Novos Materiais e tecnologias digitais no ensino de Física

R$50,00 R$40,00

Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores. O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais. Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe dê segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo científico, como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis, como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos, há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafios do século XXI, se colocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciência.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

NOVOS RUMOS, NOVOS OLHARES – PROGRAMA DE EDUCAÇAO CONTINUADA PEC/USPA

R$55,00 R$44,00

Este livro é produto de um esforço coletivo tanto da equipe que pesquisou e redigiu o material como dos alunos-professores que freqüentaram a 3ª edição do projeto de Ensino Continuado – PEC, sediado na Faculdade de Educação da USP, cujos depoimentos registram o significado do curso para sua vida pessoal e profissional. A intenção é fornecer aos leitores uma visão multifacetada de um complexo processo que reuniu durante 3344 horas, 876 alunos que foram graduados, 66 docentes e cerca de 280 videoconferencistas que, em um esforço comum, procuraram qualificar o ensino e a aprendizagem na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O destaque dado à Educação Infantil nessa terceira edição do Programa se deu pela razão de a maioria dos alunos atuarem nesse segmento e, conseqüentemente, pela consideração da relevância da mesma. AS análises dos resultados obtidos assim como sugestões para iniciativas de ensino presencial apoiado por mídias interativas serão úteis tanto em seus múltiplos aspectos positivos como para evitar procedimentos que podem não dar os resultados esperados.

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Núcleo Gera dez anos Entre a Universidade e a Escola Básica

R$110,00 R$88,00

Este livro reúne as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais – Núcleo Gera, da Universidade Federal do Pará. Apresenta uma diversificada e profusa produção, pois sintetiza o vínculo que empresta significado à atuação universitária – ensino, pesquisa e extensão. Nascido há dez anos, iniciou suas atividades como grupo que realiza pesquisas em torno dos processos de formação docente, percebidos a partir do lugar que neles ocupa a questão da educação para as relações étnico-raciais. O Gera tem pautado sua trajetória por meio da manutenção de um compromisso que é tanto ético quanto cívico. Ele é ético, pois procura reunir na sua atuação a vocação universitária. É cívico porque entende a formação docente como algo mais que a qualificação profissional, percebida como o dimensionamento de um compromisso político, posto ser a escola o espaço inicial de exercício de direitos e, por extensão, da cidadania. Ser professor no Brasil, neste sentido, é trabalhar para a reversão do quadro de injustiças, de desrespeitos e de deformações que caracterizam a vida brasileira, do qual a discriminação racial é uma faceta, não a única, porém, mais vil e perniciosa que as demais. Que os próximos dez anos sejam tão produtivos quanto os que passaram. Boa leitura! Viva o Gera!

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Números O simbólico e o racional na história

R$38,00 R$30,40

É extraordinário o talento do autor ao reorganizar a história de como os humanos, por necessidade, inventaram e desenvolveram métodos para contar, ordenar e quantificar.O livro tem uma narrativa leve e prazerosa sobre o conceito de número e acende uma fogueira para aquecer saberes que comumente são apresentados nas escolasde forma fria e desprovidos do calor que aquece as nossas vidas.

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

Números Reais

R$77,00 R$61,60

Lançamento Este livro é o volume 1 da Coleção Textos Univierisitários publicada pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP e a Editora Livraria da Física.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Números, Brincadeiras e Jogos

R$60,00 R$48,00

O livro mostra uma metodologia centrada no aluno e monitorada pelo professor e exibe um método em que o processo é mais importante que a resposta, isso porque é o processo que força a emoção da criação de métodos de raciocínio e da capacidade de melhor usar o cérebro.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

O Cálculo diferencial e integral de Newton e Leibniz

R$38,00 R$30,40

Sir. Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716), ambos contemporâneos da última metade do século XVII foram protagonistas de umas das invenções mais importantes da Matemática no século seguinte: o Cálculo Diferencial e Integral. Independentemente um do outro desenvolveram conceitos gerais, para Newton a fluxão e fluente, para Leibniz a diferencial e integral – que foram relacionados com os dois problemas básicos do cálculo, extrema e área. Eles desenvolveram notações e algoritmos, que permitiu o uso fácil desses conceitos, além de entender e aplicar a relação inversa dos dois conceitos, usando-os na solução de muitos problemas difíceis e previamente insolúveis. A proposta apresentada a seguir é de, sob o ponto de vista da História da Matemática, expor a nossa versão de uma das biografias destes dois matemáticos, seguidas de uma discussão de seus trabalhos no tocante a invenção e desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral de Newton e Leibniz, mesclada por atividades que levem o leitor a uma reflexão acerca do assunto. Desejamos assim, contribuir para que graduandos, professores de Matemática e demais interessados possam discutir, aprender e refletir ainda mais sobre este tema da História da Matemática.

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

O Caminho para a Física Quântica

R$99,00 R$79,20

O texto se inicia com uma introdução à relatividade restrita, este livro discute aspectos da teoria quântica antiga como radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico, efeito Compton, e os modelos atômicos de Thompson, Rutherford e Bohr. Esta parte termina com uma abordagem sobre o modelo de Sommerfeld, onde correções relativísticas e órbitas elípticas são analisadas. Na segunda parte do livro, dedicada à formulação moderna da teoria quântica, o leitor será introduzido ao formalismo de operador, ao princípio da incerteza e à equação de Schrödinger. Nesta parte serão discutidos os conceitos de autovalores autovetores, além de uma análise de algumas soluções unidimencionais, assim como do oscilador harmônico, tanto pela solução da equação de Schrödinger, quanto pela técnica dos operadores de levantamento e abaixamento. Sistemas de N partículas serão discutidos. Encontra-se também uma abordagem dos sistemas em três dimensões com análise do momento angular e solução radial. Finalmente, após o estudo de operadores e matrizes, será discutido o spin e a adição do momento angular. A aproximação KWB e métodos de perturbação serão abordados, concluindo com o estudo do átomo de Hidrogênio real, incluindo correções relativísticas e spin. Sumário · Prefácio · Problemas da Física Clássica e a experiência de Michelson-Morley · Notação Tensorial · Teoria da Relatividade Especial · Radiação de Corpo Negro · Modos de cavidade · Equação de Planck para a Radiação · Rayleigh – Jeans versus Planck · Efeito Fotoelétrico · Efeito Compton · O modelo Atômico de Thompson · Modelo Atômico de Rutherford · Modelo Atômico de Bohr · Modelo Atômico de Sommerfeld · Órbita circular simples · Ó

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

O Cérebro, o Ensino e a Capacidade de Aprender

R$38,00 R$30,40

O cérebro, o ensino e a capacidade de aprender é um livro que apresenta ao leitor a possibilidade de compreender o funcionamento do cérebro e sua relação com a aprendizagem, refletindo sobre como podemos aprender, proporcionando uma melhor abordagem sobre o ensino, as teorias de aprendizagem e sua relação com a escola e sua função no processo de ensinar e aprender. O livro traz cinco transtornos de aprendizagem, explicando cada um desses transtornos, possibilitando entender como esses transtornos se apresentam, principalmente na instituição escolar, para que assim, possamos compreender também as práticas escolares que lhes são mais adequadas e comumente utilizadas para que a aprendizagem aconteça efetiva- mente, sem grandes dificuldades e de forma inclusiva. As autoras entendem o processo educativo escolar como um processo que abrange todos os que fazem parte da sociedade e como capaz de transformar pessoas, ampliando seus conhecimentos, mas também tornando-as mais humanas, participativas e capazes de serem sensíveis aos cuidados com o outro e consigo mesmas.

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

O Cérebro, o Ensino e a Capacidade de Aprender

R$38,00 R$30,40

O cérebro, o ensino e a capacidade de aprender é um livro que apresenta ao leitor a possibilidade de compreender o funcionamento do cérebro e sua relação com a aprendizagem, refletindo sobre como podemos aprender, proporcionando uma melhor abordagem sobre o ensino, as teorias de aprendizagem e sua relação com a escola e sua função no processo de ensinar e aprender. O livro traz cinco transtornos de aprendizagem, explicando cada um desses transtornos, possibilitando entender como esses transtornos se apresentam, principalmente na instituição escolar, para que assim, possamos compreender também as práticas escolares que lhes são mais adequadas e comumente utilizadas para que a aprendizagem aconteça efetiva- mente, sem grandes dificuldades e de forma inclusiva. As autoras entendem o processo educativo escolar como um processo que abrange todos os que fazem parte da sociedade e como capaz de transformar pessoas, ampliando seus conhecimentos, mas também tornando-as mais humanas, participativas e capazes de serem sensíveis aos cuidados com o outro e consigo mesmas.

9786555634471

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

O Céu Visto Daqui – A Magia de ler o Céu sem Equipamentos

R$72,00 R$57,60

Tudo fica ainda mais mágico quando olhamos para o céu e sabemos o que estamos vendo. Este guia traz um PASSO A PASSO para criar intimidade com os astros que estão em nosso céu noturno: partindo do zero, sem auxílio de equipamentos ou tecnologias.

Ou 3x de R$24,00 s/ juros