(RE)SIGNIFICAÇÕES AO TEOREMA DE PITÁGORAS – Vol.. 1

R$28,00

A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Neste livro, os autores apresentam alternativas pedagógicas e propiciam condições de exploração da historiografia da matemática por meio de (re)significações do Teorema de Pitágoras. Para tanto, fazem uso do software Geogebra para construir as figuras que servirão de apoio às demonstrações do referido teorema, com explicações detalhadas de cada etapa. Além da demonstração elaborada por Pitágoras, apresentam as demonstrações de Euclides e Da Vinci e outras atividades que envolvem o uso desse software de geometria dinâmica.

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

20 Episódios da História da Matemática: Dos primeiros artefatos à invenção do Cálculo

R$44,00

A história da matemática é fascinante em muitos aspectos. Desde a antiguidade, estudos sobre as origens e o desenvolvimento de ideias e conceitos matemáticos têm sido produzidos e publicados em livros e revistas sob os mais diversos pontos de vista, em um movimento de interpretação de fatos e documentos que se renova constantemente. Este livro é uma introdução rápida, informativa e absolutamente despretensiosa e esse universo rico e multifacetado para aqueles que estão tendo um primeiríssimo contato com essa disciplina. Além de 20 textos breves sobre alguns dos mais significativos episódios da história da matemática, oferecemos aqui cerca de 60 questões para discussão aprofundada e pesquisas futuras, com base em traduções de fontes primárias feitas pelo próprio autor.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

A Aritmética, a Geometria e o Desenho

R$77,00

Este livro teve por objetivo promover uma reflexão sobre os resultados dos estudos inventariados no Guia de Pesquisa organizado por pesquisadores do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT – Brasil), que reúne artigos em periódicos e nos anais dos seminários temáticos, livros, dissertações e teses – resultantes dos trabalhos desenvolvidos no âmbito de projeto amplo de investigação sobre a constituição dos saberes elementares matemáticos, realizado entre 2013 e 2017. Nesse período, com referência a essa temática, diferentes projetos abrigaram estudos em níveis de pós-doutoramento, doutorado, mestrado, iniciação científica, entre outros. Tais estudos elaboraram conhecimentos históricos sobre a constituição e institucionalização de saberes elementares matemáticos em matérias, tais como Aritmética, Geometria, Desenho e Trabalhos Manuais; cujos resultados foram examinados nos capítulos que seguem. Embora alguns destes textos tenham abordado a presença de saberes matemáticos na formação dos professores dos primeiros anos escolares, ênfase maior foi dada aos saberes matemáticos presentes no ensino primário.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

A Arte de contar: história da matemática e educação matemática

R$55,00

Não é por acaso que os verbos contar (números) e contar (histórias) apresentam, frequentemente, a mesma raiz etimológica em vários idiomas. Neste livro, Antonio Carlos Brolezzi apresenta e analisa o valor didático da História da matemática para a educação matemática. Para ele, isso não implica necessariamente contar a história dessa ciência para estudantes. Sua abordagem consiste em estruturar o conteúdo a ser trabalhado à luz da evolução histórica desse conhecimento, o que possibilita uma visão de totalidade do que é ensinado. Oriundo de pesquisa científica desenvolvida na USP, este livro oferece elementos que contribuem para a construção de caminhos lógicos na aprendizagem dessa ciência, ao considerar que a compreensão da construção histórica de um tópico matemático pode propiciar aos estudantes uma visão com significado ampliado da matéria. A proposta considera, ainda, os modos de se obter conhecimentos por meio de diversas fontes históricas e dos vários livros que contam a História da Matemática em diferentes culturas. Iran Abreu mendes

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

A Ciência da Magnitude Extensiva a lineal Ausdehnungslehre – Textuniversitários 25

R$198,00

Pela primeira vez em português, a Ausdehnungslehre de Hermannn Grassmann, publicado originalmente publicada na  Alemanha, em 1844, trata-se de um marco de originalidade e profundidade. Escrita num estilo peculiar, ele foi ,tal como seu criador, ignorada num primeiro momento, mas logo inspirou de forma direta obras como Calcolo geometrico do  secondo  com o Ausdehnungslehre de H. Grassmann, de Giuseppe Peano e Introdução à la geometrie differentielle suivant la  méthode de H. Grassmann, de Cesare Burali-Forti e muitas outras. Jean Dieudonné certa vez escreveu: “Em toda a galeria de matemáticos præminentes que, desde a época dos gregos, deixaram sua marca na ciência, Hermann Grassmann certamente se destaca como o mais excepcional em muitos aspectos.” Não seria exagero dizer que parte significativa da Matemática produzida no século XX baseia-se consciente ou inconscientemente nesta criação de Grassmann.

Ou 3x de R$66,00 s/ juros

A construção do conceito de área a partir de atividades fundamentais na história da matemática

R$38,00

Este Livro mostra aos professores do Ensino Fundamental, por meio de dessenvolvimento de atividades, como a história da matemática nos permite tomar decisão pedagógica para favorecer ao aluno na construção e significação do conceito de área e sua medida, e na compreensão de que os conhecimentos não são prontos, mas construidos em processo que envolve tempo, conhecimentos, contextos e pessoas.

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

A Convenção dos Algarismos

R$66,00

Este livro é uma narrativa romanceada do que acontece numa convenção dos algarismos inusitada reunindo os algarismos indoarábicos, onde acontece de tudo, intrigas, ciúmes e vaidades que vão surgindo em meio a uma disputa frenética para chegar à resposta: qual o algarismo que está acima de todos os outros? Durante a disputa os algarismos nos trazem fatos descobertos de matemáticos famosos. Assim ficamos conhecendo melhor Carl Friederich Gauss, O Príncipe dos Matemáticos, cuja história nos remete a uma escola do interior da Alemanha dirigida sob rígidos princípios medievais. Um desfile de curiosidades numéricas e de marcos da História da Matemática entram nesse envolvente romance “A Convenção do Algarismos” , é um thriller que, no final, proporciona ao leitor um novo entendimento da realidade e da trajetória do pensamento humano. Índice: 1 – Os Conferencistas 2 – A Ideia 3 – Os Preparativos 4 – A Abertura 5 – AS Primeiras Palestras 6 – A História do Corvo 7 – Os Números Perfeitos 8 – O Interlúdio 9 – A Surpreendente Palestra 10 – O Erro do 7 11 – A Hora e a Vez do 9 12 – As Últimas Palestras 13 – O Veredicto 14 – Epílogo Apêndice: O problema das 7 pontes A Matemátics do Babiolônios A regra de divisibilidade por 3 Os triângulos Pitagóricos Os Triângulos de Herão Os Números Primos O Problema do Papiro de Rhind A Regra dos Noves-Fora Regras de divisibilidade por 7 Os Quadrados Mágigos A Teoria de Grupos O Monstro A Medalha Fields A mais recente descoberta

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COM UM ANTIGO INSTRUMENTO MATEMÁTICO NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO – Vol. 2

R$28,00

A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Neste livro os autores discorrem sobre instrumentos matemáticos, especificamente o Báculo de Petrus Ramus, e apresentam atividades potencialmente didáticas e/ou pedagógicas que emergem do processo de construção e uso desse instrumento na interface entre história e ensino de matemática, tendo em vista que a História da Matemática pode contribuir para o processo de (re)significação de conceitos matemáticos, promover diálogos entre diferentes concepções de conhecimento e revelar questões de ordem epistemológica e matemática.

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

A Geometria de Lazare Carnot e suas potencialidades para o ensino na Educação Básica

R$80,00

Uma das maneiras de elaborar historiografias atualizadas sobre temas matemáticos é tomar a heuristica para compor cenários questionadores, problematizadores, interpretativos e criticos que respondam à questões de pesquisa. Os autores deste livro adotaram essa base metodológica para uma investigação histórica centrada na tradução, análise e encaminhamentos para o ensino de geometria e trigonometria. A partir da tradução livre do texto original em Francès de Lazare Nicolas Marguerite Carnot, publicados por entre 1800 e 1806, realizaram uma pesquisa bibliográfica e documental em que identificaram, interpretaram e problematizaram operações geométricas e trigonométricas, na forma de uma análise histórico-epistemológica exploratória e interpretativa de fontes históricas primárias, em busca de saberes geométricos a ensinar que podem subsidiar uma produção de geometrias para ensinar na Educação Básica. O livro propõe um enfoque atual para a Matemática do passado, que atende a dois eixos temáticos da pesquisa em história da Matemática: a história e epistemologia da geometria de Lazare Carnot e os usos didáticos da história dessa geometria para o ensino da Matemática escolar nos Ensinos Fundamental (Anos Finais) e Médio.

9786555635331

Ou 3x de R$26,67 s/ juros

A Geometria de René Descartes

R$44,00

O estudo de obras clássicas, apesar do enorme esforço necessário para sua compreensão, é extremamente valioso, não somente pelos conhecimentos revelados pelo autor, mas principalmente pela oportunidade de se observar o processo de criação de ideias e a derrocada de ideias anquilosadas. A Geometria, obra de René Descartes, escrita em 1637, com toda justeza pertence a esse conjunto de obras clássicas. Descartes, ao contrário de Euclides, concebe que os segmentos de reta podem ser operados com as regras da Aritmética, incluindo a extração de raízes. Desta forma, a união da Álgebra com a Geometria cria as bases da Geometria Analítica e inicia um processo que continua até hoje produzindo novas disciplinas como, por exemplo, a Álgebra Geométrica.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros