A Natureza do mundo físico : doque é feito o Universo? Dos pré-Socráticos a Revolução Cientifica – Volume 1

R$121,00

O desenvolvimento de uma visão qualitativa e quantitativa do mundo natural Ocidental já ultrapassou os 2500 anos de História. As Ciências foram se definindo e sofreram influências e transformações variadas, sem excluir aquelas originadas na religião e o misticismo. Apresentamos neste Volume 1 um relato fundamentado deste processo, que poderíamos chamar de “reconstrução racional” dessas idas e vindas, e a lenta emergência do logos científico quantitativo, desde o mundo Antigo até o ápice da Revolução Científica, tal como vista pelos autores, praticantes da pesquisa científica contemporânea com um olhar mais amplo sob a Ciência como parte integral da cultura humana.

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Descolonizando Saberes – A Lei 10.639/2003 no Ensino de Ciências Vol. 2

R$104,00

Historicamente a produção científica e, portanto, o Ensino de Ciência foi pensado a partir dos mitos criados pela colonialidade europeia, que estabeleceu padrões de civilidade, de progresso e de humanidade ao passo que construiu uma história particular, por eles, universalizada. Em meio a esse processo se deu também a “construção” de uma ciência moderna monocultural e epistemicida, que negou outras matrizes civilizatórias e defenestrou conhecimentos científicos-tecnológicos milenares de povos africanos, os primeiros a habitarem o mundo. Nesse sentido, essa obra tem o intuito de pensar as ciências e, portanto, o seu ensino a partir de outras narrativas que resgatem os saberes ancestrais africanos e afro-diaspóricos. Deste modo, apresentamos proposições didáticas para o ensino das ciências a partir da luta histórica do povo negro no Brasil e por meio do marco legal da lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica nos níveis fundamental e médio, o que perpassa pela pela sua obrigatoriedade também na formação inicial e continuada de professoras e professores. Se você busca uma leitura voltada para a proposição de uma educação científica decolonial e antirracista, esta é a obra do seu interesse.

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Estudos em Educação Matemática: Abordagens Didáticas e Sociológicas

R$88,00

Há, nos currículos, nos livros didáticos e no ensino de matemática praticado nas escolas, várias constatações que permitem visualizar a passagem de uma experiência de ensino a um objeto sociológico: a atitude dos alunos oscilando entre apreensão e medo, que geram sua auto desqualificação; a ausência de sentido das noções, processos e procedimentos matemáticos apresentados por meio de exercícios repetitivos que negam o próprio raciocínio matemático; as injunções de diferentes tipos que moldam ou travam os raciocínios dos alunos etc. Na escola, as práticas dos professores, os recursos didáticos-pedagógicos são vias privilegiadas para se entender e justificar como a atividade matemática se conecta ou não à vida dos alunos e como se pode exemplificar o seu interesse por tal atividade. Nesse vertente, vislumbra-se a possibilidade de se ir para além da constatação crítica de Bourdieu a qual confere às ideias e ao lugar da Matemática o estatuto de conhecimento hierarquizado que fomenta o exercício de violência simbólica no interior de instituições escolares ou fora delas

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