51 quartetos sobre o amor escolhidos pelo autor

R$38,00

51 quartetos sobre o amor escolhidos pelo autor

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Análise Combinatória: Um estudo usando a História da Matemática em Sala de Aula

R$50,00

A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra – mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 – os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que posem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, as autoras propõem atividades usando a História da Matemática para ensinar Análise Combinatória, mais precisamente, os conceitos de permutação, arranjo e combinação, a partir das obras originais de três cientistas do século XVII: Bernard Frenicle de Bessy(1646-1716). O foco dos 14 exercícios propostos está no conteúdo previsto no documento Base nacional Comum Curricular(BNCC) para ser lecionado no 8º ano do ensino fundamental.

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APRENDENDO NOVAS E EXPLORANDO ANTIGAS CONEXÕES MATEMÁTICAS EDUCACIONAIS

R$50,00

Com o objetivo de oferecer a alunos, professores e futuros professores experiências significativas e prazerosas com a matemática, o livro foi estruturado em quatro partes, nas quais são abordados os seguintes diagramas numéricos: retângulos e quadrados mágicos; cubos, poli cubos, cubo mágico numérico; quadrados bem comportados e faixas harmoniosas. Os diferentes objetos matemáticos analisados neste livro podem fornecer valiosas contribuições para aulas de matemática de diferentes níveis de ensino. Além do aspecto motivador, que faz com que alguns desses objetos estejam presentes em diferentes veículos de comunicação, o estudo orientado de suas características possibilita o estabelecimento de diferentes “conexões matemáticas”, de forma prazerosa e significativa.

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Aula de Física do planejamento à avaliacao

R$44,00

Uma das questões centrais do ensino de Física na atualidade é entender como os conhecimentos são apresentados aos estudantes e quais são as possibilidades de generalização das conclusões obtidas a partir da consecução das atividades propostas. Percebemos uma grande fragmentação do saber a ser ensinado e a apresentação de teorias como uma verdade absoluta e universal, com uma discussão limitada sobre os seus limites de validade. Isso contribuiu para a construção da ideia, por parte dos estudantes, de que o conhecimento científico é composto por verdades inequívocas e válidas em qualquer contexto. No bojo dessa questão há a discussão sobre a construção de teorias científicas, da validade dos conceitos e das formas como os sujeitos se apropriam desses saberes e os utilizam em ação. Torna-se importante, então, a compreensão da construção de conceitos científicos por parte dos estudantes, identificando as produções de sentido, as representações construídas a partir das situações-problema apresentadas e a utilização, em ação, de modelos conceituais, metas, antecipações, inferências e conhecimentos. Este livro procura apresentar uma discussão no sentido de oferecer elementos para que o professor possa romper com essa situação. Além disso, temos, também, a necessária atenção voltada às práticas avaliativas na dinâmica da sala de aula.

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Ciência em dia: Jornadas de divulgação cientifica Ciência Alimentando o Brasil

R$44,00

Durante a semana nacional de Ciência e Técnologia de 2016, o Centro de Ciências da Universidade federal de juiz de fora realizou a sua 5° jornada de divulgação Cientifica , apresentando nesta oportunidade um diferencial em relação as quatro anteriores: através do Edital de concurso n° 01/2016, promovido pela secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e comunicações (MTCTIC), ” Eventos da Semana Nacional de Ciência e Técnologia” , pelo qual tivemos uma proposta aprovada, realizamos pela primeira vez a jornada em espaços públicos da cidade de Juiz de Fora, além dos muros da Universidade . Desta forma, em um dos complexos históricos mais importantes da cidade , próximo ao centro cultural Bernardo Mascarenhas ( Companhia téxtil Bernardo mascarenhas, antiga fábrica de tecidos fundada em maio de 1888 por Bernardo mascarenhas) do antigo prédio da Companhia Industrial e Construtora Pantaleone Arcuri e do Prédio da companhia mineira de Eletricidade, dentre outros, foram realizadas atividades , relacionadas à temática da SNCT 2016, “Ciência Alimentando o Brasil”.A primeira , na praça Antônio Carlos, consistiu em uma exposição de Ciência e Tecnologia , com diversos aparatos e atividades interativas, já no bélissimo salão Nobre do Instituto Estadual de Educação, Escola também integrante do complexo, aconteceu a segunda atividade, um ciclo de palestra em que todos os temas sobre questões relacionadas entre Ciência e Alimentação. O evento como um todo se mostrou um sucesso , com cerca de 16.000 visitantes no local, sendo 1.000 pessoas compareceram as palestras , o que demonstra a importância e a necessidade da realização de Eventos de Popularização da Ciência em diferentes locais Públicos por todo o Brasil.

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Criatividade e Resolução de Problemas

R$44,00

A criatividade é considerada, por diversos autores, como um conjunto de habilidades cognitivas que caracteriza nossa expressão explicativa a respeito dos objetos da realidade. Ser criativo é fazer uso do pensamento divergente, é ser provocativo, paradoxal, metafórico, lúdico com o próprio pensamento, de modo a encontrar sempre melhores opções e melhores caminhos para toda e qualquer situação da vida, tanto pessoal, quanto profissional. Neste livro, o autor questiona sobre o que é ser professor criador de problemas e apresenta uma abordagem criativa e didática para criar e rsolver problemas na sala de aula; para despertar nos alunos o pensamento criativo ou bricoleur, que possa contribuir para o desenvolvimento da criatividade matemática na escola. Trata-se de uma abordagem didática que oferece aos estudantes e educadores uma oportinidade para reinventar-se cognitiva e pedagogicamente e, assim, utilizar a resolução de problemas como um ato criativo na arte de pensar e fazer matemática como aprendizagem humana.

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Ensinando Química: propostas a partir do enfoque CTSA

R$44,00

Diferente dos países do hemisfério norte, o Brasil começou sua trajetória de inserção de discussão das relações CTS no ensino tardiamente. Apenas na década de 90 os primeiros pesquisadores em Ensino de Química despertaram para esse referencial teórico e buscaram realizar pesquisas e propor materiais didáticos com esse enfoque. Neste livro o leitor encontrará uma breve discussão sobre o estado da arte do movimento CTSA na educação química brasileira e quatro propostas voltadas ao ensino médio, em suas diferentes nuances. Os três primeiros capítulos apresentam os produtos educacionais do Mestrado Pro? ssional (PPECNM) orientados no Grupo de Pesquisa em Educação Cientí? ca e Tecnológica em Contextos Sociais (GPECTCS-UFRN), e o quarto capítulo que apresenta uma experiência realizada na licenciatura em Química na modalidade à distância da SEDIS/UFRN. Coordenadores da coleção

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Orçamento Público e Cidadania

R$44,00

As denúncias de corrupção, malversação do dinheiro público e obras superfaturadas se avolumam a cada dia no noticiário dos jornais, das rádios e da televisão. As pessoas ficam indignadas. Muitas protestam mas como não há pressão organizada para exigir apuração isenta e rigorosa dos fatos, na maioria das vezes, nada acontece. Enquanto o dinheiro público escoa pelo ralo faltam recursos para a educação, saúde, infraestrutura, segurança e outras áreas vitais para o desenvolvimento social e econômico do país. Um dos motivos centrais que influenciam na perpetuação desse terrível estado de coisas é a falta de conhecimento por parte da população de como o orçamento público é utilizado e a maioria das pessoas não se dá conta – ou mesmo ignora – de que são elas, com o seu suor e seu trabalho, que sustentam todo o aparato do Estado. Este livro não se propõe a ser um amplo e profundo estudo sobre o processo orçamentário. A proposta é procurar despertar o interesse, desmistificar o tema e colocar ao alcance das diversas lideranças – sociais, sindicais, empresariais e políticas, entre outras – as referências básicas da questão tributária e orçamentária. A intenção é que, de posse deste conhecimento, essas lideranças contribuam de forma autêntica para o desenvolvimento da cidadania no Brasil.

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TEORIA MATEMATICA DAS ELEIÇOES

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Inicia-se com uma investigação histórica. Na segunda parte analisa o Teorema de Arrow, e mostra que, na opinião do autor, não há nenhum sistema eleitoral que satisfaça a todas as condições desejáveis em uma democracia. Por fim apresenta como é possível que Votos, Álgebra e Geometria combinem de forma perfeita, analisando e dsicutindo alguns resultados obtidos por Donald Saari.

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