Problemas Conceituais de Física para o Ensino Médio

R$143,00 R$114,40

Este livro não é uma mera seleção de problemas a serem “aplicados” para a aprendizagem dos estudantes, mas um chamamento para que os professores compreendam o papel fundamental que a resolução de problemas tem para o desenvolvimento cognitivo dos seus alunos.

Ou 3x de R$47,67 s/ juros

Produtos Educacionais e resultados de pesquisas em educação matemática

R$110,00 R$88,00

Neste livro, reúne-se um conjunto de artigos que apresentam produtos educacionais e pesquisas desenvolvidas no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – PPGMAT. Cada um dos 16 capítulos tem como autores e coautores docentes do programa, em parceria com orientandos e/ou orientados. Dessa forma, esse livro versa sobre as linhas de pesquisa associadas ao PPGMAT: Formação de Professores e Construção do Conhecimento Matemático; Recursos Educacionais e Tecnologias no Ensino de Matemática. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática é uma proposta multicampi, parceria entre os campi Cornélio Procópio e Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O Programa traz como diferenciais: ter como público-alvo professores que ensinam Matemática nos diferentes níveis de escolaridade (desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior). O foco está na área de ensino da Matemática, com pesquisa aplicada e desenvolvimento de produtos e processos educacionais implementados em condições reais, articulando conteúdos matemáticos às tendências para o ensino dessa disciplina bem como demais focos de interesse da Educação Matemática.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Professor, para que estudo isso?

R$50,00 R$40,00

A partir de questões como “É possível a vida baseada em outro elemento químico que não o carbono?”, “Existe “química” entre duas pessoas?”, “As coisas têm cheiro no espaço?”, “Como as células conseguem fi car unidas?”, “É possível transmutar um metal qualquer em ouro?”, “Por que não existem digitais nem íris iguais?”, “Por que o diamante brilha e o grafi te não?”, “Por que os asteroides pegam fogo?” e “É possível sair de um buraco negro?”, neste livro procuramos integrar conceitos básicos de física, química, biologia e matemática. Participaram da elaboração deste livro alunos de graduação e pós-graduação de diferentes cursos e professores da Universidade Federal do ABC que se basearam em perguntas enviadas por alunos do Ensino Médio. Esperamos que esse conjunto de perguntas e respostas incentive ainda mais sua curiosidade. Boa leitura!

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Professor: a subjetividade do ser, do ensinar e do aprender

R$55,00 R$44,00

Este livro busca compreender a formação do professor a partir de algumas questões importantes formuladas pela autora: como o professor formula o próprio conceito de ser professor? Quais são os tipos de professores que ele formula? Quais as experiências significativas que o levaram a aprender o ofício docente? O que faz essa aprendizagem ser uma ação permanente no seu exercício docente? A partir de uma incursão etnográfica e de posse de trinta e três entrevistas concedidas por professores e estudantes que atuam em diversas áreas do conhecimento, Maria do Socorro de Sousa descreve e analisa qualitativamente as imagens que emergem dos discursos para, somente depois, refletir sobre a compreensão dos docentes do que é ser professor e como aprenderam o exercício da docência.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Programa de pós-graduação em educação científica e Tecnológica

R$77,00 R$61,60

O livro e composto de duas partes e os capítulos que compõem a Parte I apresentam relatos das trajetórias e focos de pesquisa de vários grupos que integram o PPGECT, revelando a riqueza e a diversidade dos caminhos de investigação e ensino do programa. E faço questão de ressaltar a palavra ensino, visto que considero ser a excelente formação que proporciona aos seus alunos, em um ambiente de cordialidade e respeito, o maior mérito do programa. A ampla aceitação dos seus egressos por instituições de várias regiões do pais, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento da educação cientifica e tecnológica no Brasil, são um atestado disso. Na parte II, o livro é enriquecido com artigos de pesquisadores de outras instituições que foram palestrantes durante a I semana do PPGECT, realizada em 2017, evidenciando o movimento de produção dos seus grupos de pesquisa em diálogo com pesquisadores da área

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Projeto : Práticas Investigativas para a Verdade Matemática no Ensino Médio

R$33,00 R$26,40

O Material do livro é um dos resultados do projeto de pesquisa, denominado Provas Investigativas para a Verdade Matemática no Ensino Médio, desenvolvido no IFRS – Campus Osório, em 2020 por professores de Matemática, que tem por objetivos principais compreender e analisar possibilidades de incluir demonstrações e provas matemáticas nas aulas da Educação Básica, sobretudo no Ensino Médio. Além disso, promover reflexões acerca das práticas de sala de aula que contemplem as demonstrações de Matemática aos estudantes da Escola Básica, de uma forma alternativa, que mobilizem o processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática. Assim, valorizando a importância dos estudantes entenderem que a exploração das demonstrações na Educação Básica é positiva, pois possibilita que os estudantes compreendam a Matemática como uma construção humana dedutiva e indutiva, e não como mera decoração e aplicação de fórmulas que, em muitos casos, são reproduzidas de forma estritamente mecânica, e desta forma, a disciplina e a ciência da Matemática se torna algo muito distante da realidade e até culturalmente inacessível. Buscando mudar esse paradigma e fazer pensar que as demonstrações são possíveis na Escola Básica, e que esse processo construtivo é importante para a criticidade dos estudantes para vida toda, e para a ciência. Destaca-se que o material não têm a finalidade de conduzir os leitores e professores da Educação Básica a abordarem abordagens que envolvem as verificações empíricas, pois até mesmo no processo demonstrativo elas desempenham papéis importantes, como por exemplo, dando possibilidades para produção de conjecturas e ampliação do grau de compreensão dos conceitos envolvidos. Por fim, esse material tem o intuito de mostrar/apresentar possibilidades de demonstrar propriedades matemáticas a partir de conceitos que estão previstos para o Ensino Básico, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 201

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Proposições Epistemológicas, Curriculares e Metodológicas de Grupos de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências:

R$88,00 R$70,40

Este livro compartilha os principais resultados de investigações e discussões promovidas por pesquisadoras(es) de alguns grupos de estudos e pesquisas em Ensino de Ciências no Brasil a fim de que estudiosas(os) da educação, professoras(es) e licenciandas(os) possam vislumbrar aproximações entre a pesquisa acadêmica e a prática escolar, visando uma educação científica mais crítica. Os textos apresentam reflexões e resultados das propostas de recursos didáticos, metodologias e abordagens não tradicionais,
proposições de reconfigurações curriculares e análises epistemológicas e teórico-metodológicas de diferentes referenciais que estão sendo pesquisados no interior dos grupos de estudos e pesquisas. Nesse sentido, as(os) autoras(es) compartilham resultados de investigações e discussões produzidas em algumas linhas de pesquisa em Ensino de Ciências, realizadas pelos docentes e discentes universitários nos cursos de licenciatura e programas
de pós-graduação, e seu impacto na formação de professores e no ensino básico. Para guiar as reflexões sobre esta questão, trazemos discussões atuais, que têm ganhado expressão na Educação Científica e Tecnológica, tais como: a Alfabetização Científica e Tecnológica; a pesquisa na Fenomenologia e na Hermenêutica no contexto da Análise Textual Discursiva; a Metacognição; a epistemologia de Fleck e a cultura maker; a Teoria Ator-Rede de Latour; a Divulgação Científica; a Reconfiguração Curricular na perspectiva: da Interdisciplinaridade e Práticas Interdisciplinares, do Cenário Integrador e da Abordagem Temática Freireana; a Educação do Campo; a Pesquisa Baseada
em Design/Projeto e o Ensino por Investigação.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Proposições para aguçar os jovens

R$50,00 R$40,00

Compiladas ou escritas por volta do ano 800 por Alcuíno de York (738-804), as 53 Proposições para Aguçar os Jovens são problemas recreativos de aritmética, álgebra, geometria e lógica que vêm há séculos encantando a todos os que apreciam um bom divertimento intelectual. Nesta edição bilíngue, traduzimos e comentamos todas as Proposições deste que é considerado o mais antigo texto de matemática recreativa escrito em latim. Não só alunos, professores e apreciadores de matemática em geral terão o que aprender com este livro, como também pesquisadores e historiadores, que verão aqui muitos dos problemas fundadores de diversas áreas da matemática contemporânea. — Frederico Andries Lopes é Doutor em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro e professor associado do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. É tradutor de textos antigos de matemática escritos principalmente em latim. Já publicou livros sobre linguagens de programação e gramática latina. Mantém o site fredlopes.com.br.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Propostas e materiais inovadores para o ensino de química

R$77,00 R$61,60

O livro é composto por textos oriundos de teses e dissertações, textos paradidáticos, relatos de experiências em sala de aula, em espaços não formais de ensino e estudos teóricos. Neste livro, apresentamos algumas propostas e materiais didáticos para abordarem de forma inovadora conteúdos de química nas salas de aula da Educação Básica e Ensino Superior, desenvolvidos e aplicados no âmbito de projetos de pesquisa seja no âmbito de programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticas, estágios pós-doutorais ou de pesquisas oriundas de financiamento de agências de fomento.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Próximas descobertas na Física de Altas Energias

R$77,00 R$61,60

Este Livro reúne a série de tópicos apresentados na Seção A da Escola Internacional de Física de Altas Energias de 2018, LISHEP(Latex Internacional School of High Energy Physics). Seu conteúdo está dividido em duas partes: uma, introdutória, informa sobre o início da Física Experimental de Partículas, no Brasil; outra, aborda as principais descobertas e tópicos de pesquisas nessa área, escritos por diferentes especialistas. Os textos, apresentados de modo introdutório, permitem que professores do ensino médio, estudantes de diversas áreas e jornalistas que desejem saber mais sobre Ciência, possam entender as próximas descobertas na área da Física de Altas Energias.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Psicanálise, Poética, Epistemologia e Educação a contribuição de Gaston Bachelard

R$72,00 R$57,60

OLIVRO de Luzia Batista de Oliveira Silva retoma os
estudos bachelarardianos em nosso país, trazendo,
para o debate nacional, uma efetiva contribuição ao
estudo do pensador francês.
A contribuição dá-se em dois níveis principais: o primeiro
diz respeito ao exame das fontes metodológicas em que Bachelard
se apoiou para formular seu conceito de psicanálise e seu
método psicanalítico. A autora estudou conceitos centrais em
Jung, especialmente, a noção de complexo e abordou a obra
de Robert Desoille, pondo à luz a importância do tema do sonho
acordado dirigido; tratou de evidenciar, no seu trabalho,
como se deu a apropriação de tais conceitos na obra do filósofo
francês e qual a relevância dos mesmos no desenvolvimento
de seus escritos.

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR

R$104,00 R$83,20

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre
pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
A Psicologia da Educação Matemática, PEM, é uma área interdisciplinar de investigação que tem como um dos objetivos estudar o ensino e a aprendizagem da Matemática escolar, por meio da confluência de três campos de conhecimento: a Matemática, a Educação Matemática e a Psicologia.
Os avanços no campo da PEM, promovidos por diferentes grupos de
pesquisa, têm contribuído cada vez mais para o entendimento de diferentes processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, nos campos da cognição e da afetividade. Este livro traz algumas pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática
– GPPEM – vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação
para a Ciência, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Bauru, e teve o apoio financeiro da CAPES. Apresenta, além de uma variedade de temas importantes no contexto educativo, contribuições de algumas pesquisas no campo da PEM para o ensino da Matemática escolar. Esperamos que esta obra possa despertar várias reflexões acerca das contribuições que as relações entre a Matemática, a Educação Matemática e a Psicologia possam proporcionar ao nosso entendimento sobre o ensinar e aprender Matemática no contexto da sala de aula.

Ou 3x de R$34,67 s/ juros