Pesquisas em Ensino de Química : Abordagens, Reflexões e Praticas

R$66,00

Este livro sobre o Ensino de Química tem como objetivo apoiar tanto o trabalho do Professor em sala de aula quanto do Professor/Pesquisador, oferecendo um material científico pedagógico que inclui fundamentação teórica, metodológica e reflexões nesta área de conhecimento. Ao explorar as páginas deste livro, especialmente projetado para aqueles que desejam aprimorar suas práticas no Ensino de Química, os leitores serão levados a uma profunda reflexão sobre suas abordagens e metodologias, impulsionando uma transformação significativa em suas práticas educacionais.

9786555634273

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Pesquisas em Ensino de Química: Abordagens, Reflexões e Práticas

R$0,00

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

O docente como produtor de conhecimento e se retroalimentando deste. Esse é o sentimento que nos envolve na obra Ensino de Química, um dos e-books da coleção organizada pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino – RENOEN. A obra nos brinda com nove capítulos cheios de diversidade, assim como são nossas salas de aula por aí. Os capítulos nos trazem desde questões que envolvem currículo, metodológicas e práticas docente, a reflexão sempre necessária sobre a formação do professor. Os capítulos 1, 2 e 4 nos trazem abordagens voltadas à construção curricular e a formação de professores de Química, e nos mostra como isso se reflete no processo de ensino e aprendizagem. O capítulo 5 traz a reflexão sobre as adaptações curriculares para estudantes com deficiência, focando nas adaptações necessárias ao ensino de química para estudantes com deficiência visual. Em uma série de capítulos que abordam metodologias para o ensino de química, temos o capítulo 3, que nos traz a perspectiva dos jogos como atividade lúdica capaz de aproximar os estudantes do universo da química. O capítulo 6 apresenta a Aprendizagem Baseada em Problemas como metodologia para o ensino de química. O capítulo 7 aborda os obstáculos epistemológicos para o ensino do Modelo Atômico de Thomson, usando narração multimodal. O capítulo 8 mostra como as aulas práticas de análise de água, podem contribuir para o ensino-aprendizagem. E por fim, o capítulo 9 traz o uso de metodologias ativas para o Ensino de Química. É uma obra cheia de pesquisa viva, que atende a diversidade de perguntas realizadas todos os dias por professores formados ou em formação: quais as metodologias podemos empregar para melhorar o ensino e a aprendizagem na sala de aula? Como podemos adaptar e melhorar nossos currículos? Como podemos atender e promover a inclusão na sala de aula? A obra não é definitiva, como não deve ser nada em sala de aula, mas certamente nos ajudará a construir um caminho mais sólido e pavimentado pela pesquisa e pelo conhecimento associado, construído e partilhado.

 

Pesquisas em Ensino e Formação Docente

R$77,00

Explore as amplas possibilidades apresentadas pelo livro
“Pesquisas em Ensino e Formação Docente”, oferecendo
uma visão abrangente que perpassa desde a complexidade
da formação de professores até a aplicação das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências e Matemática.
Composto por dezessete capítulos envolventes, esta obra
conduz o leitor por uma jornada rica e diversificada, abordando
desde a capacitação de educadores até a implementação de metodologias eficazes em sala de aula.
Prepare-se para uma leitura inspiradora e transformadora, que
transcende as barreiras entre teoria e prática. Este livro vai além
de ser apenas uma fonte de conhecimento; é um convite à ação,
contribuindo de maneira signi cativa para o avanço do ensino e
da formação docente no século XXI. Não deixe passar a oportunidade
de se envolver nesse enriquecedor diálogo acadêmico e
profissional, onde cada página oferece insights valiosos e inspiração
para aprimorar sua jornada formativa.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Pesquisas em Ensino e Formação Docente

R$77,00

Explore as amplas possibilidades apresentadas pelo livro
“Pesquisas em Ensino e Formação Docente”, oferecendo
uma visão abrangente que perpassa desde a complexidade
da formação de professores até a aplicação das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências e Matemática.
Composto por dezessete capítulos envolventes, esta obra
conduz o leitor por uma jornada rica e diversificada, abordando
desde a capacitação de educadores até a implementação de metodologias eficazes em sala de aula.
Prepare-se para uma leitura inspiradora e transformadora, que
transcende as barreiras entre teoria e prática. Este livro vai além
de ser apenas uma fonte de conhecimento; é um convite à ação,
contribuindo de maneira signi cativa para o avanço do ensino e
da formação docente no século XXI. Não deixe passar a oportunidade
de se envolver nesse enriquecedor diálogo acadêmico e
profissional, onde cada página oferece insights valiosos e inspiração
para aprimorar sua jornada formativa.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Pesquisas em história da matemática no Brasil (1990-2021): produções, coletivos de pensamento e epistemologias.

R$100,00

Este livro apresenta procedimentos, resultados e reflexões de pesquisas realizadas entre 2011 e 2021, para mapear, catalogar e analisar as produções em pesquisas sobre História da Matemática no Brasil, especificamente sobre as dissertações e teses produzidas na pós-graduação brasileira no período de 1990 a 2021. Trata-se da apresentação de um conjunto de resultados de pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), nas modalidades Edital Universal e Produtividade em Pesquisa, desenvolvidas em uma década, sob a coordenação do autor, mas em uma construção coletiva que integrou diversos participantes, envolvidos em temas que convergiram para o êxito de pesquisas que têm recebido diversas denominações, como: Estado da Arte, Estado do Conhecimento, Análise Epistemológica ou Pesquisa da Pesquisa.

O objetivo do autor é mostrar as produções, os coletivos de pensamento e as epistemologias envolvidas nessas pesquisas. Assim, este livro está organizado em quatro partes: a primeira com as caracterizações das pesquisas sobre as dissertações e teses em História da Matemática produzidas no Brasil; a segunda sobre as genealogias dos Grupos de Pesquisas em História da Matemática do Brasil e a terceira contendo uma análise da produção brasileira em História da Matemática para o ensino. O livro é finalizado com reflexões sobre a pesquisa e sugestões de inserção dos resultados da pesquisa na formação inicial e continuada de professores e nas ações docentes na educação básica.

CNPq

9786555635553

 

Ou 3x de R$33,33 s/ juros

Pesquisas Històricas em Jornais e Revistas :Prod. do Hifem

R$99,00

Os estudos e pesquisas sobre a história da Educação Matemática têm oferecido à comunidade acadêmica re-sultados importantes para a construção da memória da educação no Brasil. Essas pesquisas apontam caminhos teóricos e metodológicos para o exercício da construção histórica e formativa da ação docente nessa área de co-nhecimento. A narrativa histórica é construída a partir dos documentos impressos, dos testemunhos orais e dos artefatos materiais, uma vez que; nessa construção, cada historiador organiza as representações do contexto espaço-temporal que caracteriza as relações entre sociedade, cognição e cultura. Este livro reúne textos de professores-pesquisadores que discutem o uso dessas fontes em suas pesquisas sobre as matemáticas em jornais, revistas e periódicos. Trata-se de investigações feitas pelo Grupo de Pesquisa sobre Inter-relações entre História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM), da Faculdade de Educação, da Unicamp. O livro oferece aos educadores uma oportunidade de apreciar situações enriquecedoras para a sua formação, suas ações didáticas e para exercitarem habilidades de imaginar e refletir sobre os contextos da Educação Matemática em múltiplas situações históricas da educação brasileira.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Pesquisas sobre Analogias: no contexto da Educação em Ciências à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural(Structure-mapping theory)

R$44,00

As analogias, provavelmente, estão entre os recursos didáticos mais empregados por professores de Ciências diante de temas ou entidades de interesse científico-escolar demasiadamente complexos e abstratos. Nos livros didáticos de Ciências, Biologia, Física e Química, a situação não é diferente. Tanto os professores em salas de aula quantos os autores de livros didáticos recorrem a numeras fontes para construção de analogias e outros tipos de comparação. Os átomos, por exemplo, apresentados a partir de diferentes teorias, são entidades de interesses científicos comparadas com diferentes sistemas ou estruturas: bolas de bilhar, pudins de passas, panetones, brigadeiros, estádios de futebol, sistemas planetários, colmeias de abelhas, etc. Embora o uso de analogias apresente vários benefícios para mediação pedagógica, o seu emprego, sem os devidos cuidados, apresenta alguns riscos para a compreensão dos estudantes, principalmente quando a abordagem se configura como prática de ensino espontânea, sem planejamento e com pouca reflexão. O presente livro apresenta uma breve coletânea de trabalhos de investigação sobre o emprego de analogias no ensino de Ciências, que foram realizados à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural de Dedre Gentner e colaboradores, construída no campo da Psicologia Cognitiva. Todos esses trabalhos, elaborados sob a orientação do organizador deste livro – o Prof. Dr. Alexandre Ferry, empregaram nas análises um padrão de representação de mapeamento estrutural que se apresenta atualizado no capítulo das considerações finais.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Planck

R$28,00

Este livro descreve a vida de um dos mais importantes personagens da ciência do século XX, Max Planck, prêmio Nobel de Física de 1918. Planck, com seu gênio desafiador, propõe uma ruptura no conceito de energia para a sua época. Em seu trabalho sobre a radiação do corpo negro, o qual apresenta uma divergência quando abordado pela física clássica, Planck trata a energia como uma distribuição discreta envolvendo uma unidade básica, a constante h. Esta nova abordagem da energia é um dos primeiros degraus da construção da nova física que surgia, a mecânica quântica. Neste livro, o leitor fará uma viagem no tempo, indo ao fi nal do século XIX e meados do século XX, em plena Alemanha, onde surgia a terrível ascensão nazista e todo o prejuízo à humanidade que esta trouxe. Vários fantásticos cientistas aparecem nesta obra, uma vez que esta época foi, em minha opinião, a época mais rica da ciência. Embora Planck não tenha sofrido perseguição na Alemanha neste período, ele sempre foi contrário aos abusos que aconteciam. Ao fi m da II Guerra Mundial, a sociedade de ciência alemã, a qual apoiou em grande parte o nazismo, é fechada, e uma nova sociedade é formada. Essa nova sociedade recebe o nome de Max Planck com apoio de todas as correntes humanistas que desejavam escrever uma nova história para aquele país. Hoje os mais importantes centros de pesquisas alemães levam o nome deste icônico cientista, os famosos Institutos Max Planck. Estes institutos estão espalhados por diversas cidades alemães em diversas áreas da ciência. Espero que os leitores desta obra tenham a satisfação que tive ao passear por vários episódios da vida de Planck e sua interação com os grandes personagens de sua época. Isaías Gonzaga de Oliveira Departamento de Física – UFRRJ

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

Planejamento Estratégico para TI na USP

R$109,00

É inegável o importante papel que a tecnologia da informação desempenha não só para os vários setores da sociedade moderna mas também para a USP, uma vez que se constitui em elemento facilitador e habilitador das atividades-meio e atividades-fim da Universidade: o ensino, a pesquisa, a cultura e a extensão de serviços à sociedade. Ressalta-se, ainda, que as alternativas de investimento em Tecnologia de Informação têm crescido ano a ano. Portanto, o grande desafio da Universidade é definir como investir em novas tecnologias considerando-se o seu compromisso com a sociedade. Tendo em vista essa premissa, a CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) decidiu, elaborar, em 2006, um planejamento estratégico para TI na USP, tendo como horizonte um período de quatro anos. Esse planejamento foi subdividido em onze áreas distintas, sendo que, para cada uma delas, foi criado um grupo assessor incorporando pesquisadores e técnicos envolvidos nos aspectos específicos dessas áreas. O resultado do trabalho desenvolvido para que os demais membros da comunidade e da sociedade possam orientar seus investidores e ações na área de Ti em função do planejamento estratégico aqui apresentado.

Ou 3x de R$36,33 s/ juros

Poemas Matemáticos BNCC Habilidades Indicadas Vol.1 Vol.2 Vol.3

R$30,00

“Para começo de conversa, este é um livro de poemas. Porém, com um detalhe a mais: ele relaciona os poemas com habilidades a serem desenvolvidas segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Aqui estão reunidos 100 (cem) poemas que foram selecionados de um total de 300 (trezentos) presentes nos três primeiros volumes de “”Poemas Matemáticos””, publicados em 2022. O que motivou essa seleção foi o interesse demonstrado por diversos professores em terem esse tipo de poema presente em sua prática educativa. Então, por que não deixei os 300 (trezentos) poemas iniciais? Porque, dada a própria natureza de um poema, seria improvável relacionar todos eles a alguma habilidade matemática indicada na BNCC. E, afinal, por que não deixei 150 (cento e cinquenta) ou 200 (duzentos)? Porque assim outros educadores podem ter a oportunidade, o exercício lúdico-didático de analisar e, possivelmente, relacionar outros poemas com as diversas habilidades existentes.
O livro reúne poesia concreta, haikai, soneto e outros arranjos poéticos, quase sempre temperados com brincadeiras, desafios, chara das envolvendo temas e conteúdos diversos que permeiam o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e o Ensino Médio.

Ou 3x de R$10,00 s/ juros

Poemas Matemáticos volume 1 – Do zero à divisão

R$33,00

Antes de mais nada, esse é um livro de poemas. E, considerando a natureza poética, não houve uma preocupação em atender a um só tipo de formato. Observam-se alguns flertes com os haikais e sonetos, além de muitas quadras. Se a curiosidade bater e quiser contar, pode- -se deparar com um monossílabo e, quem sabe, até, com um dodecassílabo. Eles, os poemas, foram chegando, como canções “no ar”, prontas a serem entoadas. Claro que, acompanhando todo o seu processo criativo, esteve presente a intenção de dialogar sobre conteúdos matemáticos. O objetivo não é que esse livro DEVA ser utilizado em ambientes educativos, mas que POSSA ser. Nesses poemas, algumas brincadeiras com alguns algarismos, números e operações, alguns questionamentos, algumas charadas, diversas reflexões e provocações. Assim, convido você, amigo leitor, seja poeta, aluno ou professor, a ler esses versos, nem sempre didáticos, por vezes ilógicos, protomatemáticos, que fiz com carinho e com dedicação, esperando ajudar a nossa Educação.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros