A regressão linear de Francis Galton sendo reconstituída por meio das TIC para estudar função afim de padrões de medidas

As potencialidades pedagógicas da História da Matemática (HM) no ensino de Matemática têm sido discutidas desde o século XVII. Miguel (1993) afirma que, ao usar de forma adequada a HM no ensino, pode levar o aluno a perceber que a Matemática é uma criação humana e que surgiu de necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas. Isso desmitifica a ideia que o aluno tem de uma ciência pronta e acabada, destina a poucos elitizados. Além disso, a partir da HM são evidenciadas as conexões existentes entre a Matemática e outros ramos da ciência como a Física, a Religião, a Biologia, a Filosofia, entre outros. Assim, a disciplina ganha mais sentido e não é vista de forma isolada, sem contexto ou ligação com outras áreas. Miguel; et al (2009) também acreditam que a HM pode ser uma grande aliada na explicação dos porquês dos alunos acerca de estarem estudando tal conteúdo, bem como, para a identificação de aplicações destes conceitos em sua vida cotidiana. Fossa (2011) complementa as vantagens da HM, enfatizando que ela serve como um antídoto contra o esquecimento dos estudantes, uma vez que a HM apresenta a Matemática como um produto cultural do homem e traz as influências mútuas deste ser com os vários aspectos da vida, evitando, assim, o esquecimento e a alienação. Propomos neste livro, atividades históricas1 que professores de Matemática da Educação Básica poderão usar com seus alunos de nono ano do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio, com vistas ao estudo de Função Afim. Trata-se do resultado de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No trabalho, usamos a HM como história-significado, onde a história é (re)criada de modo a dar mais significado ao tópico matemático estudado, levando os alunos a ref

R$33,00

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

As potencialidades pedagógicas da História da Matemática (HM) no ensino de Matemática têm sido discutidas desde o século XVII. Miguel (1993) afirma que, ao usar de forma adequada a HM no ensino, pode levar o aluno a perceber que a Matemática é uma criação humana e que surgiu de necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas. Isso desmitifica a ideia que o aluno tem de uma ciência pronta e acabada, destina a poucos elitizados. Além disso, a partir da HM são evidenciadas as conexões existentes entre a Matemática e outros ramos da ciência como a Física, a Religião, a Biologia, a Filosofia, entre outros. Assim, a disciplina ganha mais sentido e não é vista de forma isolada, sem contexto ou ligação com outras áreas. Miguel; et al (2009) também acreditam que a HM pode ser uma grande aliada na explicação dos porquês dos alunos acerca de estarem estudando tal conteúdo, bem como, para a identificação de aplicações destes conceitos em sua vida cotidiana. Fossa (2011) complementa as vantagens da HM, enfatizando que ela serve como um antídoto contra o esquecimento dos estudantes, uma vez que a HM apresenta a Matemática como um produto cultural do homem e traz as influências mútuas deste ser com os vários aspectos da vida, evitando, assim, o esquecimento e a alienação. Propomos neste livro, atividades históricas1 que professores de Matemática da Educação Básica poderão usar com seus alunos de nono ano do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio, com vistas ao estudo de Função Afim. Trata-se do resultado de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No trabalho, usamos a HM como história-significado, onde a história é (re)criada de modo a dar mais significado ao tópico matemático estudado, levando os alunos a ref

Informações

Peso 131 g
Dimensões 0,4 × 14 × 21 cm
Autor

Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2017

Edição

Categoria

MATEMÁTICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura