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Resíduos: classificação e tratamento
Este livro traz pequena contribuição ao tema, meio ambiente e resíduos, no momento em que a nova legislação e a vigorosa atuação do Ministério Público Federal induz à busca de soluções para os catastróficos problemas ambientais para os resíduos gerados pela sociedade. A atuação nessa área teve início ainda nos anos ’90, com o estudo das então tecnologias inovadoras para o tratamento de resíduos perigosos. Estes estudos iniciais foram desenvolvidos pelos professores Altair Souza de Assis e Carlos Augusto de Azevedo, que trabalhando em diversas cooperações internacionais na área de plasma, perceberam o enorme potencial que se descortinava àquela época para o tratamento de problemas ambientais, com tecnologias de última geração. Em que pese a elaboração de alguns projetos visando o desenvolvimento dessas tecnologias, a mudança paradigmática pretendida não chegou a ocorrer. Isso se deve ao fato da sociedade não ter se conscientizado dos riscos que corre pelo não enfrentamento desse problema. Quando se propõem soluções definitivas, baseadas na ciência moderna e tecnologicamente amadurecidas, percebemos que o temor da inovação, o medo de perder um pouco ainda que seja para ganhar muito impede tal transformação. Lamentamos, portanto, que tenhamos que conviver, ainda por muito tempo com graves problemas ambientais, quando as soluções definitivas nos estão ao alcance das mãos. Fica assim consolidada esta contribuição para aqueles que desejem conhecer um pouco mais sobre resíduos, seus problemas, soluções possíveis e a legislação pertinente.
Ou 3x de R$40,33 s/ juros
Resistir reexistir Reinventar II Pedagogias decoloniais em diálogo com o Sul Global
Este livro parte de diálogos que envolvem a educação e suas perspectivas insubmissas em contextos da Ásia, África, América Latina, Oceania e Europa, fruto de nosso projeto de internacionalização Repositório de Práticas Interculturais (RePI). Busca a pluralidade como estratégia fundamental para a construção de ideias e debates que interessam à educação científica e tecnológica com horizonte decolonial. Nesse caminho, muito mais do que respostas acerca dessa educação, o livro busca trazer reflexões, experiências e possibilidades de ampliação das atuais discussões, tanto no que se refere à pesquisas acadêmicas, quanto em relação ao ensino. Intencionamos que os textos apresentados aqui constituam possibilidades de anúncios de formas de (re)existir em um mundo repleto de desigualdades e injustiças. Mais do que nunca é preciso reinventar nossos modos de produzir conhecimentos e ações, num mundo pluriversal.
Ou 3x de R$44,00 s/ juros
Resolução de Problemas nos anos iniciais do ensino fundamental
Os problemas foram cuidadosamente selecionados e analisados para o trabalho do professor na sala de aula como perspectiva metodológica de ensino que auxilia siginificativamente na construção de conhecimentos matemáticos. Ao trabalhar com os problemas desta obra com seus alunos, o professor perceberá que “Resolução de Problemas” é mais um caminho para “fazer matemática” na sala de aula.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Retratos sociológicos de professores de química
Este livro vem dar uma contribuição fundamental no campo da educação científica, abordando a formação do professor de Química. A partir do estudo das trajetórias de 5 professoras e 6 professores de Química, egressos do curso de licenciatura em Química, do Instituto de Química da UNESP de Araraquara, as autoras nos dão retratos sociológicos desses professores e professoras, construídos pelas narrativas de vida escolar, acadêmica e profissional de cada um. As autoras buscaram explorar questões fundamentais envolvidas na formação e desenvolvimento profissional docente, como as marcas deixadas pela vivência no período da formação inicial e de experiências de formação continuada, as relações entre as condições de vida de cada um e seu trabalho como docente. Adotando uma perspectiva sociológica, as autoras têm como referencial teórico e metodológico o trabalho de Bernard Lahire, que nos apresenta uma sociologia em escala individual. Sem negar a interação entre o indivíduo e a sociedade, Lahire busca conhecer as especificidades da realidade individual, uma vez que, segundo ele, é no plano individual que o social se manifesta de maneira mais plural e complexa. Não se trata, entretanto, como destacam as autoras, de evidenciar exceções, mas sim, de apreender a singularidade de cada indivíduo, de maneira que se possa compreender o social incorporado por esse indivíduo. Para tal, as narrativas das histórias de vida que os professores e professoras apresentam são analisadas e interpretadas a partir de um esquema metodológico desenvolvido pelas autoras, baseado nas ideias de Lahire, para a construção de retratos sociológicos dos docentes.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Revisitando Conexões com Jogos: Pensamos, Aprendemos e Divertimo-nos
Com o objetivo de oferecer a alunos, professores e futuros professores, experiências significativas e prazerosas co a matemática, os componentes doG – JOMAP(Grupo de Estudo e pesquisa jogatina Matemática Pedagógica) apresentam este livro com uma variedade de temas matemáticos colocados em forma de jogos. Conforme o próprio autor do prefácio, especialista em História da Matemática, o livro é colocado numa forma nada convencional, mostrando certa originalidade editorial desenvolvendo uma rica conexão entre o mundo dos jogos e o mundo encantado da Matemática. O textoé apresentado a partir de situações que envolvem elementos lúdicos e a matemática do ensino-aprendizagem. A Primeira Parte está organizada em três capítulos, respectivamente dos seus autores. Estes, em conjunto, nos brindam oferecendo a Segunda Parte constituída de Jogos especiais. Sempre que possível, além de indicações Bibliográficas ou dados históricos, são inseridas genesis específicas, variantes e a matemática subjacentes. Ao final, uma pequena coletânea de Jogos de Palavras nos convida a pensar, raciocinar e divertir.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Revisitando Conexões Matemáticas com brincadeiras, explorações e materiais pedagógicos
Neste livro, intitulado Revisitando Conexões Matemáticas com Brincadeiras, explorações e materiais pedagógicos, o Prof. Madsen elege novos objetos, principalmente geométricos, como desencadeadores de suas reflexões e atividades. Estruturado em três partes – Triângulos e Recreações, Materiais Pedagógicos Manipuláveis e Miscelânia, – apresenta diversificadas situações- problema, atividades, recreações, e várias sugestões de gestão da sala de aula com materiais manipulativos. Dialogando com o suposto leitor, com raciocínios intuitivos, analogias e inferências, o autor discute possibilidades de resolução, aprofunda conceitos, apresenta provas nas suas “matemática subjacente”. Na Primeira Parte, Triângulos e Recreações, composta de três capítulos, o Prof. Ruy nos apresenta diferentes olhares sobre os triângulos. No Cap.I – Diagramas Enumerados Graciosamente – inspirado em S.W.Golomb como em M.Gardner, são explorados diferentes aspectos da Teoria dos Grafos. No Cap.II – Qual é o número do Vértice Superior? – a partir de uma recreação envolvendo triângulos eqüiláteros numéricos, é introduzida uma discussão pedagógica, envolvendo os elementares quadrado e cubo da soma de dois números , e generalizações de expansões binomiais. No último capítulo da parte, intitulado Faixas Harmoniosas, o trabalho com triângulos congruentes agrupados em forma de faixas oferece rico material sobre sucessões aritméticas. A Segunda Parte do livro trata de Materiais Pedagógicos Manipuláveis de diferentes figuras planas geradas pela conexão de triângulos ou losangos: Tetriamonde Tortinho, Politris e Polirombos. São realizadas interessantes discussões sobre diferentes formas geométricas acompanhadas de sugestões de construção de materiais para uso em sala de aula. Além do componente estético que está bastante presente no desenvolvimento das atividades e para o qual o autor incentiva a exploração, muitas temáticas relacionadas à matemática são trat
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
ROMPENDO FRONTEIRAS DISCIPLINARES
A História Oral na Educação Matemática tem permitido, deste outros aspectos, evidenciar trajetórias, práticas, adversidades, enfrentamentos, subversões vivenciadas, histórias de vida e, com elas, sentidos sobre acontecimentos e condições variadas em que a educação matemática e a formação de professores se deram ou se dão. Como método de pesquisa (historiográfica ou não), tem permitido conhecer e ressoar vozes, além de evidenciar protagonismos que, de outro modo, estariam ocultos nas estabilidades produzidas por uma história puramente documental e que não raras vezes se esbarra em descrições estereotipadas ” do professor”, ” do aluno” , que via de regra são forjados a partir da busca por padrões de formação e de ambientes formativos.
Ao evidenciar a Historia Oral como uma política de narratividade, o livro “Rompendo fronteiras disciplinares” expõe formas de ação e potencialidades de abordagens pedagógicas problematizadoras amparadas na perspectivas histórico-narrativa de educação e educação matemática para formação de professores. Apresentando intervenções em diferentes espaços formativos, os capítulos do livro permitem evidenciar o caráter multidimensional e pedagógico dessas abordagens, expondo princípios norteadores e balizando questões epistemológicas, sociais e éticas.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
SABER FAZER E SEUS MUITOS SABERES: experimentos, experiências e experimentações
Analisando saberes e reflexões, apenas insinuados e variáveis na maioria dos documentos, este livro propõe ao leitor alguns caminhos na abordagem das complexas relações e transformações entre o antigo experimento e a experimentação moderna. Publicação destinada a estudiosos, interessados em história da ciência e professores em geral.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Saberes Docentes em Ciências e Matemáticas na Amazônia Brasileira: Pesquisas, ensino e formação de professores
Esta é uma obra constituída por artigos que focam aspectos amplos de pesquisa e específicos de ensino nessa área. uNesses artigos, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com professores dosa nos iniciais do Ensino Fundamental, na Amazônia Legal, na qual investigamos saberes de conteúdos na área de Educação em Ciências e Matemática e saberes pedagógicos desses conteúdos. Para a realização do trabalho investigativo, constituímos uma grande rede de pesquisa, com a participação de doutores, doutorados e professores da Região Amazônica, por meio de processos vários, dentre os quais o de pesquisa-formação, narrativas de professores sobre docência e formação e a realização de dois seminários de pesquisa na UFBA, em Belém, onde se situa a coordenação do projeto. Este livro destina-se a pesquisadores,pós graduandos e professores em geral, interessados nas questões do ensino e da pesquisa nos anos escolares iniciais. Agradecemos a todos que colaboraram com a pesquisa e com a contrução desta obra.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil
Este livro é o resultado do desenvolvimento de uma segunda fase do projeto nacional de pesquisa intitulado ” A constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970″, que conta com o apoio do CNPq, e que reúne duas dezenas de instituições e grupos de pesquisa de diversos estados brasileiros. Fruto de um coletivo de mãos e mentes de quarenta pesquisadores do GHEMAT, a presente obra sintetizada o potencial de um grupo de pesquisa – GHEMAT, que a partir de fontes históricas da escola primária brasileira, localizadas em arquivos de diferentes estados e disponibilizadas no repositório virtual do referido projeto, traz á discussão representações de uma cultura escolar ainda pouco investigada por historiadores da educação matemática. Um aspecto importante da obra e que merece destaque é a visibilidade dada as revistas pedagógicas, enquanto impresso mensageiro da representações sobre a modernização da escola , um porta voz de discursos oficiais e veiculo difusor de ideários pedagógicos em voga, permitindo novos olhares sobre a história da escola primária e os saberes elementares matemáticos e práticas que a constroem. Nessa perspectiva, os seis capítulos que compõem o livro oferecem, ao leitor, novas compreensões acerca dos dilemas e consensos que envolveram os saberes elementares matemáticos ao longo processo de consolidação dos grupos escolares no Brasil.
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores
Estudos recentes revelam que as pesquisas acerca da formação de professores no Brasil e em diversos países enfatizam, desde a década de 1990, a dimensão subjetiva no modo de tratar os saberes profissionais da docência. Tal dimensão colocou em evidência o conhecimento do professor, o conhecimento discente, seus interesses e necessidades, além de aspectos socioculturais no processo de ensino-aprendizagem. Este livro trata da constituição dos saberes profissionais da docência e convida o leitor a percorrer caminhos para a compreensão de como, ao longo do tempo, foram sendo elaborados os saberes presentes no ensino e na formação de professores. A gênese desta obra advém dos estudos realizados pela Equipe de Recherche en Histoire Sociale de l’éducation (ERHISE) da Universidade de Genebra, coordenada pela professora Rita Hofstetter. Os textos selecionados e traduzidos, sob a supervisão de Wagner Valente, revelam-se como fundamentais à compreensão de ideias e modelos que circulam em escala planetária no campo educacional e, seguramente, contribuirão para enriquecer e ampliar o debate sobre a formação de professores no Brasil. Carlos Aldemir Farias/ Iran Abreu Mendes /Coordenadores da Coleção
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar
Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o “modelo grupo escolar” , difundindo a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil?
Ou 3x de R$27,33 s/ juros