- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
LEITURAS E ESCRITAS OLHARES PLURAIS PARA MÚLTIPLAS CENAS EDUCATIVAS
Este livro integra a coleção CONTAR – Linguagens e Educação Básica e foi realizado pelo CONTAR – Grupo de pesquisa em ensino de matemática e da língua portuguesa(CNPq), no âmbito do Programa Observatório da Educação, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Programa tem o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que aprovou o projeto “Linguagem e desenvolvimento sustentável: integrando ciências, língua portuguesa e matemática” (Edital 049-2012), de que resulta esta obra.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Leituras em pesquisa qualitativa
Este livro, Leituras em Pesquisa Qualitativa, traz vinte e dois capítulos escritos por autores que investigam em diferentes áreas do conhecimento humano, as quais são comumente categorizadas como sendo as das Ciências Humanas, Ciências Exatas e Tecnologias, Ciências Biológicas e da Saúde. As modalidades de pesquisa qualitativa que assumem são diversificadas e expõem concepções de mundo e de conhecimento que podem até divergir entre si. Do nosso ponto de vista, esses aspectos evidenciam a abrangência e profundidade do tema que articula os diferentes capítulos, qual seja, a investigação qualitativa. A proposta da organização deste livro nasceu durante a realização do V Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SIPEQ, promovido pela Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SE&PQ – www.sepq.org.br, que ocorreu em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho de 2018 na Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu. Esse evento foi organizado em três Conferências Plenárias, nove Mesas redondas com três participantes cada, sessões de Comunicação Oral e de Pôsteres. Todos os trabalhos apresentados e debatidos no SIPEQ foram previamente aprovados por pareceristas e encontram-se publicados nos ANAIS do evento, à disposição no site da SE&PQ. Os conferencistas das sessões plenárias e das mesas redondas foram convidados a escreverem um capítulo para esta publicação, não repetindo o publicado nos ANAIS. Esses capítulos, uma vez recebidos, foram encaminhados para avaliação. As observações emitidas pelos revisores científico-acadêmicos foram, por sua vez, encaminhadas aos autores para atendê-las conforme as suas próprias considerações. Compreendemos, ao analisar os artigos aqui publicados, haver cinco eixos temáticos que permitem organizar a distribuição dos capítulos: Pesquisa Qualitativa e seu solo filosófico; Desafios e aberturas em investigações qualitativas; A pesquisa qualitativa habitando áreas da saúde;
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Leonardo e a Matemática
Os estudos dedicados a Leonardo da Vinci (Vinci/1452 – Cloux/1519) são inúmeros e contribuíram para entregar a sociedade uma figura quase lendária de cientista e artista. No presente trabalho, iremos nos ocupar da matemática no tempo de Leonardo e do interesse que o gênio de Vinci demonstrou por esta disciplina que, entre os séculos XV e XVI, estava vivendo uma etapa muito importante de sua própria história.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Letramentos Para um ensino de ciências crítico e antirracista
Letramentos: para um ensino de ciências crítico e antirracista é um livro que aborda a discussão étnico-racial, a partir de uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no contexto da formação continuada de professores. Ele é fruto de uma pesquisa que se divide em duas etapas: uma teórica e outra empírica. Na primeira parte do livro, a autora sistematiza um quadro teórico de referência que articula os campos da Educação CTS e a Teoria Racial Crítica. Com isso, articula os conceitos de letramento científico e letramento racial crítico em três pontos de convergência, assinalando possíveis contribuições para aulas de ciências. Na segunda parte, são apresentados os resultados de uma análise narrativa, de uma pesquisa de caráter intervencionista, que se desenvolveu em um curso de extensão sobre letramentos. Os encontros com docentes de diversas áreas disciplinares abordaram temáticas relacionadas à questão étnico-racial e são comentados, separadamente, em diálogo com a literatura base da formação e da pesquisa. A obra busca auxiliar professoras e professores que estão iniciando seus estudos sobre educação das relações étnico-raciais, bem como aquelas e aqueles que pretendem ampliar suas reflexões pessoais e profissionais no tema.
9786555635324
Ou 3x de R$25,00 s/ juros
Lewis – biografia
Durante cinco anos, começando na primavera de 1929, passei um ou dois meses por ano em Berkeley como professor visitante em física e em química. Nestas prolongadas visitas a Berkeley tive o prazer de conversar com Lewis durante muitas horas, no seu escritório, na sua casa e na sua casa de campo em Marin County. [.] Gilbert Newton Lewis mostrou ele próprio ser um dos maiores químicos do século XX através do seu trabalho em termodinâmica química e noutros domínios, assim como através da sua formulação do princípio básico da ligação química – a ideia de que a ligação química consiste num par de elétrons mantidos juntos por dois átomos. Linus Pauling (1984) Eu fiquei imediatamente impressionado com a combinação de simplicidade e poder no estilo de pesquisa de Lewis e essa impressão cresceu durante todo o período de tempo em que trabalhei com ele. Ele desprezava aparelhos e medições complexos. Adorava experiências simples, mas altamente significativas. E tinha a capacidade de deduzir o máximo de informação, incluindo dados de equilíbrio e energia de ativação, a partir de nossas experiências elementares. Eu nunca deixei de me maravilhar com o seu poder de raciocínio e capacidade de planejar o próximo passo lógico para o nosso objetivo. Glenn Seaborg (1984) Dorothy Hodgkin (1980)
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
LICOES SOBRE MATEMATICAS ELEMENTARES
Tradução, comentários e notas Iran Abreu Mendes Jefferson Leandro R. de Oliveira. LICOES SOBRE MATEMATICAS ELEMENTARES – Ministradas por Joseph Louis Lagrange na Escola Normal Francesa em 1795 Este livro é uma tradução, em linguagem atualizada, do original de Joseph Louis Lagrange intitulado Élementaires Leçons sur les mathematiques, que se encontra no Tomo VII das sua obras reunidas, editadas e publicadas em 1812. Organizado em cino lições correspondentes às aulas ministradas por Lagrange na Escola Normal de Paris, o livro evidencia aspectos didáticos utilizados por Lagrange para abordar princípios e experimentar métodos de ensino de tópicos matemáticos, como Aritmética e àlgebra, principalmente sobre os modelos de resolução de equações a partir do 3º grau. As lições foram distribuídas da seguinte maneira: Sobre a aritmética, que trata das frações e dos logaritmos; Sobre as operações da aritmética; Sobra a álgebra, que aborda a resolução das equações do terceiro e do quarto grau; Sobre a resolução das equaçõe numéricas; Sobre o uso das curvas na resolução de problemas. É admirável o modo como Lagrange trata diversos aspectos da Aritmética e da Álgebra, ao se apoiar em estudos realizados por alguns matemáticos importantes da nossa história. Iran Abreu Mendes
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Linguagem e Educação Matemática
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (GELIM) completou dez anos em 2016 e em celebração promoveu o I Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática(ISENALEM) que ocorreu nos dias 5,6 e 7 de Dezembro de 2016 na Universidade Federal do Pará. Este livro é uma compilação de textos referentes a temas de minicursos, palestras, participações em mesas redondas etc., por nós selecionados no evento, onde se tem um histórico do GELIM. filosofia da matemática de Wittgenstein, Alfabetização Matemática, tradução na matemática, a importância de ler e escrever em matemática, as relações entre matemática e língua portuguesa, filosofia da linguagem e matemática e ainda a inclusão de alunos surdos, uso de tecnologias, gestos ostensivos no ensino, o uso de materiais didáticos, a linguagem algébrica, a linguagem do professor e sua influência na aprendizagem de seus alunos. Esperamos que este livro possa suscitar e/ou aprofundar reflexões sobre matemática, educação e linguagem, apontando caminhos nessa tarefa árdua que é ensinar matemática, e onde a linguagem possa começar a encontrar seu lugar de protagonismo. Desejamos uma boa leitura.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Linguagem Matemática na Educação – trilhando caminhos na produção de conhecimentos sobre o ensinar e o aprender matemática no Brasil
R$0,00Este livro apresenta alguns trabalhos apresentados no IV Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (Senalem), ocorrido em 2023, os quais tratam de diversos temas envolvendo a linguagem e o
ensino e o aprendizado da Matemática. Nesse sentido, é imperativo registrar a importância da idealizadora do evento, tendo tido sua primeira edição em 2016, Professora Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, que nos deixou em abril de 2021. Tanto o evento quanto este livro foram financiados pela Fapespa – Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, do Governo do Estado do Pará, que disponibilizou recursos via edital de apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação. A linguagem vem ganhando cada vez mais espaço em pesquisas na área da Educação Matemática no Brasil, tanto em estudos que envolvem a análise da leitura e escrita de textos matemáticos, como em diferentes concepções de formas de comunicação nas aulas de matemática. Esses estudos, em geral, têm uma abordagem apoiada na linguística, seja tomando a linguagem como representação em interações sociais ou como constitutiva da realidade. No Brasil, temos visto prosperar estudos que trazem a linguagem para o centro da discussão na Educação Matemática, como aqueles que se utilizam da filosofia da linguagem, estudos do discurso, da tradução, letramento e alfabetização matemática, entre outros. Em Marabá, há o Grupo de pesquisa Prolem – Processos Linguísticos em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ciências (PPGECM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que tem iniciado pesquisas na área da linguagem e educação matemática nessa região e já tem trazido, mesmo em pouco tempo, grandes contribuições para a área. Este grupo aceitou o desafio de promover a quarta edição do Senalem .
Linguagem Matemática na Educação Trilhando caminhos na produção de conhecimentos sobre o ensinar e o aprender matemática no Brasil
Este livro reúne trabalhos completos selecionados do IV Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (Senalem), ocorrido em 2023, que tratam de temas envolvendo a linguagem no ensino de Matemática. O tema ocupa destaque nas pesquisas em Edu- cação Matemática no Brasil há alguns anos, envolvendo desde a análise da leitura e escrita de textos matemáticos, como também acerca das diferentes concepções de formas de comunicação nas aulas de matemática. Os textos deste livro representam boa parte destes temas, em estudos que se utilizam da filosofia da linguagem, estudos do discurso, da tradução, do letramento e da alfabetização matemática, dentre outros. Para a divulgação de pesquisas e estudos desenvolvidos acerca dessa temática é que tem ocorrido periodicamente o Senalem desde 2016, tendo ocorrido em Belém/PA, Rio de Janeiro/RJ, Arraias/TO e sua última edição em Marabá/PA, organizado pelo Prolem, Grupo de Pesquisa Processos Linguísticos em Educação Matemática, do PPGECM da Unifesspa. O evento e esse livro foram financiados pela Fapespa, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, do Governo do Estado do Pará.
9786555634907Ou 3x de R$25,00 s/ juros
Literatura e Cinema no Ensino de Física: Interfaces entre a Ciência e a Fantasia
Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores. O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais. Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe dê segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo científico, como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis, como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos, há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafios do século XXI, se colocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciência.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
LogAritmos Números da Razão: Enfoques Históricos, Epistemológicos e Escolares
A partir de uma pesquisa sobre o desenvolvimento histórico-epistemológico dos logaritmos para a Educação Básica e para cursos de licenciatura em Matemática, destacando que nessa abordagem as noções de logaritmos podem ser abordadas em uma conexão que focalize três aspectos conceituais do tema: o aritmético, o geométrico e o algébrico-funcional. A proposta dos autores leva em consideração a importância decisiva dessa conexão conceitual para que o professor possa compreender e explicar tal assunto na escola. Espera-se que o tema abordado não tenha apenas a função de complementar, mas que possa oferecer uma ampliação significativa aos estudos dos conceitos, propriedades e relações, detalhando como foram desenvolvidos historicamente os logaritmos, seu significado conceitual, suas aplicações e contextualizações além de algumas atividades que poderão ser usadas em sala de aula.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Louis Pasteur da química à microbiologia
Baseado em estudos acadêmicos realizados pela autora em sua formação como historiadora da ciência, este livro aborda e analisa fatores e indícios encontrados por Pasteur em seus estudos de cristalografia que o levaram até a teoria microbiana das doenças. O livro faz parte da série “Temas em História da Ciência” que complementa o livro “História da Ciência para formação de professores”.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros