A Elaboração de narrativas em aulas de Física: a aprendizagem em Ciências como Manifestação Cultural

R$50,00

Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores, O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais, Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe de segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo cientifico como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis , como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetivos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos , Há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafio do século XXI, se deslocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciências.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

A regressão linear de Francis Galton sendo reconstituída por meio das TIC para estudar função afim de padrões de medidas

R$33,00

As potencialidades pedagógicas da História da Matemática (HM) no ensino de Matemática têm sido discutidas desde o século XVII. Miguel (1993) afirma que, ao usar de forma adequada a HM no ensino, pode levar o aluno a perceber que a Matemática é uma criação humana e que surgiu de necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas. Isso desmitifica a ideia que o aluno tem de uma ciência pronta e acabada, destina a poucos elitizados. Além disso, a partir da HM são evidenciadas as conexões existentes entre a Matemática e outros ramos da ciência como a Física, a Religião, a Biologia, a Filosofia, entre outros. Assim, a disciplina ganha mais sentido e não é vista de forma isolada, sem contexto ou ligação com outras áreas. Miguel; et al (2009) também acreditam que a HM pode ser uma grande aliada na explicação dos porquês dos alunos acerca de estarem estudando tal conteúdo, bem como, para a identificação de aplicações destes conceitos em sua vida cotidiana. Fossa (2011) complementa as vantagens da HM, enfatizando que ela serve como um antídoto contra o esquecimento dos estudantes, uma vez que a HM apresenta a Matemática como um produto cultural do homem e traz as influências mútuas deste ser com os vários aspectos da vida, evitando, assim, o esquecimento e a alienação. Propomos neste livro, atividades históricas1 que professores de Matemática da Educação Básica poderão usar com seus alunos de nono ano do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio, com vistas ao estudo de Função Afim. Trata-se do resultado de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No trabalho, usamos a HM como história-significado, onde a história é (re)criada de modo a dar mais significado ao tópico matemático estudado, levando os alunos a ref

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Introdução à microscopia de força atômica

R$44,00

Este livro é o 8º da coleção Tópicos de Física editado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). A descoberta no passado recente da possibilidade de esquadrinhar o nanomundo levou à invenção de diversos equipamentos que facilitaram ver o que os físicos já previam e, às vezes, o que nem sequer imaginavam. Este pequeno livro é uma tentativa de ensinar como aproveitar um desses equipamentos visando à realização de boas imagens que conduzam a bons resultados no conhecimento das propriedades dos materiais em escala nanométrica. A intenção é ter escrito um texto simples que possa ser lido até nos momentos perdidos em cima de um ônibus a caminho do trabalho.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Números O simbólico e o racional na história

R$38,00

É extraordinário o talento do autor ao reorganizar a história de como os humanos, por necessidade, inventaram e desenvolveram métodos para contar, ordenar e quantificar.O livro tem uma narrativa leve e prazerosa sobre o conceito de número e acende uma fogueira para aquecer saberes que comumente são apresentados nas escolasde forma fria e desprovidos do calor que aquece as nossas vidas.

Ou 3x de R$12,67 s/ juros