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Boole, Cayley e Sylvester: o uso de seus métodos para o cálculo de Invariantes de polinômios homogêneos
Apresenta-se neste livro as contribuições matemáticas do século XIX, mais precisamente desenvolvidas na Inglaterra, destacando as descobertas de Boole, Cayley, e Sylvester, em suas pesquisas sobre polinômios de ordem quadrática, cubica e quártica, os autores trouxeram caminhos que os guiaram na compreensão do que seria um invariante de um polinômio e de como é desenvolvida sua estrutura. Inicia-se com uma breve biografia desses matemáticos, seguida de suas concepções a respeito dos polinômios homogêneos e de como eram tratados, conforme suas respectivas nomenclaturas. Os autores visaram construir um texto que pudesse ser utilizado por aqueles que buscam uma compreensão sobre os polinômios e seus invariantes, ou mesmo aos que buscam maior conhecimento sobre a matemática inglesa e suas articulações dentro do século XIX.
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
Cartas a Clio: experiências de pesquisa de pós-graduação em história social da Amazônia
As cartas/as pesquisas elaboradas agora nas mãos de leitores(as)
podem contribuir para debates e reflexões teóricas e metodológicas
sobre problemáticas historiográficas e de campos do saber
que dialogam com a história. Foi nessa dinâmica que se originou a ideia de gestar esta publicação em formato de livro evidenciando as cartas como forma de compartilhar as diversas experiências de investigação historiográfica de pesquisadoras e pesquisadores no PPHIST/IFCH/UFPA e, assim, tornar públicos temas, objetos, problemas e metodologias de quem faz pesquisa na Amazônia brasileira.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Conceitos Geométricos em Artesanatos e Grafismos Indígenas: uma tradição histórico cultural de uma comunidade Guarani
A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra – mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 – os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que posem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, os autores nos convidam a conhecer um contexto histórico de determinados artesanatos de um grupo indígena Guarani fazendo relações dos detalhes e formas geométricas, destes artesanatos, com geometria, nos mostrando a importância transcultural do ensino de Geometria no processo de escolarização indígena.
Ou 3x de R$10,33 s/ juros
Crônicas Ambientais
. Conscientização ambiental: começar por onde? . Sustentabilidade e a fome . Na natureza, nada se cria, nada se perde; tudo se transforma . Que sustentabilidade queremos? . O individualismo e a questão ambiental . O que a Ciência pode dizer sobre o aquecimento global? . Reciclagem não é solução . Lições dos ventos que não sopram na Bahia . O beija-flor e o índio . O princípio da precaução e o problema ambiental . Olhe sempre embaixo do tapete . Desertificação, a grande vilã . Lixo zero? . Que cidadania? Falta d’água: quem paga a conta?
Ou 3x de R$8,33 s/ juros
Projeto : Práticas Investigativas para a Verdade Matemática no Ensino Médio
O Material do livro é um dos resultados do projeto de pesquisa, denominado Provas Investigativas para a Verdade Matemática no Ensino Médio, desenvolvido no IFRS – Campus Osório, em 2020 por professores de Matemática, que tem por objetivos principais compreender e analisar possibilidades de incluir demonstrações e provas matemáticas nas aulas da Educação Básica, sobretudo no Ensino Médio. Além disso, promover reflexões acerca das práticas de sala de aula que contemplem as demonstrações de Matemática aos estudantes da Escola Básica, de uma forma alternativa, que mobilizem o processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática. Assim, valorizando a importância dos estudantes entenderem que a exploração das demonstrações na Educação Básica é positiva, pois possibilita que os estudantes compreendam a Matemática como uma construção humana dedutiva e indutiva, e não como mera decoração e aplicação de fórmulas que, em muitos casos, são reproduzidas de forma estritamente mecânica, e desta forma, a disciplina e a ciência da Matemática se torna algo muito distante da realidade e até culturalmente inacessível. Buscando mudar esse paradigma e fazer pensar que as demonstrações são possíveis na Escola Básica, e que esse processo construtivo é importante para a criticidade dos estudantes para vida toda, e para a ciência. Destaca-se que o material não têm a finalidade de conduzir os leitores e professores da Educação Básica a abordarem abordagens que envolvem as verificações empíricas, pois até mesmo no processo demonstrativo elas desempenham papéis importantes, como por exemplo, dando possibilidades para produção de conjecturas e ampliação do grau de compreensão dos conceitos envolvidos. Por fim, esse material tem o intuito de mostrar/apresentar possibilidades de demonstrar propriedades matemáticas a partir de conceitos que estão previstos para o Ensino Básico, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 201
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
QUARTETOS DE AMOR III
Este é o terceiro e último volume da série “Quartetos de amor” onde o autor consegue juntar a concisão e a objetividade típica do cientista, em sua busca das formas simples, com a subjetividade e liberdade do poeta de sonhar, de amar, de sentir e de expressar o Amor sem qualquer amarra.
Ou 3x de R$10,33 s/ juros
QUARTETOS DE AMOR IV
Na apresentação do terceiro volume da série Quartetos de amor ficou estabelecido que aquele seria seu último tomo. Entretanto, após sua publicação, comecei a refletir sobre as diversas formas que podem impossibilitar o amor de se concretizar em uma união. O Amor não é uma condição necessária e suficiente (no sentido matemático
estrito) para que duas pessoas que se amam possam vivê-lo plenamente. Esse fato, muito mais frequente que os amantes desejariam, transcende a filosofia do amor e tangencia outra questão filosófica que contrapõe a vontade à realidade.
A literatura está cheia de exemplos. Lembremo-nos do conto romântico da mitologia grega envolvendo Píramo e Tisbe, registrado no livro Metaformoses, de Ovídio. Háquemdiga que este conto teria inspirado
Shakespeare ao escrever a clássica história de Romeu e Julieta, mesmo sabendo-se que há versões anteriores dessa tragédia publicadas por autores italianos nos séculos XV e XVI. Nesses exemplos, há um consenso de que a morte é a única alternativa à impossibilidade de se vivenciar um grande amor. Tal perspectiva me assunta e, exatamente por isso, atraiu meu interesse, mesmo porque quem nunca viveu experiência parecida?
É certo, não fui capaz de chegar a nenhuma conclusão mais definitiva sobre essas questões, muito menos de propor uma alternativa à morte, como saída do impasse criado por um impedimento amoroso, independentemente de sua natureza. Entretanto, assim mesmo, resolvi publicar este volume IV, temático, com os 30 quartetos que pincelam ou espelham algumas reflexões, sentimentos – em especial “a solidão, fim de quem ama” – que invadiram minha mente e meu coração, ao refletir sobre situações nas quais a vida pode nos privar de um grande amor, mesmo quando correspondido. Isso é tudo que o leitor encontrará aqui nessas páginas.
Francisco Caruso
Ou 3x de R$10,33 s/ juros
QUARTETOS DE AMOR V
Este volume da série Quartetos
de Amor. Nela, como mencionado na
Apresentação do primeiro número, faço
uma nova tentativa depois de publicar seis
livros de poemas de 2021 para cá: a de juntar a
concisão e a objetividade típica do cientista, em sua
busca pelas formas simples, com a subjetividade e
liberdade do poeta de sonhar, de amar, de sentir e de
expressar o Amor sem qualquer amarra.
Esta coleção de livro de poemas curtos – fruto
desse esforço – não apenas por isso me é diferente; ao
contrário das obras anteriores, ela fala exclusivamente
da esperança e do desejo de viver um novo amor com
um novo alguém – uma tímida morena de olhos negros
-, a quem dedico minha pena e meu coração.
Ou 3x de R$10,33 s/ juros
Você tem sede de quê? : teatro de temática científica para o ensino de química sob a perspectivada educação em direitos humanos
O livro “‘Você tem sede de quê?’: Teatro de temática
científica para o ensino de Química sob a perspectiva da Educação
em Direitos Humanos”, se apresenta como uma coletânea das
observações, práticas e sugestões construídas ao longo do
projeto desenvolvido. E é também a descrição de uma peça
teatral que alcançou boa comunicação com o público, se mostrando bem-sucedida enquanto proposta que visou envolver o teatro, o ensino e a popularização de conhecimentos químicos a fim da formação de uma cultura que tem por princípio a garantia de direitos básicos a todas as pessoas.
Com os objetivos de contribuir para a introdução de inovações na educação em Química e de disponibilizar um material educativo que possa ser usado também em espaços de educação não formal, o livro está dividido em quatro partes:
o Capítulo 1, que aborda uma proposta de oficina temática
com o tema ‘Água’, fundamentada na pedagogia de projetos; o Capítulo 2, que relata a experiência da construção de
um esquete teatral em que se debate ciência sob a ótica dos
direitos humanos; o Capítulo 3, que que traz o roteiro desse
esquete teatral, criado por estudantes em colaboração com a
professora; e as Considerações Finais, em que serão compartilhados sentimentos e percepções que têm como referência
a experiência da professora pesquisadora, os desafios e as
alegrias de se vivenciar o teatro de temática científica como
estratégia de ensino e de popularização da ciência
Ou 3x de R$12,67 s/ juros