A Construção da Estrutura Conceitual da Física Classica

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A Construção da Estrutura Conceitual da Física Clássica é o resultado da compilação de notas de aula escritas para meus cursos de história da física da Universidade de Brasília. trata-se de um texto compacto de denso, mas direto. Procurei selecionar temas que permitissem narrar o processo de ascensão e de queda da chamada visão de mundo mecanicista, cujos marcos históricos inicial e final são, respectivamente, a Revolução Científica do século XVII e o advento da relatividade especial e da física quântica, ao final do século XIX. Há, neste texto, duas preocupações básicas. a primeira, a de que fosse perpassado por e interpretado à luz de alguns conceitos básicos da filosofia da ciência. A meu ver, esse é o único modo significativo de narrar a sua história. Em segundo lugar, a de que ele consista em uma narrativa que possua um fio condutor ininterrupto e que seja capaz de dar sentido e unidade ao conjunto dos episódios narrados. Embora seja falso que a história da ciência seja um processo de acumulação contínua, dirigido para fins pré-determinados, é verdade que nenhum período histórico ignora o seu próprio passado. A história da ciência possui uma racionalidade e, desse ponto de vista, não é, jamais, um eterno reconstruir-se a partir do nada.

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Alice que não foi ao País das Maravilhas: Educar para Ler ficção na Escola

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Este livro é um convite para refletir sobre os aspectosda complexa dinâmica da educação leitora. Reúne seis capítulos, autônomos e complementares, que evidenciam as diferentes fontes, situações e materiais que transitam na sociedade e influenciam a maneira como se lê e como se educa para e pela leitura. A partir de suas pesquisas co estudantes do ensino fundamental, a autora apresenta, descreve e analisa quais são as preferências literárias em cada etapa da escolarização e porque essas preferencias se modificam com o passar do tempo. Adverte para a necessidade dos contos de fadas serem trabalhados de forma a problematizara realidade, sem deixar de lado os pontos atraentes do gênero, que são o fascínio, o fantástico, o fausto e a nobilidade. A importância de as histórias em quadrinhos marcarem presença na sala de aula também é trabalhada, uma vez que essas narrativas articulam imagens e palavras, oferecendo uma jornada contemporânea ao universo da ficção. O livro está escrito em linguagem clara e acessível, de modo a favorecer a interlocução. os leitores, sejam educadores ou não, perceberão a riqueza do conjunto de textos, que reúne argumentos fortes e sublimes sobre a necessidade urgente de formar leitores de literatura.

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Oppenheimer

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A vida intelectual e efetiva de John Robert Oppenheimer, minuciosamente trabalhada neste livro, evoca a figura do mito histórico, tão imensa foi sua atuação em grandes temas político-científicos que marcaram o turbulento século XX. Com extensa faixa de interesses culturais e científico, seu pensamento parecia acomodar temas contraditórios, a espera de melhores provas para selecioná-los, alterativas extravagantes, beirando mesmo o impossível. Encantavam-no grandes desafios. A forte personalidade, exuberante cultura e impulso desassombrado que o levou algumas vezes à brutal agressão, inspiraram também manifestações de poetas, músicos, romancistas, teatrólogos, alunos e colegas de trabalho. Ninguém teve dele uma opinião rigorosamente neutra, balançando entre extremos, do profano ao sagrado, segundo sua atuação. Atuou nos desenvolvimentos científicos mais significativos do século XX, dos fundamentos da Mecânica Quântica à Radiação Cósmica e à Cosmologia. Suas contribuições, muitas vezes incompletas, mas suficientes para indicar caminhos, lhe valeram a acusação de displicente. Teve algumas indicações mal sucedidas ao Prêmio Nobel de Física. Alguns dos que perseveraram ao longo das linhas que abriu, mas não concluiu, se contam, entretanto, entre detentores daquela premiação. Como Diretor Científico do Laboratório de Los Alamos foi figura do maior destaque no desenvolvimento da bomba atômica. A despeito de seus numerosos relacionamentos com membros do partido comunista americano, seu irmão Frank e sua cunhada, para não falar da mulher com quem casou, a chefia do Projeto Manhattan decidiu ignorá-los, e assim fez enquanto os Estados Unidos e a USSR combatiam do mesmo lado da segunda guerra. Considerou também que o desenvolvimento da bomba incorporava desafios sem precedentes, distribuídos por uma extensa faixa de problemas novos cuja solução demandaria não apenas ideias e conhecimentos inovadores, mas atuação ousada e pronta. Estas condições fizeram de Oppenheimer a escolha

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