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O Clube dos Professores da USP
A história do Clube dos Professores da USP (criado em 1986) se mistura com a história da Cidade Universitária. Não é possível falar do Clube sem mencionar o restaurante central e a situação alimentar do campus. A alimentação no campus, por sua vez, esteve muito ligada à política na Universidade. Este livro busca, num tom leve e às vezes anedótico, contar uma história da Universidade sob o ponto de vista da alimentação, com referências documentais e entrevistas com a maior parte das principais personagens primárias. A primeira parte do livro baseia-se em documentos escritos para contar a história. Entre outras coisas, discorremos sobre as origens nos Estados Unidos e Europa da ideia de “faculty club”, a criação dos serviços de alimentação na Universidade (COSEAS) e o movimento de fundação do Clube. Vemos a evolução do Clube lado a lado a Universidade; acompanhamos as mudanças de valores na Sociedade e a visão da administração da USP; e refletimos sobre a evolução dos conceitos da Nutrição. A segunda parte inclui dezoito entrevistas (selecionadas dentre mais de quarenta realizadas). Diversas escalas da hierarquia abordam o mesmo objeto, cada uma sob seu ponto de vista, e as narrativas complementam-se e enriquecem- se. Nesta parte, o componente humano e pessoal se faz mais presente. As entrevistas serviram para dirigir a busca dos documentos pelo autor, mas alguma contradição entre a memória das pessoas e os documentos escritos ocorre, sem maiores consequências. O livro tem a pretensão de servir de testemunho do mérito dos trabalhadores e dirigentes que forjaram um experimento radical, inédito e único, que foi o Clube, e de preservar a história oral do local, que corria o risco de se perder. Ao analisar e discutir o glorioso passado da Universidade, ganhamos perspectiva para encarar os problemas presentes e o futuro.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
O CONCEITO LEIBNIZIANO DE ESPAÇO: DISTÂNCIAS METAFISICAS E PROXIMIDADES FÍSICAS DO CONCEITO NEWTONIANO
A presente tese de doutorado trata do conceito de espaço em Leibniz, o qual sofreu algumas modificações ao longo da obra deste filósofo. A tese tenta mostra, além disso, que, ao contrário do que afirmam alguns de seus comentadores no século XX , esse conceito diverge do conceito newtoniano de espaço, principalmente, no que diz respeito a seu aspecto metafísico, e não em seu aspecto físico, a propósito do qual ambos os filósofos estavam mais próximos do que se pensaria. A própria construção da física-matemática na era barroca aponta Descartes e os cartesianos, e não Newton, como o grande opositor de Leibniz. Em suma, procuramos mostrar que entre Leibniz e Newton, em torno de conceito de espaço, haveria divergências e semelhanças físicas, ao mesmo tempo em que ambos divergiriam de Descartes
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
O Corpo na Pedagogia Freinet
Este livro estabelece um diálogo sobre os estudos do corpo na educação. Toma com base os escritos e pesquisas do educador francês Celétin Freinet( 1896 – 1966) para pensar a aprendizagem integral do sujeito. Sugere um modelo de educação que considere o corpo, o movimento corpóreo e a experiência sensório-motor como um processo integral pautado na diversidade, nas descobertas individuais e em grupo, na afetividade. O diálogo proposto tem por finalidade provocar reflexões, novas atitudes e reencantamentos no processo de aprender e ensinar, não somente na escola, mas na vida. Trata-se de uma viagem corporal que valoriza a corporeidade vivenciada pela criança por meio de descobertas e do Movimento Carlos Aldemir Farias e Iran Abreu Mendes – Coords
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
O Cotidiano da Física – Leituras e Atividades – Volume 3 – Ensino médio
Livro com conteúdo simples e objetivo, acessível à maioria dos estudantes do ensino médio. O conteúdo é desenvolvido de modo que os alunos possam assimilá-lo com relativa facilidade. O material foi preparado por professores com vários anos de atuação no magistério do ensino médio e foi testado em várias escolas situadas em diversas regiões do país.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
O cotidiano da Física leituras e atividades – volume 1
Esse livro é dedicado aos estudantes de ensino médio, com conteúdo simples e objetivo. Conscientes das dificuldades dos alunos entenderem a Física, esse livro foi preparado com muito cuidado no que se refere à didática do seu ensino, o conteúdo é desenvolvido de modo que os alunos possam assimilá-lo com relativa facilidade. As teorias estão desenvolvidas de maneira simples e direta, com clareza e precisão dos conceitos. Numerosos exercícios, propostos na ordem crescente de dificuldades, estão relacionados com a compreensão dos conceitos e os acontecimentos do nosso cotidiano, além da aplicação na tecnologia. Além da parte teórica, o livro apresenta diversas sugestões para atividades experimentais, sob a coordenação do professor Fuad Daher Saad, que possam despertar o interesse dos alunos e fazê-los compreender melhor os fenômenos da Física
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
O cotidiano da Física leituras e atividades – volume 2 – termologia, óptica e ondas
Livro com conteúdo simples e objetivo, acessível à maioria dos estudantes do ensino médio.O conteúdo é desenvolvido de modo que os alunos possam assimilá-lo com relativa facilidade. O material foi preparado por professores com vários anos de aturação no magistério do ensino médio e foi testado em várias escolas situadas em diversas regiões do país.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
O Desenho Universal Pedagógico na Educação Matemática Inclusiva
Este Livro é fruto de uma pesquisa inaugural sobre o uso de princípios do Desenho Universal como fundamento na Educação Matemática Inclusiva. O foco das discussões centra-se nas práticas e olhares sobre as deficiências, a fim de apontar a necessidade de se reconhecer e valorizar as diferenças de aprendizagens na escola. A esse respeito destaca que a Educação e Sociedade, em âmbito planetário, na perspectiva de construir possibilidades para uma escola básica que efetivamente seja constituída por políticas, concepções e práticas escolares inclusivas. A acessibilidade e o Desenho Universal são as chaves da proposta aqui apresentada. Trata-se de uma proposta norteadora para uma Educação Matemática que busque a inclusão dos estudantes no complexo escolar, principalmente no que se refere às suas aprendizagens e ao seu desenvolvimento sócio cognitivo Carlos Aldemir Farias e Iran Abreu Mendes
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
O discreto charme das partículas elementares
Compreender o Universo em seus domínios micro e macroscópico, e construir modelos e teorias que façam a junção destes dois extremos tão distantes e separados por uma enorme ordem de grandeza, tem sido um dos grandes desafios da Física Teórica das últimas décadas. A presente obra tem o grande mérito de trazer ao leitor a história desta grande navegação no oceano que é a Natureza. Em linguagem simples, direta, precisa e fluente, o livro nos fala, com particular charme e estilo, da elegância e da organização que caracterizam o mundo das chamadas partículas elementares e os campos de forças fundamentais que descrevem as suas interações. A cronologia das descobertas e da proposição dos conceitos-chave dessa área da Física oferecem ao leitor a interessante possibilidade de contextualizá-las no universo de ideias e mudanças sociais ao longo do século XX. Esta é uma oportuna ocasião para se mostrar ao público em geral a harmonia subjacente, mas não-manifesta, do diálogo Física-Sociedade.
Ou 3x de R$44,00 s/ juros
O Divertido Mundo da Física do ideal para o real
Seria possível entender, de maneira simples, os relâmpagos? Será que os alimentos aquecidos no micro-ondas fazem mal à saúde? Como funcionam os circuitos elétricos em uma casa? Por que o céu é escuro à noite? O que são estrelas cadentes?
A partir de perguntas como essas, chega às mãos do leitor “O Divertido Mundo da Física: do ideal para o real”. O título do livro reflete o esforço conjunto de três professores de Física, que se lançaram ao desafio de explicar os fenômenos do dia a dia pelas lentes desta ciência.
Neste livro, são explorados vários temas sob a forma de perguntas e respostas, organizadas em seis capítulos. Todo o conteúdo é apresentado em um estilo de linguagem simples e ao mesmo tempo instigante. Em cada pergunta, a explicação é acompanhada de imagens e ilustrações que enriquecem a sua compreensão.
Convidamos o leitor a desfrutar de uma viagem surpreendentemente agradável pelo mundo da Física. Esperamos que este livro desperte a curiosidade em entender como são e como as coisas funcionam ao seu redor. Afinal, a Física está em todos os lugares.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
O encantamento do Cosmos
‘Mesmo sem ter produzido uma explicação racional sobre a origem do universo, o modelo Big Bang – isto é, a ideia de que o universo foi criado por uma grande explosão que teria acontecido há uns pouco bilhões de anos – dominou o cenário cosmológico durante a maior parte da história moderna da Cosmologia e, em particular, desde os anos 1970 a 2000. Ainda que esta imagem extremamente simplista do que teria ocorrido no início da qual fase de expansão do universo não tenha sido totalmente abandonada, devemos reconhecer que ela não tem mais nem o vigor nem a hegemonia que possuía no passado recente. A origem desta mudança de paradigma no imaginário do cientista tem várias causas, sendo uma das relevantes a que está associada às observações astronômicas recentes que sugerem uma aceleração da expansão do Universo.” Trecho extraído da palestra na Casa do Saber em São Paulo (Unidade Jardins). com mediação do jornalista Ulisses Capozzoli, 17 de Maio de 2010.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
O ensino de aritmética por meio de instrumentos
A Educação Matemática é uma área recém-criada em relação à Matemática, ciência milenar, bem estruturada, pautada em bases lógicas e bem definidas. Ela não possui uma única metodologia de estudo, nem tampouco uma teoria visivelmente representada, entretanto, está centrada em pesquisar o ensino e o aprendizado da Matemática. Dentre os vários componentes que são incorporados ao campo da Educação Matemática, ocasionalmente, são produzidos materiais metodológicos que podem ser incorporados pelo docente em suas realizações diárias (BARONI; NOBRE, 1999). Esses “objetos” são estabelecidos a partir de uma reflexão teórico-metodológica e são difundidas por meio de propostas didáticos-pedagógicas. No campo da Educação Matemática é o que conhecemos como “tendências” ou “linhas de pesquisas” tais como a Modelagem Matemática, a Etnomatemática, a Informática, a Resolução de problemas, a Formação de Professores, a Filosofia da Matemática, a Psicologia da Matemática e a História da Matemática. Entretanto, não podemos reduzir a História da Matemática apenas como um simples “objeto” metodológico, visto que ela é uma área de conhecimento matemático, um campo de investigação científica que “dá acesso a diferentes ideias, argumentos, temas e outras questões que foram esquecidas (ou abandonadas), incentivando novas reflexões sobre a construção do conhecimento” (SAITO, 2015, p. 20). Ainda nessa vertente, Miguel e Miorin (2004, p. 186) ressaltam que a História da Matemática investiga:Nesse sentido, a História da Matemática ainda pode ser considerada uma valiosa ferramenta para o docente, visto que pode favorecer uma interpretação mais crítica da matemática estudada e a compreensão da própria construção do conhecimento matemático. Portanto, estabelecer um diálogo entre a História e a Matemática é estritamente relevante. Além de permitir entender as mudanças e a preservação
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
O Ensino de Física e o Enfoque CTSA: Caminhos para uma educação cidadã
Lançando um convite Por que Ensinar? Por que Aprender? Perguntas simples, porém de respostas múltiplas e em certo sentido difíceis. No geral as pessoas pensam em ser felizes, em se tornar melhores, em superar desafios, em criar algo novo e significativo neste mundo. Os pensamentos nos movem, seja em busca de respostas, seja em busca de novas perguntas. Eles movem também o ensino, nas escolas, nas Universidades, onde muitos imaginam quais seriam os caminhos para o adequado “fazer da sala de aula”. Movem ainda o aprender, pois que todo conhecimento nasce do questionamento, da dúvida, do querer saber o porque. Pensamos, sentimos, queremos, sonhamos, buscamos. Somos seres em contínua transformação, levados pela busca do aprimoramento, em movimento permanente. E nos movemos em busca da felicidade, da realização, da superação, da criação do novo, do conhecido e do desconhecido. A vida, em si, é uma pergunta em aberto. Cada um de nós é um livro, em parte escrito, em parte aguardando as palavras que ainda serão escritas… Talvez esse livro lhe aponte respostas, mas esperamos de fato que seja capaz de suscitar muitas perguntas. Não traz certezas, apenas sinaliza caminhos. À você leitor, lançamos o convite para refletir e, quem sabe, munido de alguma coragem iniciar a caminhada por essa estrada de desafios, onde a imaginação e a criatividade devem ser como um farol a iluminar seus passos. Um caminho emoldurado de surpresas, um campo de flores e espinhos. Como a vida, bela em sua essência, mas misteriosa como um riacho que se move, lenta e continuamente, em busca da imensidão do mar. José Uibson Pereira Moraes Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Fisica_
Ou 3x de R$18,33 s/ juros