Introdução às Técnicas de Demonstração na Matemática

R$55,00

Neste livro, John Fossa parte de uma série de diálogos para provocar os leitores a enveredarem pelos caminhos das argumentações e articulações próprias acerca de suas opiniões sobre um contexto natural. Os conteúdos de tais diálogos evidenciam resultados matemáticos que são altamente anti-intuitivos, especialmente quando formulados em contextos não formais. Sumário: Parte I: Uma semana com os gêmeos coreanos Parte II: Análise Informal de Técnicas de Demonstração Considerações Preliminares O condicional Verdade e Validade Redução ao Absurdo Proposições Gerais Indução Matemática Técnicas Avulsas Parte III: Exemplos de Demonstrações Matemáticas Respostas aos Exercícios Apêndice: Resumo das Técnicas

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Introdução elementar às técnicas do Cálculo Diferencial e Integral

R$33,00

Esse texto contém uma introdução de caráter intuitivo aos métodos do cálculo diferencial e integral. As noções de limite, derivada e integral são discutidas de maneira intuitiva, elementar, sem a preocupação do rigor matemático.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Introdução informal à mecânica quântica

R$75,00

Este livro convida o leitor a explorar os caminhos fascinantes e radicais da Mecânica Quântica de forma clara, histórica e instigante. Escrito em linguagem acessível, mas sem abrir mão do rigor conceitual, apresenta desde os experimentos fundadores da física moderna até as aplicações mais recentes, como computação e informação quânticas. Cada capítulo é introduzido por um panorama histórico, aproximando o leitor dos contextos em que nasceram ideias revolucionárias. Assim, conceitos como radiação de corpo negro, efeito fotoelétrico, modelos atômicos e a equação de Schrödinger ganham vida ao lado de seus protagonistas: Planck, Einstein, Bohr, Heisenberg e tantos outros. O texto evita o excesso de formalismo matemático, privilegiando a compreensão intuitiva, sem deixar de lado referências, figuras e cálculos essenciais. Trata-se de um guia que valoriza tanto a história da ciência quanto a beleza conceitual da física quântica. Mais do que um livro acadêmico, é uma leitura que desperta a curiosidade, estimula reflexões e aproxima professores, estudantes e entusiastas desse universo surpreendente. Um livro indispensável para quem deseja compreender não apenas a ciência, mas também o espírito humano que a constrói.

9786555636406

 

 

Ou 3x de R$25,00 s/ juros

Intuição e Conceito – a transformação do pensamento matemático de kant a bolzano

R$80,00

0 presente livro, escrito com base na tese de doutorado homônima, se situa no limiar entre a história e a epistemologia. Por meio da pesquisa histórica, ele reflete de maneira original sobre os fundamentos de questões centrais para a Educação Matemática na atualidade, abrindo novos horizontes para esta área do conhecimento. Discute a transformação da relação entre intuição e conceito na filosofia da matemática ocorrida no início do século XIX que levou ao surgimento da chamada Matemática Pura, o que é relevante para compreender a contradição entre a simplicidade e a clareza buscadas pelos seus criadores, e a dificuldade e a falta de significados com que ela costuma ser vista nas escolas. Para tanto, discute importantes dicotomias sobre a natureza dos objetos matemáticos e os escritos de Kant e de Bolzano sobre o assunto. Por fim, discute a Revolução Industrial e seus impactos na formalização do conhecimento.
9786555635874

Ou 3x de R$26,67 s/ juros

Investigações em educação matemática

R$88,00

Esse livro é o resultado dos 10 anos de investigações do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) do Centro de Educação (CEDU), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Além de motivados pela data, pensamos em organizar nossas pesquisas em uma única publicação, tanto pelo ponto de vista do registro histórico, considerando que este foi o primeiro grupo de pesquisa em Educação Matemática de Alagoas, quanto pela possibilidade de facilitar a busca dos trabalhos que tratem das temáticas de investigações do GPEM. Desta forma, elaboramos os resumos expandidos de todas as investigações e as organizamos nas linhas de pesquisas do grupo. Formação de Professores que Ensinam Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática e Tecnologias e História do Ensino da Matemática em Alagoas. Aqui o leitor irá encontrar de teses a trabalhos de conclusão de curso, com os links de acesso à integra das pesquisas nas notas de rodapé. Organizadores: Mercedes Carvalho Alice Estefanie Pereira da Silva Edlene Cavalcanti Santos Juliane dos Santos Medeiros Raphael de Oliveira Freitas

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Investigações em Educação Matemática 10 anos de pesquisa

R$0,00

Esse livro é o resultado dos 10 anos de investigações do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Além de motivados pela data, pensamos em organizar nossas pesquisas em uma única publicação, tanto pelo ponto de vista do registro histórico, considerando que este foi o primeiro grupo de pesquisa em Educação Matemática de Alagoas, quanto pela possibilidade de facilitar a busca dos trabalhos que tratem das temáticas de investigações do GPEM.
Desta forma, elaboramos os resumos expandidos de todas as investigações e as organizamos nas linhas de pesquisas do grupo. Formação de Professores que Ensinam Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática e Tecnologias e História do Ensino da Matemática em Alagoas. Aqui o leitor irá encontrar de teses a trabalhos de conclusão de curso, com os links de acesso à integra das pesquisas nas notas de rodapé.
Boa leitura!

Investigações matemáticas e investigações na prática profissional

R$99,00

Neste livro, os autores apresentam reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da matemática, gerados a partir de suas investigações. Abordam fundamentos e princípios concernentes à formação docente, que admitem o professor como investigador de sua própria prática e de seu processo de desenvolvimento profissional. Os enfoques tratados ampliam, descrevem, problematizam e redimensionam processos e dimensões da formação docente e das práticas de ensinar e aprender Matemática, sob a perspectiva do desenvolvimento profissional e da gestão curricular dos professores. Trata-se de uma publicação que busca instigar novas reflexões ao oferecer encaminhamentos para a realização de trabalhos a serem postos em prática pelos professores e pelos formadores de professores de Matemática.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Isaac no Mundo das Partículas

R$66,00

Sentado na areia da praia de pernas abertas e entre castelos construídos com muito cuidado pelas suas mãos, Isaac tentava colocar entre o dedo indicador e o polegar somente um grãozinho de areia. Ao conseguir ver a unidade daquilo que se junta com outros e imediatamente se torna não somente plural, mas também infinito, percebeu mais algo estranho. O grãozinho na sua singularidade era tão levinho que nem devia ter peso algum. Mas, se um grãozinho nada pesa, por que é difícil levantá-los quando muitos deles se juntam? A partir de qual grão um monte de areia se torna pesado? Essas eram perguntas que Isaac fazia enquanto segurava aquele grão entre os dedos e o olhava com um olho aberto e o outro fechado como fazem aqueles que querem ver melhor por um buraco de uma fechadura ou através de um telescópio. O que Isaac não esperava era que aquele grãozinho sabia falar! E algo mais legal ainda aconteceu: o grão tornou-se o seu amigo e juntos partiram para a maior viagem que um ser humano e um grão de areia juntos podem fazer: rumo ao mundo da criatividade e da arte, feita de uma forma muito particular. Isaac e o grãozinho partiram para o mundo mágico da Ciência.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Itinerários de Resistência: Pluralidade e Laicidade no Ensino de Ciências e Biologia

R$77,00

Existir implica em resistir. Essa lição a vida nos ensinou há bilhões de anos, mas parece que ultimamente ela está precisando ser relembrada, repetida para talvez ser reaprendida e ampliada. A lição diz que existir/resistir são ações indissociável, imanentes, só existem como par. Só existir o que resiste e só resiste o que existe. Talvez os dias de hoje estejam nos cobrando experimentar múltiplos e novos itinerários para existir resistindo e resistir para seguir existindo. O dicionário informa que resistir significa: reagir; não se submete: opor-se; combater; não se entregar. As moléculas e células, desapegando, deixando ir pedaços para novas composições se façam. Quando o meio se torna inóspito e não há possibilidade mudá-lo. Assim tem sido a vida sobre a Terra, movimentos de resistência para conservar a existência. O 5º livro da coleção Ensino de Biologia, Itinerários de Resistência: Pluralidade e Laicidade, reúne doze textos que vêm atualizar os modos de resistir às pressões da existência em tempos de pandemias virais, políticas, éticas que têm infectado e diminuído a potência da vida. São textos que arejam o pensamento e põem em debate temáticas que atravessam o Ensino de Biologia nos aspectos epistemológicos, políticos, ambientais, culturais… revigorando nossos corpos, ativando nossa imunologia contra o sedentarismo, o sectarismo e todo tipo de antígeno que contamine nossa alegria, nossa esperança, nossa capacidade de viver em plenitude. Deixemo-nos contagiar pelas múltiplas possibilidades que esses itinerários nos trazem. Silvia Chaves e Sandra Bastos Coordenadoras da Coleção

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Itinerários Intelectuais entre o ser e o estar

R$132,00

Diversos são os estudos efetivados por pesquisadores nacionais e internacionais acerca das trajetórias pessoais e intelectuais de pensadores, pesquisadores e professores. Tais estudos apresentam sintonia entre o modo de ser estar no mundo e a sua gênese epistemológica, além de expressarem as implicações dessa gênese na produção de conhecimento e na organização de uma rede de pensamento e pesquisa sobre temas, áreas de estudos e modos de pesquisar. Este livro está dividido em três partes que se complementam. Os textos tratam fundamentalmente sobre a importância de preservação de acervos pessoais de professores; itinerários e legados intelectuais; epistemologias que revestiram as pesquisas dos professores estudados; e as formação e as memórias de si – um campo aberto, pois os professores permanecem em atuação profissional. Não se trata apenas de contar as histórias. O livro faz uma interpretação sociológica sobre a atuação de professores e intelectuais que se dedicaram à educação, à ciência, à cultura. Sem dúvida é uma leitura para ampliar a compreensão sobre a constituição do intelectual.

Ou 3x de R$44,00 s/ juros

JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

R$50,00

A ideia do livro é apresentar e discutir alguns referenciais teóricos da seara do lúdico em relação às suas caracterizações filosóficas e pedagógicas. A partir disso, busca debater aspectos metodológicos da utilização do lúdico no contexto do ensino de Química. São apresentados alguns jogos e atividades lúdicas que possibilitam a discussão de conceitos químicos diversos sem perder de vista que não são jogos prontos e acabados, o que possibilita ao professor a oportunidade de desenvolver seus próprios materiais lúdicos.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Kapitza

R$43,00

Entre os físicos famosos que marcaram o século XX, está o nome de Petr Leonidovich Kapitza, um notável cientista agraciado com o Prêmio Nobel em 1978 por sua investigação fundamental no campo da física de baixa temperatura. Durante sua vida científica longa e frutífera Petr Leonidovich tornou-se membro de 13 academias nacionais de vários países e recebeu 32 títulos de universidades e academias de todo o mundo. Na Rússia, Kapitza é famoso como criador de um novo sistema de educação da engenharia física. Por sua iniciativa, no Instituto Politécnico, foi estabelecido o departamento de físico-mecânica, onde começou a formar engenheiros com profundo conhecimento de física e com um bom entendimento de problemas de engenharia. Petr Leonidovich tinha muita clareza do que esperava do processo de formação dos alunos, e seus ideais podem se resumir em três principais pontos. Em primeiro lugar, na seleção dos jovens superdotados e talentosos, deve ser dada atenção não apenas à determinação do nível de conhecimento formal da matéria, mas também à avaliação da sua orientação criativa e identidade. Em segundo lugar, na formação dos alunos devem participar os professores em tempo integral e professores envolvidos na investigação científica. Por último, a educação deve estar intimamente ligada à pesquisa. O aluno deveria participar no trabalho no laboratório ou no grupo teórico. Kapitza manteve sempre a dignidade, o respeito e tornou-se uma das personalidades mais marcantes em um período cruel do século XX. A capacidade de atingir metas altas sem sacrificar convicções, era sua característica. Seu exemplo nos faz perguntar se não estamos exagerando o grau das perturbações externas que dificultam o trabalho científico hoje. No seu tempo, as interferências não eram menores. A força de espírito notável de Kapitza o torna um dos principais personagens entre os físicos do século XX. É seu o conselho: “Não se aflija e não fique triste. A vida resolve os problemas mais difíceis

Ou 3x de R$14,33 s/ juros