Construções da Geometria do Compasso de Lorenzo Macheroni (1750-1800) em atividades com software de matemática dinâmica

Afim de melhor compreender certos aspectos da Geometria, particularmente de construções geométricas, este livro apresenta uma possibilidade de interação, em sala de aula de Matemática, da História da Matemática com o uso das TIC, expondo uma maneira de abordarmos problemas históricos de construções geométricas com apoio do software de matemática dinâmica GeoGebra. Para tanto, apresenta Lorenzo Mascheroni e sua Geometria do Compasso, com a realização de algumas construções caracteristicas desta Geometria; expõe e pratica construções geométricas como software GeoGebra, que nos permitam definir a Geometria do Compasso, bem como, suas possíveis abordagem em sala de aula; e incentiva a discussão sobre temas em que seja possível a interação entre a História da Matemática e as TIC. Deste modo, para que possamos fazer essa abordagem de problemas históricos em ambiente tecnologico estaremos transitando entre tendências da Educação Matemática, a saber o uso pedagógico da História da Matemática e o uso de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação -, e pautando no processo de Investigação Matemática (IM) apresentado por Ponte, Brocardo e Oliveira (2009). Logo, o presente livro possui uma apreciação da abordagem histórica associada ao tema e mais três blocos de atividades que o tratam com apoio das TIC e IM.

R$33,00

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Afim de melhor compreender certos aspectos da Geometria, particularmente de construções geométricas, este livro apresenta uma possibilidade de interação, em sala de aula de Matemática, da História da Matemática com o uso das TIC, expondo uma maneira de abordarmos problemas históricos de construções geométricas com apoio do software de matemática dinâmica GeoGebra. Para tanto, apresenta Lorenzo Mascheroni e sua Geometria do Compasso, com a realização de algumas construções caracteristicas desta Geometria; expõe e pratica construções geométricas como software GeoGebra, que nos permitam definir a Geometria do Compasso, bem como, suas possíveis abordagem em sala de aula; e incentiva a discussão sobre temas em que seja possível a interação entre a História da Matemática e as TIC. Deste modo, para que possamos fazer essa abordagem de problemas históricos em ambiente tecnologico estaremos transitando entre tendências da Educação Matemática, a saber o uso pedagógico da História da Matemática e o uso de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação -, e pautando no processo de Investigação Matemática (IM) apresentado por Ponte, Brocardo e Oliveira (2009). Logo, o presente livro possui uma apreciação da abordagem histórica associada ao tema e mais três blocos de atividades que o tratam com apoio das TIC e IM.

Informações

Peso 127 g
Dimensões 0,5 × 14 × 21 cm
Autor

Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2017

Edição

Categoria

MATEMÁTICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura