Os Fios de Ariadne – Fortunas e hierarquias sociais na Amazônia sec. XIX

R$66,00

Como é possível a uma sociedade com um crônico déficit externo gerar processos internos de enriquecimento e, com isso, consolidar uma hierarquia profundamente desigual? Esta é uma das perguntas que Patrícia Sampaio, sem cair no fácil esquematismo da teoria da dependência, procura responder ao estudar Manaus entre 1840 e 1880. A autora faz parte da segunda geração do que hoje começa a ser conhecido como a Escola do Rio. Um grupo de jovens historiadores que, no anos de 1980, reuniu-se no Programa de História Agrária da Universidade Federal Fluminense, ao redor da Professora Maria Yêdda Leite Linhares e do Professor Ciro Cardoso, com a preocupação de analisar as mudanlas e permanências na sociedade rural brasileira. Uma das marcas do grupo foi a revisão crítica de alguns dos quadros explicativos presentes na historiografia nacional através da investigação exaustiva de séries documentais inéditas, aliada ao uso dos métodos de pesquisa propostos por Ernest Labrousse e pela geração de Fernand Braudel e Pierre Goubert do Annales. A estas influências. Patrícia combina uma abordagem antropológica (inspirada em Carlo Ginzburg e Geovani Levi) que lhe permite, por exemplo, escrever um belíssimo capítulo sobre a elite mercantil do Amazonas onde, ao lado dos índices econômicos, trabalha as relações políticas, de parentesco e de amizade, demonstrando que o entendimento destas é essencial para a análise das estratégias de acumulação das riquezas e de reprodução social do grupo. Enfim, Os Fios de Ariadne conduzem o leitor para o interior da complexa teia de relações sociais que consiste Manaus – com seus barqueiros índios, lavradores mestiços e mercadores estrangeiros – na segunda metade do oitocentos. Mas, também estes fios podem ajudar a compreender um pouco mais a dinâmica das regiões que, com certa pressa, são denominadas simplesmente de periféricas.

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Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade

R$88,00

O livro, escrito por Andre Koch Torres de Assis, da Unicamp, tem como um de seus objetivos “apresentar os fenômenos básicos da eletricidade através de experiências simples realizadas com materiais facilmente acessíveis em casa ou no comércio”. Nele, são encontradas experiências que abordam a atração e a repulsão; a eletrização por atrito, contato e indução; as diferenças entre condutores e isolantes etc. Além disso, o autor mostra como “os conceitos teóricos vão sendo formados e modificados no processo experimental, o mesmo ocorrendo com a formulação das leis fundamentais que descrevem os fenômenos”. “São apresentadas também experiências lúdicas e curiosas que estimulam a criatividade, o pensamento crítico e o senso de brincadeira na ciência”. Tudo permeado por “informações históricas que fornecem o contexto do surgimento de alguns fenômenos e leis, assim como os diferentes enfoques ou interpretações relacionados a estes fenômenos”.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Os Números Negativos: exemplos de obstáculos epistemológicos?

R$44,00

Ao tomar como ponto de partida a questão: os números negativos podem ser tomados exemplos de obstáculos epistemológicos?, Gert Schubring faz uma análise sobre desenvolvimento histórico-epistemológico dos números negativos e seu processo de institucionalização e inserção na comunidade científica. O autor elabora tal análise por meio de uma abordagem, que focaliza o assunto como um caso particularmente revelador para a importância de reflexões histórico-epistemológicas acerca da matemática, com contribuições para a formação conceitual e didática do professor de matemática. Trata-se de um texto de extrema qualidade científica e rigor investigativo que pode ser tomado como um exemplo das pesquisas em histórico-epistemológica com potencialidades para construir como um mediador didático e conceitual na aulas de matemática que tratem do assunto.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

OS PRECONCEITOS E A QUÍMICA

R$33,00

A pesquisa em educação científica, incluída aí a educação química, avançou muito em nosso país nas últimas duas décadas, principalmente pelo crescimento da pós-graduação stricto sensu. Permanece, no entanto, a sensação de que a investigação acadêmica pouco tem transformado a realidade da sala de aula, apesar da clara influência que pode ser observada nas Orientações Curriculares Nacionais. Com o objetivo de aproximar a produção acadêmica e o fazer pedagógico, a série “Ensino de Química” pretende disponibilizar materiais didáticos frutos de pesquisas dos programas de pós-graduação em Ensino e Educação. A série intenciona abordar temas relevantes para o desenvolvimento de novas perspectivas no ensino de química, contribuindo assim para uma aproximação nos mais diversos níveis de escolaridade formal. Para tanto, pretende que as obras que a comporão tenham o perfil inovador e possibilitem o apoio necessário ao docente em ciências/química na elaboração de aulas em consonância com a pesquisa atual no campo da Didática das Ciências. Todos os originais são analisados pelo conselho editorial, formado por profissionais de diversas Universidades e Institutos de Pesquisa, nacionais e internacionais. Destarte, convidamos o leitor a uma imersão nas obras e desejamos que estas possam contribuir efetivamente com sua atuação docente. SUMÁRIO Dedicatória…………………………………………………………………… Introdução……………………………………………………………………. Preconceito e intolerância………………………………………………… Preconceito pelos deficientes………………………………………… Preconceito pelos homossexuais……………………………………… Preconceito pelos idosos…………………………………………………. Preconceito pelas mulheres……

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Os sistemas de numeração antigos na formação de professores

R$28,00

O presente trabalho se propõe a ser um auxiliar pedagógico para professores que ministram a componente curricular História da Matemática em cursos de formação inicial ou continuada de professores de matemática. As ideias aqui expostas foram surgindo enquanto ministrávamos uma disciplina para licenciandos denominada Tópicos em História da Matemática com carga horária de 60 horas. As ideias aqui expostas foram também veiculadas em cursos de extensão universitária que ministramos por diversas vezes desde 2009. O objetivo é oferecer aos professores algumas sugestões e recomendações sobre como abordar o estudo dos sistemas de numeração antigos de modo que ao mesmo tempo se apreenda as sutilezas de nosso próprio sistema de numeração, o indo-arábico. Esperamos que o material aqui disponibilizado seja útil não só na disciplina História da Matemática em curso de formação de professores, mas também em cursos de extensão ou cursos de formação continuada de professores

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

Osciladores Harmônicos – Clássicos e Quânticos

R$60,00

Este livro reune trabalhos realizados pelos autores sobre alguns aspectos do Oscilador Harmônico. ele está dividido em 5 Capítulos e um Apêndice, com referências no final de cada um deles. O capítulo 1 apresenta uma revisão histórica sobre o desenvolvimento do estudo do Oscilador Harmônico.O capítulo 2 é dedicado ao estudo do Oscilador Harmônico clássico, em seus três aspectos: simples, amortecido e amortecido forçado. O Oscilador harmônico relativístico é objeto de estudo do capítulo 3. Esse estudo é realizado em dois formalismos: clássico e semiclássico de Wilson-Sommerfeld. No Capítulo 4 é analisado o Oscilador Harmônico Quântico Relativístico é tratado no Capítulo 5, em dois tipos de partículas: fermiônica e bosônica. O presente livro é concluído com um Apêndice no qual são tratados os poços unidimensionais de potenciais simétricos não hamônicos e harmônicos, em dois aspectos: clássico e quântico.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Paradoxos do Infinito e os limites da linguagem

R$99,00

Este livro reúne dez ensaios de pesquisadores pertencentes a diversas instituições de educação superior do Brasil que tratam sobre o tema paradoxos e infinito. Tal tema situa-se na zona de fronteira, pelo menos, entre física, matemática, lógica e filosofia (da matemática, da lógica e da linguagem). Os estudos aqui oferecidos foram apropriados, resigni?cados, deslocados e desenvolvidos a partir de outras áreas do saber, como psicanálise, literatura, artes plásticas etc. e propiciam um conjunto diferenciado de olhares sobre o tema do infinito, produzindo, deste modo, um caráter inconclusivo do mesmo e, por isso, também, bastante fecundo. As relações, interfaces e sobreposições dos ensaios não deixam de ser discussões que antecedem a filosofia da linguagem de Wittgenstein, a qual Alfredo Veiga-Neto trata no prefácio intitulado Um desafio infinito, ao abordar o inefável e o indizível do Tratactus ao explicitar que os paradoxos seriam uma manifestação dos limites da linguagem. Carlos Aldemir Farias Iran Abreu Mendes Coordenadores da Coleção

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

PARTICULAS ELEMENTARES NO ENSINO MEDIO: Uma Abordagem a partir do LHC

R$33,00

Na primeira parte deste livro além da discussão do tema partículas elementares a partir de um tema o LHC (Grande Colisor de Hádrons¹), seria necessário uma abordagem metodológica que fosse capaz de facilitar o processo ensino-aprendizagem. Escolheu-se então a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esse enfoque metodológico CTS parece ter grande potencial para contribuir com o ensino-aprendizagem em ciências, já que considera as relações entre ciência, tecnologia e suas implicações para a sociedade. Dessa forma o aluno pode ter um aprendizado que contemple, além de fórmulas, um entendimento da física como uma construção da sociedade, que tem influência direta em nossas vidas.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Passeio Aleatório pela ciência do dia a dia

R$60,00

Autor premiado com o European Science Award 2007 em divulgação Científica Este é um livro para curiosos escrito por um grande curioso. Um livro sobre a ciência que atravessa o nosso dia a dia, a ciência que não reparamos ou que temos dificuldade em preceber. Com a clareza e simpliciade, mas tambèm com o rigor de um profissional da ciência, Nuno Crato guia-nos oelo mundo fascinante da cultura científica, num passeio tanto mais interessante quanto aparentemente aleatório. Saberemos como Tales mediu a altura da grande pirãmide e qual era o mistério das pontes de Koenigsberg; a quadratura do círculo e das lentes dos faróis e a contribuição dos descobrimentos para o sucesso do Tabasco. Discute-se também o funcionamento do marégrafo de Cascais e de onde vem a tecnologia bluetooth, além da explicação do mito da maçã de Newton e da origem do sinal@ entre outros interessantes assuntos. Todos vamos aprender e nos surpreender.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Pauli

R$38,00

Wolfgang pauli(1900-1958) foi um dos grandes nomes que deram forma à Física durante o século passado, contribuindo para formular a Macânica Quântica, a Física dos Fenômenos nas escalas atômica e subatõmica. O nome de Pauli é lembrado especialmente pelo seu famoso Princípio da Exclusão, enuciado em 1925, do qual decorreria a impossibilidade de dois elétrons em um mesmo átomo terem o mesmo conjunto de números quânticos. Neste livro, o leitor irá desfrutar de um breve relato da trajetória de Pauli, que inclui as referências a trabalhos, e é importante contribuição para o público interessado em História da Ciência, bem como para todos que se sentem atraídos pelos intrigantes aspectos da Física Quântica. Alberto Passos Guimarães Pesquisador Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Membro da academia Brasileira de Ciências

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

Pauling – biografia

R$33,00

Terá havido alguém que, durante uma só vida, tenha conseguidouniÀcarconceitosfundamentaisdafísica,daquímica,da biologia, da farmacologia e da medicina? Que tenha pesquisado a estrutura complexa de minerais e proposto regras para a sua decifração, esclarecendoa natureza das ligaçõesquímicas? Que desvendasse a estruturados aminoácidos,dos peptídeos, das proteínas e quase, quase, a do DNA? Que identiÀcasse a origem molecular de doenças hereditárias, abrindo caminho ao seu controle? Alguémque pesquisasse em cristalograÀa dos raios X, em difração eletrônica, em física nuclear, em imunologia e em nutricionismo? Que produzisse mais de meio milhar de artigos cientíÀcos e mais de dezena e meia de livros? Que tenha auferido dois prêmios Nobel, ambos não partilhados,um pela Química (1954) e outro pela Paz (1962)? Houve, sim. Foi o cientista estadunidense Linus Carl Pauling. Durante cerca de sessenta anos contribuiu de forma excepcionalmente relevante para o avanço da ciência, da química em particular. O seu livro “The Nature of the Chemical Bond”, foi o livro de ciência mais vendido no século XX e, sem dúvida, o livro de química mais inÁuente de todos os tempos. Linus Pauling foi um cientista raro. Um homem de muitas virtudes, não livre de defeitos e de contradições

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

R$132,00

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre
pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
A produção científica enfrenta diversos processos que se apresentam
como desafios de ordem teórica e metodológica próprios do fazer científico, todavia no momento atual em que se produz conhecimento em intensidade e qualidade, outras provocações ocorrem. Há uma desconsideração em relação à ciência como forma de contribuir com a resolução dos problemas que assolam a humanidade. O negacionismo científico, a obscuridade de ideias, associadas ao pragmatismo político, ao neoliberalismo econômico e a pós-modernidade na cultura e na Educação promovem a ilusão coletiva de que é possível a emancipação humana sob a égide do capital, perspectiva que impede o chamamento político para a ação radicalmente democrática rumo à outra sociabilidade possível. Impor-se a essa ilusão é o comprometimento dos pesquisadores que nesta obra se associam para
apresentar, além de suas pesquisas, caminhos na perspectiva da totalidade dialética que se integram em um fazer científico, crítico e emancipador, debatendo o ensino de ciências e a educação ambiental com fundamento na Pedagogia histórico-crítica, debate este que pode contribuir na formação e aprimoramento profissional de estudantes de graduação, pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores e público em geral em sua práxis histórico-crítica, com vista a superação urgente deste modo de produzir a vida em sociedade.

Ou 3x de R$44,00 s/ juros