- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Enfrentamentos do Ensino de Física na sociedade contemporânea
Ao chamarem a atenção para os enfrentamentos do ensino de Física, os organizadores deste simpósio evidenciam a complexidade desse ensino. Complexidade que parece aumentar quando pensamos a formação dos professores dessa disciplina, da escola básica ao ensino superior, sendo inúmeras as variáveis a serem consideradas quando se pretende compreender minimamente essa formação. Elas incluem, entre outras, a previsão de salário e condições de trabalho do professor, fortemente dependentes de políticas públicas, as concepções de ensino e de aprendizagem de seus formadores nos diferentes níveis de ensino, o imaginário da sociedade sobre quais são os papéis desses profissionais, além de inúmeras outras condições de produção associadas às suas histórias de vida. (Profa. Maria José P. M. de Almeida)
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Enigmas do Universo
Este livro foi motivado por várias palestras, conversas e perguntas de pessoas interessadas no tema. Entender o mistérios do Universo parece ser o desejo de boa parte da humanidade. Um dos objetivos do texto é mostrar que o Universo, apesar de complexo, é regido por leis fundamentais simples e elegantes. Os principais temas abordados são: O mundo quântico Partículas elementares A geometria do espaço tempo O Universo em grande escala Buracos Negros Universos Paralelos e Teoria de cordas
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Ensaios sobre a Educação Matemática 2ª edição
Ensaios sobre a Educação Matemática 2ª edição. NULL
Autor: John A. Fossa
Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previaClique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ensinando Química: propostas a partir do enfoque CTSA
Diferente dos países do hemisfério norte, o Brasil começou sua trajetória de inserção de discussão das relações CTS no ensino tardiamente. Apenas na década de 90 os primeiros pesquisadores em Ensino de Química despertaram para esse referencial teórico e buscaram realizar pesquisas e propor materiais didáticos com esse enfoque. Neste livro o leitor encontrará uma breve discussão sobre o estado da arte do movimento CTSA na educação química brasileira e quatro propostas voltadas ao ensino médio, em suas diferentes nuances. Os três primeiros capítulos apresentam os produtos educacionais do Mestrado Pro? ssional (PPECNM) orientados no Grupo de Pesquisa em Educação Cientí? ca e Tecnológica em Contextos Sociais (GPECTCS-UFRN), e o quarto capítulo que apresenta uma experiência realizada na licenciatura em Química na modalidade à distância da SEDIS/UFRN. Coordenadores da coleção
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Ensino a aprendizagem significativa
O título deste livro é bem ilustrativo de seu conteúdo. Mas esse conteúdo vai muito além de descrever a teoria da aprendizagem significativa e suas implicações para o ensino. Trata-se de um compilação de trabalhos sobre aprendizagem significativa, alguns deles fazendo uso de mapas conceituais. Nesses trabalhos a aprendizagem significativa é usada como um referencial para organizar um ensino voltado para a compreensão, para captação de significados, em contraposição ao ensino para a testagem, cujo foco é o preparo para as provas, para a aprendizagem mecânica, puramente memorística, de respostas corretas. São feitas interfaces com outras teorias de aprendizagem e mapas conceituais são usados naturalmente. Não há a intenção de descrever o que são mapas conceituais e como podem ser usados. O mapeamento conceitual é utilizado como parte da redação dos artigos, procurando facilitar a exposição dos conceitos e teorias abordados em alguns dos artigos que constituem o livro. Outro aspecto a destacar é que este livro foi organizado pensando em professores e professoras e sua importante, e difícil, tarefa como facilitadores de uma aprendizagem realmente significativa.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ensino de Biologia entre a formação e a prática docente
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências – GEPENCI está completando dez anos de atuação como Grupo estabelecido no CNPq e para comemorar essa data tão especial nos brinda com os artigos que compõem o 6º livro da Coleção Ensino de Biologia, que tem o sugestivo título, “Ensino de biologia: entre formação e a prática docente”. As produções são oriundas de pesquisas e estudos desenvolvidos por professores e estudantes do GEPENCI e de convidados de outras instituições. Versam sobre o ensino de Biologia/Ciências e têm como figura central o professor, que, acima de qualquer metodologia ou ferramenta pedagógica, é a pedra de toque de uma educação heterotópica e de um ensino de biologia encarnado na vida e no vivente. Aceite o convite! Venha e regale-se com essa festa acadêmica. O aniversariante é o GEPENCI. mas, o presente é todo nosso
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ensino de Ciências com Brinquedos Científicos
Este livro é um dos resultados do Curso “Ensino de Ciências com Brinquedos de baixo Custo”, realizado no Centro de Ciências da UFJF, com o apoio da CAPES, por meio do programa Pesquisa em Educação Básica. Neste curso, um grupo de professores, preocupados em contribuir com a melhoria do Ensino de Ciências no segundo ciclo do Ensino fundamental, apresentou uma serie de experimentos que podiam ser facilmente reproduzidos pelos professores cursistas com seus alunos em sala de aula, usando materiais facilmente acessíveis e de baixo custo. A proposta metodológica se mostrou um sucesso, demonstrado principalmente pelo retorno dado pelos professores ainda durante a realização do curso através da aplicação dos experimentos com seus alunos.
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
Ensino de Ciências e Matemática – Relatos de Experiências e Pesquisas Realizadas no IFCE
A presente obra, Ensino de Ciências e Matemática: Relatos de experiência e pesquisas realizadas no IFCE, é a concretização do ideal inovador manifestado pelos discentes da pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, no que concerne às questões intrinsecamente relacionadas ao ensino dessas disciplinas.
Os temas abordados nos capítulos desta obra representam uma amostra da diversidade de possibilidades de se abordar os mais distintos temas no âmbito do ensino de ciências e matemática, sob a perspectiva de docentes em formação.
Os percalços que se mostram constantes na implementação de uma educação pautada na consciência social e ambiental têm exigido dos seus protagonistas estratégias inovadoras e comprometidas com a ruptura do tradicionalismo estrutural que tem caracterizado o ensino de ciências e matemática nos mais distintos níveis da educação brasileira. É sob esta perspectiva que os conteúdos trazidos nesta obra se apresentam.
Victor Emanuel Pessoa Martins Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Ou 3x de R$23,33 s/ juros
Ensino de Ciências e Matemática| Educação Indígena| Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem
Este livro aborda o ensino de ciências e matemática em diversos contextos escolares. Os autores apresentam uma coletânea de estudos relacionados à educação indígena, formação de professores, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem.
Os dois primeiros capítulos abordam, com riqueza de detalhes, as experiências dos autores na educação escolar indígena através da etnomatemática, desafios e jogos, bem como no ensino de física através de materiais alternativos. As práticas exitosas citadas demonstram ações inovadoras, superação de desafios, contribuição no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos e físicos.
Os autores nos convidam a refletir sobre alguns desafios encontrados no ensino de Física e Matemática, como, por exemplo, a desmotivação observada em alunos que estudam no turno da noite.
No âmbito da formação docente, os autores nos instigam a refletir sobre a importância das ações extensionistas para o fortalecimento da identidade profissional dos discentes, bem como a importância da integração destes com a comunidade. A tríade ensino-pesquisa-extensão é fundamental para a formação docente plena. Diante disso, o estudo pautado no Ciclo de Palestras da Licenciatura em Física reforça a importância da extensão no percurso formativo dos educandos. Outro aspecto abordado nesta obra trata-se do ensino de física moderna e contemporânea, bem como de história da matemática sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Esses conteúdos perpassam diversos aspectos relacionados à formação docente, entre os quais a abordagem teórica e as estratégias didáticas utilizadas.
O livro nos convida também a discutir estratégias e metodologias utilizadas na avaliação no ensino de Física. Por ser um dos elementos chave no processo de ensino e aprendizagem, a avaliação requer um olhar minucioso para que analisemos a eficácia do ensino e a qualidade da aprendizagem. Os autores instigam-nos para uma avaliação mais diagnóstica, mediadora e que estimule a colaboração na construção do conhecimento.
Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ensino de Ciências e pedagogia histórico-crítica: fortalecendo aproximações
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP. Este livro reúne onze textos, que abordam temáticas e dimensões distintas do Ensino de Ciências, com ênfase no ensino de Biologia, tendo por referencial a Pedagogia Histórico-Crítica. Os textos são produções de pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa “Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais” (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Unesp Bauru). Esperamos que este material contribua para a consolidação da articulação entre o Ensino de Ciências e a Pedagogia Histórico-Crítica.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Ensino de Ciências por Investigação Propostas Teórico-Práticas a Partir de Diferentes Aportes Teóricos
A obra intitulada Ensino de Ciências por investigação: propostas teórico-práticas a partir de diferentes aportes teóricos é voltada para professores de Ciências (Biologia, Física e Química) do Ensino Médio, para licenciandos e pesquisadores da área de Ensino de Ciências. A obra apresenta os aspectos essenciais do ensino por investigação e os relaciona com as ideias de diversos referenciais teóricos empregados na área de Ensino de Ciências, como Piaget, Vygotsky, Ausubel e Bachelard, dentre outros. Em cada capítulo é apresentada uma proposta de atividade investigativa para as disciplinas de Física, Química e Biologia, desenvolvida segundo um referencial teórico diferente. Assim, a proposta do livro consiste em apresentar detalhes do ensino por investigação, que consiste em uma abordagem que traz resultados muito interessantes nos processos de ensino e aprendizagem, sempre segundo as diferentes visões de referenciais teóricos selecionados. Por fim, cabe salientar que as propostas devem ser apropriadas pelos professores, para que eles as empreguem de sua forma, adaptando a metodologia segundo os seus objetivos pedagógicos, as suas características regionais e as dos seus alunos.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Ensino de Física – Reflexões, Abordagens & Práticas
As primeiras páginas deste livro foram esboçadas há quase duas décadas. A sua escrita começou antes mesmo do surgimento do departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, pelas mãos dos colegas que, àquela época, lançaram as bases do curso de Licenciatura Plena em Física. Uma pesquisa realizada em Feira de Santana, concluída em 1993, revelou que apenas 5 de 41 docentes de Física que atuavam no Ensino Médio no Município eram formados na área.
Entre os professores entrevistados havia também 19 de Licenciatura curta em Ciências, 11 de Biologia, 4 de Licenciatura em Matemática, 5 de Engenharia, 1 de Agronomia e 1 de Odontologia. A situação era ainda pior quando se considerava o semiárido baiano, região de influência da cidade de Feira de Santana.
Esse quadro justificou a necessidade de criação de mais um curso de graduação em Física no Estado da Bahia. A universidade reagiu prontamente e o curso de Licenciatura Plena em Física foi implantado em 1997. Logo depois da implantação da Licenciatura, seguiu-se o Bacharelado em Física, autorizado a funcionar desde 1999.
Esses esforços culminaram na criação do Departamento de Física, em março de 2000. Desde então o Departamento experimentou um rápido crescimento, organizando-se em áreas de conhecimento. Nesse período, a Área de Ensino de Física qualificou seu quadro, promovendo a saída de docentes para a pós graduação, realizando concursos públicos para atrair pesquisadores e se organizou internamente para oferecer à comunidade universitária espaços e opções de estudos e pesquisas em Ensino de Ciências. Algumas dessas atividades se desdobraram em orientações acadêmicas, projetos de iniciação científicas e ações extensionistas.
Este livro traz à luz alguns resultados das reflexões, abordagens e práticas da Área de Ensino de Física da UEFS ao longo dos anos.
Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa
Ou 3x de R$29,33 s/ juros