Cognição Matemática: História, Antropologia e Epistemologia –

R$121,00

Sumário: Apresentação……………………………………………………………. 07 1. Antes que as outras incógnitas fossem inventadas: investigações didáticas acerca dos métodos e problemas da álgebra italiana medieval……………………………………………………………………….. 19 2. A invenção de uma ideia matemática: a segunda incógnita em álgebra…………………………………………………………………………………63 3. Sobre Psicologia, Epistemologia Histórica e o Ensino da Matemática: Rumo a uma história sociocultural da Matemática………………… 95 4. Equações do segundo grau em sala de aula: uma abordagem babilônica………………………………………………………………………. 129 5. A origem histórica do pensamento algébrico………………………… 153 6. Sobre os limites epistemológicos da linguagem: conhecimento matemático e prática social durante a Renascença…………………….. 201 7. As condições epistelomológico-culturais da emergência do simbolismo algébrico ………………………………………………………………. 249 8. Cultura, conhecimento e o self: matemática e a formação de novas sensibilidades sociais no Renascimento e Islão Medieval……….. 285 9. Cultura e cognição: Por uma antropologia do pensamento matemático…………………………………………. 335 10. As éticas de ser e conhecer: rumo a uma teoria cultural da aprendizagem………………………………………………….. 399 Sobre o Autor……………………………………………………………….. 439

Ou 3x de R$40,33 s/ juros

Conhecimento como um valor , O : Ensaios sobre Economia Ética e Educação

R$88,00

O conhecimento transformou-se no principal fator de produção, na nova riqueza das nações. Trata-se, no entanto, de uma “mercadoria’ especial, que podemos dar, vender ou trocar sem ficar sem ela, e da qual não se deixa regular completamente nem pelas leis mercantis, nem pelas regras tácitas da circulação dadivosa. Não sabemos exatamente como atribuir valor ao conhecimento; um indício de tal fato pode ser o crescimento mundial da desigualdade econômica. Manuais que tratam do conhecimento como um ativo costumam reservar um espaço para o chamado “paradoxo do valor” : quanto mais ignorância, mais aumenta o mercado do conhecimento, ou mais diminui? Neste livro são reunidos alguns ensaios que examinam tais questões, aliados a outros que tratam de questões educacionais associadas. afinal, bens materiais podem ser distribuídos por decretos, mas no caso do conhecimento, o único caminho para sua distribuição é, sem dúvida, a Educação

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Experimentos de Física Básica – Eletromagnetismo, Física Moderna e Ciências Espaciais

R$132,00

Este livro foi desenvolvido com cerca de 140 experimentos propostos de eletromagnetismo, física moderna e ciências espaciais e é destinado a estudantes de Física (em nível médio e superior) e principalmente aos professores de Ciências e Física. Os experimentos aqui apresentados utilizam materiais, em sua maioria simples e de fácil obtenção. Além disso, eles não necessitam de um ambiente próprio para serem realizadas, podendo serem efetuados na própria sala.

Ou 3x de R$44,00 s/ juros

História da Ciência tópicos atuais 5

R$88,00

A história da Ciência como na área parceira do Ensino de Ciência ganha a cada ano presença, relevância e interesse por todos aqueles dedicados a melhoria do aprendizado das ciências pelos estudantes em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Conhecer as ciências em seus contextos históricos enriquece a compreensão conceitual, motiva estudantes e agrega ao aprendizado prazer e curiosidade, fatores essenciais quando a questão é despertar os jovens para o aprendizado e pesquisa científica.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

O discreto charme das partículas elementares

R$132,00

Compreender o Universo em seus domínios micro e macroscópico, e construir modelos e teorias que façam a junção destes dois extremos tão distantes e separados por uma enorme ordem de grandeza, tem sido um dos grandes desafios da Física Teórica das últimas décadas. A presente obra tem o grande mérito de trazer ao leitor a história desta grande navegação no oceano que é a Natureza. Em linguagem simples, direta, precisa e fluente, o livro nos fala, com particular charme e estilo, da elegância e da organização que caracterizam o mundo das chamadas partículas elementares e os campos de forças fundamentais que descrevem as suas interações. A cronologia das descobertas e da proposição dos conceitos-chave dessa área da Física oferecem ao leitor a interessante possibilidade de contextualizá-las no universo de ideias e mudanças sociais ao longo do século XX. Esta é uma oportuna ocasião para se mostrar ao público em geral a harmonia subjacente, mas não-manifesta, do diálogo Física-Sociedade.

Ou 3x de R$44,00 s/ juros