ASTROBIOLOGIA E A ORIGEM DA VIDA EM 6 LIÇÕES

R$54,00 R$43,20

A origem da vida, do Universo e da mente, são questões que movem a curiosidade de todos, desde os tempos mais primórdios de nossa civilização. Porém, é importante destacar que, até hoje, não há uma solução sobre: qual seria a origem da vida? Essa é uma questão que durante milênios, filósofos, cientistas e artistas buscam por respostas que expandem nossas visões e conhecimento, mas que ainda permanece sem uma solução. O nosso objetivo aqui nesta obra de divulgação científica não é fornecer essa resposta, na realidade, é estimular, instigar e provocar o interesse para reflexão sobre alguns dos modelos historicamente vistos como os mais importantes para essa temática. Afinal, a vida na Terra surgiu por obra de “um acaso cósmico” ou teve sua origem ocasionada por fatores externos? Enfim, partindo de uma perspectiva filosófica sobre a origem da vida aos tempos da Astrobiologia moderna, vamos descrever e viajar aqui nesse livro por algumas das ideias centrais da Filosofia das ciências, Química, Geologia, Biologia, Astrofísica e muito mais, esperando que isso promova um interesse e maior curiosidade dos leitores para a “beleza oculta na prática científica”.

Ou 3x de R$18,00 s/ juros

Astrobiologia no Ensino Médio

R$43,00 R$34,40

Este livro apresenta um compilado de artigos acerca dos trabalhos realizados em escola pública do estado do Rio de Janeiro, sobre os temas Astrobiologia/Astronomia. Ao longo de quatro anos foram realizados diversos trabalhos com alunos do Colégio Estadual Canadá na cidade, Nova Friburgo/RJ. Durante esse tempo, avaliamos a importância de trabalhos lúdicos e atividades criativas e inéditas na construção do conhecimento de nossos alunos, e foi através da Astrobiologia que tivemos o maior sucesso. Realizamos diversas atividades, obtivemos excelentes resultados e aprimoramos nossas ferramentas de ensino. Por conta disso, decidimos montar esse livro, a fim de compartilhar com educadores de nosso país, técnicas inovadoras de ensino de Astrobiologia para turmas de ensino médio. São ao todo cinco artigos, começando pelo trabalho “Introduzindo o estudo da astrobiologia em colégio público da rede estadual do rio de janeiro: uma experiência no âmbito proemi (projeto ensino médio inovador)”, onde através de uma oficina feita com alunos do 1° ano do ensino médio, obtivemos grandes resultados quantitativos e qualitativos no ensino de astronomia/Astrobiologia. Em seguida, estendemos esse trabalho em turmas de educação de jovens e adultos”, onde tivemos a feliz confirmação que independente da idade dos estudantes, a astronomia e astrobiologia continuam sendo um recurso maravilhoso para o ensino. Esses dois trabalhos nos motivaram bastante a continuar nossa caminhada na produção de materiais para o ensino de astrobiologia no ensino médio, sendo assim, elaboramos mais duas atividades: “Utilizando recursos lúdicosno ensino médio: uma experiência de inserção da astrobiologia a partir do flme avatar” e “Iniciação à Pesquisa no Ensino Médio: um trabalho sobre o sistema estelar Trappist”. Por fim, como ainda me encontrava terminando a graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), convidei a professora Adriana para s

Ou 3x de R$14,33 s/ juros

Astrobiologia uma ciência emergente

R$143,00 R$114,40

Nova edição: fotos coloridas A Astrobiologia é uma área recente de pesquisa científica, que procura entender o fenômeno da vida em nosso Universo, não se restringindo apenas à vida na Terra, ou mesmo à vida como a conhecemos. Ela aborda algumas das questões mais complexas sobre os sistemas biológicos, como sua origem, evolução, distribuição e futuro na Terra e possivelmente em outros planetas e luas.

Ou 3x de R$47,67 s/ juros

Astrobiologia uma ciências híbrida contemporânea

R$50,00 R$40,00

Com uma abordagem que combina pesquisa rigorosa a uma narrativa cativante e fundamental à divulgação científica, este livro conduzirá você por uma jornada de questionamentos em torno de uma das questões mais profundas da existência: existe vida fora da Terra? Mais do que isso: seria essa busca mera curiosidade ou há algo além que justifique o anseio por tal descoberta? O que realmente buscamos enquanto exploradores do universo?
Filosofia, arte e ciência se entrelaçam naquilo que o autor chama de ciência híbrida, denominação muito adequada a um saber emergente através do qual o tecido da interseccionalidade se fabrica sem cessar. É por causa da astrobiologia, afinal, que física, química, biologia, filosofia (e tantas outras lentes pelas quais a realidade pode ser entendida) se reúnem.

Ao longo das páginas deste livro, o autor detalha o processo de institucionalização da astrobiologia, oferecendo não apenas informações históricas, mas sobretudo reflexões filosóficas essenciais para que possamos tentar compreender de quais fontes bebemos e quais as possibilidades presentes e futuras para os pesquisadores brasileiros.

Alexey Dodsworth

Mestre em ensino de astronomia, doutor em filosofia.

9786555635485

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Astronomia & Astrofísica

R$198,00 R$158,40

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$66,00 s/ juros

Astronomia na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino fundamental – Relatos de Professores

R$72,00 R$57,60

Neste livro temos a satisfação de apresentar os relatos de aulas de professores (as) que abordam o ensino de Astronomia com alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, isso parece muito oportuno já que a produção bibliográfica nacional é escassa com relação a este tema nestes níveis de ensino. Como afirma o prof. Rodolpho Caniato no prefácio desta obra, “esforços como os aqui relatados e que incluem a atividade, o aspecto lúdico e a discussão são mais uma séria contribuição e em particular para o uso da Astronomia tanto na formação do cientista quanto na do Cidadão do Mundo”. Cada relato acompanha uma reflexão dos próprios professores, cujas contribuições podem servir de incentivo para quem precisa conhecer um pouco mais sobre diferentes metodologias do ensino de Astronomia para crianças. Reunindo 20 relatos de professores e contendo mais de 100 fotos, desejamos que a leitura deste livro possa incentivar muitos outros professores a também refletirem sobre sua prática atual de trabalho e começarem a buscar meios de sentirem a satisfação de ensinar esta bela ciência, a astronomia!

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

Astronomia no Ensino de Ciências da Natureza

R$55,00 R$44,00

Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores. O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais. Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe dê segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo científico, como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis, como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos, há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafios do século XXI, se colocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciência.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Astronomia para iniciantes

R$28,00 R$22,40

Edição bilíngue – Português / Inglês O livro não tem a pretensão de abranger todos os conceitos de astronomia e astrofísica, o objetivo principal é apresentar os tópicos básicos, atuais e curiosos, despertando assim o interesse do leitor pelos mistérios do universo. Indicado para crianças e adolescentes ou iniciantes que queiram ter as principais informações básicas.

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

Atividades didáticas com instrumentos históricos para o ensino de matemática

R$60,00 R$48,00

Este livro é a primeira iniciativa de apresentar atividades
didáticas para a Educação Básica e para o Ensino Superior
utilizando Instrumentos Matemáticos. A estrutura foi
pensada para que o leitor consiga articular a história e o ensino
de matemática, perpassando por uma discussão inicial
envolvendo o conteúdo matemático, uma pequena biografia
do autor, a descrição do tratado, a fabricação e/ou a utilização
do instrumento matemático e a descrição de uma atividade
didática para uso em sala de aula. São apresentados os seguintes
instrumentos matemáticos: Promptuário e Tabuleiro de Xadrez
de John Napier, Ábaco De Gerbert, Escala dos números
selecionada do Cross-Staf de Edmund Gunter, Compasso de
Proporção de Didier Henrion, Círculos de Proporção de William
Oughtred, Balhestilha de Manoel de Figueiredo, Jacente no
Plano de Pedro Nunes, Astrolábio Náutico de Simão d’Oliveira
e Sector de Thomas Hood. Dessa forma, esta publicação é voltada
para professores de matemática em formação inicial e
continuada, pois aborda uma temática que auxilia no desenvolvimento
de habilidades relacionadas a diversos conceitos
matemáticos. Ao serem explorados por meio de instrumentos
matemáticos, esses conceitos permitem uma experiência que
integra teoria e prática, aspecto ainda pouco explorado na comunidade
acadêmica.

9786555635676

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Atividades Experimentais investigativas em Física e Química

R$50,00 R$40,00

Nesta obra os autores propõem experimentos investigativos para licenciados em ciências naturais e professores da educação básica. O livro busca trazer propostas flexíveis que estimulem os professores em sua atividade docente e com uma abordagem investigativa que promove a aprendizagem de habilidades por parte dos estudantes, tais como elaboração de hipóteses, coleta de dados e inferências para a construção do próprio conhecimento.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Atividades Experimentais no ensino de Física: Uma nova visão baseada na teoria de Vigotski

R$88,00 R$70,40

A atividade experimental em Física tem estado ausente da maioria das nossas escolas, mesmo naquelas que dispõem de laboratórios bem equipados. Para o Autor, essa realidade se deve muito mais às dificuldades pedagógicas para o desenvolvimento do que à existência de recursos materiais para realizá-las. Nas últimas décadas, em numerosos países, a atividade experimental em física passou por diversas modalidades metodológicas. O Professor Alberto Gastar percorre o caminho de duas vertentes dessas iniciativas didáticas: as realizadas nos Estados Unidos na década de 1960, baseadas na ideia de que é pela experimentação que o aluno entende a teoria; e as propostas mais recentes, inspiradas em grande parte pela teoria de Piaget, em relação à qual o Autor tem sérias restrições.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Aula de Física do planejamento à avaliacao

R$44,00 R$35,20

Uma das questões centrais do ensino de Física na atualidade é entender como os conhecimentos são apresentados aos estudantes e quais são as possibilidades de generalização das conclusões obtidas a partir da consecução das atividades propostas. Percebemos uma grande fragmentação do saber a ser ensinado e a apresentação de teorias como uma verdade absoluta e universal, com uma discussão limitada sobre os seus limites de validade. Isso contribuiu para a construção da ideia, por parte dos estudantes, de que o conhecimento científico é composto por verdades inequívocas e válidas em qualquer contexto. No bojo dessa questão há a discussão sobre a construção de teorias científicas, da validade dos conceitos e das formas como os sujeitos se apropriam desses saberes e os utilizam em ação. Torna-se importante, então, a compreensão da construção de conceitos científicos por parte dos estudantes, identificando as produções de sentido, as representações construídas a partir das situações-problema apresentadas e a utilização, em ação, de modelos conceituais, metas, antecipações, inferências e conhecimentos. Este livro procura apresentar uma discussão no sentido de oferecer elementos para que o professor possa romper com essa situação. Além disso, temos, também, a necessária atenção voltada às práticas avaliativas na dinâmica da sala de aula.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros