no contexto
de pesquisas acadêmicas, do espaço escolar e no momento da pandemia de Covid-19.
Os textos apresentam resultados de experiências dos autores apresentados em quatro seções. A primeira seção reporta os avanços teóricos desenvolvidos por docentes do grupo e de vários de seus alunos. A segunda seção é dedicada ao Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, em que diversos autores relacionam pesquisa, ensino e extensão.
Na terceira seção, há ênfase no pensamento computacional assim como artigos sobre calculadoras científicas gráficas. A última seção, em inglês e espanhol, aponta algumas das parcerias que o GPIMEM faz com a América Latina e com o resto do mundo.
Destinado a comunidade de Educação Matemática, este livro pode
servir como referência para estudantes, professores, pesquisadores e
educadores em geral interessados em tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática. Este livro celebra os 30 anos do grupo de pesquisa mais antigo em Educação Matemática no país! Esperamos que esse livro alimente avenidas a serem percorridas pela comunidade interessada no tema!

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Educação matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa mole

R$88,00

9786555633429Versão em capa mole.
O livro convida a uma viagem por uma série de textos escritos por
pesquisadores em Educação Matemática no Brasil e no exterior,
discutindo temas que abordam as Tecnologias Digitais no contexto
de pesquisas acadêmicas, do espaço escolar e no momento da pandemia de Covid-19.
Os textos apresentam resultados de experiências dos autores apresentados em quatro seções. A primeira seção reporta os avanços teóricos desenvolvidos por docentes do grupo e de vários de seus alunos. A segunda seção é dedicada ao Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, em que diversos autores relacionam pesquisa, ensino e extensão.
Na terceira seção, há ênfase no pensamento computacional assim como artigos sobre calculadoras científicas gráficas. A última seção, em inglês e espanhol, aponta algumas das parcerias que o GPIMEM faz com a América Latina e com o resto do mundo.
Destinado a comunidade de Educação Matemática, este livro pode
servir como referência para estudantes, professores, pesquisadores e
educadores em geral interessados em tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática. Este livro celebra os 30 anos do grupo de pesquisa mais antigo em Educação Matemática no país! Esperamos que esse livro alimente avenidas a serem percorridas pela comunidade interessada no tema!

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação Matemática e Pesquisa: Algumas Perspectivas

R$104,00

A Educação Matemática pode ser considerada um campo de investigação que tem se caracterizado por apresentar interlocuções com outras áreas do conhecimento e temáticas de investigação bastante plurais. O Programa de Pós-graduação em Ensino da Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina e Cornélio Procópio, apresenta este livro que de resultados de pesquisa e ensaios teóricos, cujas temáticas abarcam parte do variado leque de interlocuções característicos da Educação Matemática, dentre os quais podem se destacar a formação de professores de matemática, avaliação da aprendizagem, tecnologias no ensino de matemática, modelagem matemática, investigação matemática, educação do campo e etnomatemática. As reflexões apresentadas em cada um dos doze capítulos podem ser consideradas relevantes para os envolvidos com a Educação Matemática, seja no âmbito da pesquisa ou da formação e prática docente.

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SOCIEDADE

R$104,00

Educação Matemática e Sociedade reúne um conjunto de textos selecionados pelas organizadoras a partir das investigações desenvolvidas no âmbito do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), da Unisinos. O propósito constitui-se em assinalar a possibilidade de re?etir sobre o tema, articulado à concepção teórico-conceitual de Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault, para quem “a verdade é aquilo que dizemos ser verdadeiro”. O livro ?ui em um contínuo, mediado por questões a?ns, e apresenta peculiaridades por abranger variados procedimentos metodológicos circunscritos à análise de documentos e/ou entrevistas, observações etnográ?cas, ou por abarcar estudos situados em diferentes espaços-tempos. Transporta potência para pensar desa?os essenciais no campo da Educação Matemática contemporânea, a partir de diferentes práticas desenvolvidas nas escolas. Problematiza enunciados reiterados no âmbito educacional, como: “os alunos não aprendem matemática por falta de base”, e provoca docentes e pesquisadores engajados com o seu tempo a manejar outros ?os, ideias e movimentos para além dos processos rígidos escolares e ? losó?cos. CONTEXTOS DA CIÊNCIA FERNANDA WANDERER GELSA KNIJNIK (Organizadoras) ISBN 978-85-7861-425-6 Carlos Aldemir Farias Iran Abreu Mendes Coordenadores da Coleção

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

Educação Matemática Inclusiva

R$55,00

Este livro analisa, principalmente, dados referentes ao acesso e à permanência de estudantes co NEE à educação básica e ao ensino superior brasileiros.Alguns pontos são evidenciados nessa análise. Um deles é que o número de estudantes com algum tipo de deficiência que ingressou na universidade brasileira aumentou significativamente na última década, em consequência, prioritariamente, do desenvolvimento inclusivo da educação básica. Outro ponto analisado refere-se ao aumento do número de políticas publicas que asseguram os direitos dessas pessoas. Embora o Governo Federal tenha desenvolvido políticas e estimulado escolas e instituições de ensino superior a promoverem a inclusão, é notório o descompasso entre a educação básica e o ensino superior, principalmente quando se trata de igualdades de oportunidades. O estudo realizado neste livro também salienta que existem poucos trabalhos que analisam como se dá a aprendizagem em Matemática de aluns com NEE, o que pode ser um fator que explique a incapacidade de mudança de atitude por parte de muitos professores. Nesse sentido, as práticas inclusivas em aulas de Matemática têm gerado grande debate nos meios escolares e acadêmicos, principalmente pelo esforço de se cumprir as normativas acerca da inclusão dos alunos com NEE. Considerando o cenário das produções desenvolvidas na última década, o livro analisa aquelas que estão relacionadas a algumas das teorias de ensino e aprendizagem, que podem ser coligadas à Educação Matemática Inclusiva, como a Teoria da Aprendizagem Significativa, a Teoria das Situações Didáticas e a Teoria da Atividade.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Educação Matemática no Pará – genealogia, institucionalização e traços marcantes

R$88,00

A partir de suas reminiscências Neivaldo Oliveira Silva empreendeu uma visita ao passado para que este livro se concretizasse em uma história da Educação Matemática no Pará que não se consta, em parte, nos documentos oficiais. Neste sentido fez uma trajetória arqueológica em documentos pessoais e de outras instituições; escutou um grupo de protagonistas que constituíram o movimento historiógrafo, de modo a oferecer à comunidade acadêmica uma história da Educação Matemática caracterizada por suas dimensões axiológicas, desmembramentos epistemológicos e didáticos, incorporados ao movimento e implicados na formação de educadores matemáticos na região Amazônica. A partir de uma retrospectiva genealógica estabeleceu conexões entre os fragmentos de história e memória acerca da Educação Matemática no Pará, principalmente sobre a formação de educadores matemáticos e o estabelecimento do movimento paraense nessa área de conhecimento. Os leitores poderão perceber que neste livro há um investimento afetivo, intelectual e didático do pesquisador por meio de um exercício orientado pela arte de tecer redes de conexões em que se configuraram a formação de educadores e de pesquisadores em Educação Matemática no Pará.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação Matemática, jogos de linguagem e regulação

R$99,00

Este livro apresenta a tese de que a produtividade do discurso na constituição de objetos, de ideias e de nossa própria compreensão do mundo assenta-se no papel da linguagem como sistema de significação, e que o próprio sujeito passa a ser fruto dos jogos de linguagem em que está inserido, sendo fabricado e regulado pelos vários discursos que o interpelam.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: Pesquisas Contemporâneas

R$99,00

O livro intitulado”Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas” configura o que vem sendo investigado no campo da Educação Matemática frente às Tecnologias digitais e Educação a Distância, de forma a contribuir com professores de matemática e pesquisadores em Educação Matemática.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Educação Matemática: atuações, desafios e possibilidades em diferentes contextos – envio em 20 de fevereiro

R$88,00

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

A presente obra constitui-se em um esforço de professores(as) e pesquisadores(as) no que se refere ao debate, à reflexão e à contribuição com o Ensino de Matemática, bem como as suas ações e atuações dentro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (Giem) no contexto do ensino remoto, perfazendo-se, portanto, os estudos desenvolvidos pelos membros do grupo no período compreendido entre 2020 e 2021, e vão além, ao apresentar contribuições que permitem pensar o ensino pós-pandemia. Ademais, as reflexões apresentadas neste livro vão desde a Educação Básica, no contexto do Ensino Fundamental e Médio, até o Ensino Superior, envolvendo atividades que permeiam o currículo, a avaliação, a inclusão, o uso de recursos didáticos, a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação de professores que Ensinam Matemática. Assim, os estudos aqui apresentados certamente contribuirão para professores e pesquisadores possam refletir sobre os desafios e as possibilidades vivenciados neste período atípico e desafiador, mas também, compreendam que novos conhecimentos foram construídos, os quais permitirão redesenhar uma nova realidade no processo de ensino-aprendizagem da Matemática

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia

R$88,00

Este livro é um pequeno retrato dos 20 anos de pesquisa do grupo PEA-MAT (PUC/SP),. Ao longo dos capítulos, são tratados temas relativos à álgebra, teoria dos números, educação estatística/financeira, números racionais, tecnologias e história da matemática, em uma abordagem que promove uma série de diálogos entre teoria e prática, bem como entre diferentes escolas no âmbito da didática e da epistemologia em Educação Matemática. É um marco do trabalho do PEA_MAT, de suas produções, de suas colaborações para a área de pesquisa em que se insere e para a proposta de integração entre países irmãos da América do Sul( Brasil e Peru)

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência

R$180,00

Este livro traz uma descrição abrangente das atividades na área de Centros e Museus de Ciências.
Relata a experiências tais como: planejamento de centros e museus de ciência, processo ensino-aprendizagem, educação e divulgação, a universidade e a estruturação de centros, parques temáticos, produção de equipamentos, planejamento de exposições, museologia, treinamento de monitores e política de financiamento de para centros e museus de ciência. Conta com a colaboração de mais de trinta pesquisadores e diretores de instituições.

Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autor: Silvério Crestana; Ernest Hamburger ; Dilma M. SIlva ; Sérgio Mascarenhas ( org. )

Ou 3x de R$60,00 s/ juros