- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Linguagem e Educação Matemática
R$94,00O Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (GELIM) completou dez anos em 2016 e em celebração promoveu o I Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática(ISENALEM) que ocorreu nos dias 5,6 e 7 de Dezembro de 2016 na Universidade Federal do Pará. Este livro é uma compilação de textos referentes a temas de minicursos, palestras, participações em mesas redondas etc., por nós selecionados no evento, onde se tem um histórico do GELIM. filosofia da matemática de Wittgenstein, Alfabetização Matemática, tradução na matemática, a importância de ler e escrever em matemática, as relações entre matemática e língua portuguesa, filosofia da linguagem e matemática e ainda a inclusão de alunos surdos, uso de tecnologias, gestos ostensivos no ensino, o uso de materiais didáticos, a linguagem algébrica, a linguagem do professor e sua influência na aprendizagem de seus alunos. Esperamos que este livro possa suscitar e/ou aprofundar reflexões sobre matemática, educação e linguagem, apontando caminhos nessa tarefa árdua que é ensinar matemática, e onde a linguagem possa começar a encontrar seu lugar de protagonismo. Desejamos uma boa leitura.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Linguagem Matemática na Educação – trilhando caminhos na produção de conhecimentos sobre o ensinar e o aprender matemática no Brasil
R$0,00Este livro apresenta alguns trabalhos apresentados no IV Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (Senalem), ocorrido em 2023, os quais tratam de diversos temas envolvendo a linguagem e o
ensino e o aprendizado da Matemática. Nesse sentido, é imperativo registrar a importância da idealizadora do evento, tendo tido sua primeira edição em 2016, Professora Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, que nos deixou em abril de 2021. Tanto o evento quanto este livro foram financiados pela Fapespa – Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, do Governo do Estado do Pará, que disponibilizou recursos via edital de apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação. A linguagem vem ganhando cada vez mais espaço em pesquisas na área da Educação Matemática no Brasil, tanto em estudos que envolvem a análise da leitura e escrita de textos matemáticos, como em diferentes concepções de formas de comunicação nas aulas de matemática. Esses estudos, em geral, têm uma abordagem apoiada na linguística, seja tomando a linguagem como representação em interações sociais ou como constitutiva da realidade. No Brasil, temos visto prosperar estudos que trazem a linguagem para o centro da discussão na Educação Matemática, como aqueles que se utilizam da filosofia da linguagem, estudos do discurso, da tradução, letramento e alfabetização matemática, entre outros. Em Marabá, há o Grupo de pesquisa Prolem – Processos Linguísticos em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ciências (PPGECM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que tem iniciado pesquisas na área da linguagem e educação matemática nessa região e já tem trazido, mesmo em pouco tempo, grandes contribuições para a área. Este grupo aceitou o desafio de promover a quarta edição do Senalem .
Linguagem Matemática na Educação Trilhando caminhos na produção de conhecimentos sobre o ensinar e o aprender matemática no Brasil
R$75,00Este livro reúne trabalhos completos selecionados do IV Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (Senalem), ocorrido em 2023, que tratam de temas envolvendo a linguagem no ensino de Matemática. O tema ocupa destaque nas pesquisas em Edu- cação Matemática no Brasil há alguns anos, envolvendo desde a análise da leitura e escrita de textos matemáticos, como também acerca das diferentes concepções de formas de comunicação nas aulas de matemática. Os textos deste livro representam boa parte destes temas, em estudos que se utilizam da filosofia da linguagem, estudos do discurso, da tradução, do letramento e da alfabetização matemática, dentre outros. Para a divulgação de pesquisas e estudos desenvolvidos acerca dessa temática é que tem ocorrido periodicamente o Senalem desde 2016, tendo ocorrido em Belém/PA, Rio de Janeiro/RJ, Arraias/TO e sua última edição em Marabá/PA, organizado pelo Prolem, Grupo de Pesquisa Processos Linguísticos em Educação Matemática, do PPGECM da Unifesspa. O evento e esse livro foram financiados pela Fapespa, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, do Governo do Estado do Pará.
9786555634907Ou 3x de R$25,00 s/ juros
Literatura e Cinema no Ensino de Física: Interfaces entre a Ciência e a Fantasia
R$55,00Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores. O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais. Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe dê segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo científico, como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis, como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos, há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafios do século XXI, se colocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciência.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
LogAritmos Números da Razão: Enfoques Históricos, Epistemológicos e Escolares
R$77,00A partir de uma pesquisa sobre o desenvolvimento histórico-epistemológico dos logaritmos para a Educação Básica e para cursos de licenciatura em Matemática, destacando que nessa abordagem as noções de logaritmos podem ser abordadas em uma conexão que focalize três aspectos conceituais do tema: o aritmético, o geométrico e o algébrico-funcional. A proposta dos autores leva em consideração a importância decisiva dessa conexão conceitual para que o professor possa compreender e explicar tal assunto na escola. Espera-se que o tema abordado não tenha apenas a função de complementar, mas que possa oferecer uma ampliação significativa aos estudos dos conceitos, propriedades e relações, detalhando como foram desenvolvidos historicamente os logaritmos, seu significado conceitual, suas aplicações e contextualizações além de algumas atividades que poderão ser usadas em sala de aula.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Louis Pasteur da química à microbiologia
R$33,00Baseado em estudos acadêmicos realizados pela autora em sua formação como historiadora da ciência, este livro aborda e analisa fatores e indícios encontrados por Pasteur em seus estudos de cristalografia que o levaram até a teoria microbiana das doenças. O livro faz parte da série “Temas em História da Ciência” que complementa o livro “História da Ciência para formação de professores”.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Luzes encurvam-se no céu: Einstein, Mito e Ciência
R$33,00Ao narrar como a Relatividade foi testada pelo eclipse de 1919, o autor deste livro examina como comunidades e instituições científicas agem. Revela como a figura de Sir Arthur Eddington(1882-1944, astrofísico britânico, membro da Royal Society e da Sociedade Britânica de Astronomia) foi relevante nessa história e como sua vida pessoal está entrelaçada às expedições científicas que fotografaram o eclipse, a ponto de percebermos como indissociáveis vida privada e atividade científica, o que só foi possível quando, aos estudos históricos e filosóficos tradicionais, os Estudos CTS acrescentaram aspectos antropológicos e sociológicos, nesta nova abordagem do fazer científico. A intenção do livro é alcançar o leitor não necessariamente familiarizado com as ideias relacionadas à Relatividade de Einstein. Daí o esforço para evitar, na medida do possível, uma abordagem técnica ou rebuscada. Trata-se de mostrar que a aceitação dessas ideias louvadas como um dos maiores feitos científicos da história das Ciências deveu-se a fatores, não apenas teóricos, mas também sociais. A aceitação não ocorreu simplesmente porque os sábios, ao conhecê-la, teriam concluído imediatamente que de fato, estavam diante das mais precisas leis da natureza. Para isso foi necessário superar obstáculos sociais até mesmo de ordem bélica e racial, além dos referentes à rejeição do próprio conteúdo teórico, como o leitor poderá perceber no decorrer da leitura deste trabalho.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
M4T3M4T1C4 3 COT1D14N0 do homem das cavernas à atualidade
R$60,00Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Maçonaria – origens e dilemas
R$80,00Não há consenso, no debate historiográfico sobre as origens da Maçonaria; mas para uma série de autores, geralmente não-historiadores, haveria uma origem da Ordem. Bastaria depurar todas as narrativas, confrontando-as com a fontes (assim considerados apenas os documentos oficiais), salvaguardas de toda-verdade, para assinalar “verdadeiro” ou “falso” em tudo aquilo que, de escrito aos itens de cultura material e práticas rituais, diz respeito aos fazeres maçônicos. Na quase totalidade desses escritos, aparecem usos muitíssimo equivocados do conceito de anacronismo afim de sustentar que “o que não estava lá” (como objeto ou como ideia/conceito) desde o princípio (num dado marcador originário), é anacronismo por ter sido ali colocado. A síntese, posta aqui em termos simplistas, desvela a compreensão de uma história contínua, linear e disputada entre posturas de progressismo e de conservadorismo (esta última, a dos “puristas”), sem quebras de paradigmas, rupturas e sínteses dialéticas que demarcam os fluxos e refluxos da história, ocultando também as forças conflitivas que peleiam nesse espectro. E são desconsideradas, nesses procedimentos, tanto as mudanças que, como processos históricos, afetam as estruturas sociais (objetos da ciência histórica) quanto a historicidade dos fenômenos sócio-históricos, ou seja, mitificações e mesmo falseamentos que adentram à História e se fundem aos objetos de interesse do historiador. Sob essa perspectiva crítica, o presente esforço tem o objetivo de contribuir para o assentamento de uma nova abordagem que não conceba pura e simplesmente uma História da Maçonaria; mas uma História Social da Maçonaria, ainda por ser escrita.
9786555636444Ou 3x de R$26,67 s/ juros
Magnetismo Molecular
R$66,00Este livro é o 10º volume da coleção Tópicos de Física publicada em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF). Os novos processos de síntese em Química nos abrem um novo mundo de pesquisa; novos e surpreendentes materiais nunca antes encontrados na Natureza podem agora ser sintetizados e, como maravilhosa consequência, observamos uma série de fenômenos físicos nunca antes imaginados. Dentre estes inúmeros novos materiais estão os Magnetos Moleculares, objeto de discussão deste livro e com propriedades magnéticas que, muitas vezes, são reflexos do comportamento quântico destes materiais. Além da maravilhosa experiência de explorar algo novo, os modelos teóricos que descrevem o comportamento magnético destes materiais são, na maioria das vezes, solúveis analiticamente, o que nos permite conhecer em detalhes os mecanismos físicos que regem estes materiais. Ainda, em paralelo ao interesse acadêmico deste assunto, estes materiais possuem uma série de propriedades que são promissoras de serem utilizadas em dispositivos tecnológicos, como em computadores quânticos, gravação magnética, efeito magnetocalórico, spintrônica e muitos outros dispositivos. Este volume fará uma viagem pelo mundo dos magnetos moleculares, desde a descrição estrutural destes materiais até o estado da arte da pesquisa. Seja bem vindo.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Majorana – o oráculo da física contemporânea
R$75,00Ettore Majorana é um dos mais instigantes personagens da história da física no século 20. Nascido no dia 5 de agosto de 1906, em Catânia, na costa leste da Sicília, aos pés do vulcão Etna, exibiu seu extraordinário talento matemático ainda na tenra idade, quando rea- lizava, mentalmente, multiplicação de números com três algarismos, e sabia calcular raiz quadrada e raiz cúbica. Aos 17 anos de idade ingressa na faculdade de engenharia da universidade de Roma, onde obtém as melhores notas. Seus colegas de curso o chamam de grande consultor para os problemas difíceis. De todos os professores, respeita apenas o matemático Tullio Levi-Civita, que inventou o cálculo tensorial, com seu orientador Gregorio Ricci. Decepcionado com o baixo nível do ensino na engenharia, resolve abandonar o curso, e no início de 1928 se transfere para o curso de física. Pouco mais de um ano depois, exatamente no dia 6 de julho de 1929, ele defende sua tese de doutorado. Foi o primeiro trabalho na Itália a aplicar a teoria quântica ao estudo dos núcleos radioativos. Entre 1931 e 1933, publica, sempre sozinho, oito artigos. Por esses trabalhos ele passa a despertar o interesse de vários cientistas hoje famosos. Seus oito trabalhos impactaram diferentes áreas da física, daquela época e dos dias atuais. Em novembro de 1937 foi nome- ado para uma cátedra criada exclusivamente para ele na Universidade de Nápoles. Chegou em janeiro de 1938 e desapareceu, sem deixar vestígios, no final de março. Depois do seu desaparecimento, Enrico Fermi chegou a declarar que Majorana era um gênio da mesma categoria de Galileu e Newton.
9786555634969
Ou 3x de R$25,00 s/ juros
Malba Tahan : Episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem
R$66,00Este livro é resultado de uma pesquisa realizada com esmero e escrita com o sentimento da alma. Moysés Siqueira seguiu as pistas deixadas pelo autor d’O homem que calculava em seus arquivos pessoais e mergulhou em seu universo documental e biográfico; sentiu a ambiência da estética tahaniana nos lugares que visitou; consultou fontes secundárias para recompor os liames da obra de Malba Tahan e, assim, compreender a construção do autor-personagem, criado pelo carioca Júlio César de Mello e Souza no limiar do século XX.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros