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Ensino do Conceito de Variável, O
R$33,00Este livro consiste de três partes. A primeira parte é uma revisão da literatura sobre o ensino do conceito de variável e o lançamento de uma abordagem para a aprendizagem do referido conceito. A segunda parte relata os resultados de uma experiência que comprova a eficácia da nova abordagem. Finalmente, um modelo de plano de aula é apresentado na terceira parte para orientar os professores que quiserem implementar o novo método. Acredito que o texto será de grande utilidade para o professor de matemática, não somente pela apresentação da referida abordagem, mas também pelas considerações feitas sobre novos tipos de avaliação. O texto também deverá ser de grande interesse aos cientistas que trabalham na área, pois o conceito de variável é fundamental para o entendimento da álgebra e, portanto, o esforço que empreendemos no ensino desse conceito renderá grandes dividendos na compreensão posterior do aluno.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Ensino e aprendizagem de álgebra pesquisas e propostas pedagógicas
R$120,00A Algebra é um dos campos da Matemática presentes na Base Nacional Comum Curricular, documento curricular que define o conjunto de aprendizagens essenciais que se espera que os alunos desenvolvam ao longo da Educação Básica. No entanto, ter um objeto do conhecimento oficializado e registrado nas orientações curriculares não explica de forma suficiente como o ensino de Álgebra vem sendo entendido e praticado em sala de aula. É nesse sentido que se apresenta este livro, Ensino e aprendizagem de Álgebra: pesquisas e propostas pedagógicas, iniciativa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) – regional Paraná. Nesta produção, são apresentados 14 capítulos, organizados levando em consideração os diferentes níveis de ensino abordados nas pesquisas: anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, incluindo a formação de professores que ensinam Matemática. Por isso, o livro destina- se a professores, alunos, futuros professores e pesquisadores interessados na temática. Dada a diversidade teórica e metodológica sobre os processos de ensino e aprendizagem da Álgebra presente nos capítulos, as propostas e discussões pro- movidas têm potencial para estimular o debate e proporcionar reflexões que contribuam com o ensino da Matemática nas escolas.
Ou 3x de R$40,00 s/ juros
Ensino Experimental de Ciências – Uma Proposta: Atividade Experimental Problematizada
R$55,00apresentamos e discutimos nessa obra a caracterização de uma estratégia de ensino experimental às Ciências – de qualquer nível, seriação ou modalidade – intitulada Atividade Experimental Problematizada(AEP), a partir de uma estrutura organizacional constituída pelos eixos articuladores teóricos e momentos metodológicos. Para tanto, nos valemos de fundamentações pedagógica e epistemológica, respectivamente centralizadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na epistemologia de Thomas Kuhn, no que tange às suas bases conceituais e proposicionais capazes de sustentar a proposta AEP. Tencionamos, com isso, caracterizar um método de ensino potencialmente problematizável, em sua condução e nas reflexões que origina, em viés experimental, capaz de promover a construção de um conhecimento científico com efetiva compreensão de seus aspectos circunscritos, fundado pela processualidade da relação teoria-prática.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES
R$44,00A pandemia de covid-19 alterou significativamente as relações sociais no planeta. No campo da Educação, diversas medidas sanitárias foram tomadas para evitar o contágio. Este livro reúne um conjunto de onze relatos de professores de diferentes lugares do Brasil sobre o ensino remoto no biênio 2020-2021, quando as atividades de ensino
presenciais foram interrompidas nas escolas e universidades. Os relatos tratam das experiências docentes relativas ao processo de ensinar e aprender, quando os desafios superaram o que fora imaginado. Registrar essas experiências pedagógicas, ainda que de modo inacabado, promove
um redescobrimento da profissão docente.
Uma redescoberta efetivada a partir de acertos e desacertos, pois a situação vivida naquele momento não afiançava garantia e segurança.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Ensino, avaliação e aprendizagem da matemática: da sala de aula à formação docente
R$66,00Este livro é produto da parceria entre a Universidade Federal do Pará – Brasil e a Universidade de Évora – Portugal que, desde 2013, fomentado pelo apoio financeiro da CAPES-Brasil e da FCT-Portugal, iniciou atividades conjuntas por meio de projeto de pesquisa sobre a temática avaliação das aprendizagens. Atualmente essa parceria continua formalizada por termo de cooperação internacional entre as duas Universidades.
Isabel Lucena e António Borralho, organizadores desta produção, orientam pesquisas no Programa de Pós–Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará e lideram o GEMAZ – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica. Assim, as práticas letivas de professores que ensinam matemática ou sobre a formação desses são refletidas, discutidas e referenciadas em contextos diversos da multiplicidade educacional na/da Amazônia e, também, de além mar,
nas experiências de escolas de Évora sob o enfoque da
Avaliação para as Aprendizagens.
A oportunidade gerada pelo PPGECM para a divulgação de suas produções nos estimulou a organizar este livro. A ideia é intercambiar experiências e aprendizagens no que se refere a avaliação eminentemente do âmbito das salas de aulas da Educação Básica a fim de contribuir para as discussões acadêmico-científicas no âmbito da
área do Ensino, mas não só. Importa também que os textos aqui elaborados possam tocar educadores que queiram conhecer ou ampliar ideias sobre a avaliação em perspectiva do ensino-aprendizagem da matemática, seja pelas práticas experienciadas em sala de aula ou pelos contextos aos quais a articulação da avaliação com o ensino-aprendizagem esteja atrelada, seja por questões relacionadas à própria formação docente.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Entre as linhas da educação e da diferença
R$99,00Este livro possui uma reunião de textos selecionados pela autora, evidenciando que a educação carrega consigo os movimentos do mundo, o que força a pensar desafios, potências vitais, que ecoam conexões outras, abertas ao imprevisto, ao escape, ao que não se controla por métodos rígidos. Um novo rosto para a Educação se faz necessário, essa é a proposta do livro, apresentando não um modelo, mas evidenciando a necessidade de modos de experimentar. Mais que um roteiro, o livro pode ser lido como um texto suto, texto provocativo, texto desvio,texto desordem.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Entre Epidemia e Imigração: um viés de investigação histórica da população do Grão-Pará
R$55,00Qual a ligação entre uma epidemia que aconteceu na Amazônia e o movimento imigratório de açorianos e africanos para a região? E quais os impactos desses fluxos populacionais para a capitania do Grão-Pará? São as perguntas fundamentais que esse livro pretende responder. O presente trabalho busca analisar os anos entre 1748-1778, no Grão-Pará, a partir da história da população. Para tanto, o foco é sobre dois importantes eventos articulados entre si e com desdobramentos demográficos: epidemia e imigração. A epidemia, que será a base inicial da pesquisa, ocorreu entre os anos de 1748-1750 e atingiu prioritariamente a população indígena, o que gestou a intensificação de demandas relacionadas à oferta de mão de obra. Nesse sentido, a Coroa lusitana apostará em dois fluxos imigratórios como solução para a crise instalada: africanos e açorianos. O viés de investigação destaca a produção de múltiplas realidades demográficas internas à capitania, o que nos faz problematizar acerca da necessidade de se pensar na heterogeneidade da composição populacional da região.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Entre Ossos, indagações e emoções – uma livre reflexão sobre o humano
R$50,00Um contador de histórias
Um texto como esse só podia mesmo ter sido escrito por um físico de formação, com abertura interdisciplinar e uma inspiração de poeta, um admirável contador de histórias, que transita pela filosofia, a antropologia, a história, a psicologia e a psicanálise, a literatura, os estudos artísticos e literários e como ele mesmo diz – “com a benção dos xamãs”. Suspeito que Davi Kopenawa gostaria de trocar figurinhas com Caruso, como fez num bar em Paris com o matemático francês Cédric Villani, aqui citado, numa “conversa fascinante que desencadeou uma reflexão inesperada sobre a convergência entre papel dos xamãs e dos cientistas em relação à sociedade”. Cientista e xamã são sonhadores, antenas de um mundo invisível, que ajudam os outros a estruturar seus próprios pensamentos e a se comunicar entre si.
É o que faz aqui o cientista e poeta Caruso, quando nos motiva a ver o documentário Caverna de Ossos, que tanto o comoveu, e consegue modificar também a nossa concepção do que é humano, a partir das reflexões sobre o Homo naledi essa espécie primitiva extinta, quase ana, mas gigantesca, com cerca de 2 milhões de anos. Ele se propôs dialogar com outras áreas do saber para “remarcar as fronteiras do entendimento e do preconceito humanos”, numa operação “despojada do medo de se propor hipóteses ou fazer conjecturas por mais estranhas ou inalcançáveis que pareçam”. Conseguiu.
9786555634914Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Entre partículas e buracos negros – Jayme Tiomno e a implantação da Física no Brasil
R$140,00Jayme Tiomno (1920-2011) foi um dos mais influentes físicos brasileiros do século 20. Dedicado à física teórica, deu importantes contribuições nos estudos sobre partículas, gravitação, cosmologia e teoria de campo, fora sua atuação em favor da educação para ciências. Em função disso, trabalhou em parceria com renomados físicos, como John Wheeler, Richard Feynman, Eugene Wigner, Chen Ning Yang, David Bohm, Murray Gell-Mann, Remo Ruffini, Abdus Salam, entre muitos outros, e foi indicado para o prêmio Nobel de fisica em 1987.
Ex-aluno da antiga Universidade do Distrito Federal, Tiomno está entre os primeiros formados em física no país, em 1942, e foi o terceiro brasileiro a obter formalmente o doutorado em física. Ele trabalhou na Universidade do Brasil (UB), na Universidade de São Paulo e na PUC-RJ, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o primeiro diretor do Instituto de Física da UnB, ajudou na formação de novos grupos de fisica, como os da UFRGS, da UFBA e da UFPA, foi diretor do Setor de Física do CNPq e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Física.
Sua trajetória pessoal e científica, junto com sua esposa e também fisica Elisa Frota-Pessoa, se confunde com o processo de formação e consolidação do campo da fisica no Brasil e com a luta por condições adequadas para a pesquisa e a formação de novos pesquisadores. Ele acompanhou a extinção da UDF por Getúlio Vargas e a interrupção do projeto da UnB pelo governo militar, foi submetido a um inquérito policial militar (IPM) na UB, aposentado compulsoriamente da USP, demitido de forma autoritária do CBPF, que havia ajudado a criar, e precisou se exilar no exterior. Tiomno também teve inúmeros colegas e amigos que precisaram fugir do país por conta das perseguições.
Tendo Jayme Tiomno como referência, este livro abarca boa parte da história da física no século 20 e da ciência no Brasil no mesmo período. São histórias de lutas, de vitórias e fracassos, de êxitos e revezes, mas como ele comentou numa de suas entrevistas, “tínhamos a convicção de que íamos chegar lá.”
Ou 3x de R$46,67 s/ juros
Entre Sólidos e Líquidos – Uma visão contemporânea e multidisciplinar – Para a formação de professores e divulgação do conhecimento
R$99,00Desde crianças, aprendemos a distinguir sólidos de líquidos e também que água e óleo não se misturam. Numa linguagem acessível, este livro mostra ao leitor que existem muitos materiais que encontramos no nosso cotidiano que escapam dessa classificação. Com uma perspectiva histórica, que permite compreender a evolução dos conceitos, e buscando a unificação das chamadas ciências da natureza, o livro apresenta várias aplicações práticas. A integração da Física com a Química permite a passagem da visão macroscópica dos materiais à visão das estruturas no nível microscópico, atômico. Assim é possível explicar a existência dos cristais líquidos, bem como as propriedades da água e de vários sistemas aquosos, como alimentos, fármacos, produtos de beleza e limpeza. É visto como moléculas que possuem uma parte “polar” com grande afinidade pela água e outra parte “apolar”, com afinidade por gorduras formam espontaneamente agregados essenciais para a formação de sistemas biológicos. Nos 15 capítulos, escritos por 12 cientistas de cinco instituições de ensino superior, são apresentados conceitos básicos (estruturas, termodinâmicas, entropia e mudanças de estado) e também propriedades de cristais líquidos, membranas, espumas, emulsões, ferrofluidos e fluidos biológicos, como sangue. Dois capítulos detalham demonstrações possíveis de serem feitas no ensino médio. Conteúdo: Prefácio Apresentação Sobre os autores CAPÍTULO I – Introdução: Do modelo atômico aos materiais do cotidiano. LIA QUEIROZ DO AMARAL, IFUSP CAPÍTULO II – Determinação do número de Avogadro. HATSUMI MUKAI E PAULO RICARDO GARCIA FERNANDES, DFI/UEM CAPÍTULO III – Matéria Condensada. LIA QUEIROZ DO AMARAL, IFUSP CAPÍTULO IV – Termodinâmica, o que é possível e o que é espontâneo. THOMÁS A. S. HADDAD E ADRIANA TUFAILE, EACH – USP CAPÍTULO V – Transições de Fase. LIA QUEIROZ DO AMARAL, IFUSP, HATSUMI MUKAI, DFI/UEM, E THOMÁS A. S. HADDAD, EACH – USP
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
ENTRE VIRTUDE E VÍCIOS: Educação, Sociabilidades, cor e ensino de História
R$50,00Entre virtudes e Vícios reúne cinco ensaios autônomos e complementares e aposta em uma nova história da educação no Brasil. Desconstrói as formulações, representações e imagens negativas que o senso comum construiu e alimentou sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas, porque entende que essas imagens que insistem em permanecer no nosso imaginário reforçam antigos preconceitos que impedem o crescimento igualitário do país, Este livro caminha em direção a uma proposta de educação que comporta o diverso como um valor importante na estruturação de um país menos arrogante, porque tolerante e respeitoso com a diversidade cultural brasileira. Carlos Aldemir Farias
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA propostas didáticas para uso em sala de aula
R$0,00O texto traz uma abordagem histórica e filosófica sobre a concepção de números para os pitagóricos da Escola Pitagórica, a partir da qual serão abordados os conceitos de segmentos mensuráveis e a descoberta dos segmentos incomensuráveis, o que conduz ao conceito de número (aritmos) que possuíam. A partir dessa abordagem, oferecemos propostas didáticas a serem utilizadas por meio deste tema com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio em sala de aula. Nessa perspectiva, temos a seguinte questão norteadora: Qual era a concepção de número utilizado pelos pitagóricos da Escola Pitagórica e de que maneira esse tema pode ser utilizado com os estudantes em sala de aula? Na busca de elucidar a essa pergunta, objetivamos apresentar um recorte histórico e filosófico acerca da concepção que os pitagóricos da Escola Pitagórica possuíam sobre número, assim como suscitar uma sequência didática para ser utilizada com os estudantes em sala de aula por meio deste tema. Para alcançarmos esse objetivo e responder à questão supracitada, realizamos leituras, reflexões e diálogos a respeito da teoria voltada para essa abordagem, perpassando pelos meandros históricos e filosóficos que tal tema suscita, como em Pitágoras, a sua possível formação até a construção da Escola
Pitagórica, e qual o significado e estrutura (archaí) que o número (aritmos) possuía para eles.
Dessa maneira, o trabalho está organizado em quatro tópicos, a saber: A história da matemática no ensino da matemática; História e Filosofia da Escola Pitagórica: segmentos comensuráveis e incomensuráveis; Proposta
didática para o ensino de segmentos comensuráveis e incomensuráveis; e, por fim, Considerações finais.