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Educação e Formação no Contexto da Sociedade Danificada: para além do território demarcado
A coletânea de textos, intitulada Educação e formação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado, é um projeto que conta com a participação de pesquisadores de vários lugares do Brasil, um trabalho conjunto que coloca em pauta o contexto social, político, educacional e econômico do Brasil na atualidade, chamando a atenção dos brasileiros e do mundo.
Os embasamentos teóricos dos pesquisadores contaram com o pensamento de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Marx Horkheimer, Herbert Marcuse; Karl Marx, Christoph Türcke, Jacques Le Goff, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Jacques Delors, Os embasamentos teóricos dos pesquisadores contaram com o pensamento de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Marx Horkheimer, Herbert Marcuse; Karl Marx, Christoph Türcke, Jacques Le Goff, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Jacques Delors,
Os organizadores esperam que os adultos possam ser capazes de ensinar as crianças, adolescentes e jovens a caminharem e viver em liberdade, cercados do alimento mais poderoso no planeta, o amor maior pela vida nossa e do outro, antídoto a qualquer ódio, a falta de generosidade ou sabedoria.
Ao educador lhe resta resistir ao desmonte das escolas e universidades públicas no país, um patrimônio do povo brasileiro. Assistimos emocionados as conquistas dos nossos jovens que corajosamente estudaram e se prepararam para conquistar sua entrada numa universidade pública, diante das políticas de sucateamento da esfera pública.
Também não podemos deixar de citar as universidades parceiras da educação, como as confessionais e as comunitárias, que se aliam para contribuir com o processo de formação de qualidade para qualquer ser humano, possibilitando formação e colocação no mundo do trabalho, quando a educação é de qualidade e prima por uma formação e não almeja apenas o lucro.
Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
FÍSICA AINDA É CULTURA?
Há vinte anos, o professor João Zanetic entregava, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sua tese de doutorado intitulada “Física também é cultura”. Passados vinte anos, surge a oportunidade de procedermos a uma espécie de “análise crítica” do ensino da física ao longo desse período. Cabe revisitarmos as reflexões (e provocações) trazidas por aquele trabalho. Será que, de fato, caminhamos na perspectiva da concretizaçãode um ensino de física tal como preconizado por Zanetic em sua tese? Que novas questões se descortinam? Para estabelecer um diálogo nessa direção, convidamos vários pesquisadores de diversas instituições do país, a maioria da área de ensino de física. Cada autor teve total liberdade de escolher a sua temática e tecer reflexões a sua maneira, guiado unicamente pelo mote”Física ainda é cultura?”
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
História da educação matemática desenvolvimento e consolidação de um campo de pesquisa
leitura deste livro exige um pacto entre os or ganizadores e seus possíveis leitores, já que seu título é
enganoso, posto que essa coletânea de textos, apenas,
não cumpre a função de estudar o desenvolvimento e a
consolidação da História da Educação Matemática como
campo de pesquisa. Este livro deve ser compreendido
como parte de um conjunto composto tanto por outros
livros quanto pelas ações cotidianas de inúmeros pesqui sadores, desde os já consagrados até os que se iniciam na
pesquisa em História da Educação Matemática nos mais
distintos níveis de formação e nas mais variadas institui ções. Ele, portanto, deve ser concebido como mais uma
etapa na construção de um edifício, visando, ao mesmo
tempo, projetá-lo e executá-lo (este o pacto a ser firma do aqui). Em particular, este livro compõe uma série de
livros – dos quais quatro já foram publicados,1 estando
vários ainda por vir – que resultam dos Encontros Nacio nais de Pesquisa em História da Educação Matemática,
os ENAPHEM. É esse conjunto de registros – já iniciado,
mas sem perspectiva de finalização – que permitirá, em
algum momento, percebermos, cada vez com mais cla reza e acuidade, a arquitetura de uma área cujo interesse
central é compreender a Matemática Escolar, no correr
do tempo, com suas tendências, seus atores, seus temas e
suas metodologias nos mais variados cenários. Este volu me abraça uma disposição que já se manifesta nos outros
volumes dessa série de textos –
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil
Este livro é o resultado do desenvolvimento de uma segunda fase do projeto nacional de pesquisa intitulado ” A constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970″, que conta com o apoio do CNPq, e que reúne duas dezenas de instituições e grupos de pesquisa de diversos estados brasileiros. Fruto de um coletivo de mãos e mentes de quarenta pesquisadores do GHEMAT, a presente obra sintetizada o potencial de um grupo de pesquisa – GHEMAT, que a partir de fontes históricas da escola primária brasileira, localizadas em arquivos de diferentes estados e disponibilizadas no repositório virtual do referido projeto, traz á discussão representações de uma cultura escolar ainda pouco investigada por historiadores da educação matemática. Um aspecto importante da obra e que merece destaque é a visibilidade dada as revistas pedagógicas, enquanto impresso mensageiro da representações sobre a modernização da escola , um porta voz de discursos oficiais e veiculo difusor de ideários pedagógicos em voga, permitindo novos olhares sobre a história da escola primária e os saberes elementares matemáticos e práticas que a constroem. Nessa perspectiva, os seis capítulos que compõem o livro oferecem, ao leitor, novas compreensões acerca dos dilemas e consensos que envolveram os saberes elementares matemáticos ao longo processo de consolidação dos grupos escolares no Brasil.
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Uma História dos Saberes do Ensino de Matemática nas escolas profissionais técnicas (1889-1968)
Livro UMA HISTÓRIA DOS SABERES DO ENSINO DE MATEMÁTICA nas Escolas Profissionais Técnicas (1889-1968) é resultado de estudos realiza- dos por membros do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, GHEMAT-SC. Este grupo é certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e associado ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT. Possui como líderes o professor Dr. David António da Costa e a professora Dra. lara Zimmer que interagem diretamente com o Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática – GHEMAT-Brasil.
Diferentemente de um grande volume de documentação histórica relacionado ao ensino regular, os documentos das escolas pro- fissionais encontram-se ainda mais esparsos dada sua estruturação política – quase sempre relacionada aos estados da federação, e em razão dos objetivos que presidiram a constituição destas instituições, na sua maioria voltada para alunos das classes menos favorecidas, os desvalidos da sorte e da fortuna, isto é, para a classe trabalhadora. Historicamente estas escolas foram criadas para a preparação de mão de obra para um país cuja principal economia estava no campo e se descortinava para uma industrialização nos grandes centros urbanos no início do século XX. p
Com a participação de doutorandos e egressos do PPGECT, este livro se apresenta como uma leitura inicial – uma porta de entrada para pesquisadores interessados na história da educação matemática voltada para as instituições de ensino profissional.
Ou 3x de R$30,00 s/ juros