Computação 3D conceitos, prática, mercado

R$99,00 R$79,20

Programas de C3D são usados em uma ampla variedade de aplicações. A indústria do cinema usa-os para criar e manipular personagens e objetos, para filmes. A área médica usa-os para criar modelos detalhados de órgãos. A indústria de videogames usa-os para criar jogos. O setor de ciência usa-os para criar modelos altamente detalhados de compostos químicos. O segmento de arquitetura usa-os para criar modelos de edifícios e paisagens. A engenharia usa-os para projetar novos dispositivos, veículos e estruturas,e uma série de outras aplicações. Este livro foi escrito para quem quer se iniciar na C3D ou quem já tem noções mas procura uma base teórica mais forte e estruturada. Ele foi dividido em três partes: 1ª parte: Como 3D vira 2D, isto é, como nosso mundo em 3D entra na tela 2D de um computador. Mostro as noções básicas de fisica e matemática (mas não se preocupe, não tem fórmulas ou equações), somente conceitos. Também detalho os recursos de hardware e software que você precisará e como trabalhar de forma correta. 2ª parte: Como 2D vira 3D, isto é, como fazer que uma imagem em 2D da tela tenha a aparência de três dimensões. Mostro como funcionam os programas; quais são os seus recursos e quais são os tipos de pacotes que você deve conhecer. Em resumo é uma preparação importante para entender o que você está fazendo ao usar um programa de C3D. 3ª parte: Na Prática – Um Designer 3D profissional precisa adquirir bons hábitos de trabalho desde o início. Mostro alguns deles. Em seguida apresento as várias opções no mercado de trabalho, por exemplo, você pode ser um freelancer ou trabalhar para uma empresa. Também dou indicações de como avaliar uma escola, como se especializar e se preparar para procurar um emprego. Espero que você se sinta motivado para seguir carreira na C3D.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Computação Natural – uma jornada ilustrada

R$99,00 R$79,20

A computação natural é uma linha de pesquisa inovadora que une a computação e a natureza de várias formas. A natureza, através das redes neurais, sistemas imunológicos, insetos e da teoria da evolução, vem fornecendo inspiração para o desenvolvimento de ferramentas computacionais de solução de problemas; a computação, através de sua capacidade de processar e armazenar informação, vem sendo usada para simular fenômenos naturais; e a natureza também fornece outras matérias primas para computar, como moléculas e elétrons, além do silício. Este livro disserta sobre todos esses temas usando uma linguagem intermediária entre a técnica-científica e a popular, numa jornada destinada aos alunos de graduação e pós-graduação das ciências exatas e biológicas, dentre outras. A jornada tem o objetivo de explicar sucintamente o que é a computação natural, quais conceitos estão envolvidos e em que contextos ela pode ser aplicada. A fonte de referencia básica é o livro ” Fundamentals of Natural Computing: basic concepts, algorithms, and applications” (L. N. de Castro, CRC Press, 2006), a partir do qual a estrutura e muitos exemplos dessa jornada foram retirados. A escrita aqui, entretanto, é mais leve e ilustrada, facilitando o entendimento do que é e para que serve a Computação Natural. Seja bem vindo a essa Jornada!

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Conceitos Geométricos em Artesanatos e Grafismos Indígenas: uma tradição histórico cultural de uma comunidade Guarani

R$31,00 R$24,80

A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra – mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 – os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que posem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, os autores nos convidam a conhecer um contexto histórico de determinados artesanatos de um grupo indígena Guarani fazendo relações dos detalhes e formas geométricas, destes artesanatos, com geometria, nos mostrando a importância transcultural do ensino de Geometria no processo de escolarização indígena.

Ou 3x de R$10,33 s/ juros

Concepções da educação matemática

R$94,00 R$75,20

A obra “Concepções em Educação Matemática: um olhar docente reflexivo em formação no contexto do Ensino Remoto” é o fruto da disciplina de Concepções em Educação Matemática e investiga as Tendências da Educação Matemática, além de apresentar sugestões de atividades viáveis e diferenciadas para a sala de aula. As organizadoras são Aline Silva de Bona e Débora Almeida de Oliveira, ambas docentes do IFRS-Campus Osório, professoras-pesquisadoras e apaixonadas pela profissão. Os autores dos capítulos são os professores em formação de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática.

Ou 3x de R$31,33 s/ juros

Conhecimento como um valor , O : Ensaios sobre Economia Ética e Educação

R$88,00 R$70,40

O conhecimento transformou-se no principal fator de produção, na nova riqueza das nações. Trata-se, no entanto, de uma “mercadoria’ especial, que podemos dar, vender ou trocar sem ficar sem ela, e da qual não se deixa regular completamente nem pelas leis mercantis, nem pelas regras tácitas da circulação dadivosa. Não sabemos exatamente como atribuir valor ao conhecimento; um indício de tal fato pode ser o crescimento mundial da desigualdade econômica. Manuais que tratam do conhecimento como um ativo costumam reservar um espaço para o chamado “paradoxo do valor” : quanto mais ignorância, mais aumenta o mercado do conhecimento, ou mais diminui? Neste livro são reunidos alguns ensaios que examinam tais questões, aliados a outros que tratam de questões educacionais associadas. afinal, bens materiais podem ser distribuídos por decretos, mas no caso do conhecimento, o único caminho para sua distribuição é, sem dúvida, a Educação

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Consciência e mecânica quântica: uma abordagem filosófica

R$77,00 R$61,60

Sobre o autor
Raoni Wohnrath Arroyo é pesquisador visitante na Università degli
Studi Roma Tre, Roma, Itália, pesquisador pós-doutoral no Centro
de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade
de Campinas, Campinas, Brasil. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e membro do Grupo de Pesquisa
em Lógica e Fundamentos da Ciência (CNPq). Trabalha com os aspectos
metodológicos e epistemológicos da metafísica da mecânica quântica e sua
relação com o realismo científico, com metametafísica, e faz músicas barulhentas nas horas vagas.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Construções da Geometria do Compasso de Lorenzo Macheroni (1750-1800) em atividades com software de matemática dinâmica

R$33,00 R$26,40

Afim de melhor compreender certos aspectos da Geometria, particularmente de construções geométricas, este livro apresenta uma possibilidade de interação, em sala de aula de Matemática, da História da Matemática com o uso das TIC, expondo uma maneira de abordarmos problemas históricos de construções geométricas com apoio do software de matemática dinâmica GeoGebra. Para tanto, apresenta Lorenzo Mascheroni e sua Geometria do Compasso, com a realização de algumas construções caracteristicas desta Geometria; expõe e pratica construções geométricas como software GeoGebra, que nos permitam definir a Geometria do Compasso, bem como, suas possíveis abordagem em sala de aula; e incentiva a discussão sobre temas em que seja possível a interação entre a História da Matemática e as TIC. Deste modo, para que possamos fazer essa abordagem de problemas históricos em ambiente tecnologico estaremos transitando entre tendências da Educação Matemática, a saber o uso pedagógico da História da Matemática e o uso de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação -, e pautando no processo de Investigação Matemática (IM) apresentado por Ponte, Brocardo e Oliveira (2009). Logo, o presente livro possui uma apreciação da abordagem histórica associada ao tema e mais três blocos de atividades que o tratam com apoio das TIC e IM.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Construindo práticas de esperança no ensino de Ciências e Biologia

R$99,00 R$79,20

Esperança é tudo o que mais precisamos para seguir. Praticar é uma forma de materializar, vivificar coisas. Animados por esse sentimento-ação professores-pesquisadores do Brasil e da Colômbia, congregados em um grande evento, contam, pensam, criam e experimentam formas de seguir na vida docente e no ensino da Biologia praticando o verbo esperançar. Falam de uma alquimia da esperança feita de ações, experimentações, vibrações que movimentam ideias e ideais políticos e sociais. Corporificam e dão espessura a práticas que sacodem a formação docente e as formas de lidar com o ambiente, com a ciência, o currículo, a escola e tantos outros espações que contemporaneamente educam produzindo subjetividades. Mais do que um livro os 19 textos aqui reunidos produzem um encontro plural com os desafios que se fazem presentes no cotidiano de quem continuamente aprende-ensina sobre/com a vida e os viventes. Sílvia Chaves & Sandra Bastos

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Contando história e ensinando ciências para uma turma inclusiva

R$38,00 R$30,40

Este livro nasceu a partir de uma apostila que foi pensada inicialmente para servir como apoio às aulas de uma disciplina de pós-graduação oferecida aos alunos de mestrado e doutorado mas, devido a participação ativa dos integrantes do grupo, decidimos instigá-los a fazer contribuições, dentro de suas áreas de atuação e/ou seus referenciais teóricos, isso ampliou o campo de interesse da disciplina, tornando-a mais atrativa e interessante. a princípio as ideias surgiram a partir da elaboração de exercícios que faziam parte do planejamento, onde todos eram estimulados a pensar o universo infantil e de que forma podemos ensinar Ciências às crianças através do lúdico. como consequência destas reflexões surgiram as história contadas e escritas. Esperamos que este livro seja útil para todos aqueles que se interessam pelos temas aqui expostos. conceição e Angélica

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

Conteúdos cordiais Biologia humanizada para uma escola sem mordaça

R$77,00 R$61,60

VIVEMOS momentos de retrocesso no que respeita aos direitos humanos e ao bem-estar, justiça e inclusão sociais. Várias comunidades sofrem politicamente, emocionalmente e fisicamente, por causa de uma sociedade que não cuida da totalidade dos seus membros, ignorando os mais vulneráveis e sujeitando-os a comportamentos discriminatórios e persecutórios influenciados pela ignorância, pelo preconceito e pela intolerância.Os efeitos negativos da modernidade e da globalização têm-se intensificado e as instituições sociais e políticas parecem incapazes ou não estão dispostas a responder efetivamente às múltiplas situações de injustiça. As assimetrias sociais têm-se agravado, perpetuando um sistema que beneficia apenas uma pequena minoria, à custa do sofrimento e da exclusão da maior parte da população. O clima político e social global está saturado de raiva, medo, desconfiança e desânimo. A polarização política repercute-se em divisões e conflitos tanto dentrodas comunidades como das próprias famílias. Como podemos contrariar esta situação? Como podemos combater as causas de tais injustiças? Como podemos contribuir para a diminuição do sofrimento humano? O livro que têm nas vossas mãos (e que tenho o prazer de prefaciar) constitui um excelente bálsamo para a dor e o sofrimento destes tempos difíceis, fazendo-nos acreditar e ter esperança em melhores dias. É um livro sobre o poder da educação e dos cidadãos na luta contra ideologias e estruturas que restringem os direitos e o acesso daqueles que afirmam servir. Constitui um manifesto contra o fatalismo, o pessimismo, a apatia ou a complacência perante a injustiça social, através da apresentação de propostas educativas promotoras de reflexão e questionamento sobre os problemas da sociedade atual, com o intuito de empoderar os cidadãos para a transformação social no sentido da construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. Apresenta uma perspetiva humanista da educação em ciências que combina a abordagem de conteú

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Conteúdos cordiais Química Humanizada para uma escola sem mordaça

R$60,00 R$48,00

Sumario 1 – QUÍMICA DAS PIMENTAS PELOS CAMINHOS DE EXU 2 – MULHERES DE FIBRA: AS QUEBRADEIRAS DE COCO DE BABAÇU E A REAÇÃO ORGÂNICA DE SAPONIFICAÇÃO . 3 – A QUÍMICA DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS E O CONFLITO DAS ATIVIDADES MINERADORAS: HISTÓRIA, TRABALHO E MEIO AMBIENTE . 4 – APROXIMANDO GÊNERO, CIÊNCIAS E TEATRO: VOZES POUCO OUVIDAS 5 – CATADORES DE LIXO E A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL: UM ENFOQUE QUÍMICO E SOCIAL NA PROBLEMÁTICA DO LIXO 6 – A FADA MADRINHA DA PASSABILIDADE: HORMÔNIOS E O ENSINO DE QUÍMICA 7 – ÁGUA, DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL: PARA QUE INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL SE FAÇAM SUJEITOS DE DIREITOS

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Conteúdos cordiais: física humanizada para uma escola sem mordaça

R$88,00 R$70,40

O que se pretende é o estabelecimento de uma dinâmica de alteridade entre os participantes desse tipo de aula que contemple, através de processos dialógicos, situações que emanam de práticas socioculturais que são compartilhadas por segmentos sociais excluídos, no sentido de entendê-los e relacioná-los com um ensino de Física humanizada. Mas, mais do que isso, fazer emergir do diálogo que se impõe uma explicação da discriminação existente em práticas socioculturais históricas que estão na base da exclusão desses segmentos, e submetê-las a considerações críticas. As situações escolhidas nos vários capítulos do livro constituem exemplares da alteridade possível e necessária de ser planejada para, dialógica e criticamente, serem abordadas em processos educativos, sobretudo os escolares. Situações representativas de sínteses de processos de discriminação resultantes de algo que, talvez, pudesse ser denominado de “cultura de exclusão”, que enjeitam tanto pessoas como a cultura por elas produzidas, são apresentadas em exemplares. Esse tipo de cultura, manifestada em diversas atividades organizadas e estruturadas historicamente, culminam numa tensa convivência com muitos segmentos sociais que, com a implementação de políticas públicas de inclusão, estão chegando ao ensino médio e universitário. Assim, os exemplares escolhidos em sintonia com pressupostos da Ética da Razão Cordial exploram a potencialidade de tratar criticamente situações criadas pela “cultura da exclusão” e que, oportunizam, ao mesmo tempo, a abordagem de alguma conceituação física, e mesmo da história da Física, que os autores relacionam com a situação que está sendo considerada, numa esperança de promover um ensino de Física humanizado. Demétrio Delizoicov

Ou 3x de R$29,33 s/ juros