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Arte e Revolução: Maximalista
R$27,00Série Saber & Crítica 2
A relação dialética entre a Arte e a Ideologia sempre foi palco de acirradas discussões. Estaria o feito artístico relacionado ou mesmo compromissado com posturas políticas? Ou a obra de arte goza de certa autonomia dentro de suas especificidades como linguagem artística? Em que medida o artista pode conceber algo que contribua para o desenvolvimento da linguagem artística, ao mesmo tempo em que seu produto artístico revele determinada tendência ideológica regressiva? Conteúdos ideológicos reacionários podem, ainda assim, estar relacionados a feitos artísticos de grande qualidade estética? E quanto ao contrário? Feitos artísticos com conteúdo ideológico progressista ou mesmo revolucionário podem estar condicionados, do ponto de vista das linguagens artísticas, a formulações regressivas e ideologicamente comprometidas com tendências reacionárias? E há também as obras que são revolucionárias na forma e no conteúdo, assim como as que são reacionárias tanto numa coisa quanto na outra! O exercício estético não se aparta do mundo, mas certamente reivindica para si certa autonomia, e assim entenderam o feito artístico os maiores revolucionários: Marx, Engels, Lênin, Trotsky, Rosa Luxemburgo… Para se entender essa intrincada relação entre criação artística e política, é preciso desvendar em que consiste a obra de arte, quais seus condicionantes históricos e como se dão suas possíveis interpretações.
Ou 3x de R$9,00 s/ juros
Artífices do sonho: oitenta anos do curso de Química da UFMG.
Artífices do sonho é uma coletânea que se propõe a realizar um exercício de memória coletiva e ao mesmo tempo prestar um tributo às muitas personalidades que construíram a história do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, que em 2023 comemorou os 80 anos da criação do Curso de Graduação em Química. A história do Departamento de Química é composta de muitas vozes que construíram, ao longo desses 80 anos, um dos melhores cursos da área no país, de qualidade inegável e de relevância para a sociedade, contribuindo para a produção de conhecimento inovador no campo da Química. O livro procura registrar ao longo dessa história os muitos feitos individuais que transbordam para o coletivo, narrando a transcendência de um legado que compõe o tecido institucional diverso e multifacetado. “O que a memória ama fica eterno”, como assinala a poeta mineira Adélia Prado. É nesse sentido que esta coletânea, primorosamente organizada por Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, cumpre sua sina ao registrar na memória individual e coletiva os sonhos de muitos e, ao fazê-lo, inscreve na história institucional uma marca que fica registrada para a próximas gerações. São histórias de vidas, registros de experiências e experimentos, memórias multifárias e diversas, vestígios indeléveis que compõem o traçado institucional. Ao tecer suas memórias, os autores convidados se tornam artesãos da palavra e da memória, registrando os sonhos passados de muitos e, ao mesmo tempo, acalentando os sonhos daqueles ainda estão por vir. Vida longa ao Departamento de Química da UFMG!
Sandra Regina Goulart Almeida
Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
As Cevianas Notáveis do Triângulo: Uma Análise de Livros Didáticos na Perspectiva da história das Disciplinas Escolares (1969-2019)
R$66,00Direcionado às formações inicial e continuada de professores, bem como aos docentes de Matemática atuantes no Ensino Básico, este texto foi produzido na mesma época em que se observava a inclusão do termo – “ceviana” – em alguns didáticos de Matemática aprovados pelo PNLD – 2020. Inserida em um movimento contemporâneo de pesquisa em Educação Matemática, ” As cevianas notáveis do triângulo: uma análise de livros didáticos na perspectiva da história das disciplinas escolares (1969 – 2019)” promove uma discussão sobre o ensino das cevianas notáveis (altura, mediana e bissetriz interna) do triângulo nas últimas cinco décadas, tendo como alicerce os livros didáticos de Matemática e Desenho Geométrico utilizados no oitavo ano de Ensino Fundamental. Neste sentido, este livro assume um caráter inovador ao apresentar uma pesquisa atual e até então, não explorada no Brasil, uma vez que os materiais direcionados à discussão dos assuntos inerentes às cevianas são restritos, principalmente ao que se refere à não utilização deste termo em sala de aula e a escassez de abordagens históricas relacionadas ao matemático italiano Giovanni Benedetto Ceva (1747-1834) em livros didáticos de Matemática e compêndios de História da Matemática. Autor
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
As correspondências entre Euler e a princesa alemã como unidades básicas de problematização para aulas de matemática
R$38,00Este livro discute a elaboração e uso didático de Unidades Básicas de Problematização (UBPs) no ensino de Matemática, tendo em vista subsidiar a ação do professor em sala de aula, com base nas informações históricas, concretizando com a exploração de conteúdos matemáticos oriundos de uma seleção e tradução de cartas contidas na obra de Leonhard Euler ” lettres à une Princesse d`Allemagne sur divers sujets de physique et de Philosophie.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
As estrelas na sala de aula: uma abordagem para o ensino da Astronomia estelar
R$104,00Este livro dirigido aos professores de Ciências que queiram introduzir a Astrofísica Estelar nas suas aulas. Sumário: 1- As estrelas na história da Humanidade 2- A natureza e propriedades da luz 3- A descrição da estrutura estelar 4- A evolução estelar até os estágios finais 5- Supernovas 6- Os cadáveres da galáxia: anãs brancas, estrelas de nêutrons e buracos negros. 7- A formação das estrelas 8- Sistemas estelares 9- Estrelas variáveis 10 – AS estrelas e a Tabela Periódica 11- As estrelas na Educação
Ou 3x de R$34,67 s/ juros
As Estrelas, uma viagem pela estrutura do átomo
R$55,00Química, estrelas…Astroquímica… Por que seu ensino em sala de aula? Astronomia e Química, aparentemente opostas, enquanto uma se ocupa do estudo de entidades de grandes dimensões a outra procura compreender como as interações entre átomos causam e modificam as percepções de fenômenos que podem ser vistos na realidade humana. Mas com o imenso anseio em conhecer mais sobre si mesmo e o que está a sua volta, o ser humano faz com que diferentes áreas da Ciência encontrem respostas umas nas outras, para entender um pouco de seus próprios mecanismos. Daí a Astroquímica, que tenta compreender como reações químicas acontecem em planetas, no espaço interestelar, em estrelas, e em inúmeros corpos celestes. O Big Bang tem uma de suas descrições como sendo “o átomo primordial”, as estrelas fabricam os elementos químicos, regiões de formação estelar e nuvens interestelares formam moléculas inorgânicas e orgânicas, e até mesmo meteoritos trazem consigo a biografia da Química do início do sistema Solar. Alguns fatos, estes, bem conhecidos da Ciência, mas que ainda permanecem distantes do conhecimento de muitos. Pode ser que o reencontro de diferentes faces de uma mesma Ciência possa integrar os conhecimentos científicos à sociedade. E por que não começar em sala de aula?
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
As experiências relativas ao vazio de Blaise Pascal
R$55,00Os volumes temáticos da série “Temas em História da Ciência” complementam o livro História da Ciência para formação de professores. Além de apresentar um episódio histórico, com base em pesquisa no campo da história da ciência, cada volume desta série traz ainda sugestões para o ensino, fornecendo ao professor subsídios para levar a história da ciência para a sala de aula. Voltados a professores de todos os níveis de ensino e a licenciandos, os livros desta série também se propõem a contribuir para divulgar a história da ciência ao público interessado em geral. Escrito por pesquisadores em história da ciência, este livro apresenta a atividade experimental de Pascal tendo por foco de discussão o lugar e o uso das experiências na estrutura argumentativa de seu discurso em filosofia natural, com especial ênfase à prova da existência do vazio
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
AS FACES DO TEMPO E A DEUSA ATENÁ: IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO POÉTICA EM CECÍLIA MEIRELES
R$99,00Como diz Mia Couto, em seu livro Cada Homem é uma Raça: a “História de um homem é sempre mal contada. Porque a pessoa é, em todo tempo, ainda nascente. Ninguém segue uma única via, todos se multiplicam em diversos e transmutáveis homens”. Ou mulheres, como é o caso de Cecília Meireles… Tão multifacetada e múltipla como os mitos orientadores de sua trajetória como mulher, professora, escritora, jornalista, poeta… É por este motivo que, apesar dos inúmeros estudos e teses acadêmicas a ela dedicados nos últimos anos, parece ainda haver algo a ser desvendado em sua obra. Então, nos perguntamos: o que teria Luzia para nos dizer neste livro, que ainda não foi dito? Como leitora privilegiada que fui do seu texto, ao acompanhar sua elaboração desde os primeiros esboços, posso garantir que a pesquisa realizada
por esta pesquisadora no seu doutorado, tem sim muito a nos revelar
sobre uma dimensão ainda pouco explorada nos estudos sobre Cecília Meireles.
Sobre os motivos simbólicos ou mitos que configuraram sua vida e sua
obra. Sua originalidade reside exatamente na utilização de um novo “método” de análise – mais precisamente uma “mitodologia” – que permite, nos quadros da Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand e da Fenomenologia Hermenêutica de Gaston Bachelard, uma leitura mítica da obra literária. Seu objetivo mitocrítico foi o de identificar as constelações de imagens presentes na obra ceciliana. Em outras palavras, mostrar os cenários míticos que deram sentido aos seus poemas, textos jornalísticos, literários e pedagógicos. Enfim,
o lastro de humanidade, o húmus fertilizador de sua obra. A partir da análise durandiana empreendida, é possível entender como a obra literária de Cecília Meireles é a um só tempo fruto da sua biohistória (temperamento, caráter, estrutura pulsional, fantasmas arcaicos) e do contexto sociocultural em que vivia. Ao mesmo tempo fenômeno cultural e realização de um destino. Destino que se manifesta na sua vocação de educadora… Então, a educação em Cecília é o florescimento de mitos que ensinam a condição humana.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
AS ILUSTRAÇÕES EM MANUAIS ESCOLARES: Uma análise histórica – Vol. 9
R$42,0020 Anos de SBHMat! A Sociedade Brasileira de Historia da matemática (SBHMat), fundada em 30 de março de 1999, completou 20 anos e as comemorações ocorreram durante a realização do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM). Para a consecução de seus fins, a SBHMat implantou, a partir de 2001, uma série de textos decorrentes dos minicursos apresentados nos seminários, este ano denominada de Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, além de dar maior significado aos minicursos, possibilita acesso a alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação. Os textos publicados no XIII SNHM são independentes e referências sobre as temáticas abordadas no evento, que podem contribuir para o desenvolvimento das áreas História da Matemática e História da Educação Matemática, com enfoques à formação de professores.
Ou 3x de R$14,00 s/ juros
As interações fracas uma introdução
R$94,00Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
As Licenciaturas em Matematica da Universidade Aberta do Brasil (UAB) uma visão a partir de utilização das Tecnologias Digitais
R$66,00O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa destinado á formação de professores a distancia no Brasil. A UAB foi criada em 2006 com dois grandes objetivos: formar professores da educação básica que atuavam em sala de aula sem formação especifica e diminuir a desigualdeade de oferta de educação superior no país. Além do Governo Federeal, compõem o sistema UAB, algumas Univeersidades Públicas do Brasil , estados e Municipios. A licenciatura em Matemática estava presente no quadro dos primeiros cursos ofertados no âmbito da UAB, em 2007.Diversas pesquisas têm sido realizadas buscando compreender diversos aspectos referentes ao curso. neste livro, os autores apresentam resultados de uma dessas pesquisas, mais especificamente de um projeto iniciado em 2011 e concluido em 2015. Nele , buscaram compreender o papel das Técnologias Digitais em quinze cursos de licenciatura em Matemática ofertados por universidades de diferentes regiões do Brasil. O leitor poderá perceber a diversidade de modelos de cursos existentes , como se dá a comunicação nos cursos e aspectos que ultrapassam os “muros” da UAB.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
As liçoes de Idiotes, o sábio duplamente laconico
R$33,00Idiotes nasceu no dia 23 de janeiro de 1902 em Esparta, capital da Lacônia. Esse grego de origem humilde ganhava a vida como jardineiro. Após seu misterioso desaparecimento, que se deu no início de 1929, foi proclamado sábio por vários de seus con-temporâneos, em virtude das histórias que contou e da sua visão de mundo bastante original. Para outros, entretanto, Idiotes foi apenas mais um tolo. Como a maioria dos habitantes da Lacônia, Idiotes falava de maneira sucinta. Ele era um legítimo lacônico lacônico, ou seja, um sujeito nascido na Lacônia que se expressava de modo conciso. De fato, as fábulas, lições, orações e questões formuladas por Idiotes são, em geral, curtas. Elas se tornaram públicas durante o breve período em que ele manteve contato com o povo da Grécia e, desde então, vêm sendo transmitidas secretamente entre seus seguidores, de geração a geração. A morte de Idiotes anunciada a ele, ao que parece pelo próprio Deus, ainda é fruto de especulação.Seu corpo nunca foi encontrado e seus mais fervorosos discípulos acreditam que Idiotes ainda vive. Neste livro, apresento, com absoluta exclusivi-dade, uma coletânea de histórias e pensamentos de Idiotes; conhecimentos até então compartilhados apenas por seus discípulos anônimos. Para eles, as narrativas e as ideias de Idiotes são verdadeiras lições de vida, preceitos a serem aprendidos e praticados. Mas será que tais mensagens contêm, de fato, ensinamentos reais? Cabe ao leitor avaliar e decidir. Os ensinamentos de Idiotes foram originalmente escritos ou falados em grego. Ao traduzi-los para a língua portuguesa, procurei minimizar os prejuízos inerentes a qualquer processo de tradução. As ilustrações contidas neste livro foram concebidas pelo sagaz desenhista Chuck Hipolitho (twitter: @ChuckHipolitho). Aqui, revelo 72 fábulas, 54 lições, 9 orações, 27 perguntas curtíssimas e 27 questões mais longas; além de uma charada fácil, uma charada ainda sem resposta definitiva, um poema e uma possív
Ou 3x de R$11,00 s/ juros