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Ciência, Natureza e Sociedade – diálogo entre saberes
Este livro contribui para o debate contemporâneo sobre os paradigmas da ciência moderna e a necessidade de superá-las. Aposta na produção de um conhecimento transdisciplinar que busque saídas para os presentes problemas do mundo atual, especialmente aos que dizem respeito ao binômio ambiente-sociedade.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Contribuições do Discurso do Sujeito Coletivo em Pesquisas na Área de Ensino: Teoria á Prática
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
Esta obra é dedicada à divulgação do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), por meio de oito excertos de pesquisa realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, oferecido pela Faculdade de Ciências do campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A ideia foi a de descrever como a mesma foi utilizada por diferentes investigadores, visando possibilitar o aprofundamento de conhecimentos sobre o DSC enquanto abordagem metodológica, e seu impacto no campo da Educação e do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. São estudos e reflexões de pesquisadores(as), além de casos práticos que exemplificam a aplicação do DSC em diversas pesquisas na área de Ensino, fornecendo uma gama de exemplos para aqueles interessados em compreender e utilizar o DSC como uma técnica promissora de pesquisa no campo das Ciências Humanas. Nos diversos capítulos são explorados o histórico, as bases teóricas, os conceitos centrais da metodologia e algumas aplicações do DSC em diferentes contextos, ilustrando sua relevância para a produção de conhecimento científico. O objetivo deste livro é apresentar recortes de pesquisas realizadas na área de Ensino de Ciências e Matemática, que usaram como referencial metodológico as técnicas do DSC, sem a utilização de softwares. Boa e proveitosa leitura!
9786555635218
Ou 3x de R$26,67 s/ juros
GESTÃO AMBIENTAL CAMINHOS PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Em particular a partir da década de 1990, com a celebração da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro em 1992, a sociedade humana, percebendo a necessidade de se realizar mudanças significativas na civilização, assumiu a necessidade de instrumentalizar o conceito de sustentabilidade como uma bússola que deveria direcionar os comportamentos humanos sobre o Planeta Terra É justamente a partir desse momento, que os governos, os poderes públicos, oempresariado e a sociedade civil, assumiram a tarefa de buscar instrumentos para operacionalizar a ocupação, a assimilação e a apropriação dos recursos e serviços ambientais. E, é a partir desse momento que se vem formulando, desde a ótica da sustentabilidade, a gestão ambiental como um instrumento para implementar políticas públicas nos distintos territórios. Nesse sentido, a Gestão Ambiental, vem assumindo cada vez mais uma tríplice dimensão: desde uma concepção geral do processo de exploração, direção, controle e administração nos usos dos sistemas ambientais e territoriais; como um instrumento norteador que implica em um processo de mediação dos interesses e conflitos entre os atores sociais que atuam sobre o meio físico naturale construído. E, com a incorporação da dimensão ambiental no processo deexploração dos recursos e serviços ambientais. Tendo isso em mente, a Gestão Ambiental é assumida de maneira diferenciada pelos atores sociais e econômicos que intervém nesse processo. Eles conduzem a visualização de pelo menos três enfoques, a saber: o do poder público, como papel de dirigir, conduzir e incentivar o processo de gestão; o da empresa, com o papel de, aperfeiçoar e maximizar a eficiência, a eficácia e a efetividade econômica, visando se harmonizar com o entorno ambiental; e a sociedade civil, em particular os grupos e as comunidades sociais, com o papel de potencializara apropriação da natureza para garantir as suas necessidades básicas e sua lógica cultural, sob uma bas
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MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS E DA ÁGUA
ideia de organizar um livro sobre ‘Manejo e conservação de solo e água’ surgiu durante a realização de um curso de formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) sobre manejo ecológico e conservação dos solos e da água, coordenado por um grupo de professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com o apoio financeiro do CNPQ (Edital:MCT/CNPq/MDA/SAF/Dater N033/2009). A principal meta do curso foi a qualificação de profissionais das Ciências Agrárias, de nível médio e/ou superior, vinculados a entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural governamental ou não governamental, que atuam com agricultores familiares e que estão credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Nesta perspectiva foram realizados três curso de formação, em que se capacitou cerca de 90 profissionais de ATER que atuam no Estado do Rio Grande do Norte. A proposta de realização do curso, bem como a construção do livro, buscou superar a visão homogeneizadora e depreciativa do campo, implicando na formação de um conhecimento voltado para um projeto de desenvolvimento para os povos do campo baseado em métodos educativos voltados para a sua inclusão e emancipação. Os dozes capítulos do livro são as contribuições científicas e pedagógicas dos instrutores dos módulos de aprendizagem do referido curso e, inclui, também, relatos e experiências dos alunos profissionais de ATER, registros fotográficos de aulas de campo e saberes populares de agricultores (as) familiares. Os capítulos baseiam-se em princípios sistemáticos de sustentabilidade agrícola em bases ecológicas, visando a sua formação técnica, humanista, política e social, comprometida com a transformação da realidade dos povos do campo. Sumário I Pedologia: Reconhecendo o ambiente 19 1 Geologia e mineralogia 21 1.1 Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21 1.2 Processos geológicos . . . . . . . . . . .
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RECURSOS HÍDRICOS USOS E MANEJOS
O uso irracional dos recursos hídricos coloca o planeta em alerta. Cientistas e ambientalistas observam, há bastante tempo, que nossa Terra-Pátria – Expressão de Edgar Morin – não vai suportar tantas intervenções e destruições provocadas pelo ser humano. Mesmo que haja um consenso da necessidade de mudança gradual do atual modelo de produção agrícola, baseado no uso do intensivo do solo e no aumento do uso de água, pesticidas e fertilizantes, para uma agricultura com base em manejo ecológico e conservação dos solos e da água, a partir de princípios sistemáticos de sustentabilidade agrícola em bases ecológicas; além da alteração da matriz energética para formas mais limpas e renováveis, por exemplo, é necessário despertar a consciência ecológica nos humanos.
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