ROMPENDO FRONTEIRAS DISCIPLINARES

A História Oral na Educação Matemática tem permitido, deste outros aspectos, evidenciar trajetórias, práticas, adversidades, enfrentamentos, subversões vivenciadas, histórias de vida e, com elas, sentidos sobre acontecimentos e condições variadas em que a educação matemática e a formação de professores se deram ou se dão. Como método de pesquisa (historiográfica ou não), tem permitido conhecer e ressoar vozes, além de evidenciar protagonismos que, de outro modo, estariam ocultos nas estabilidades produzidas por uma história puramente documental e que não raras vezes se esbarra em descrições estereotipadas ” do professor”, ” do aluno” , que via de regra são forjados a partir da busca por padrões de formação e de ambientes formativos. Ao evidenciar a Historia Oral como uma política de narratividade, o livro “Rompendo fronteiras disciplinares” expõe formas de ação e potencialidades de abordagens pedagógicas problematizadoras amparadas na perspectivas histórico-narrativa de educação e educação matemática para formação de professores. Apresentando intervenções em diferentes espaços formativos, os capítulos do livro permitem evidenciar o caráter multidimensional e pedagógico dessas abordagens, expondo princípios norteadores e balizando questões epistemológicas, sociais e éticas.

R$60,00

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

A História Oral na Educação Matemática tem permitido, deste outros aspectos, evidenciar trajetórias, práticas, adversidades, enfrentamentos, subversões vivenciadas, histórias de vida e, com elas, sentidos sobre acontecimentos e condições variadas em que a educação matemática e a formação de professores se deram ou se dão. Como método de pesquisa (historiográfica ou não), tem permitido conhecer e ressoar vozes, além de evidenciar protagonismos que, de outro modo, estariam ocultos nas estabilidades produzidas por uma história puramente documental e que não raras vezes se esbarra em descrições estereotipadas ” do professor”, ” do aluno” , que via de regra são forjados a partir da busca por padrões de formação e de ambientes formativos. Ao evidenciar a Historia Oral como uma política de narratividade, o livro “Rompendo fronteiras disciplinares” expõe formas de ação e potencialidades de abordagens pedagógicas problematizadoras amparadas na perspectivas histórico-narrativa de educação e educação matemática para formação de professores. Apresentando intervenções em diferentes espaços formativos, os capítulos do livro permitem evidenciar o caráter multidimensional e pedagógico dessas abordagens, expondo princípios norteadores e balizando questões epistemológicas, sociais e éticas.

Informações

Peso 262 g
Dimensões 1,5 × 16 × 23 cm
Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2023

Edição

Categoria

MATEMÁTICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura